KPIs de SEO: veja os melhores para sua empresa

Toni Campos Por Toni Campos em 10 março, 2022 ~ 7 minutos de leitura
KPIs de SEO: veja os melhores para sua empresa

Quando se trata de otimização de sites, você deseja melhorar constantemente. Se seus esforços de SEO ficarem estagnados, você não gerará novos clientes e ficará para trás de seus concorrentes.

Sumário

Mas como você pode melhorar seus resultados de marketing de busca? Você pode não ter certeza do que precisa fazer para reotimizar. A boa notícia é que você pode descobrir o que precisa ser otimizado ao acompanhar os principais indicadores de desempenho (KPIs) de SEO.

Mas o que são KPIs de SEO e quais você deve acompanhar? Vamos explorar as respostas para ambas as perguntas abaixo, então continue lendo para saber mais. Em seguida, assine a nossa newsletter para obter mais dicas de marketing digital da agência web mais completa do Brasil!

O que são KPIs de SEO?

Os KPIs de SEO são métricas específicas relacionadas a diferentes componentes do marketing do seu mecanismo de pesquisa . Essas métricas fornecem informações sobre seus rankings nas pesquisas, o público que você está alcançando e a maneira como seu SEO afeta seu site.

Você pode encontrar a maioria dos KPIs para SEO usando uma ferramenta como Google Analytics ou Ahrefs . Essas ferramentas não apenas fornecerão as métricas essenciais de SEO, mas também apresentarão seus dados em gráficos e tabelas para que você possa visualizá-los de várias maneiras.

KPIs - Google Analytics

Por que você deve acompanhar os KPIs de SEO?

O que torna os KPIs de SEO tão essenciais? Por que rastrear as métricas de pesquisa?

A resposta é que as métricas de SEO são vitais para medir o sucesso de suas campanhas de SEO. Se você não acompanhar seu desempenho de marketing de pesquisa, nunca saberá os resultados que está gerando.

Ao acompanhar os KPIs de Otimização de Sites, você pode identificar quando um determinado conteúdo não está conseguindo classificar ou atrair cliques. A partir daí, você pode melhorar essa página para atrair mais tráfego.

Quais são as melhores métricas de SEO para acompanhar?

Existem muitos KPIs diferentes de SEO, mas nem todos são vitais para o sucesso de suas campanhas. Se você não tiver certeza de quais métricas são as mais benéficas para acompanhar, não se preocupe apresentamos algumas das melhores abaixo.

Aqui estão seis métricas de pesquisa para acompanhar em suas campanhas:

1 – Classificações de pesquisa

A primeira métrica que você deve monitorar em seu SEO também é a mais importante: Seu posicionamento orgânico (Ranking no Google). Essa métrica simplesmente se refere a quão alto seu conteúdo está classificado nos resultados de pesquisa.

Naturalmente, essa métrica varia de acordo com a página, o termo de pesquisa e o dia. Você pode ter uma página com uma classificação incrivelmente alta para uma determinada palavra-chave em um dia, mas alguns dias depois, ela cai significativamente. Ou talvez uma página tenha uma classificação baixa para uma palavra-chave, e em dois dias ela já esteja na primeira página nos resultados do Google.

Por causa dessa variabilidade, é importante acompanhar continuamente suas classificações de pesquisa. Use uma ferramenta como o Ahrefs para ver para quais palavras-chave cada página está classificada. Se você vir uma página com classificação baixa para sua palavra-chave de destino, reserve um tempo para otimizá-la novamente.

Para ser claro, você não deve acompanhar os rankings sozinhos. Ter seu site com uma classificação alta nos resultados de pesquisa não significa nada se essas classificações altas não estiverem levando a outros resultados, como leads e conversões. Portanto, certifique-se de considerar esse contexto ao acompanhar as classificações e rastreá-las junto com as outras métricas abaixo.

2 – Impressões de pesquisa

Impressões de pesquisa

Outra métrica importante de SEO é a impressão de pesquisa. As impressões refere-se a quantos usuários veem suas páginas nos resultados da pesquisa. Geralmente, classificações mais altas levarão a uma maior impressão, 75% das pessoas não passam da primeira página dos resultados de pesquisa.

Tenha em mente que só porque as pessoas estão vendo seu conteúdo não significa que elas estão se envolvendo com ele. Por esse motivo, você não deve gastar muito tempo focando nas impressões.

Em vez disso, a impressão é útil principalmente quando se trata de calcular outras métricas, como a taxa de cliques orgânicos (CTR) .

3 – Taxa de cliques orgânicos (CTR)

O CTR orgânico é uma medida de quantas pessoas clicam em seu conteúdo nos resultados de pesquisa. Mas não é apenas o número bruto de cliques que você ganha, em vez disso, é o total de cliques em relação à sua impressão.

