Marketing na indústria: entenda a importância

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 14 dezembro, 2020 ~ 4 minutos de leitura
Marketing na indústria: entenda a importância

Quando falamos de ações de marketing, normalmente o que se pensa é em ações para lojas ou prestadores de serviço. No entanto, o marketing na indústria é igualmente importante, se não mais, justamente porque as fábricas e indústrias não têm a possibilidade de fazer negócios de maneira mais fácil como lojas ou prestadores de serviço. Por isso, o marketing tem muito mais importância e peso nessa parte da economia.

Se você tem uma loja, por exemplo, basta estar de portas abertas para que as pessoas entrem e comecem a fazer compras. Talvez elas nunca tenham ouvido falar da loja, mas podem se tornar clientes na hora. Para uma indústria, no entanto, não é assim que as coisas funcionam. É necessário um trabalho de publicidade muito mais complexo para fazer a marca ser conhecida e atrair potenciais clientes.

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Quer saber a importância do marketing na indústria e como usá-lo do jeito certo? Então siga a leitura abaixo!

Marketing na indústria: entenda a importância em 4 passos

1. Coerência na imagem da marca

Uma das principais preocupações da sociedade atualmente é com a situação climática. Nesse momento, 9 em cada 10 brasileiros afirmam que preferem comprar produtos de empresas sustentáveis do que não sustentáveis. Ainda que outros fatores influenciem nisso, como o preço dos produtos, o dado mostra a importância da pauta ambiental.

Para as indústrias, portanto, é essencial poder se posicionar de maneira coerente nessa ideia. Por exemplo, não adianta nada se vender como uma empresa verde, mas não usar uma bancada de aço inox na sua linha de produção (lembrando que esse é um material 100% reciclável).

Por isso, é essencial trabalhar o marketing de maneira a ter uma coerência na imagem de empresa sustentável, garantindo assim melhores resultados no longo prazo.

2. Atração de um fluxo de leads

Como é claro, o marketing é uma ferramenta que visa trazer clientes para quem o utiliza. Essa é a sua principal função. Portanto, é essencial investir pesado nesse objetivo de modo a conseguir trazer um fluxo estável de leads para a sua fábrica.

Em termos do contexto de uma indústria, é importante ter em mente quais são as ferramentas de marketing que trazem melhores resultados. Uma delas é o marketing de conteúdo, uma ferramenta que visa produzir artigos, vídeos, ebooks e outros tipos de conteúdos para atrair potenciais leads pelo Google.

Além dele, uma indústria ainda deve investir em anúncios para as redes sociais, de modo a conseguir conquistar público por lá. Só o Facebook, por exemplo, tem 120 milhões de usuários ativos, o que inclui os gerentes de compra das empresas que têm potencial para ser seu cliente.

Existem ainda muitas outras ferramentas que podem e devem ser usadas no marketing para indústrias, incluindo a parceria com influenciadores, assessorias de imprensa e por aí vai.

No entanto, o mais importante é pensar em todas essas ferramentas como um modelo holístico, ou seja, que trabalha como um todo. A ideia é que a mesma pessoa que viu o seu blog hoje, seja alvo do seu anúncio amanhã e receba um e-mail marketing daqui dois dias. Com uma estratégia assim, ficará mais fácil conquistar os resultados desejados.

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3. Educação do mercado

Uma indústria está, normalmente, na vanguarda do seu setor. Ela usa tecnologias para produzir seus produtos, sempre pensando em novos conceitos e ideias para otimizar o trabalho. Por isso, pode ser necessário educar o mercado sobre essas novidades para aumentar a percepção de valor do seu produto.

Pense, por exemplo, em uma fábrica especializada em produzir cerâmicas customizadas, com texturas que imitam pedras ou madeiras. Essa fábrica precisará, também, educar o público sobre o uso certo da cerâmica, suas vantagens e outros detalhes. Vale a pena, nesse caso, investir em marketing para isso.

4. Atração de talentos

Por fim, uma fábrica é tão boa quanto a quantidade de talentos trabalhando nela. Nesse caso, o marketing ajuda a aumentar o valor de ser um profissional daquela empresa, o que ajuda a reter talentos também. Por exemplo, pense no seguinte: um profissional de programação preferiria trabalhar no Google ou em uma empresa desconhecida e pequena? Provavelmente no Google. Mesmo que o salário da outra fosse maior, estar no time de uma marca conhecida traz mais prestígio para o profissional e reduz as chances dele ir para outra empresa.

Como deu para ver, a importância do marketing na indústria é enorme. De certa forma, as ferramentas publicitárias são as únicas que uma fábrica ou indústria tem para poder se posicionar perante o público e poder causar algum impacto nas pessoas. É importante ter em mente que, no geral, os clientes de fábricas são outras empresas. No entanto, em muitos casos, é essencial mirar sua propaganda também para o público consumidor final, que aumentará a demanda pelos seus produtos em lojas e pontos de distribuição.