Você acredita na Lei da Atração? Especialistas dizem que ela atua no universo, quer você queira, ou não. O Inbound Marketing ou Marketing de Atração é ‘parente’ dela. Só que aqui a gente faz a mágica e conta o ‘Segredo’: com resultados efetivos, o Inbound, além de atrair conduz seu potencial cliente por uma jornada tão “ryca” e interessante que fechar negócio se torna irresistível!

O velho marketing está morto

Velhas estratégias de comunicação em massa e abordagem ativa estão menos eficazes e cada vez mais caras. Pela grande quantidade de informação que somos bombardeados todos os dias, nosso cérebro diminui a capacidade de absorção, ignorando quase que completamente informações pouco relevantes, como o caso de propagadas. O mundo está mudando e a forma de vendas e captação de clientes também.

Otimização de sites
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Aumente suas vendas através da captação de leads!

Você concorda que é muito mais fácil vender seu produto para alguém que já demonstrou algum interesse por ele? Através de estratégias de nutrição e automação de marketing, é possível criar fluxos de informação, repassando para a equipe comercial apenas contatos que estão prontos para comprar, aumentando em até 8x a chance de se fechar um negócio.

O Inbound Marketing gera 3x mais leads que o marketing tradicional, e custa 62% menos

Veja o que nossos clientes tem a dizer

Como nós te geramos Leads

Pesquisa do mercado

Toda estratégia digital começa com uma pesquisa profunda do seu mercado para identificar oportunidades e ameaças ao seu negócio. Uma analise bem feita se torna o alicerce necessário para que os investimentos sejam justificados, e o retorno, previsto.

Criação das personas

Não é possível delimitarmos estratégias com base na velha abordagem de público-alvo (renda, classe social e etc.). Considerando que a estratégia inbound parte do principio da individualização, são necessárias características mais pessoais para segmentar as estratégias para atração e retenção.

criação de conteúdo

A criação de conteúdo é a base de toda estratégia Inbound. Conteúdos relevantes são capazes de atrair usuários ao seu negocio, fidelizar, gerar credibilidade

Criação de landing pages

Essas páginas de isca fisgam o público com o objetivo de conversão. Também funcionam como ‘moedas de troca’ ao ofertar um produto | serviço ou oferecer um e-book gratuito para baixar, por exemplo. - “Mas o que ganho em troca?” Além de poder vender mais, o formulário preenchido pelo visitante contém dados preciosos para a segmentação de leads, e envio de conteúdo que trabalha a decisão de compra.

Otimização em conversão (CRO)

Todo empreendedor digital quer aumentar o número de visitantes do site. Mas você sabia que pode aproveitar as visitas que já recebe para extrair o máximo potencial de tráfego? Existem várias técnicas de CRO, entre elas os botões CTA que direcionam o usuário para outras páginas do seu site para manter a navegação e acelerar a conversão.

Automação de marketing

Falando em segmentar leads, a automação de marketing nutre seu potencial cliente desde o momento em que ele se cadastra. Essa funcionalidade permite acompanhar toda a interação e nível de interesse do lead, colhendo informações decisivas para melhorar o relacionamento e facilitar a abordagem da sua equipe de vendas.

Como funciona a metodologia Inbound Marketing

  • Atrair

    Tem muita gente por aí fazendo malabarismo na internet para vender mais. Mas a missão do Marketing de Atração não é atrair “de qualquer jeito”, e sim com qualidade, alinhando o diferencial do seu negócio à demanda do público-alvo.

  • Converter

    Mas ganhar muitas visitas ainda não é sinônimo de vender mais e, por isso, nesta etapa, o Inbound Marketing fornece conteúdo gratuito ou ofertas de qualidade para converter e receber em troca os dados preciosos da clientela.

  • Relacionar

    Como nem todo cliente está com o cartão na mão pronto para fazer o pedido e finalizar a compra, é preciso se relacionar com o lead primeiro e nutrí-lo com informações compatíveis com seu estágio de compra.

