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A Importância do Marketing

A Importância do Marketing

Postado em: 26 de Maio de 2017
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Descubra qual a Importância do Marketing para a sua Empresa

Você sabe qual é a Importância do Marketing para o seu negócio? Sabia que você pode fazer a sua empresa decolar através de pequenas mudanças no processo estrutural, na comunicação ou no marketing? Aprenda agora como realizar estas otimizações e tenha mais sucesso em seus empreendimentos.

Mas, primeiro, vamos entender melhor qual é a finalidade do Marketing…

Para que Serve o Marketing

“O Marketing é utilizado para identificar os desejos e as necessidades dos clientes. Logo, será possível fazer uma oferta mais adequada de benefícios. Esta é uma definição muito comum, mas se engana quem acha que é a única. Qualquer mudança estrutural, seja no processo, no produto, no público alvo, enfim, em qualquer coisa que melhore o processo de vendas, é marketing”.

Iniciando no Empreendedorismo

Vamos imaginar a seguinte história: Ricardo, que acabou de sair da faculdade de veterinária, abre uma clínica. Com o tempo, a sua dedicação ao negócio e o seu excelente atendimento fazem com que ela cresça cada vez mais, chegando ao ponto de ser referência na região onde funciona. Os clientes são fidelizados facilmente e a clínica veterinária está sempre trabalhando no limite de sua capacidade operacional.

A Expansão do Negócio

Ao perceber o sucesso de seu empreendimento, Ricardo tem uma grande ideia. Com o know how que adquiriu em sua primeira clínica e o sucesso acumulado durante alguns anos, decidiu abrir um segundo ponto. Dividindo seu tempo entre as duas unidades, a segunda clínica também ia muito bem. Ricardo era um ótimo veterinário que chamava a atenção de todos os clientes pela sua competência, bom atendimento e gentileza.

Com o passar de alguns poucos anos, Ricardo expandiu seu negócio, adicionando à clínica um pet shop, o serviço de banho, o dog-walker e até hotel para cachorros. Devido ao crescimento, ele chegou a abrir uma terceira unidade, em um outro bairro.

Mas, foi aí que tudo começou a desandar. Ricardo já não conseguia mais fidelizar clientes e, frequentemente, os perdia para a concorrência. Mas o que será então que aconteceu? Até então, as coisas iam a pleno vapor, Ricardo era muito bom veterinário, estava diversificando seu mix de serviços e ampliando suas unidades. Obviamente, aumentar a área de atuação é a receita para qualquer negócio prosperar… então, o que houve?

O Ponto de Declínio

O que aconteceu foi que, a partir do momento que Ricardo começou a expandir, ele deixou de ser um veterinário e virou um administrador. E como administrador, Ricardo não era bom. Sem conhecimentos de administração e de marketing, ele não sabia o que fazer para conquistar a clientela novamente, e acabou fechando as portas depois de alguns anos.

Agora, vamos imaginar quantos negócios no Brasil começam desta forma. Muitas vezes, as pessoas inauguram um novo negócios com pouco ou nenhum conhecimento e auxílio, por puro intuito de que vai dar certo. Elas abrem as portas e esperam que, por mágica, clientes entrem na sua loja. Isto costuma ser feito sem nenhum planejamento prévio de marketing e comunicação para atrair clientes. E, na maioria das vezes, para piorar, também não há uma proposta de valor para retê-los. Sem uma administração forte para fazer tudo funcionar com qualidade, não há empresa que sobreviva.

Existe um velho clichê que diz: às vezes, estamos perto demais para enxergarmos os problemas. E isto faz todo sentindo em se tratando de negócios. Muitas vezes, empreendedores estão tão mergulhados em suas empresas que não conseguem enxergar falhas óbvias, levando a prejuízos e, às vezes, até a falência.

Como Reverter esta Situação

Pode parecer óbvio, mas é surpreendente a quantidade de empresas que passam por isto e não conseguem enxergar. Por isto, separamos para você dois exemplos que deixarão clara a importância do marketing para contornar esta situação. Veja como pequenas mudanças no processo estrutural, na comunicação ou no marketing podem dar um up no seu negócio.

