O que é Inbound Marketing? Entenda mais! 10 jan

O que é Inbound Marketing? Entenda mais!

Com o surgimento do marketing digital, diversas estratégias de marketing foram criadas ao longo dos anos com o intuito de criar uma comunicação mais próxima com os consumidores, sendo o Inbound Marketing uma dessas estratégias. 

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração, consiste em atrair os clientes até a empresa, disponibilizando conteúdos de valor em sites e blogs, por exemplo, que sejam direcionados para o público-alvo e ofereçam uma solução para o seu problema. 

Sendo assim, com esses conteúdos, sua empresa consegue transmitir autoridade e conquistar a audiência, atraindo novos usuários para ela e criando um relacionamento próximo e duradouro. 

A estratégia de Inbound Marketing tem o objetivo de educar o público-alvo com seus conteúdos, estreitando relações, fazendo com que avancem nos estágios do funil de venda e cheguem até a última etapa de conversão, que é a compra, tornando assim, uma estratégia interessante para empreendedores que pensam a médio-longo prazo.

Para entender melhor sobre o que é Inbound Marketing e como funciona, continue lendo o post!

Pra começar: o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing nada mais é do que um conjunto de ações, ideias e estratégias que visam atrair o consumidor ideal (audiência específica e pré-determinada) por meio de conteúdo relevante e útil. Esses conteúdos devem ter por objetivo resolver os problemas e necessidades reais desse público, por isso mesmo, é fundamental conhecer o tipo exato do público que você quer atingir.

Ao contrário do marketing tradicional (outbound), o inbound não trabalha com interrupções, mas com a permissão do usuário, que autoriza que a empresa entre em contato com ele por diversos canais digitais, a partir do momento que ele oferece os dados para a mesma, e em troca, a empresa entrega conteúdos valiosos para o usuário.

Nesse tipo de trabalho, o objetivo é fazer com que a empresa se torne uma verdadeira referência no seu nicho de atuação e assim conquiste credibilidade para alcançar um grande número de pessoas, aumentando a chance de conseguir potenciais clientes.

A palavra-chave do Inbound Marketing é relacionamento, ou seja, a construção do relacionamento com o público-alvo é fundamental para que no futuro essas pessoas se transformem em clientes.

Funil do inbound marketing
Funil do inbound marketing

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem como finalidade:

  • consolidar a presença digital da empresa;
  • atrair uma base sólida de potenciais clientes para sua empresa;
  • criar um relacionamento forte com clientes e potenciais clientes;
  • facilitar o fluxo de venda;
  • fidelizar clientes;
  • reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes) à médio-longo prazo.

A estratégia é importante para qualquer negócio, pois possui a capacidade de atrair potenciais clientes, conduzindo eles a uma jornada de compra. 

Diferente do modelo tradicional de Outbound Marketing, que busca ativamente os clientes por meio de anúncios, no Inbound Marketing, a empresa busca atrair o usuário de forma orgânica.

Segundo a HubSpot, empresa norte-americana de marketing, o Inbound Marketing gera 54% mais leads que o marketing tradicional, por meio do Marketing de Conteúdo e do SEO, utilizando os seguintes meios:

  • sites;
  • blogs;
  • mídias sociais;
  • materiais ricos;
  • e-mail marketing;
  • newsletters.

Para entender melhor como funciona o Inbound, pense que você está procurando atrair um pássaro até você, colocando sementes na sua varanda. 

Com as sementes, você vai conseguir aproximar o pássaro de você, sem precisar capturá-lo.

E ao continuar alimentando ele, é possível criar relação de confiança, que fará com que o pássaro volte mais vezes. 

Essa analogia representa o processo de Inbound Marketing, que com seus conteúdos de valor, atraem o usuário e criam uma conexão com ele.

Dessa forma, seu potencial cliente se torna mais receptivo a receber uma oferta ou promoção da sua empresa, o que influencia diretamente em sua decisão de compra. 

