Como utilizar o e-mail marketing na sua estratégia em 2024

O e-mail marketing é uma estratégia eficiente do marketing digital que está baseada no disparo de e-mails com estratégias efetivas para determinado público. E este pode ser composto por contatos de base ou leads gerados por uma série de ações.

Por muito tempo, o e-mail marketing foi um sinônimo de spam e comunicações intrusivas, mas o progresso no uso da ferramenta e de autorização de recebimentos tornou o canal eficiente na entrega de mensagens.

Mais do que isso, possibilitou a entrega dos e-mails corretos, para as pessoas certas e na hora mais adequada para o recebimento. Para aprender como utilizar e-mail marketing na sua estratégia e alcançar bons resultados, continue nesta leitura.

O conceito de e-mail marketing

O conceito de e-mail marketing

O e-mail marketing é um meio de se comunicar ou anunciar seu negócio diretamente com os potenciais clientes, ao contrário dos meios tradicionais, que abrangem os públicos genéricos. 

É a solução mais rentável para o mercado, uma vez que estabelece uma linha direta de comunicação com seus clientes e potenciais.

O e-mail é uma ferramenta de comunicação democrática, utilizada por 92% dos adultos online, ele é de grande valia para estratégias de marketing e Inbound Marketing (o marketing da atração, em que a marca cria conexão com o público alvo com marketing de conteúdo, SEO e redes sociais).

O e-mail está prosperando em todos os lugares no mundo corporativo, sendo um método para a comunicação de forma ética. Toda a nova geração de usuários móveis também pode ser atingida em qualquer lugar, a qualquer momento,com o e-mail.

Vantagens de usar o E-mail Marketing 

O e-mail é uma das plataformas mais usadas no mundo todo, e de acordo com a Radicati Group, empresa especializada em pesquisas, em 2018 esperava que o número de usuários alcance 4,2 bilhões até o final de 2022.

Atualmente, já existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo. Desse total, cerca de 61% dos usuários utilizam o recurso diariamente.  Além disso, o e-mail é considerado por 72% dos consumidores o canal de comunicação mais confiável para trocar mensagens com as empresas.

Com esse poder de alcance, você consegue se comunicar com vários clientes, com mais efetividade do que em outras plataformas, fortalecendo a estratégia de Inbound Marketing da sua empresa.   

De acordo com a Campaign Monitor, empresa global de tecnologia, um e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais, como Facebook e Twitter. 

Além disso, o e-mail marketing tem um excelente ROI (Retorno sobre Investimento), de 3800%, tendo um resultado 3 vezes maior do que os posts em redes sociais, de acordo com um relatório feito pela DMA Insights.

Por conta disso, pode-se ter uma ideia da forte presença do e-mail marketing. Só no Brasil, 46% das empresas já fazem uso da estratégia para o disparo de conteúdo promocional.

Há realmente tantas pessoas que utilizam e-mail?

92% dos internautas utilizam o e-mail, sendo que 61% verificam o e-mail diariamente… Isso parece pouco para você? Pense que a cada 10 clientes que você quer na sua empresa, 9 utilizam o e-mail. É o que diz essa pesquisa da Pew Research

E isso pode ser explicado facilmente, afinal, quem não tem um smartphone hoje, não é mesmo? E para o uso desses aparelhos, você pode não lembrar, mas é obrigatório o cadastro de um e-mail… Só assim você pode cadastrar e utilizar o aparelho. Ou seja, todas as pessoas com smartphone, obrigatoriamente, têm um e-mail. Quantas pessoas que você conhece não tem um smartphone? Pois é…

Existem vários tipos de email marketing, os quais serão citados abaixo.

Principais tipos de e-mail marketing

E-mail abrindo informações saindo da tela

Existem diversos tipos de e-mail marketing, e cada um deles possui uma utilidade para sua estratégia de comunicação e venda. 

Entender seus formatos, objetivos e ocasiões de envio é importante para obter um bom resultado. 

1. Newsletter

Um dos tipos de e-mail marketing é a newsletter, uma modalidade no qual são enviados para os contatos conteúdos informativos e de qualidade. 

Esse formato é interessante, pois a empresa mantém o relacionamento com aquele lead que ainda não fechou o negócio, com blogposts e artigos que busquem apresentar uma solução para o cliente. Para entender melhor o que é e como criar uma newsletter, leia nosso conteúdo exclusivo.

2. Boas-vindas

Há também o email de boas-vindas, que é uma ótima estratégia para valorizar o lead e inseri-lo dentro da jornada de compra. 

O e-mail de boas-vindas costuma ter maior taxa de abertura, podendo ser enviado logo após uma inscrição ou compra de um produto/serviço. 

Esse contato é importante para que você possa começar a relação com o usuário. 

3. Sazonal 

Os e-mails sazonais são enviados em datas comemorativas ou em ocasiões específicas, como aniversário do usuário, na Black Friday, no Natal e em outros dias festivos. 

Essas datas costumam ter mais potencial de abertura e venda, por isso não deixe nenhuma data passar em branco e prepare um e-mail personalizado.

