Como aumentar as vendas no setor alimentício com o marketing digital para alimentos?

Apesar de não ter sentido tanto os impactos da pandemia como outros setores, o setor alimentício ainda apresentou queda. Por isso que para muitos empresários é necessário aprender a como aumentar as vendas no setor alimentício com marketing digital para alimentos.

Afinal, o setor de alimentos e bebidas representa, em média, 20% dos trabalhadores na indústria. Além disso, é cerca de 10% do PIB Nacional, tendo uma receita equivalente a R$ 480 bilhões.

Para manter o setor firme, você deve adotar o marketing digital – e como é o marketing na indústria de alimentos? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Por que o marketing digital para alimentos e bebidas é importante?

profissional usando pc: marketing digital para alimentos
Fonte/ Divulgação istockphoto

“O marketing para produtos alimentícios tem o objetivo de promover a marca, atrair clientes e fidelizar.”

Apesar da desaceleração econômica causada pela pandemia, o setor de alimentos e bebidas conseguiu permanecer com um crescimento acima da média nacional: mais de 4,6%.

Com isso, o pontapé que falta para empresas desse setor crescerem é o uso do marketing para produtos alimentícios. Ele permite três coisas: promoção de marca, atração de público e fidelização de clientes.

Dessa forma, garante vantagens como:

  • Aumento dos resultados no curto e longo prazo;
  • Abrangência maior dos seus produtos no país.

E como pode ser feito o marketing para produtos alimentícios?

Comece pelo planejamento do marketing digital para indústria alimentícia

marketing digital para alimentos
Fonte/ Divulgação istockphoto

A primeira coisa a se fazer quando o assunto é o crescimento da sua marca através do marketing digital para indústria alimentícia é iniciar o planejamento. Para isso, é necessário que você defina qual a segmentação do mercado que irá atuar. Sendo isso para avaliar qual o posicionamento que a sua empresa tomará. 

Além disso, também é necessário traçar todos os objetivos na marca a curto e longo prazo. Com o objetivo de que isso não cause frustração na equipe. E ainda, também é necessário traçar todas as ações que serão seguidas para alcançar os objetivos.

Por fim, todo o processo deve ser acompanhado para garantir a implementação de todas as estratégias de marketing escolhidas para serem aplicadas na marca. Seguindo todos esses passos, será mais fácil analisar os pontos negativos que precisam ser melhorados e os positivos que devem ter mais investimento.

Estude sobre a persona 

persona
Fonte/ Divulgação Freepik

Além disso, também é preciso estudar a persona – o público alvo da sua marca. Para isso, é preciso que você trace quem são as pessoas que consomem da sua marca, o que elas procuram, além da sua relação com o marketing digital para a indústria alimentícia

É importante a análise do público alvo para você conseguir se comunicar com ele. Além de também conseguir melhorar a comunicação com o seu público através de boas estratégias de marketing para alimentos.

Logo, invista em pesquisas sobre a etnia da persona para avaliar todas as características do seu público alvo. Além disso, jornadas do consumidor, no qual o seu consumidor passará por uma série de etapas relacionadas ao processo de compra do cliente. Tudo isso para proporcionar um marketing para alimentos que atraia a persona ideal do seu produto.

Estratégias de marketing digital para alimentos

profissionais do ramo de alimentos apertando as mãos
Fonte/ Divulgação Freepik

O marketing para alimentos é um método para garantir que o cliente entenda a diferença nutricional entre outros produtos com propostas semelhantes na indústria alimentícia. As estratégias nutricionais voltadas para produtos alimentícios são propostas obrigatórias pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Logo, além de ser uma exigência da ANVISA, isso também faz com que o consumidor do produto alimentício faça escolhas conforme a sua forma de vida ou a que deseja seguir. Além disso, isso também gera uma boa credibilidade para a imagem da empresa que se preocupa com a saúde de seus consumidores.

Invista na identidade visual

Invista na identidade visual
Fonte/ Divulgação Freepik

Uma ótima forma de investir no marketing para alimentos é através da identidade visual de uma marca. Pois, por meio disso, a empresa poderá aplicar elementos da característica da marca de diversas formas como no layout do blog da marca.