Loja de Roupas de Grife

O objetivo da loja era claro: precisava aumentar as suas vendas. O número de clientes diminuía e, apesar de ter um bom fluxo de visitantes dentro da loja, muita gente não comprava nada. Os clientes achavam os produtos muito caros. Mas, por que? A loja era bonita e bem organizada, oferecia roupas de qualidade e tinha um ótimo atendimento. Além disto, sua proposta de valor era bem definida perante o público esperado.

A resposta estava na forma de captação de clientes que a empresa adotava. Fazia anúncios em faixas na rua e a distribuição de flyers nas redondezas. Estes métodos definitivamente não evidenciavam a sua proposta de valor. As pessoas que recebiam o flyer chegavam na loja esperando encontrar produtos mais baratos. Ao se deparar com uma loja de grife, era claro que iriam achar tudo muito caro.

Substituindo o flyer, que é uma mídia com baixo valor agregado, por publicidade através de um mini catálogo produzido pela própria loja e distribuído em locais estratégicos, como salões de beleza, mudou a percepção do produto e consequentemente atraia clientes já segmentados para o público alvo da loja.

A moral da história é que, se você não atrai o público correto, você não vende. Uma simples mudança no método de abordagem ao cliente resolveu essa situação. Eis a nossa primeira constatação do quão alta é a importância do marketing para uma empresa.

Academia

A academia precisava atrair mais clientes. Por isto, investia em diversos meios de comunicação, além de realizar reformas estruturais, etc. Apesar dos esforços, nada disto conseguia reverter a queda brusca de clientes. Suas campanhas eram boas, com proposta e design bem feitos. Eram direcionadas aos jovens, público alvo bem definido. Além disto, a academia era excelente e tinha localização privilegiada. Então, o que estava acontecendo?

O que acontecia era que a academia ficava em um dos bairro com maior população de idosos em Belo Horizonte. Apesar de seus clientes atuais terem a média de idade muito alta, a academia fazia sua publicidade e adaptações internas direcionadas ao público jovem.

Pois bem, aí está o que já comentamos anteriormente. Muitas vezes, os empreendedores estão tão mergulhados em seus negócios e propostas iniciais que não conseguem enxergar o que está acontecendo à sua volta. Era bem óbvio que um profissional formado em Educação Física, que foi personal trainer durante anos, iria definir os jovens como seu público alvo. Mas, nem sempre o que imaginamos ou esperamos é o que realmente acontece.

Após perceber a importância do marketing, realizaram pequenas mudanças na comunicação e na estrutura da academia, e ela virou um sucesso. Foram feitas adaptações para atender ao real público, que é o de terceira idade, como:

  • Trocar a aula de luta por aula de dança;
  • Substituir a música de balada que toca em academia para músicas ambientes;
  • Adicionar serviços como hidroginástica, fisioterapia, etc.

Além de fazer as adaptações ao público correto, eles perceberam que seria importante comunicar estas mudanças de forma clara nas mídias em que investia.

A Importância do Marketing para a Sua Empresa

Abrir as portas não é o suficiente, pois sabemos que os clientes não caem do céu. Muitas vezes, precisamos nos afastar um pouco da empresa para enxergar o plano como um todo. Com este texto, conseguimos perceber claramente qual é a importância do marketing e como fazer com que ele trabalhe ao seu favor.

Para abrir e manter uma empresa, é preciso planejar muito bem o seu modelo de negócio e também o marketing. É importante também separar uma verba para realizar uma comunicação bem feita e direcionada ao público certo. Uma boa forma de se redirecionar um negócio é através da ajuda de profissionais especializados.

A Cia Websites, por exemplo, tem mais de 5 anos de mercado, trabalhando sempre para entregar aos clientes soluções na medida certa para seus objetivos. Uma das nossas funções é indicar aos  clientes um caminho que traga mais resultados ao negócio dele. Somos especializados em marketing digital, e uma visão mais ampla sobre o seu negócio pode ser a solução para que seus objetivos sejam alcançados. Entre em contato e vamos conversar! Clique para ligar (31) 3564-2776 ou para enviar um e-mail contato@ciawebsites.com.br

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Formado em publicidade e propaganda, trilhou caminho por diversas agências de publicidade até cair de cabeça no marketing digital. Hoje, cursando MBA em marketing, expandiu de vez sua visão mercadológica, sendo capaz de fazer uma análise completa do ambiente virtual das empresas. Especialista em Inbound Marketing e atleticano, gosta de assistir aos jogos tomando uma cerveja e aproveita o final de semana se dedicando ao lazer.

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