Benefícios do Inbound Marketing

Utilizar da estratégia de Inbound Marketing na sua empresa pode ser muito vantajoso, trazendo diversos benefícios. Confira alguns desses benefícios:

Atrai o cliente ideal

Quando você cria conteúdos específicos para a sua persona, você acaba atraindo o cliente ideal para o seu negócio. 

Imagine que você possui uma loja online de roupas e cria um conteúdo sobre “tendências de roupa para o verão”. 

Os usuários que forem atraídos por este conteúdo já serão pessoas interessadas em descobrir novas peças de roupa.

Com conteúdos segmentados e direcionados para um potencial cliente, você aumenta ainda mais as chances de venda para o seu negócio. 

Cria um relacionamento com o usuário

Os relacionamentos entre as pessoas precisam ser uma via de mão dupla, em que ambas têm algo a oferecer na relação. 

Imagine manter amizade com um amigo que só te pede coisas, mas nunca está disposto a te oferecer nada em troca? 

A relação enfraquece e esse amigo passa a ser considerado desagradável, assim como acontece com as empresas que só oferecem produtos para o cliente comprar. 

Por esse motivo, é importante implementar o Inbound Marketing na sua empresa, para que você possa oferecer conteúdos de interesse para seu público-alvo, fortalecendo assim o relacionamento entre vocês.

De acordo com a iMedia Connection, mais de 60% dos consumidores passam a ter uma impressão positiva sobre uma empresa depois de consumir um conteúdo da mesma.

Portanto, ao compartilhar conteúdos úteis e que resolvem o problema do usuário, ele irá adquirir o sentimento de gratidão e confiança. 

Aumenta o poder de persuasão 

Muitos dos comportamentos do ser humano costumam ser inconscientes, principalmente na hora de realizar uma compra. 

Existem vários gatilhos mentais que despertam inconscientemente o desejo de compra no consumidor, sendo a reciprocidade um deles. 

Quantas vezes você já ganhou algo e sentiu vontade de retribuir? 

Como quando você recebe um presente de aniversário de um amigo e acredita que deve retribuir no aniversário dele. 

A mesma coisa acontece no Inbound Marketing, quando o usuário pesquisa uma dúvida no Google e encontra a resposta no seu site, ou quando você envia um e-book gratuito por e-mail mostrando com algum passo a passo. 

Diminui o custo de investimento

Por conta dos seus meios de atração e estratégias utilizadas, o Inbound Marketing chega a ser 62% mais barato do que o Marketing convencional.

Existem diversos fatores que influenciam o seu valor, mas podemos dizer que a manutenção de um blog ou de uma rede social costuma ser bem mais barata do que a criação de anúncios pagos.

Além disso, como falado acima, os usuários atraídos pelo Inbound são bem segmentados, o que aumenta as chances de conversão.  

As 4 Etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é constituído por 4 etapas principais: atração, conversão, relacionamento e venda.

Cada etapa é muito importante e deve ser bem planejada para atingir o resultado esperado. 

Veja como cada etapa do Inbound Marketing funciona:

1. Atração

Para atrair um usuário, deve-se criar conteúdos relevantes para a persona, em blogs, redes sociais e sites, utilizando principalmente a estratégia de SEO. 

O SEO é de extrema importância para que o seu conteúdo ou site seja encontrado pelo usuário, pois é através dele que o Google irá ranquear sua página nas primeiras posições, de acordo com a palavra-chave pesquisada. 

Dados mostram que 61% dos profissionais de marketing declararam que melhorar o SEO e aumentar a presença orgânica é a prioridade da sua estratégia de Inbound.

2.  Conversão

No Inbound Marketing, não basta apenas atrair usuários para o seu site, também é necessário convertê-lo em lead. 

Nesta etapa, é preciso criar CTAs (chamadas para a ação) ao longo do seu conteúdo, para que ele possa, por exemplo, baixar um e-book, sendo necessário inserir o e-mail para ter acesso a esse conteúdo. 

Dessa forma, você vai conseguir obter seu contato, mantendo a comunicação com o lead mesmo que ele saia do seu site, entrando em contato futuramente e criando um relacionamento duradouro.   

