Como utilizar o e-mail marketing na sua estratégia

O e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital que está baseada no disparo de e-mails para determinado público, que geralmente é composto por contatos de base ou leads gerados por uma série de ações.

Por muito tempo, o e-mail marketing foi um sinônimo de spam e comunicações intrusivas, mas o avanço da automação de marketing fez com que o canal se tornasse eficiente na entrega de mensagens.

Mais do que isso, possibilitou a entrega dos e-mails corretos, para as pessoas certas e na hora mais adequada para o recebimento.

O e-mail é uma ferramenta de comunicação democrática, utilizada por 92% dos adultos online, ele é de grande valia para estratégias de marketing e Inbound Marketing (o marketing da atração, em que a marca cria conexão com o público alvo com marketing de conteúdo, SEO e redes sociais).

Portanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o e-mail marketing está mais forte do que nunca, e pode ser uma ótima maneira de ampliar os negócios, impulsionando as vendas e possibilitando um relacionamento mais próximo dos clientes e potenciais clientes.

O que é e-mail marketing?

Basicamente, o e-mail marketing é a comunicação estabelecida entre empresa e consumidores ou leads (potenciais clientes, que demonstram interesse e inscrevem seus contatos para terem mais informações sobre a marca) por e-mail. 

O contato acontece por meio do disparo segmentado das mensagens, de acordo com características pré-determinadas — geralmente orientadas conforme a etapa na jornada de compras.

As ferramentas de automação ajudam na segmentação e separação dos contatos da lista de e-mails da empresa. 

Também tornam o envio mais prático, ao mesmo tempo em que possibilitam a personalização das mensagens. Alguns exemplos comuns de e-mail marketing são:

  • Ofertas ou promoções de produtos ou serviços;
  • Confirmações de compra, pesquisas de satisfação;
  • Newsletters ou comunicados sobre a empresa;
  • Divulgação de conteúdos no site da empresa ou redes sociais;
  • Mensagens em comemoração a aniversários ou datas festivas, etc.

Por que utilizar o e-mail marketing?

Atualmente, as redes sociais ganham cada vez mais relevância para a divulgação de marcas de todos os tipos nos ambientes digitais, mas o e-mail marketing também pode ser bastante vantajoso para empresas.

Por exemplo, uma empresa especializada em serviço de enfermagem domiciliar, que coleta endereços de e-mail e deseja aumentar a sua relevância entre esses contatos, deve investir no e-mail marketing em razão dos seguintes motivos:

  • Alcance, com enorme quantidade de usuários de e-mail;
  • Alcance previsível, com recebimento garantido aos endereços destinatários;
  • Formato flexível, que permite templates, elementos gráficos ou apenas texto;
  • Baixo investimento e possibilidade de grande retorno financeiro;
  • Promoção do engajamento e relacionamento dos clientes com a marca;
  • Promoção dos conteúdos publicados em redes sociais ou site;
  • Educação dos contatos, estreitando o relacionamento, com foco nas vendas;
  • Realização de vendas diretas, com a divulgação de ofertas;
  • Criação de um relacionamento com clientes e potenciais clientes;
  • Expansão e divulgação da marca.

Como começar uma estratégia de e-mail marketing

A montagem de qualquer campanha de marketing de sucesso depende de um bom planejamento. Também é preciso conhecer bem o público, para entender os conteúdos que podem trazer melhores resultados para uma personal trainer particular, por exemplo.

É válido o conhecimento sobre os diferentes tipos de e-mail que podem ser enviados, como:

  • Divulgações sobre atualizações no blog ou site da empresa;
  • Newsletters, enviadas periodicamente, com principais postagens ou novidades;
  • Convites para eventos, online ou presenciais, gratuitos ou pagos;
  • E-mails para a educação e incentivo de potenciais clientes.

Aos empreendedores que estão começando no Marketing Digital, recomenda-se a contratação de profissionais especializados. 

Eles contam com os conhecimentos específicos para planejar e conduzir as estratégias da maneira mais adequada em cada caso.

Também é fundamental a escolha de uma ferramenta ou software para os disparos em massa, que deve ser eleita com atenção às necessidades da empresa, que pode ser uma fabricante de produtos como um estabilizador de energia industrial.

Contudo, mais importante ainda, é a construção de uma lista de e-mails própria. Isso pode ser feito com a coleta de dados entre clientes ou convite ao cadastro no site ou redes sociais da empresa.

 Assim, ela se certifica de estar enviando mensagens para endereços válidos, de pessoas dispostas e interessadas no recebimento das mensagens.

Dessa forma, com textos adequados, linguagem apropriada e tom de voz coerente com a empresa ou profissional, é possível a realização de uma estratégia de e-mail marketing de sucesso e que trará benefícios diretos, como a concretização de vendas de produtos ou serviços, e benefícios indiretos, como a divulgação espontânea de sua marca ou empresa por parte dos destinatários do e-mail.

Enfim, o resultado é uma aproximação do público, com mais vendas, recomendações e fidelizações.



Lucas Ferraz

Lucas Ferraz

Analista de sistemas, conheci a otimização de sites (SEO) em meados de 2007 e venho me aperfeiçoando desde então. Nas horas vagas me dedico a projetos pessoais de desenvolvimento e marketing. São poucas as coisas que gosto e quase todas envolvem tecnologia.

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