Estratégia de Inbound Marketing – Turbine suas vendas!

Se você é um empreendedor, é quase óbvio que deseja conquistar e fidelizar cada vez mais clientes. E, o que você acharia de conseguir isso de maneira bem mais prática e recompensadora, para ambas as partes, do que tem feito até hoje? Se gostou da ideia, precisa conhecer o por quê a estratégia de inbound marketing tem sido considerada a sensação do momento, no mundo corporativo.

Como você já deve ter ouvido falar, ao contrário do outbound marketing (marketing tradicional) — que funciona, principalmente, por meio da divulgação de propagandas e anúncios —, com as ações de inbound marketing, é o seu potencial cliente (lead) que vem até você.

Seja o seu negócio focado na venda de produtos, como uma batedeira industrial ou outros serviços, a estratégia é uma das mais eficientes na captação de novos clientes.

Então, chegou a hora de descobrir os motivos por trás da fama dessa nova forma de se fazer marketing. Comece a aplicar o inbound, hoje mesmo, na sua empresa! É só continuar a leitura e vir com a gente pelo caminho do sucesso!

O que é a estratégia de inbound marketing?

Ao implementar em sua empresa uma estratégia de inbound marketing, também conhecida como “marketing de atração”, é possível investir menos esforços na busca por novos clientes e, mesmo assim, alcançar resultados tão bons (ou até melhores!) do que com o marketing tradicional. Essa é uma ideia tentadora, diga-se de passagem!

No dia a dia do inbound, o seu lead está na internet em busca de informações sobre as possíveis soluções para um determinado problema o qual ele enfrenta. Por meio do marketing de conteúdo — uma das principais ferramentas do inbound — você oferece informações e materiais de importância para ajudá-lo na resolução dessas dificuldades.

Por exemplo, se a sua empresa é especializada em manutenção de geradores ou topografia, produzir textos que esclarecem de fato uma determinada questão, é algo determinante para, ao final, apresentar a solução. Enquanto isso, inicialmente, a sua ação traz como retorno dados pessoais e profissionais sobre esse lead.

Isso permite que você conheça melhor o perfil das pessoas que procuram pelo seu produto ou serviço, munindo-se de recursos para captá-las com ainda mais efetividade. Assim, você terá mais chances de conduzir seus prospects ao desfecho desejado. Ou seja, aumentar vendas online ou físicas e reforçar o seu reconhecimento no mercado.

Seguindo esse raciocínio, entenda agora, de forma ainda mais detalhada, as principais vantagens de se adotar essa estratégia. Afinal, elas fizeram com que o inbound marketing tenha recebido tanto destaque. Hoje, ela é considerada uma das ferramentas mais eficientes e lucrativas da atualidade para atração, aquisição e fidelização de clientes.

Quais as vantagens da estratégia de inbound marketing?

Agora, você vai conhecer alguns dos principais benefícios de se implementar o inbound marketing em seu negócio.

Marketing passivo

Como dissemos, a maioria das ações de inbound marketing são consideradas como passivas. Ou seja, não é você quem corre atrás dos possíveis clientes. São eles que vão em busca do seu conteúdo e, consequentemente, do seu produto ou serviço!

Esse fator já traz, em si mesmo, uma grande vantagem em relação ao marketing tradicional. Afinal, se essas pessoas chegaram até você, por livre e espontânea vontade, é bem provável que elas já tenham algum tipo de interesse em conhecer melhor sobre o seu segmento ou as soluções que você oferece.

Isso facilita muito ao fazer com que esses leads escorreguem pelos estágios do funil de marketing, gerando excelentes resultados, muitas vezes, em um curto prazo de tempo e com muito menos esforços.

Educação do mercado

Na estratégia de inbound marketing, você se utiliza, principalmente, da disponibilização de materiais dotados de informações relevantes sobre o seu nicho de mercado e as soluções existentes, para que o seu público os encontre nas buscas que realiza pela internet.

Aqui, as vantagens da educação do mercado fazem parte de uma espécie de combo. Você ensina o cliente sobre seu segmento de atuação, seu produto ou serviço. Ao mesmo tempo, possibilita que ele se interesse pela sua empresa. Ou seja, em uma única ação, você alcança vários objetivos, de uma só vez.

Alguns dos principais recursos de marketing de conteúdo que podem ser utilizados para implementar o seu inbound marketing, com o intuito de fisgar e educar seus potenciais clientes são:

  • criação de sites;
  • produção de conteúdo para blogs;
  • estratégias de SEO;
  • elaboração de e-books;
  • presença nas redes sociais;
  • disparos de e-mail marketing;
  • divulgação de podcasts e vídeos.

Além disso, ainda há outras técnicas, como os testes A/B em automação de marketing, etc. Ah e também é importantíssimo lembrar que, para a eficácia dessas táticas e um perfeito engajamento do público, a frequência e a continuidade das publicações se fazem primordiais.

Relacionamento e fidelização

Uma estratégia de inbound marketing bem-feita gera a criação de um ambiente propício ao relacionamento cliente + empresa. Ao oferecer conteúdos de qualidade ao seu público, ele enxergará você como uma referência. Além disso, também o verá como alguém em quem pode confiar, quando for necessário procurar por ajuda sobre o assunto de que você trata.