3. Relacionamento

Essa é uma das etapas mais importantes para transformar o seu lead em cliente.

Antes de começar a enviar ofertas e promoção para o lead, é preciso trabalhar a relação e a confiança, realizando a nutrição de lead, com newsletters, conteúdos relevantes e materiais gratuitos. 

Mostre que a sua empresa está disposta a solucionar seus problemas e avance na relação de acordo com o interesse do seu lead.  

4. Venda 

Se engana quem pensa que criar conteúdos não é relevante para conquistar clientes. 

Uma pesquisa feita pela Forrester Research mostrou que 82% dos compradores visualizam, em média, pelo menos 5 conteúdos de uma empresa antes de escolher sua solução.

Por isso é tão importante fazer a nutrição do lead, para poder facilitar o processo de venda e conquistar seu cliente. 

Com ferramentas de automação de e-mail, você consegue criar fluxos e segmentações, direcionando o usuário para promoções e ofertas de acordo com o seu estágio no funil de vendas e os seus interesses. 

8 dicas para fazer um bom inbound marketing

inbound marketing
  1. Produza conteúdos relevantes: não há como fazer um bom inbound marketing sem focar na construção de conteúdos de valor, pois esta é a base da estratégia. Para criar conteúdos de qualidade, o fundamental é conhecer as dores, dúvidas e problemas do público-alvo. 
  2. Elabore conteúdos para cada etapa do funil: para conduzir o cliente a se decidir pela compra, é necessário levar em conta a sua jornada. O funil de vendas, consiste em conteúdos para etapa de topo (conhecimento), meio (consideração) e fundo (fechamento).
  3. Aplique técnicas de SEO: não é suficiente criar bons conteúdos, é preciso que eles sejam encontrados. Por isso, investir em técnicas de SEO é tão relevante, pois possibilita que o usuário ao digitar, por exemplo “amplificador de som”, encontre nas primeiras páginas do Google, o seu texto que trata do assunto.
  4. Crie perfis em redes sociais: os usuários não apenas utilizam o Google para pesquisar produtos e serviços, eles também usam as redes sociais. É por esta razão, que ter perfis em diferentes redes é importante para a eficiência da estratégia.
  5. Aposte em formatos variados para apresentar o conteúdo: além de blogs, outros recursos são estratégicos, como vídeos, infográficos e e-books.
  6. Use e-mail marketing: o e-mail marketing é uma ferramenta que deve estar inserido entre os canais de divulgação, assim como as redes sociais, já que eles impactam diretamente a base de contatos da empresa.
  7. Elabore landing pages: as landing pages são páginas de captura, elas são eficientes para aumentar a base de contatos, logo permitem a geração de mais vendas. Lembre-se que, como qualquer conteúdo, o texto da landing page deve ser atrativo.
  8. Invista na otimização do site: para elevar as possibilidades de ser encontrado, é fundamental criar um site responsivo, com páginas que abram com velocidade e assim permita uma navegação sem complicações. Uma boa experiência do usuário no site é um dos fatores de ranqueamento.

Esperamos que essas dicas tenham colaborado com a sua estratégia de inbound marketing. Se gostou, compartilhe com seus amigos.

Como implementar o inbound Marketing e a sua importância

Como implementar o inbound Marketing e a sua importância

O Inbound Marketing é uma estratégia que vem sido usada por cada vez mais marcas e empresas. 

No entanto, se ela não for implementada corretamente, há um grande risco de não se tornar a máquina de captação de leads e de clientes você espera. 

Esse é um dos principais entraves de quem quer iniciar as ações de inbound. As pessoas costumam atropelar o primeiro passo de planejamento e isso pode trazer consequências terríveis para a estratégia.  

Se você quer saber como implementar o inbound marketing na sua empresa e entender melhor a sua importância, esse post chegou na hora certa! Continue a leitura!

Inbound marketing – mas o que é isso exatamente?

Basicamente, o inbound marketing é uma estratégia feita para atrair a atenção do público-alvo, fazendo com que as pessoas se tornem clientes. E isso é feito através do oferecimento de conteúdo relevante publicado na internet. 

