Criação de sites
Sites profissionais e inteligentes
Ligue Agora
Temos as melhore soluções
Solicitar proposta

O que é automação de marketing e quais são os principais tipos de ferramentas

O que é automação de marketing e quais são os principais tipos de ferramentas

A automação de marketing é uma estratégia que visa reduzir operações manuais nas ações de marketing, tornando-as cada vez mais automáticas. Para isso, são usados softwares com tecnologias que reduzem o trabalho repetitivo. Assim, as pessoas podem focar em tarefas que não podem ser feitas por máquinas, como o relacionamento com o cliente. 

Entenda neste post o que é automação de marketing, quais são as vantagens que esse tipo de estratégia pode trazer para o seu negócio e quais são as melhores ferramentas para colocar em prática esse método que tem o potencial de alavancar suas vendas consideravelmente.

O que é automação de marketing?

Em um mundo cada vez mais conectado, o imediatismo tem cada vez mais valor e importância, e no Marketing Digital isso não é diferente. Por isso, os profissionais de marketing têm recorrido a automação de marketing, que é, justamente, um meio de automatizar ações, otimizando o tempo.

Seja para enviar uma newsletter periódica ou responder a alguma dúvida dos clientes nas redes sociais, as automações de marketing são verdadeiras facilitadoras. Isso porque, ao adotá-las, você consegue escalar suas ações de marketing, atingindo a um número maior de pessoas gastando um tempo ainda menor. 

Além disso, uma vez que você identifica o estágio em que seu lead se encontra, pode direcionar conteúdos adequados, realizando a nutrição de forma mais efetiva, seja qual for o canal escolhido.

A automação de marketing pode ser entendida também, como toda ação e marketing automatizada por meio de tecnologia. Por meio da criação de fluxos de automação, é possível determinar ações que devem ser realizadas após o término de outras. 

Vale lembrar que, essas automações não são sinônimos de robotização do serviço. Muito pelo contrário, o objetivo delas é, justamente, evitar que as pessoas exerçam funções mecanizadas, atribuindo essa função à tecnologia. Com isso, as pessoas podem se dedicar à funções mais estratégicas e importantes.

Vantagens da automação de marketing

Uma das principais vantagens da automatização de marketing, como você já pôde perceber, é a economia de tempo. Ao atribuir funções repetitivas à tecnologia, as pessoas têm mais tempo para realizar outros tipos de tarefas. 

Mas as vantagens não param por aí, veja abaixo mais pontos positivos de se implementar estratégias de automação de marketing na sua empresa.

Nutrição dos leads 

Antes de tudo, é preciso ter em mente que, nem todas as pessoas estão prontas para comprar o seu produto. Cada uma delas está em uma etapa do funil de vendas

Por isso, é necessário estabelecer um tom de conversa adequado e oferecer conteúdos estratégicos para que elas avancem de nível no funil. Com isso, elas se aproximam cada vez mais da compra.

Com ferramentas de automação de marketing, você consegue identificar em qual nível cada lead se encontra, sem precisar analisar um a um. Por meio de parâmetros pré-estabelecidos, você consegue segmentar seus contatos e definir os conteúdos mais apropriados.

Além disso, você também pode configurar as mudanças de estágio do funil. De acordo com o engajamento de cada lead com os conteúdos, você pode definir se isso faz com que ele esteja mais próximo ou mais distante da compra. Assim, pode alterar o fluxo ao qual ele está vinculado. 

Maior conversão em vendas

Ao entregar leads bem nutridos para os vendedores, sem dúvidas, as chances de venda são maiores. Isso, porque se trata de uma pessoa que já absorveu os conteúdos necessários sobre o seu produto, que sabe como ele pode ajudá-la e que conhece o valor que ele tem.

Sendo assim, uma vez que você criou fluxos para a nutrição de leads bem estruturados, vai colher uma maior conversão dos seus leads em vendas. E, no fim das contas, esse é um dos maiores objetivos.

Maior personalização do contato

Outro ponto importante de se considerar é que, diferente do que algumas pessoas imaginam, as automações de marketing conseguem personalizar a comunicação ainda mais. 

Por meio de configurações pré-definidas, você pode segmentar seus leads com base em critérios específicos, como faixa etária, renda, interesses e outros. A partir disso, fica mais fácil direcionar conteúdos pertinentes para cada pessoa. Com isso, a comunicação é mais assertiva e tem mais potencial de atrair a atenção do lead. 

Além disso, por meio de funções que compilam informações dos clientes, você consegue criar mensagens com parâmetros específicos, como nome, produto em que foi demonstrado interesse, dentre outros. Isso faz com que os leads sintam-se mais próximos da sua empresa, tornando a relação mais pessoal.

Aumento da produtividade

O aumento de produtividade que as automações de marketing promovem, está relacionado à redução do trabalho repetitivo que elas substituem. 

Ao invés de deixar um funcionário responsável por parar tudo que está fazendo para responder às mensagens recebidas nas redes sociais o mais rápido possível, você pode configurar uma resposta automática, por exemplo. 

Com isso, as pessoas podem se dedicar à tarefas mais estratégicas e analíticas, que não podem ser feitas por máquinas.

Redução de falhas

Seres humanos estão sujeitos a errar, a esquecer, mas esse não é o caso dos sistemas de automação de marketing. Uma vez que uma ação é configurada, ela vai acontecer sem que ninguém precise fazer nada. 