  • Vender

    Após educar e estimular a decisão de compra, é hora de conferir todo o processo: se houve interação, se foi despertado o interesse e desejo de compra, e se o lead já está maduro para reagir a uma oferta exclusiva. Nesta etapa, seu time comercial pode entrar em ação e vender na hora!

  • Analisar

    Você atraiu visitantes, converteu, qualificou o lead e vendeu, mas não pára por aí! É hora de medir os resultados e analisar o sucesso da estratégia, corrigir equívocos e descobrir novas oportunidades de otimizar as próximas campanhas, diminuindo ainda mais o ciclo de vendas.

Como funciona a metodologia Inbound Marketing

Qualificações e parceiros

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Ferramentas do Inbound Marketing

Ferramentas do Inbound Marketing

As ferramentas para se fazer o inbound são inúmeras e variam dependendo do segmento da empresa, mas as principais são:

  • Blogs
  • Ebooks
  • Webinars
  • SEO (search Engine Optimization)
  • Infográficos
  • Redes sociais
  • E-mails marketing
  • Questionários
  • Fóruns

Inbound Marketing: o marketing de conteúdo

Inbound Marketing, também conhecido por marketing de atração, é um conjunto de estratégias focadas em conteúdo relevante. A questão x está em desenvolver conteúdo que fará seu público alvo ir até você, de forma espontânea.

As estratégias no mundo digital estão todas reunidas no que chamamos de Marketing Digital e o Inbound Marketing é uma parte importante disso.

Não é difícil compreender o que é o Inbound, porém são muitas informações, por isso, vamos detalhar algumas etapas, de forma simples, para que você aprofunde mais seus conhecimentos.

E, claro que se perder o fôlego durante a onda de informações já sabe: entre em contato com a gente!

Inbound Marketing: o que é?

Vamos começar pelo que não é Inbound. Pense na forma tradicional de vender: você oferece seu produto/serviço ao cliente e espera que ele esteja precisando comprá-los, ou que a mensagem de venda tenha sido muito convincente. Chamamos de Outbound Marketing.

O Outbound funciona, porém você pode explorar ainda mais o potencial do seu negócio atraindo os clientes.

Inclusive, foi dessa necessidade que nasceu o Inbound Marketing: atrair os clientes de forma criativa, não apenas oferecendo o seu serviço, mas mostrando os motivos pelos quais o cliente precisa do seu serviço.

Atrair pode parecer complicado no começo, mas se você entende princípios básicos tudo começa a fluir melhor. Primeiro é que: o seu negócio existe porque tem consumidores que precisam dele, que são o seu público alvo.

Se existem consumidores específicos, já é um grande passo, se conseguir identificá-los, correto? E depois de descobrir algumas coisas sobre ele, como hábitos de consumo, você poderá criar conteúdo relevante que irá atraí-lo. Isso é Inbound! 

Mas, ainda estamos no início da jornada! Entenda agora como tudo funciona.

Como funciona o Inbound Marketing?

Primeiro você vai pensar nas necessidades do seu público. A primeira etapa do Inbound Marketing é a atração e, já que não vamos vender nada diretamente, vamos solucionar os possíveis problemas que o seu cliente tem e que o seu produto/serviço soluciona.

Exemplo: você vende marmitas fitness. Para atrair seus clientes você precisa criar conteúdo relevante para esse público. Como: “Saiba como perder peso comendo de forma saudável” ou “qual o ideal de massa magra no corpo?”

Dessa forma você busca, de forma regular, pessoas que se interessam pelo assunto pois, além de vender o produto em si, você se torna referência de informações para o universo que ele engloba.

Dentro do Inbound Marketing existem estratégias para que você fique visível para esse público em potencial que está buscando. E, é importante que você esteja mais visível que os seus concorrentes.

As estratégias, nessa etapa, são: Marketing de Conteúdo, estratégias em Redes Sociais e o famoso SEO.

