Como ganhar dinheiro com blog: 10 passos  comprovados para viver só de blog

Você já teve aquela vontade de criar um blog mas desistiu porque achava que era perda de tempo? Você sabia que é possível ganhar dinheiro através de blogs? Então saiba como ganhar dinheiro com blog com estas valiosas informações.

Por muito tempo, criar um blog não era nada mais do que um passatempo onde as pessoas se divertiam postando seus conteúdos. Hoje a coisa é bem diferente, com o avanço da internet, tornou-se perfeitamente possível ganhar dinheiro com um blog.

Atualmente o blog se tornou a principal fonte de renda de milhares de pessoas. Apesar de demorar algum tempo até atingir esse patamar, existem inúmeras maneiras de gerar renda através dos blogs. Por isso, nós da Cia Web Sites demonstraremos algumas formas de alcançar esse objetivo.

Como ganhar dinheiro com blog em 2023

Como ganhar dinheiro com blog em 2023: mulher usando notebook em casa

Os blogs tiveram sua popularização no início dos anos 2000, sendo utilizados apenas como um hobbie onde pequenas publicações surgiram esporadicamente. Porém com o passar do tempo as pessoas perceberam que era possível extrair algum ganho.

Assim elas começaram a focar em assuntos específicos para realizar postagens de forma periódica e assim criar uma audiência. Desta forma o blog começou a se tornar uma real fonte de renda. Mas como ganhar dinheiro com blog

Veja a seguir algumas maneiras de monetizar o seu blog.

Estratégias de Google Adsense

Estratégias de Google Adsense

O Google Adsense é uma forma na qual os editores conseguem ser remunerados exibindo anúncios em suas páginas, junto ao seu conteúdo que está online.

VEJA NOSSO PORTFÓLIO – SITES RÁPIDOS, RESPONSIVOS E DE ALTA TECNOLOGIA

portfólio

Ele funciona adicionando anúncios nas páginas do seu blog, baseando-se nos visitantes e no conteúdo que é publicado. 

Assim você disponibiliza um espaço no seu blog para que os anúncios sejam exibidos. Esse espaço onde os anúncios serão exibidos é definido por você ao colar o código do anúncio no local onde deseja que ele apareça. 

Os anúncios que são exibidos no blog são criados pelos anunciantes, que pagam ao Google para que seus produtos e marcas sejam promovidos através dos anúncios. Então esse pagamento é definido através de um leilão onde o anúncio que gerar a maior receita será exibido em seu blog.

Como o valor que é pago pelos anunciantes ao Google não se mantém sempre o mesmo, isso significa que os seus ganhos devem variar conforme o valor repassado ao Google. 

Desta forma o Google é quem se torna o responsável por gerenciar todo o processo de intermediação entre os anunciantes, garantindo assim que você receba o seu pagamento.

Portanto, se você deseja que o seu blog gere receita com os acessos que ele recebe, o Google Adsense pode ser uma ótima alternativa. 

Como ganhar dinheiro com blog: seja um afiliado e divulgue no seu trabalho

afiliado comemorando venda

Existem muitos programas de afiliados nos quais você pode se cadastrar para monetizar o seu blog. Hoje o programa de afiliados é uma das maneiras mais fáceis de gerar receita através do espaço do seu blog.

Então se você quer ganhar dinheiro através do seu blog  com os programas de afiliados, primeiro você precisa se cadastrar em algum deles como:

  • Associados Amazon;
  • Parceiro Magalu;
  • Hotmart;
  • Eduzz;
  • Monetizze.

Depois do cadastro aprovado, você receberá  um link de afiliado no  qual direciona seus leitores para a página do produto ou serviço que você estará promovendo. Esse link pode ser adicionado ao seu conteúdo de para que indique o produto ou serviço ao leitor de forma natural para que ele visite o link e assim você será monetizado. 

SÃO MILHARES DE CLIENTES SATISFEITOS – VEJA OS RESULTADOS DE UM DE NOSSOS CLIENTES

resultados

As comissões pagas por esses programas de afiliados variam de acordo com a categoria do produto ou serviço, sendo que quanto maior o valor, maior será a comissão. Portanto, opte por produtos e serviços que façam sentido quando comparado ao conteúdo postado no blog, para não parecer uma venda forçada.   