4. Promocional

E o que não pode faltar, é o email-marketing promocional, usado para divulgar promoções e ofertas, estimulando vendas diretas, seja de um produto ou serviço.

Porém, se atente para não enviar para todo o seu público, e sim apenas para os leads que estão no último estágio do funil de vendas, prontos para realizarem uma compra.  

Agora que conhecemos os tipos principais de E-mail Marketing, vamos às dicas de como criar.

Como criar o e-mail marketing

Primeiramente, é importante ter uma boa base de dados para estabelecer a comunicação.

Afinal, o que se deseja é chegar aos clientes e leads. 

Entretanto, nunca compre listas de e-mail, isso é considerado antiético, e leva a perda de credibilidade e pode queimar seu domínio perante mecanismos de busca.

Abaixo segue várias orientações para te auxiliar na construção da sua lista de contatos.

Aprenda como captar mais contatos para seu e-mail marketing

Mesmo com a eficiência do e-mail marketing, a estratégia só pode ser aplicada quando se tem uma lista de contatos para o envio de mensagens. 

Quando se investe na aquisição de contatos aleatoriamente, a sua estratégia corre o risco de virar um spam e, além disso, não se tem informações suficientes para segmentar as mensagens.

Confira algumas formas de capturar mais contatos para a lista de e-mail marketing e conseguir bons resultados com a estratégia!

1. Formulários na sua página web

Quando um usuário está na sua página lendo um conteúdo, ele precisa de um incentivo para buscar mais informações sobre o assunto. 

Uma boa maneira de fazer isso é inserir formulários online no seu site, logo depois (ou bem próximo) do conteúdo. 

Normalmente, esses formulários requerem um contato de e-mail do usuário, para que a empresa possa enviar uma mensagem posteriormente. Ou seja, os formulários são ótimas ferramentas para a captura de novos e-mails.

Além disso, os visitantes que preencheram o formulário estão interessados no seu conteúdo, produto e/ou serviço. Isto significa que é uma excelente oportunidade para enviar uma mensagem e encantar o potencial cliente.

2. Oferecimento de material rico

A internet é um mar de informações. É possível encontrar praticamente tudo nas plataformas online. 

Por conta disso, os usuários tornaram-se exigentes – não querem receber apenas propagandas invasivas, mas sim, algo relevante e de qualidade.

Sendo assim, uma das maneiras mais usadas pelas empresas na captura de contatos é o oferecimento de material rico, em troca do endereço de e-mail, ainda mais porque esses conteúdos serão enviados por mensagens do correio eletrônico.

Por isso, ao tratar de um tema, não basta finalizar o assunto em um texto curto no seu site. 

É necessário investir na produção de outros materiais ricos, como e-books, webinars (vídeos informativos), entre outros.

3. Convites para newsletter

Os boletins informativos, conhecidos como newsletters, também são ótimas fontes de informação para os usuários.  Sendo assim, é interessante ter um botão para cadastramento de visitantes na newsletter da empresa.

O ideal é investir em um CTA (Call to Action) chamativo, para que os usuários sejam influenciados a tomar uma atitude – no caso, o cadastro na lista de e-mails da empresa.

A partir daqui, agora é a etapa da construção do e-mail.

Processos da construção do e-mail marketing

Nesta etapa, é muito importante o uso de ferramentas de automação que ajudam na segmentação e separação dos contatos da lista de e-mails da empresa. Para escolher qual plataforma utilizar acesse nosso conteúdo sobre plataformas de e-mail marketing

Estas plataformas tornam o envio mais prático, ao mesmo tempo em que possibilitam a personalização do conteúdo. Existem ferramentas gratuitas e que profissionalizam o formato e facilita a análise dos resultados.

O contato acontece por meio do disparo segmentado das mensagens, de acordo com características pré-determinadas — geralmente orientadas conforme a etapa na jornada de compras.

Agora vamos ao processo de conteúdo para a construção do e-mail marketing efetivo e bem estruturado. Acompanhe as 5 dicas listadas abaixo:

  1. A linha de assunto deve ser cativante: Essa é a primeira coisa que seus clientes vão ver. Utilize emojis se for adequado.
  2. Um conteúdo relevante: Avalie os dados atuais para se certificar de que o envio das comunicações estão sendo dirigidas, não um lote de mensagens desinteressantes. 
  3. Pense diferentemente sobre mobile: Toda campanha é executada em seus computadores de mesa, porém devem ter suas versões móveis. Não se pode ignorar o fato do uso principal dos usuários está concentrada no mobile, principalmente  smartphones. 
  4. Cancelamento da inscrição: Torne fácil para o cliente clicar no botão de inscrição, mas também facilite o cancelamento. 
  5. Dirija sua campanha para a conversão de clientes reais: Use várias pesquisas, design cativante, ações com base nos usuários, crie uma dinâmica e, finalmente, dê uma resposta sempre que os usuários precisarem.
  6. Verifique se seu domínio não encontra-se em listas de spam: uma forma de você verificar se seu domínio de e-mail encontra-se em uma lista de spam é pelo https://mxtoolbox.com/ Insira o domínio do seu e-mail e peça ao site para verificar. Ele irá retornar em quais listas você está OK e quais listas há problemas.