Por esse motivo é de extrema importância pensar na criação de um site ou blog que possua informações de qualidade e atraentes o suficiente para que as pessoas cheguem até sua empresa.

O inbound pode ser considerado o contrário de outbound marketing. Isso porque ele atua na atração, como já dissemos, e não o contrário, de forma intrusiva como as intervenções de outbound. 

Importância do Inbound Marketing

Bom, a importância do inbound marketing se dá pela nova configuração de distribuição das informações, uma mudança causada pela internet. Ela fez com que haja muito mais conteúdo sobre praticamente qualquer assunto e que seja muito fácil encontrá-lo.

Graças aos mecanismo de busca como o Google, agora as pessoas pesquisam mais antes de comprar algo. Isso faz com que gerar o interesse do público pelo produto, serviço ou experiência que você oferece muitas vezes seja mais interessante e assertivo do que criar um anúncio, que pode até não ser relevante para determinadas pessoas e acabar afastando-as. 

Dessa forma, como se trata de uma estratégia mais segmentada, o inbound é capaz de reduzir bastante o trabalho da equipe de vendas, pois é possível filtrar aqueles que realmente estão interessados. 

Como implementar o Inbound Marketing – passo a passo

Definição de público e de personas

O primeiro passo é identificar muito bem quem é o público do seu segmento. A partir disso é possível ir ainda além e definir as suas personas, que são os perfis dos seus clientes ideais, pessoas hipotéticas e informações como gênero, idade, objetivos, dores, etc. 

As personas te fornecem dados essenciais que vão orientar as suas próximas ações, como por exemplo o tipo de conteúdo que precisa ser construído para atrair essas pessoas até o seu serviço ou produto.

Planejamento e métricas

Uma boa estratégia de Inbound Marketing deve contar com um bom planejamento e com a estipulação de metas realistas. 

Um dos grandes benefícios do Inbound e do marketing digital é que praticamente tudo é mensurável. Sendo assim, é necessário acompanhar algumas métricas, para saber se sua estratégia está sendo eficiente. 

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Alguns números podem ser acompanhados semanalmente, mensalmente, etc. Mas lembre-se de determinar um objetivo, como triplicar o número de leads em até 3 meses, etc. 

A jornada de compra e o funil de vendas

Uma vez que você consegue atrair um cliente em potencial até um conteúdo específico, deve ter em mente que nem sempre ele pode já estar pronto para efetuar uma compra e fechar negócio. 

Por esse motivo é necessário pensar em uma série de outros conteúdos para nutrir esse lead e fazer com que ele passe por toda uma jornada de compra: 

  • Atrair através de conteúdo relevante, qualificado e específico que apresente soluções às dores do seu cliente; 
  • Converter e relacionar construindo um relacionamento com o consumidor e nutrindo-o com informação mais exclusiva e aprofundada. Também é o momento de pedir algo em troca, geralmente os dados de contato através de uma landing page;
  • Apresentar o seu produto ou serviço, suas qualidades e diferenciais em relação aos concorrentes e enfim, se o lead estiver pronto,vender. 

É algo que se assemelha bastante a um funil:

A jornada de compra e o funil de vendas

Esteja nas redes sociais

As marcas e empresas precisam saber que além de manter site e blogs atualizados com conteúdo relevante, devem também manter uma constância de publicações nas redes sociais. 

Isso é necessário, pois atualmente estima-se que 70% da população do Brasil está nas redes sociais. Facebook, Instagram, Whatsapp, LinkedIn, YouTube, etc., possuem o poder de atrair e se aproximar do público, se relacionar com ele, divulgar seu conteúdo, etc.  

SEO

Bom, se você chegou até aqui deve ter entendido a importância do meio digital no inbound. Tanto é que pesquisas apontam que 75,7% das pessoas buscam por valores e ofertas online antes de concretizar uma compra.

