O que é Inbound Marketing? Entenda mais!

Mariana Por Mariana em 10 janeiro, 2022 ~ 7 minutos de leitura
O que é Inbound Marketing? Entenda mais!

Com o surgimento do marketing digital, diversas estratégias de marketing foram criadas ao longo dos anos com o intuito de criar uma comunicação mais próxima com os consumidores, sendo o Inbound Marketing uma dessas estratégias. 

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração, consiste em atrair os clientes até a empresa, disponibilizando conteúdos de valor em sites e blogs, por exemplo, que sejam direcionados para o público-alvo e ofereçam uma solução para o seu problema. 

Sendo assim, com esses conteúdos, sua empresa consegue transmitir autoridade e conquistar a audiência, atraindo novos usuários para ela e criando um relacionamento próximo e duradouro. 

A estratégia de Inbound Marketing tem o objetivo de educar o público-alvo com seus conteúdos, estreitando relações, fazendo com que avancem nos estágios do funil de venda e cheguem até a última etapa de conversão, que é a compra, tornando assim, uma estratégia interessante para empreendedores que pensam a médio-longo prazo.

Para entender melhor sobre o que é Inbound Marketing e como funciona, continue lendo o post!

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem como finalidade:

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  • consolidar a presença digital da empresa;
  • atrair uma base sólida de potenciais clientes para sua empresa;
  • criar um relacionamento forte com clientes e potenciais clientes;
  • facilitar o fluxo de venda;
  • fidelizar clientes;
  • reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes) à médio-longo prazo.

A estratégia é importante para qualquer negócio, pois possui a capacidade de atrair potenciais clientes, conduzindo eles a uma jornada de compra. 

Diferente do modelo tradicional de Outbound Marketing, que busca ativamente os clientes por meio de anúncios, no Inbound Marketing, a empresa busca atrair o usuário de forma orgânica.

Segundo a HubSpot, empresa norte-americana de marketing, o Inbound Marketing gera 54% mais leads que o marketing tradicional, por meio do Marketing de Conteúdo e do SEO, utilizando os seguintes meios:

  • sites;
  • blogs;
  • mídias sociais;
  • materiais ricos;
  • e-mail marketing;
  • newsletters.

Para entender melhor como funciona o Inbound, pense que você está procurando atrair um pássaro até você, colocando sementes na sua varanda. 

Com as sementes, você vai conseguir aproximar o pássaro de você, sem precisar capturá-lo.

E ao continuar alimentando ele, é possível criar relação de confiança, que fará com que o pássaro volte mais vezes. 

Essa analogia representa o processo de Inbound Marketing, que com seus conteúdos de valor, atraem o usuário e criam uma conexão com ele.

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Dessa forma, seu potencial cliente se torna mais receptivo a receber uma oferta ou promoção da sua empresa, o que influencia diretamente em sua decisão de compra. 

Benefícios do Inbound Marketing

Utilizar da estratégia de Inbound Marketing na sua empresa pode ser muito vantajoso, trazendo diversos benefícios. Confira alguns desses benefícios:

Atrai o cliente ideal

Quando você cria conteúdos específicos para a sua persona, você acaba atraindo o cliente ideal para o seu negócio. 

Imagine que você possui uma loja online de roupas e cria um conteúdo sobre “tendências de roupa para o verão”. 

Os usuários que forem atraídos por este conteúdo já serão pessoas interessadas em descobrir novas peças de roupa.

Com conteúdos segmentados e direcionados para um potencial cliente, você aumenta ainda mais as chances de venda para o seu negócio. 

Cria um relacionamento com o usuário

Os relacionamentos entre as pessoas precisam ser uma via de mão dupla, em que ambas têm algo a oferecer na relação. 

Imagine manter amizade com um amigo que só te pede coisas, mas nunca está disposto a te oferecer nada em troca? 

A relação enfraquece e esse amigo passa a ser considerado desagradável, assim como acontece com as empresas que só oferecem produtos para o cliente comprar. 

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Por esse motivo, é importante implementar o Inbound Marketing na sua empresa, para que você possa oferecer conteúdos de interesse para seu público-alvo, fortalecendo assim o relacionamento entre vocês.