Essa confiança faz com que ele tenha interesse em manter contato com sua instituição, e vice-versa. Além de gerar autoridade e confiabilidade para a sua marca, outra feliz consequência é perceber que, quanto mais você beneficia seu potencial cliente — oferecendo mais e mais materiais significativos e sólidos —, maiores serão as suas chances de fidelizá-lo, após as primeiras compras.

Remarketing

Uma coisa é certa: cliente que confia e que passou por uma boa experiência de compra com a sua empresa, volta sempre a fazer novos negócios. Ou seja, se torna fiel! Essa é a base das ações de remarketing — utilizar novamente as variadas ferramentas das estratégias de inbound marketing para realizar novas vendas aos mesmos clientes.

Mas, para que seja possível realizar um bom remarketing, é imprescindível que as etapas anteriores do processo sejam feitas com bastante dedicação. Estamos falando do atendimento, das vendas, das entrega, pós-venda, etc.). Isso fará com que o interesse do cliente em seus produtos e serviços se mantenha durante toda a jornada, levando-o a realizar novas transações futuras.

Agora, você já entendeu os motivos que levam o inbound marketing a estar no topo das táticas de atração, aquisição e fidelização de clientes, bem como as principais vantagens de aplicá-lo, certo? Então, que tal colocar o aprendizado em prática?

A seguir, listamos as principais etapas do processo de inbound marketing, confira:

4 etapas da estratégia de inbound marketing

1º  A Prospecção de clientes

Essa primeira etapa consiste em atrair possíveis clientes, pessoas que demonstram interesse pelo seu negócio, ou seja, gerar leads. Para isso, você pode adotar táticas de marketing digital, como: marketing de conteúdo, SEO, anúncios, e-mail marketing, etc. 

O importante aqui é identificar os melhores canais para o seu público alvo, aquele em que as pessoas mais interagem e têm mais chance de converter em vendas.

2 º Qualificar os leads

Depois que você atrair os possíveis clientes, está na hora de realizar a qualificação. Esse processo, nada mais é, do que se certificar que aquele lead é de fato uma oportunidade de venda. 

Por que essa etapa é importante? Porque ela evita que o setor de vendas gaste tempo e esforço em um contato que não vai realmente realizar a compra do produto ou serviço. 

3 º Apresentação da oferta

Essa é a fase da conquista. É aqui que o time de vendas deve utilizar todas as suas armas para fechar o negócio e apresentar soluções que atendam às expectativas. Por isso, nesse processo é fundamental conhecer as dores, necessidades e os desejos do seu público, para poder oferecer produtos e serviços que atendam a esses fatores.

Apresentou o produto? Agora está na hora de negociar com o cliente e fechar o negócio.

4º Estratégias de vendas: a Fidelização

Venda realizada? Não acabou por aqui. Vamos para a última fase da estratégia de vendas, onde a ideia é superar as expectativas do cliente para chegar ao encantamento. Com isso, você torna este consumidor fiel à sua marca e assim, além de comprar outros produtos e serviços da sua empresa, ele ainda vai indicá-la.

Para isso, é preciso ir além, entregar mais do que o cliente espera e surpreender. Além disso, é fundamental mostrar que sua empresa realmente se preocupa com ele e está disposta a ouvi-lo e ajudá-lo sempre que necessário.

8 Dicas para uma estratégia de inbound marketing assertiva

  1. Produza conteúdos relevantes: não há como fazer um bom inbound marketing sem focar na construção de conteúdos de valor, pois esta é a base da estratégia. Para criar conteúdos de qualidade, o fundamental é conhecer as dores, dúvidas e problemas do público-alvo. 
  1. Elabore conteúdos para cada etapa do funil: para conduzir o cliente a se decidir pela compra, é necessário levar em conta a sua jornada. O funil de vendas, consiste em conteúdos para etapa de topo (conhecimento), meio (consideração) e fundo (fechamento).
  1. Aplique técnicas de SEO: não é suficiente criar bons conteúdos, é preciso que eles sejam encontrados. Por isso, investir em técnicas de SEO é tão relevante, pois possibilita que o usuário ao digitar, por exemplo “amplificador de som, encontre nas primeiras páginas do Google, o seu texto que trata do assunto.
  1. Crie perfis em redes sociais: os usuários não apenas utilizam o Google para pesquisar produtos e serviços, eles também usam as redes sociais. É por esta razão, que ter perfis em diferentes redes é importante para a eficiência da estratégia.
  1. Aposte em formatos variados para apresentar o conteúdo: além de blogs, outros recursos são estratégicos, como vídeos, infográficos e e-books.
  1. Use e-mail marketing: o e-mail marketing é uma ferramenta que deve estar inserido entre os canais de divulgação, assim como as redes sociais, já que eles impactam diretamente a base de contatos da empresa.
  1. Elabore landing pages: as landing pages são páginas de captura, elas são eficientes para aumentar a base de contatos, logo permitem a geração de mais vendas. Lembre-se que, como qualquer conteúdo, o texto da landing page deve ser atrativo.
  1. Invista na otimização do site: para elevar as possibilidades de ser encontrado, é fundamental criar um site responsivo, com páginas que abram com velocidade e assim permita uma navegação sem complicações. Uma boa experiência do usuário no site é um dos fatores de ranqueamento.

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