Mas é preciso se destacar de alguma forma nesses mecanismos de busca para que as pessoas cheguem até o seu site ou blog. Se você está produzindo conteúdo de qualidade isso já é meio caminho andado, no entanto é possível ir além e usar mais técnicas de SEO.

Ou seja, deixar suas páginas otimizadas, “agradáveis” para os algoritmos de ferramentas de busca a fim de que elas sejam bem ranqueadas. 

Estratégia de Inbound Marketing – Turbine suas vendas!

Estratégia de Inbound Marketing – Turbine suas vendas!
Estratégia de inbound marketing

Se você é um empreendedor, é quase óbvio que deseja conquistar e fidelizar cada vez mais clientes. E, o que você acharia de conseguir isso de maneira bem mais prática e recompensadora, para ambas as partes, do que tem feito até hoje? Se gostou da ideia, precisa conhecer o por quê a estratégia de inbound marketing tem sido considerada a sensação do momento, no mundo corporativo.

Como você já deve ter ouvido falar, ao contrário do outbound marketing (marketing tradicional) — que funciona, principalmente, por meio da divulgação de propagandas e anúncios —, com as ações de inbound marketing, é o seu potencial cliente (lead) que vem até você.

Seja o seu negócio focado na venda de produtos, como uma batedeira industrial ou outros serviços, a estratégia é uma das mais eficientes na captação de novos clientes.

Então, chegou a hora de descobrir os motivos por trás da fama dessa nova forma de se fazer marketing. Comece a aplicar o inbound, hoje mesmo, na sua empresa! É só continuar a leitura e vir com a gente pelo caminho do sucesso!

O que é a estratégia de inbound marketing?

Ao implementar em sua empresa uma estratégia de inbound marketing, também conhecida como “marketing de atração”, é possível investir menos esforços na busca por novos clientes e, mesmo assim, alcançar resultados tão bons (ou até melhores!) do que com o marketing tradicional. Essa é uma ideia tentadora, diga-se de passagem!

No dia a dia do inbound, o seu lead está na internet em busca de informações sobre as possíveis soluções para um determinado problema o qual ele enfrenta. Por meio do marketing de conteúdo — uma das principais ferramentas do inbound — você oferece informações e materiais de importância para ajudá-lo na resolução dessas dificuldades.

Por exemplo, se a sua empresa é especializada em manutenção de geradores ou topografia, produzir textos que esclarecem de fato uma determinada questão, é algo determinante para, ao final, apresentar a solução. Enquanto isso, inicialmente, a sua ação traz como retorno dados pessoais e profissionais sobre esse lead.

Isso permite que você conheça melhor o perfil das pessoas que procuram pelo seu produto ou serviço, munindo-se de recursos para captá-las com ainda mais efetividade. Assim, você terá mais chances de conduzir seus prospects ao desfecho desejado. Ou seja, aumentar vendas online ou físicas e reforçar o seu reconhecimento no mercado.

Seguindo esse raciocínio, entenda agora, de forma ainda mais detalhada, as principais vantagens de se adotar essa estratégia. Afinal, elas fizeram com que o inbound marketing tenha recebido tanto destaque. Hoje, ela é considerada uma das ferramentas mais eficientes e lucrativas da atualidade para atração, aquisição e fidelização de clientes.

Quais as vantagens da estratégia de inbound marketing?

Agora, você vai conhecer alguns dos principais benefícios de se implementar o inbound marketing em seu negócio.

Marketing passivo

Como dissemos, a maioria das ações de inbound marketing são consideradas como passivas. Ou seja, não é você quem corre atrás dos possíveis clientes. São eles que vão em busca do seu conteúdo e, consequentemente, do seu produto ou serviço!

Esse fator já traz, em si mesmo, uma grande vantagem em relação ao marketing tradicional. Afinal, se essas pessoas chegaram até você, por livre e espontânea vontade, é bem provável que elas já tenham algum tipo de interesse em conhecer melhor sobre o seu segmento ou as soluções que você oferece.

Isso facilita muito ao fazer com que esses leads escorreguem pelos estágios do funil de marketing, gerando excelentes resultados, muitas vezes, em um curto prazo de tempo e com muito menos esforços.

