Redes sociais para empresas: let’s go!

Fica cada vez mais impossível ser indiferente aos apelos da internet, você não acha? Afinal, são mais de 4 bilhões de usuários ativos conectados em todo o globo.

Ela se faz ainda mais presente em nosso cotidiano, sobretudo nesse momento turbulento causado pela pandemia do Coronavírus.

O distanciamento social se tornou a melhor arma contra a transmissão em massa da doença e mais do que nunca as redes sociais viraram o ponto alto da comunicação digital.

Essa realidade chegou rápido aos meios corporativos, embora não seja de hoje que muitas empresas desejam aprender como promover suas marcas nas redes.

Isso se dá, é claro, pois as redes sociais são um espaço propício para a criação de um ambiente de sociabilidade entre as pessoas e empresas. 

Você está por dentro de como elas têm sido atualmente decisivas para o Marketing Digital dos negócios?

Se não, #partiu! 🤓

 

Importância das redes sociais para empresas

O cenário atual acabou por agilizar a necessidade de que empreendedores se ajustem às dinâmicas online. 

Isso se reflete em todos os setores, como podemos observar através de dados do Compre e Confie, empresa do grupo ClearSale que trabalha com inteligência de mercado e atua no ramo de antifraude para e-commerce.

Segundo a pesquisa, a alta das vendas totais foi de 40% nos primeiros 15 dias do mês de março. Só os itens de saúde tiveram crescimento de 124%.

Fica nítido que estamos caminhando para um boom gigantesco como sociedade e como consumidores também.

É justamente nesse contexto que as redes sociais se destacam como um letreiro de LED, pois para fazer novos contatos (e isso não pode parar nunca) é fundamental ser visto, certo?

Naturalmente, oferecer produtos ou serviços aos usuários é uma das vantagens desse processo, mas sua verdadeira importância está em aproveitar esse momento de crise para agregar valor e oferecer informações úteis aos clientes.

 

Por isso utilizar as redes sociais para empresas é um método inovador de estabelecer essa relação significativa. 

E você acha que é através de qual canal que a relação cliente X empresa se solidifica? O conteúdo, claro!

 

Comece pelo conteúdo (relevante, por favor!)

O conteúdo é a alma do Marketing Digital, jamais deixaremos de bater nessa tecla. Em tempos em que somos bombardeados de informação pela web a todo segundo, o post mais criativo e que possua informações mais legais é o que você vai parar para ler. 

Se redes sociais são um canal de relacionamento, o conteúdo é a sua estrutura.

Adequadamente utilizado e aderente ao seu negócio (nicho de mercado) e ao seu público alvo, ele é capaz de resultados surpreendentes.

Qual empresa não sonha em criar um conteúdo viral, não é mesmo? Reconhecido e compartilhado dentre uma rede cada vez maior de usuários?!

O conteúdo desenvolvido nas mídias sociais, tais como Instagram, Facebook e afins não é muito diferente, mas deve estar alinhado à estratégias inteligentes.

Mas não se engane! O conteúdo não se trata apenas do texto que vai ser compartilhado, mas das imagens, videos, títulos e descrições também!

Resumindo, a internet possibilita uma interação multicanais, graças às tecnologias móveis a que temos acesso. 

Não se trata apenas de atingir um grande volume de pessoas, mas de distribuir bom conteúdo, que gere engajamento e conduza o leitor até a sua empresa da forma mais espontânea possível.

Vender o peixe é ótimo, mas entregar bons resultados é o que geralmente faz a diferença na contagem final!

 

Como utilizar as redes sociais na sua empresa de maneira inteligente

Bom, já que o novo perfil de comportamento dos consumidores demanda mudanças de estratégias, entendemos a necessidade de empresas buscarem novos objetivos também.

As redes sociais são a bola da vez nesse aspecto! Porém, para usufruir desse potencial, não basta sair postando de forma aleatória.

O primeiro passo para montar sua estratégia é entender quais são as diferenças entre as redes sociais, como atuar em cada uma delas e, só então escolher quais são as melhores para se ter um perfil.

Além disso, a empresa precisa sim ter um objetivo definido (ou vários) para que a execução seja pertinente. Apesar de úteis e de fácil manutenção, o recomendável é que o time de Marketing, juntamente com o Social Media tracem todos os planejamentos com antecedência.

Sem mais delongas, vamos à uma check list rápida sobre como fazer com que as mídias sociais sejam um benefício para a sua empresa?

 

Defina sua persona

Este conceito já é um velho amigo do Marketing Digital. É através da delimitação da persona ideal (e também da público-alvo) que você escolhe 1) em qual rede social apostar 2) que tipo de conteúdo (assunto) e 3) como.

Pergunte-se: “Com quem a minha marca conversa?”

Alguns métodos são mais eficazes que outros dependendo de PARA QUEM você está voltando suas postagens, por exemplo. 

Como já dissemos, pessoas querem se sentir únicas. Quando guiamos as postagens para uma persona específica, você entrega a sensação de exclusividade. 

Isso sem contar numa solução que se encaixe com ela e suas necessidades.

 

Mantenha a constância

Para tirar proveito profissional não basta ter um perfil nas redes e postar às vezes. O ideal é criar uma constância de posts bem ricos, pelo menos uma vez por dia.