Com isso, a ocorrência de enganos e esquecimentos, que podem representar grandes  prejuízos em determinadas situações, é reduzida.

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

Tipos de ferramentas de automação de marketing

Mesmo sem saber, muitas empresas usam ferramentas de automação de marketing. Principalmente para disparo de e-mails. Entretanto, não é só para isso que elas servem. Acompanhe os tipos de ferramentas de automação mais usados em estratégias de marketing digital.

Ferramentas de automação de fluxos

Uma das principais funcionalidades das ferramentas de automação são os fluxos automatizados. Com eles, você cria sequências de ações que serão disparadas automaticamente pela ferramenta em questão. 

Seja para nutrição de lead ou abandono de carrinho, a partir do momento em que o prospect fornece dados, ele já está apto a entrar em um fluxo de automação. 

Neles, você consegue trabalhar o amadurecimento do seu lead por meio de conteúdos específicos para a fase em que ele se encontra levando-o a comprar o seu produto. 

Ferramentas de e-mail marketing

Praticamente todas as ferramentas de automação de marketing oferecem a opção de disparo de e-mail marketing. Isso, porque o e-mail ainda é um dos principais canais de comunicação, quando estamos tratando de marketing digital. 

Além de fazer os disparos, nas ferramentas de e-mail marketing, também é possível acompanhar os resultados de cada acionamento. Informações como taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de cliques são fundamentais para identificar oportunidades e tornar seus acionamentos ainda mais assertivos. 

Sabendo da importância de um layout bem estruturado para elaborar seu e-mail marketing, as plataformas costumam oferecer editores próprios, que facilitam a montagem do e-mail. Sendo assim, mesmo que você não conte com um designer no time, pode conseguir elaborar bons e-mails para a sua estratégia. 

Ferramentas de segmentação de base

O segredo do sucesso das ações de marketing digital, certamente está em uma segmentação de base bem executada. Por isso, as melhores ferramentas de automação de marketing contam com essa funcionalidade. 

Seja para mandar e-mails, notificações ou mensagens em redes sociais, a segmentação é peça chave na comunicação.

Uma vez que a sua base está bem dividida conforme o nível de interesse dos leads, por exemplo, você pode estabelecer uma comunicação mais personalizada, e, consequentemente, aumentar as suas conversões.

Ferramenta de agendamento de posts nas redes sociais

Além de e-mails, existem ferramentas de automação de marketing focadas em redes sociais. Uma das grandes funcionalidades dessas ferramentas é o agendamento das publicações. Isso, porque as próprias redes sociais não oferecem essa possibilidade.  

Com o boom das redes sociais, esse tipo de automação tem um grande valor, uma vez que dispensa a necessidade de que alguém seja responsável por lembrar de fazer as publicações na hora certa.

Além de agendar publicações, em algumas plataformas, é possível acompanhar os resultados das ações. Com isso, fica mais fácil mensurar o tipo de publicação mais efetivo, o horário que proporciona mais engajamento, dentre outras métricas de grande valor.

Ferramentas de notificações

Outro canal, diferente do e-mail, que conta com ferramentas de automação de marketing específicas, é o de notificações. Seja em celulares, computadores ou tablets, as notificações tem um grande potencial de conversão quando bem feitas. 

Normalmente, é possível fazer configurações de notificações sempre que um post é publicado no seu blog, por exemplo. Além disso, também é possível agendar notificações para datas e horários específicos e medir os resultados delas. 

Ferramentas de testes A/B

Um tipo de funcionalidade ideal para estratégias de marketing digital são os testes A/B e, com ferramentas de automação, fica muito mais fácil a implementação deles. 

Esse tipo de estratégia consiste em fazer mudanças pontuais em e-mails, sites ou qualquer outro canal, para comparar os resultados e encontrar a versão que apresente a maior conversão. 

Grande parte das plataformas de automação contam com esse tipo de funcionalidade e costumam compilar os resultados, facilitando a tomada de decisão.

Ferramentas de acompanhamento de resultados

Por fim, mas talvez o mais importante, está o acompanhamento de resultados. Seja qual for o tipo de acionamento escolhido, e-mail, redes sociais ou notificações, é fundamental acompanhar os resultados. 

Por isso, as ferramentas de automação e marketing costumam disponibilizar relatórios de resultados que direcionam tomadas de decisão mais assertivas. 

Automações e o inbound marketing

Agora que você está por dentro do que é a automação de marketing e do potencial que as ferramentas oferecem, precisa saber também que elas são parte de algo maior, que é o inbound marketing

O inbound marketing é um tipo de estratégia que consiste em atrair o cliente e trabalhá-lo com conteúdos adequados para a fase em que ele se encontra. Com isso, ele entende a necessidade do produto e avança naturalmente na intenção de compra até que chegue de fato a comprar. 

As ferramentas de automação facilitam e impulsionam a estratégia de inbound marketing. Isso, porque a comunicação precisa ser feita no canal certo e na hora certa para impactar os clientes da maneira mais adequada. 

Aqui na Cia Websites trabalhamos com estratégias de inbound marketing bem elaboradas, que contam com as ferramentas mais completas de automação de marketing, como a RD Station. Com isso, trabalhamos cada lead da forma mais personalizada possível, aumentando as possibilidades de vendas dos nossos clientes.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais!

Posts Relacionados