Educação do mercado

Na estratégia de inbound marketing, você se utiliza, principalmente, da disponibilização de materiais dotados de informações relevantes sobre o seu nicho de mercado e as soluções existentes, para que o seu público os encontre nas buscas que realiza pela internet.

Aqui, as vantagens da educação do mercado fazem parte de uma espécie de combo. Você ensina o cliente sobre seu segmento de atuação, seu produto ou serviço. Ao mesmo tempo, possibilita que ele se interesse pela sua empresa. Ou seja, em uma única ação, você alcança vários objetivos, de uma só vez.

Alguns dos principais recursos de marketing de conteúdo que podem ser utilizados para implementar o seu inbound marketing, com o intuito de fisgar e educar seus potenciais clientes são:

  • criação de sites;
  • produção de conteúdo para blogs;
  • estratégias de SEO;
  • elaboração de e-books;
  • presença nas redes sociais;
  • disparos de e-mail marketing;
  • divulgação de podcasts e vídeos.

Além disso, ainda há outras técnicas, como os testes A/B em automação de marketing, etc. Ah e também é importantíssimo lembrar que, para a eficácia dessas táticas e um perfeito engajamento do público, a frequência e a continuidade das publicações se fazem primordiais.

Relacionamento e fidelização

Uma estratégia de inbound marketing bem-feita gera a criação de um ambiente propício ao relacionamento cliente + empresa. Ao oferecer conteúdos de qualidade ao seu público, ele enxergará você como uma referência. Além disso, também o verá como alguém em quem pode confiar, quando for necessário procurar por ajuda sobre o assunto de que você trata.

Essa confiança faz com que ele tenha interesse em manter contato com sua instituição, e vice-versa. Além de gerar autoridade e confiabilidade para a sua marca, outra feliz consequência é perceber que, quanto mais você beneficia seu potencial cliente — oferecendo mais e mais materiais significativos e sólidos —, maiores serão as suas chances de fidelizá-lo, após as primeiras compras.

Remarketing

Uma coisa é certa: cliente que confia e que passou por uma boa experiência de compra com a sua empresa, volta sempre a fazer novos negócios. Ou seja, se torna fiel! Essa é a base das ações de remarketing — utilizar novamente as variadas ferramentas das estratégias de inbound marketing para realizar novas vendas aos mesmos clientes.

Mas, para que seja possível realizar um bom remarketing, é imprescindível que as etapas anteriores do processo sejam feitas com bastante dedicação. Estamos falando do atendimento, das vendas, das entrega, pós-venda, etc.). Isso fará com que o interesse do cliente em seus produtos e serviços se mantenha durante toda a jornada, levando-o a realizar novas transações futuras.

Agora, você já entendeu os motivos que levam o inbound marketing a estar no topo das táticas de atração, aquisição e fidelização de clientes, bem como as principais vantagens de aplicá-lo, certo? Então, que tal colocar o aprendizado em prática?

A seguir, listamos as principais etapas do processo de inbound marketing, confira:

4 etapas da estratégia de inbound marketing

1º  A Prospecção de clientes

Essa primeira etapa consiste em atrair possíveis clientes, pessoas que demonstram interesse pelo seu negócio, ou seja, gerar leads. Para isso, você pode adotar táticas de marketing digital, como: marketing de conteúdo, SEO, anúncios, e-mail marketing, etc. 

O importante aqui é identificar os melhores canais para o seu público alvo, aquele em que as pessoas mais interagem e têm mais chance de converter em vendas.

2 º Qualificar os leads

Depois que você atrair os possíveis clientes, está na hora de realizar a qualificação. Esse processo, nada mais é, do que se certificar que aquele lead é de fato uma oportunidade de venda. 

Por que essa etapa é importante? Porque ela evita que o setor de vendas gaste tempo e esforço em um contato que não vai realmente realizar a compra do produto ou serviço. 