Visto que é muito necessário que o layout de uma empresa seja atrativo para os olhos do usuário. Além disso, também é preciso que haja toda uma análise dos elementos que irão compor a identidade visual da empresa do ramo alimentício. 

Por isso, pense atentamente a respeito da paleta de cores que vai compor a sua marca. E ainda, qual logotipo da marca, a tipografia e pattern que compõem as embalagens dos produtos para atrair a atenção dos consumidores.

Como aumentar as vendas no setor alimentício com marketing digital?

reunião setor alimentício com marketing digital
Fonte/ Divulgação Freepik

“O marketing digital para alimentos busca torná-los gostosos como alimento e cômodos como produto.”

Para vender na internet, o principal ambiente de interação social para a indústria, há várias estratégias de marketing para alimentos. O marketing digital é um dos maiores aliados do setor alimentício e pode ser aplicado de mais de uma forma.

Então, conheça agora as estratégias de marketing para alimentos!

Comunicação personalizada e integrada (marketing one to one)

O comportamento dos consumidores nos canais digitais pode oferecer dados valiosos para uma comunicação personalizada. Chamado de marketing one to one, a estratégia de obter dados dos consumidores permite:

  • Conhecer os clientes mais a fundo;
  • Entender suas necessidades;
  • E, principalmente, entender o que eles precisam no momento.

E como obter esses dados de maneira responsável? Por Web Analytics e CRM (plataformas de gerenciamento dos clientes).

Use da internet para vender com o marketing digital para alimentos

É possível utilizar do marketing digital para promover loja física? Sim, mas é muito mais prático quando você possui um canal de venda digital. Pode ser um site próprio, redes sociais ou por uma plataforma de delivery como a Rappi Brasil.

A Rappi Brasil é um aplicativo de entregas que atende à restaurantes, supermercados, farmácias, entre outros segmentos. Ao adotar uma plataforma, você garante alcance e visibilidade, essenciais para o marketing digital.

Seja interativo com o consumidor

Ter presença nos canais digitais lhe garante duas coisas: comunicação rápida com o cliente e boa imagem. Com presença digital em diversos canais, você promove diferentes formas para o cliente lhe contatar.

E com essa presença forte, tendo postagens regulares, você garante uma conexão com o público, que lhe considera mais do que uma loja. Pense nas interações da Netflix no Twitter, por exemplo.

Aliás, é nas redes sociais que você deve ter uma presença forte!

Use do marketing de conteúdo

marketing de conteúdo
Fonte/ Divulgação Freepik

Uma das estratégias de marketing para alimentos mais comum é o marketing de conteúdo. Se trata da produção de conteúdo com foco na solução de dúvidas comuns dos usuários, proporcionando assim mais engajamento.

Voltando ao tópico de conexão com o consumidor, ao solucionar dúvidas do mesmo, você gera uma necessidade de retribuição e um sentimento de confiança. Esses são dois sentimentos fortes que levam a uma venda!

Obs: utilize de blogs para o marketing de conteúdo!

Invista na mídia paga

mídia paga
Fonte/ Divulgação Freepik

A mídia paga engloba diversos formatos de anúncios pagos que ajudam no impulsionamento das empresas através de campanhas pontuais. Ela pode ser feita no mecanismo de busca (Google Ads) ou nas redes sociais (Facebook Ads, etc).

Por meio delas, é possível não só aumentar o alcance, como também segmentar o público online, direcionando a propaganda apenas para o público-alvo. É uma ótima opção para lançamento de produtos!

Marketing digital para alimentos é o que falta na minha empresa?

Marketing digital para alimentos
Fonte/ Divulgação Freepik

Marketing digital já é uma realidade para a maioria das empresas no Brasil, pois permite a promoção de produtos com baixo custo. Com um investimento pequeno em marketing, é possível ter um grande retorno em vendas.

E como aumentar as vendas no setor alimentício com marketing digital? Através de estratégias que aproximem a empresa do consumidor!

CIA Websites
CIA Websites
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
Marketing Digital
Como aumentar as vendas no setor alimentício com o marketing digital para alimentos?

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

>