 Como planejar a campanha?

Disparar e-mail marketing chipanzé

O sucesso da campanha de marketing depende do bom planejamento, este processo define a estratégia, a chamada, a ação do CALL TO ACTION (CTA). Juntamente, com o planejamento da campanha de e-mail é preciso ter um site bem estruturado, com boa página de vendas, estratégias de SEO e acompanhamento dos resultados.

Também é preciso conhecer bem o público, para entender os conteúdos que podem trazer melhores resultados. Para conhecer melhor o público é importante a criação de um ou dois tipos de persona, entendendo as dores, os sonhos e os valores. Entregando exatamente o que é relevante para o cliente.

É válido o conhecimento sobre os diferentes tipos de e-mails para definir qual conteúdo será disparado e o volume dentro do planejamento de marketing estabelecido para a sua empresa.

Do mesmo modo, é fundamental a escolha de uma ferramenta ou software para os disparos em massa, que deve ser eleita com atenção às necessidades da empresa, como citado anteriormente.

Segmentação

Estabelecer segmentação do banco de dados, esta ação certifica o envio de mensagens para endereços válidos, de pessoas dispostas e interessadas no recebimento das mensagens.

De igual forma, é importante estabelecer textos adequados, linguagem apropriada e tom de voz coerente com a empresa ou profissional. Além do texto ser propício ao estágio do funil de cada cliente, para desenvolver o lead, qualificando e concluindo o propósito da estratégia.

Estabeleça as datas e horários de disparos do e-mail. Definição do tipo de conteúdo: divulgação dos serviços/ produtos ou informativos. Além de estabelecer se haverá distribuição de materiais para baixar, e os e-mails direcionados a estes.

Faça ajustes

É possível, através do bom planejamento do email-marketing conquistar aproximação do público, com mais vendas, recomendações e fidelizações.

Após ajustar a campanha é importante acompanhar os resultados e verificar que forão assertivos e extraordinários. A partir destas informações, comece a otimização da campanha. Devemos escolher o formato que iremos apresentar, cada nicho de negócio deve ter a sua.

Quando uma campanha de e-mail está rodando, está atraindo novos leads, potencializando vendas de produtos, serviços ou simplesmente gerando conteúdo para os leitores.

Na opinião dos especialistas do Google, criadores do Gmail, este é o foco principal do e-mail marketing, quando estas ações começarem a ocorrer, sua campanha já estará dando resultados. 

Análise de campanhas de e-mail marketing

Com a estratégia de disparar e-mail marketing e com as ferramentas necessárias, é possível mensurar e analisar se sua campanha está gerando resultados ou não.

É possível medir de forma exata, saber a quantidade de cliques, a taxa de abertura e assim ver se sua campanha de email marketing deu resultado ou não, com estas informações podemos escalar esta campanha ou corrigir algo que não deu certo.

Quando métricas são analisadas os resultados vêm com mais facilidade, pois trabalharemos de forma assertiva com estratégias voltadas para o que dá certo. 

Análises conforme o nicho

Quando falamos em estratégias de enviar e-mail, temos que dar relevância ao nicho da empresa que irá disparar e-mails, pois, cada nicho e seus produtos tem sua peculiaridade.

Por exemplo, se sua empresa for do ramo de automação residencial, provavelmente enviar e-mail com produtos que automatizam sua casa não irá funcionar, pois muitas pessoas nem sabem do que se trata.

Neste caso seria necessário e-mail com conteúdos, baseado em um funil de vendas, que irá explicar, tirar dúvidas e induzir este cliente até o exato momento da compra. 

Entretanto, se você for dono de uma loja virtual do nicho de sex shop, relógios ou aparelhos eletrônicos, enviar e-mails de fundo de funil (com chamadas para venda), seria mais interessante, pelo nicho em que estes produtos estão.

Atenção ao público que pretende atingir

Agora se você tem um comércio local, como uma farmácia, consultório odontológico ou escritório de advocacia, aí a estratégia poderia ser diferente, já que nesses ramos, e-mails de branding ou envolvimento com a marca funcionam melhor pois apresentam a cara da empresa, o endereço e benefícios que ela proporciona ao cliente.

Neste tipo de estratégia seria mais adequado enviar e-mails para pessoas que estão na mesma cidade ou em um raio de quilômetros próxima a empresa.

Devido ao grande alcance das ferramentas de e-mail e o contato direto com o leitor, é possível dizer que ela gera resultados desejados e isso é afirmado por especialistas.

As estratégias de disparar e-mail marketing funcionam melhor se feitas em parceria com outras plataformas, como divulgação patrocinada para captura de e-mails, anúncios nas redes sociais e no Google.

Finalmente, se após a leitura precisar de uma empresa para realizar suas campanhas de email marketing assertivas, conte conosco.

Se precisar de uma empresa profissional para te atender, conte com a Cia Websites.

Aline Rodrigues
Aline Rodrigues
ciaweb

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Categoria(s)
Marketing Digital
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