3 º Apresentação da oferta

Essa é a fase da conquista. É aqui que o time de vendas deve utilizar todas as suas armas para fechar o negócio e apresentar soluções que atendam às expectativas. Por isso, nesse processo é fundamental conhecer as dores, necessidades e os desejos do seu público, para poder oferecer produtos e serviços que atendam a esses fatores.

Apresentou o produto? Agora está na hora de negociar com o cliente e fechar o negócio.

4º Estratégias de vendas: a Fidelização

Venda realizada? Não acabou por aqui. Vamos para a última fase da estratégia de vendas, onde a ideia é superar as expectativas do cliente para chegar ao encantamento. Com isso, você torna este consumidor fiel à sua marca e assim, além de comprar outros produtos e serviços da sua empresa, ele ainda vai indicá-la.

Para isso, é preciso ir além, entregar mais do que o cliente espera e surpreender. Além disso, é fundamental mostrar que sua empresa realmente se preocupa com ele e está disposta a ouvi-lo e ajudá-lo sempre que necessário.

A importância do blog no Inbound Marketing

Blog, em uma tradução livre, significa “diário online” e pode ser definido como página da internet em que são publicados diversos conteúdos sobre um tema específico ou geral, que podem ser textos, imagens, animações, infográficos, músicas ou vídeos.

Por serem páginas que oferecem ferramentas fáceis de serem utilizadas, os blogs, que podem ser individuais ou coletivos, têm feito sucesso no mundo da web, principalmente pela interação que eles proporcionam com os leitores.

Agora vale pensar: o que os blogs têm a ver com Inbound Marketing? E nós te respondemos: TUDO! Afinal, toda estratégia precisa ter um centropara funcionar não é mesmo?

Se tratando de Inbound Marketing, o centro dessa estratégia são os blogs, pois eles integram site, mídias sociais, publicidade online, e-mail marketing e técnicas de SEO do Google, entre outras ferramentas em um lugar só.

O Inbound une marketing e tecnologia a fim de fazer a gestão integrada de todos os canais digitais de uma marca/negócio e são os blogs que irão fortalecer a estratégia Inbound, consolidando a presença da marca, além de aumentarem consideravelmente o tráfego e a geração de leads do negócio.

Neste post vamos esclarecer quais são as vantagens da criação de um blog dentro de uma estratégia de marketing digital, principalmente se você quer usar o Inbound Marketing para aumentar o alcance do seu negócio. Vamos lá?

Vantagens de criar um blog para o seu negócio: entenda importância do blog no Inbound Marketing

Como já explicamos, o blog é o centro do Inbound Marketing, pois é nele que estará reunido todo o conteúdo produzido pela empresa, como textos, vídeos, infográficos e imagens, etc. Quando você investe em um blog, todo o seu conteúdo terá um objetivo e tudo estará interligado a fim de contribuir para o sucesso da sua empresa.

Em um primeiro momento, a estratégia pode ser a geração de tráfego então, o foco será a criação de posts simples e diretos aliados a infográficos que irão trabalhar para a conversão no topo de funil, já no meio do funil a intenção é manter os leads interessados, então os conteúdos entregues poderiam ser posts mais extensos aliados a vídeos.

Por fim, no fundo do funil o objetivo é a geração de leads qualificados então os conteúdos poderiam ser ainda mais completos aliados a espaços que permitam a troca de informações, como por exemplo webinars para os usuários tirarem dúvidas.

Enfim, esse assunto de funil de vendas e seus estágios ficam para um próximo post. Mas você percebeu que todas as ações do inbound marketing acontecem dentro do blog? Incrível a capacidade dessa ferramenta, né? Mas não para por aí… ainda temos outras vantagens dessa ferramenta para te contar!

O blog faz com que os clientes venham até você

Isso mesmo! No Inbound, ter um blog com excelência em conteúdo de qualidade para oferecer, faz com que a empresa seja respeitada e considerada uma referência no mercado, portanto, naturalmente seu público virá até você. Pelo fato de ter uma relação direta e verdadeira com o cliente, a empresa referência oferece conteúdo valioso em troca de informações.