Destrinchando algumas estratégias do Inbound Marketing temos:

Marketing de Conteúdo e Redes Sociais: conteúdo específico para o público a ser atingido. Lembre sempre da Coca-Cola, que diz, “abra as asas para a sua felicidade!”. Não venda seus serviços, apenas, encante o consumidor com o potencial da sua empresa.

Você pode ter um blog e alimentá-lo com conteúdo relevante junto a um site responsivo, que funcione bem e seja informativo.

O Inbound Marketing também pode usar as suas redes sociais também para atrair, gerar engajamento com o público para que interaja com a sua marca.

SEO: Quem é você no Google? Esse é outro princípio básico que você não pode deixar escapar: a presença da sua empresa no Google. Isso é fundamental, já que ele é a ferramenta de busca mais usada no mundo.

A sua posição nas buscas fará toda diferença nos resultados de Inboung Marketing e, principalmente, no número de leads.

Através de palavras-chave você aparecerá como respostas nas buscas do Google e mais clientes serão atraídos para o seu site, proporcionando maior alcance.

Voltando ao exemplo dos alimentos fitness, as palavras-chave podem ser, nesse caso, “fitness” ou “dieta” e, as buscas podem ser: “como ser fitness” ou “dieta para emagrecer.” A partir daí você já sabe qual conteúdo desenvolver.

Dá atração para a conversão no Inbound Marketing

Já dizia Newton: toda atração tem conversão. Ou será o contrário?! Bom, apostamos nos dois princípios e, talvez nem tenha sido Newton que disse isso, mas é comprovado cientificamente.

Depois que você aumentou o tráfego do seu site e aumentou o alcance nas suas redes sociais, é preciso converter esses possíveis clientes em clientes reais.

O Inbound tem diversas técnicas para que isso aconteça e estreitando ainda mais seu relacionamento com o público alvo. Você pode oferecer material gratuito no seu site, em troca de informações pessoais como e-mail pessoal.

Usando ainda nosso exemplo de alimentos fitness, você pode oferecer um e-book com deliciosas receitas caseiras, de forma gratuita: só deixar seu nome e e-mail para recebê-lo.

Até aqui entendeu como funciona?

Tudo se dá diante o relacionamento da sua marca com o cliente, que vai se estreitando a cada etapa.

Você pode acompanhar a taxa de conversão através de técnicas de otimização do Inbound Marketing, dessa forma tudo será mais fácil.

Através de dados coletados nas ferramentas CRO, ou “Otimização de taxa de conversão”, você acompanha todo o processo e sua evolução, melhorando o que deve ser melhorado, com ações contínuas focadas em converter.

Por fim o Inbound Marketing te levou à etapa de vendas

Você já tem bom tráfego online e consegue converter isso para leads. Agora você está no fim do funil de vendas! As ferramentas usadas para a estratégia de Inbound Marketing, nessa etapa, são de automação.

Leads deixaram de ser leads e viraram clientes. Agora você irá dialogar com seu público de uma forma mais pessoal (talvez não no que se refere ao teor da mensagem, nem todos os serviços são adeptos a uma forma impessoal de diálogo) mas irá estabelecer um relacionamento através do e-mail particular do cliente em potencial, por exemplo.

Emails marketing são uma das ferramentas de Inbound Marketing para nutrição de leads focado em vendas.

De forma automatizada você irá encaminhar os leads ao fim do funil de vendas! Acompanhe sempre em qual etapa eles estão para que ele seja encorajado da forma certa.

Depois da venda fechada, o cliente conquistado, o processo de Inbound Marketing continua.

Afinal, você tem como objetivo a completa satisfação do cliente e precisa garantir um pós venda, para que ele esteja assegurado, e acima de tudo, encantado, pela sua empresa e toda dedicação que ela oferece!

E então, foram muitas informações sobre Inbound Marketing, não é mesmo?!

Mas não se preocupe a Cia vai te ajudar a encantar os seus clientes, para que sua empresa seja referência para todos eles.

Entre em contato conosco, a atração de clientes nos espera!

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