De acordo com a iMedia Connection, mais de 60% dos consumidores passam a ter uma impressão positiva sobre uma empresa depois de consumir um conteúdo da mesma.

Portanto, ao compartilhar conteúdos úteis e que resolvem o problema do usuário, ele irá adquirir o sentimento de gratidão e confiança. 

Aumenta o poder de persuasão 

Muitos dos comportamentos do ser humano costumam ser inconscientes, principalmente na hora de realizar uma compra. 

Existem vários gatilhos mentais que despertam inconscientemente o desejo de compra no consumidor, sendo a reciprocidade um deles. 

Quantas vezes você já ganhou algo e sentiu vontade de retribuir? 

Como quando você recebe um presente de aniversário de um amigo e acredita que deve retribuir no aniversário dele. 

A mesma coisa acontece no Inbound Marketing, quando o usuário pesquisa uma dúvida no Google e encontra a resposta no seu site, ou quando você envia um e-book gratuito por e-mail mostrando com algum passo a passo. 

Diminui o custo de investimento

Por conta dos seus meios de atração e estratégias utilizadas, o Inbound Marketing chega a ser 62% mais barato do que o Marketing convencional.

Existem diversos fatores que influenciam o seu valor, mas podemos dizer que a manutenção de um blog ou de uma rede social costuma ser bem mais barata do que a criação de anúncios pagos.

Além disso, como falado acima, os usuários atraídos pelo Inbound são bem segmentados, o que aumenta as chances de conversão.  

As 4 Etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é constituído por 4 etapas principais: atração, conversão, relacionamento e venda.

Cada etapa é muito importante e deve ser bem planejada para atingir o resultado esperado. 

Veja como cada etapa do Inbound Marketing funciona:

1. Atração

Para atrair um usuário, deve-se criar conteúdos relevantes para a persona, em blogs, redes sociais e sites, utilizando principalmente a estratégia de SEO. 

O SEO é de extrema importância para que o seu conteúdo ou site seja encontrado pelo usuário, pois é através dele que o Google irá ranquear sua página nas primeiras posições, de acordo com a palavra-chave pesquisada. 

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2.  Conversão

No Inbound Marketing, não basta apenas atrair usuários para o seu site, também é necessário convertê-lo em lead. 

Nesta etapa, é preciso criar CTAs (chamadas para a ação) ao longo do seu conteúdo, para que ele possa, por exemplo, baixar um e-book, sendo necessário inserir o e-mail para ter acesso a esse conteúdo. 

Dessa forma, você vai conseguir obter seu contato, mantendo a comunicação com o lead mesmo que ele saia do seu site, entrando em contato futuramente e criando um relacionamento duradouro.   

3. Relacionamento

Essa é uma das etapas mais importantes para transformar o seu lead em cliente.

Antes de começar a enviar ofertas e promoção para o lead, é preciso trabalhar a relação e a confiança, realizando a nutrição de lead, com newsletters, conteúdos relevantes e materiais gratuitos. 

Mostre que a sua empresa está disposta a solucionar seus problemas e avance na relação de acordo com o interesse do seu lead.  

4. Venda 

Se engana quem pensa que criar conteúdos não é relevante para conquistar clientes. 

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

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Uma pesquisa feita pela Forrester Research mostrou que 82% dos compradores visualizam, em média, pelo menos 5 conteúdos de uma empresa antes de escolher sua solução.

Por isso é tão importante fazer a nutrição do lead, para poder facilitar o processo de venda e conquistar seu cliente. 

Com ferramentas de automação de e-mail, você consegue criar fluxos e segmentações, direcionando o usuário para promoções e ofertas de acordo com o seu estágio no funil de vendas e os seus interesses. 

Como implementar o Inbound Marketing na sua empresa

Agora que você já sabe a importância do Inbound Marketing e o retorno que ele pode trazer, está na hora de começar a implementar na sua empresa.

Nós da Cia Web Sites, agência líder em SEO, trabalhamos com o serviço de Inbound Marketing, utilizando as melhores ferramentas de marketing do mercado digital. 

Nosso objetivo é te ajudar a conquistar mais clientes de forma orgânica, impactando positivamente nos seus resultados financeiros. 

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