O que são personas negativas e qual a sua importância no marketing digital?

Se você trabalha com marketing digital, já deve pelo menos ter ouvido falar sobre as personas e talvez até use o conceito no seu dia a dia de trabalho. Mas e quanto as personas negativas, você já as conhece?

Pois é, as personas são uma espécie de perfis hipotéticos dos seus potenciais clientes ideais.

Representações daquelas pessoas nas quais o seu produto ou serviço foi feito pensando nelas, para resolver algum problema, realizar uma vontade, etc. 

Pensando nisso, o que seria exatamente uma persona negativa? É o que você confere no post de hoje, além de entender qual a sua importância em uma estratégia de marketing digital. Vamos lá!

O que é uma persona negativa?

Ao contrário do que o nome do conceito possa sugerir, uma persona negativa não é o contrário de uma persona tradicional, mas sim um perfil de alguém que preenche quase que por completo os requisitos de uma persona, mas por algum motivo deixa de comprar o seu produto ou serviço.

E esse motivos podem ser diversos, como por exemplo a pessoa não poder pagar o valor estipulado ou não morar num raio de distância na qual o seu empreendimento atenda, etc. 

Definir as personas “positivas” do seu negócio é uma tarefa muito importante capaz de aumentar os índices de conversão e vendas, sendo um das principais formas de otimizar as estratégias de marketing.

Mas saber identificar uma persona negativa também é uma tarefa importante. Entenda melhor no próximo tópico. 

Qual a importância da persona negativa?

Um dos principais motivos para definir bem a ou as personas negativas do seu negócio é que sabendo quem são elas você pode deixar de investir tempo e dinheiro em pessoas que não oferecerão retorno para sua empresa.

Assim, suas ações voltadas para pessoas que realmente poderão fechar negócio se tornam muito mais eficientes e assertivas.

Mas aí você pode estar se perguntando:

“Nesse caso eu não estaria abrindo mão de um cliente em potencial?”

Encare essa estratégia de não investir em uma persona negativa como uma forma de economia de esforços ao deixar de focar tanto em uma audiência que não será lucrativa.

No caso de personas negativas que deixam de comprar o seu produto ou serviço em função do preço, é interessante oferecer vez ou outra alguma vantagem promocional como um cupom de desconto, por exemplo.

Mas tenha em mente que essa é uma forma de captar clientes ocasionais, que provavelmente não pagarão pelo preço normal.

Não pode ser considerada uma prática constante, pois você estaria desvalorizando seu produto.

Como defini-las?

Como já dissemos, as personas negativas são bastante semelhantes as personas convencionais, diferindo em poucos pontos.

Isso pode ser um grande dificultador na hora de defini-las. No entanto, com um pouco de atenção é possível sim identificá-las.

O primeiro passo para isso é conhecendo bem os clientes que você já possui, já que é com base no perfil deles que você conseguirá definir suas personas ideais.

Outra forma de identificar personas negativas é consultar a equipe de venda e pedir que ela observe e levante os empecilhos mais comuns na hora de vender, pois provavelmente eles podem determinar padrões. 

E os padrões que levam as pessoas a não comprar muito provavelmente serão indicadores de personas negativas

Da mesma forma, identifique também os motivos das reclamações dos clientes que compraram e não comprariam de novo de você.

Assim você consegue entender melhor o comportamento tanto das personas quanto das personas negativas. Fique de olho!

Outra dica para identificá-las é observando os clientes que o seu produto ou serviço não é capaz de atender sozinho. 

Muitas empresas na tentativa de não perder cliente nenhum costumam se desdobrar para cumprir com muito mais do que realmente oferecem na tentativa de fechar negócio a qualquer custo, seja em questão do serviço, preço inferior ao original, etc.

Cabe analisar se esse esforço para oferecer algo com o qual sua empresa não conta ou então deixar de lucrar com descontos só para pessoas muito específicas comprarem, pois esses clientes não são suas personas ideais, mas sim personas negativas.

Concluindo

O nosso post vai chegando ao fim! Nele você aprendeu o que são personas negativas e como é possível identificá-las e diferenciá-las das personas ideais.

Nossa intenção não é fazer com que você não invista nelas de jeito nenhum, mas que analise cada caso e decida se vale a pena ou não tentar revertê-las. 

O que não vale a pena de modo geral e gastar esforços em campanhas de marketing voltadas para elas, sendo que você pode estar deixando de lado uma persona com muito mais probabilidade de comprar.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma sugestão de tema para os nossos posts? Deixe um comentário abaixo e vamos bater um papo! 

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Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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