Então, digamos que você queira encontrar a CTR de uma página específica em seu site. Se 15 pessoas virem essa página nos resultados de pesquisa em um determinado dia, essa é a sua impressão de página. Agora, digamos que três pessoas cliquem na página.

O número bruto de cliques nesse cenário é três. Mas para encontrar seu CTR, você deve dividir isso por sua impressão, 15, e multiplicar por 100 para obter 20%. Observe que, se sua impressão de pesquisa fosse seis, você ainda teria três cliques no total, mas sua CTR seria de 50% em vez de 20%.

Essa é uma métrica valiosa porque informa se suas páginas estão gerando cliques. Se suas páginas tiverem alta visibilidade de pesquisa, mas uma CTR baixa, convém reotimizar sua tag de título e meta descrição para serem mais atraentes.

4 – Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é um pouco diferente das outras métricas desta lista. Para a maioria dessas métricas, quanto maior o número, mais feliz você fica. Mas a taxa de rejeição é uma métrica que você deseja manter baixa, porque reflete a porcentagem de pessoas que abandonam seu site logo após a chegada.

Essencialmente, se 10 pessoas visitarem seu site, mas quatro delas saírem após 30 segundos, você terá uma taxa de rejeição de 40%. Uma alta taxa de rejeição indica que seu site não está conseguindo manter o interesse dos usuários.

Isso pode significar que sua tag de título foi enganosa ou pode significar que a página está mal projetada. Seja qual for o caso, você vai querer passar algum tempo identificando possíveis problemas que podem afastar as pessoas da sua página e corrigi-los.

Outras vezes, a taxa de rejeição não indica conteúdo ruim, mas mostra que você forneceu exatamente a resposta que os usuários queriam em um curto período de tempo. No entanto, você ainda pode otimizar novamente para tentar manter os usuários migrando para outras páginas do seu site.

5 – Tráfego orgânico

Uma das métricas de busca mais importantes para rastrear é o tráfego orgânico. O tráfego orgânico é uma medida de quantas pessoas visitam seu site depois de encontrá-lo nos resultados de pesquisa. É importante acompanhar para que você possa ver quanto do seu tráfego vem do SEO, ajudando você a determinar o sucesso da otimização de sites em relação às suas outras estratégias.

Tenha em mente que o tráfego orgânico é diferente da quantidade total de tráfego em seu site. Alguns dos visitantes do seu site podem vir de outros lugares, talvez eles cliquem em um link em outro site ou digitem seu URL diretamente na barra de endereço.

O tráfego orgânico, no entanto, se concentra apenas no tráfego proveniente dos mecanismos de pesquisa. Isso permite que você veja facilmente quanto tráfego você está gerando com seus esforços de SEO.

6 – Taxa de conversão

A métrica de pesquisa final nesta lista é a taxa de conversão. A taxa de conversão, como o nome indica, mede quanto do seu tráfego orgânico acaba sendo convertido.

Para encontrar a taxa de conversão, comece isolando seu tráfego orgânico. Por exemplo, digamos que seu tráfego orgânico para um determinado dia seja de 50 pessoas. Em seguida, veja quantas dessas pessoas se converteram, para o nosso exemplo, digamos que houve cinco conversões.

A partir daí, divida suas conversões pelo seu tráfego orgânico e multiplique por 100. No exemplo acima, você teria uma taxa de conversão de 10%.

Como você pode esperar, você deseja que sua taxa de conversão seja a mais alta possível. Quanto mais conversões você gerar, mais receita sua empresa ganhará!

Deixe a Cia Web Sites ajudá-lo a otimizar seus KPIs de SEO

Rastrear seus KPIs de SEO é uma coisa, mas reotimizar seu SEO para aumentar essas métricas é outra tarefa. Se você quiser ajuda com sua reotimização de SEO, não se preocupe, a Cia Web Sites está aqui para ajudar! Com mais de 10 anos de experiência em marketing digital, somos especialistas em SEO.

Ao fazer parceria conosco para nossos serviços de SEO, você receberá ajuda para melhorar cada uma das métricas listadas acima e muito mais. Ajudaremos a aumentar seus rankings e trazer mais tráfego orgânico para seu site, gerando mais receita.

Para começar conosco, ligue para 31 3564-2776 ou entre em contato conosco acessando aqui!

Toni Campos
Escrito por: Toni Campos

Como CEO da Cia Web Sites, a função do Toni Campos é garantir o crescimento da agência e ajudando seus clientes a obterem ótimos resultados. Ele é um praticante de SEO de longa data, com mais de 12 anos de experiência ajudando empresas a aumentar sua receita online. Ao longo dos anos, ele também treinou vários profissionais de marketing digital.