É importante trazer temas que ativem a curiosidade, mas também que toquem nas dores daquela pessoa. 

Ora, lemos por prazer, é óbvio, mas também por necessidade de nos informamos sobre o mundo que nos rodeia e outras questões da vida pessoal, carreira, finanças, problemas num geral.

Fuja do óbvio!

 

Pense em consolidar sua marca 

Aproximar a sua empresa das pessoas é o maior desafio atualmente, também em virtude do surto de COVID-19

Independentemente do segmento, empresas devem se valer das redes sociais para estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente.

Compartilhamentos, views, comentários, vídeos ou textos gráficos possuem um grande poder de engajamento, além de humanizar a marca do seu negócio.

Faça com que o público conheça um pouco de sua empresa e quem trabalha nela!

Dialogue, receba feedbacks (positivos e negativos) e valorize a opinião das pessoas que chegaram até a sua plataforma digital.

 

Busque engajar os clientes

É a base da existência de qualquer rede social. Usando-a bem, você fortalece sua rede de seguidores — clientes um dia, quem sabe? — e estimula-os a interagir em sua página. 

Isso é favorável para o sistema de vendas da empresa, sem dúvida, mas antes disso, faz com que a audiência da empresa aumente naturalmente. 

Conteúdo de qualidade aumenta o alcance das postagens!

Nem precisamos citar a possibilidade real de fidelização, não é?

 

Não se esqueça do tráfego

Métricas, métricas e métricas! É claro que você deseja vender seu serviço, mas para isso ele precisa ser a primeira opção das pessoas.

Ao compartilhar em seus perfis as publicações do seu website ou blog você conseguirá conduzir um número maior de pessoas para esses canais.

Por isso as redes sociais são ótimos propulsores de crescimento no posicionamento dos buscadores do Google. Uma vez que há um link em sua imagem e a pessoa se interessa, ela espontaneamente vai clicar. 

Curiosidade alimentada, as chances de resultado positivo são enormes!

 

Analise tuuuuuuuudo

Nessa altura você já sabe que as redes sociais para empresas são muito mais significativas do que parecem. 

Apesar do fácil uso, é crucial estabelecer um propósito bem sólido perante a marca, para que estratégias sejam refletidas.

Vários testes podem ser feitos nesse sentido, volume de posts, temas, objetivos, tudo no intuito de analisar os resultados e ver qual se enquadra melhor nas perspectivas da sua marca.

Toda campanha de divulgação ou estratégia no Marketing Digital deve ser acompanhada de perto, juntamente com as redes sociais, ok?

 

Esses foram apenas algumas dicas para firmar a ideia de investir em uma mídia social para a sua empresa. É evidente que todos os resultados são a longo prazo e vão depender da dedicação e paciência do seu time de Marketing.

Para finalizar, você sabe quais são as redes sociais mais procuradas pelas empresas para divulgar seus serviços em larga escala?

 

Mas e agora? Por qual rede social eu começo?

De acordo com as tendências, o Facebook segue sendo a rede social mais escolhida pelas corporações, seguido imediatamente pelo Instagram e LinkedIn.

Há quem diga que o Facebook está se encaminhando para o mesmo destino do falecido Orkut, entretanto, os números desmentem! A plataforma tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o planeta, segundo o Statista.

Como sugerimos, conhecer as particularidades do seu negócio é um ótimo pontapé para pensar nesses critérios mais práticos.

Cada rede social tem uma gama de características que podem ser determinantes para a sua decisão final.

Vamos resumi-las!

 

  • Facebook: o tipo de conteúdo comum do Facebook são os textos, imagens e vídeos. Há a possibilidade de criar uma página profissional, com a opção de inserir informações úteis como horário de atendimento, endereço e site. Os usuários também podem avaliar sua empresa e utilizar o chat (Messenger) para tirar dúvidas, dar sugestões ou fazer críticas. Através do Facebook Ads você pode criar anúncios também, segmentando-os de acordo com as dores de sua persona.
  • Instagram: Imagens, vídeos rápidos e stories. Não dá para negar que o crescimento do Instagram tem sido bombástico nos últimos anos. A plataforma está evoluindo e empresas cada vez mais inclinadas à apostar em memes, gifs, pequenos vídeos e imagens descontraídas.
  • LinkedIn: voltado para um âmbito mais profissional, o LinkedIn proporciona a visualização de currículos online, funcionando como uma verdadeira rede de contatos voltados para emprego e carreira. Ele é direcionado necessariamente para o universo corporativo e possui a função de viabilizar o networking.

 

Estamos chegando ao fim do nosso texto! 

Se convenceu que usar as redes sociais para a sua empresa é garantia de sucesso?

Lembre-se que não é apenas uma questão de visibilidade para o negócio. É uma chance de avançar os usuários na jornada de seu próprio funil de vendas!

Está cada vez mais fácil converter usuários em clientes (quando as estratégias são bem arquitetadas), mas isso se você apostar em um trabalho de formiguinha!

A Cia Web Sites manja muito de Mídias Sociais e sua capacidade de influenciação direta. Se quer dados reais, entre em contato conosco e continue acompanhando nosso blog!

 

Fiquem em casa e até mais! 😘



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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