Durante esse processo, a empresa se torna “amiga” do cliente e consegue muito mais conversões em vendas, além de ter um custo muito menor na captação dos clientes.

Um blog aumenta o alcance da sua marca

Não há como negar, ao ter um blog, as chances da sua marca ser conhecida por mais pessoas são muito maiores! Afinal, do que adianta ter um site bom se ninguém nunca ouviu falar dele ou da sua empresa?

Por meio do blog, você poderá criar conteúdos incríveis, únicos e inesquecíveis que realmente façam a diferença na vida dos seus leitores e consequentemente, esses terão mais chances de serem compartilhados entre os círculos de relações dos leitores e aí, o céu é o limite. Quanto mais compartilhamentos, mais comentários e mais curtidas, mais chances de atrair clientes pra você?

Um blog aumenta o alcance da sua marca

Aumente sua base de dados

Só o fato de oferecer conteúdos inesquecíveis, certamente, fará com que as pessoas voltem sempre ao seu blog e passem a confiar cada vez mais na sua empresa. Ao ter os dados das pessoas você poderá deixar elas sempre informadas sobre o que passa na sua empresa, despertando cada vez mais o interesse pelos seus produtos e serviços. Com mais leads, consequentemente, as vendas também aumentam!

Como trabalhar o blog nas diferentes etapas do funil:

Topo do funil: atração e conversão

O topo do funil consiste no momento em que a pessoa descobre a dor e precisa saná-la.. Para isso, ele utiliza os mecanismos de busca para buscar informação. Nesse momento, percebemos o quanto é importante aliar técnicas de SEO ao inbound marketing.

É um bom trabalho SEO que fará sua marca ser encontrada pelo usuário, e é um conteúdo rico e relevante que converterá seu visitante em lead.

Forneça conteúdos completos e valorosos que, de fato, entreguem o que seu visitante busca. Agregando valor ao usuário, sem cobrar por isso, fará com que um gatilho seja acionado: o da reciprocidade. Dessa forma, fica muito mais fácil estreitar o vínculo com seu possível lead, captando seu e-mail ou a forma preferida para manter contato com o mesmo.

Meio do funil: relacionamento

Nessa etapa seu visitante já se tornou um lead e, agora, precisa ser convertido a cliente. Para isso, você precisa investir em relacionamento para gerar confiança, nutrindo o lead e o conduzindo ao fundo do funil.

Abuse do uso de newsletter e e-mail para entregar conteúdo relevante e mostrar que sua empresa está disposta a solucionar as dores do cliente.

Fundo de funil: venda

Os leads que chegam ao fundo do funil já costumam estar mais próximos de concluir a compra e, por isso, você deve aproveitar a confiança que já foi construída entre vocês para dar o próximo passo. Nesse estágio, já possível fazer uma abordagem comercial.

Utilize todas as informações que você possui sobre cada lead para fazer uma abordagem específica e personalizada para cada um. Caso você use o lead tracking, essa abordagem se torna ainda mais assertiva.

Encante seu público com um blog perfeito e alavanque suas vendas

O que você tá esperando pra ter um blog do seu negócio? Acho que agora deu pra entender que nunca foi tão importante investir nessa ferramenta fantástica, não é mesmo?

Encante seu público com conteúdos inesquecíveis e extraordinários por meio de um blog perfeito que ofereça exatamente aquilo que seu cliente precisa, pois essa é a peça chave para fazer com que sua empresa seja um verdadeiro sucesso de vendas.

Como implementar o Inbound Marketing na sua empresa

Agora que você já sabe a importância do Inbound Marketing e o retorno que ele pode trazer, está na hora de começar a implementar na sua empresa.

Nós da Cia Web Sites, agência líder em SEO, trabalhamos com o serviço de Inbound Marketing, utilizando as melhores ferramentas de marketing do mercado digital. 

Nosso objetivo é te ajudar a conquistar mais clientes de forma orgânica, impactando positivamente nos seus resultados financeiros. 

Aproveite a oportunidade e solicite uma proposta com a nossa equipe.

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