Para tentar aumentar o seu lucro, você pode experimentar lançar alguns anúncios pagos para atrair mais tráfego ao seu blog, e consequentemente gerar mais cliques em seus links aumentando assim suas comissões.

Ao saber como ganhar dinheiro com blog, entenda que o conteúdo é o mais importante

como ganhar dinheiro com blog: redatora escrevendo

Apesar de ser muito importante a questão da monetização do blog, pois sem dinheiro nenhum negócio se sustenta de pé, o conteúdo deve ser seu principal objetivo quando o blog estiver em seu estágio inicial. Se você consegue gerar um conteúdo de qualidade, isso fará a quantidade de leitores aumentar.

Para alcançar uma quantidade relevante de leitores diários apostei em conteúdos autorais de qualidade, que façam seus leitores se interessar em ler mais e mais, alimente a fome deles e assim aos poucos você construirá uma audiência respeitável.

Então para garantir a qualidade do seu conteúdo, seguir alguns macetes podem ajudar bastante como:

  • Se inspire nos concorrentes – pesquise o que deu certo para eles e faça melhor.
  • Crie títulos atraentes – ao criar um título atraente você desperta a curiosidade do leitor.
  • Atenção a estrutura do conteúdo – tenha sempre muito cuidado para evitar erros gramaticais, saiba distribuir os títulos e escreva parágrafos no tamanho correto, nem muito curtos nem grandes demais. 
  • Revise o conteúdo – por último sempre peça para que outra pessoa revise o seu conteúdo a procura de possíveis erros que passaram despercebidos por você.

Quando se possui uma grande quantidade de pessoas que visitam seu blog diariamente as portas se abrem para as oportunidades de patrocínio, onde anunciantes chegam até você propondo parcerias que podem ser bastante atraentes. 

Portanto lembre-se, ao gerar conteúdo um conteúdo de qualidade os leitores reconhecem esse esforço e lhe recompensam com acessos diários ao seu blog, isso gera audiência que pode levá-lo a conseguir grandes parcerias. Assim o conteúdo deve ser considerado sempre o mais  importante dentro do seu blog.

Aprenda e faça SEO

Você conhece as Vantagens em usar o SEO no seu blog? O SEO é um conjunto de técnicas muito utilizado para melhorar o rankeamento dos sites em mecanismos de busca como o Google. Essa maior visibilidade nos mecanismos de busca faz com que o seu blog possa ser encontrado mais facilmente, o que pode aumentar o tráfego consideravelmente 

Portanto, aprender as técnicas de SEO é vital para o sucesso do seu blog. Assim você deve focar em alguns pontos para melhoria do seu SEO:

  • Pesquisa de palavras chave – Antes de iniciar a produção de qualquer conteúdo para o seu blog faça a pesquisa para saber quais são os termos mais pesquisados nos mecanismos, para que você possa determinar as melhores palavras chave.
  • Produza conteúdo de relevância – Os mecanismos de busca levam em consideração a quantidade de palavras no artigo, distribuição de palavras chave, riqueza do conteúdo entre outros
  • Otimização da página – Insira corretamente as palavras chaves, utilize sinônimos, saiba utilizar os títulos, adicione descrição das imagens e crie uma boa meta descrição. 

VEJA COMO ESCOLHER AS MELHORES PALAVRAS-CHAVE PARA O SEU CONTEÚDO

Esses são alguns exemplos de técnicas de SEO que você deve fazer para que o seu blog seja otimizado dentro dos mecanismos de busca. Vale ressaltar que existem muitas outras técnicas de SEO que você pode utilizar em seu blog. 

Por isso vale a pena estar estudando as principais técnicas do SEO para que você possa estar aplicando futuramente em suas páginas.

Se cadastre no Google News para aparecer mais

Google News

Através do Google News você tem a oportunidade de alcançar novas pessoas, atraindo usuários que se interesse pelas notícias publicadas em seu blog. Assim você pode fazer com que o seu blog apareça no Google News para aumentar o tráfego organicamente.

Primeiramente, para que isso aconteça é preciso se cadastrar dentro da plataforma do Google News. Após o cadastro realizado você precisa otimizar o layout do blog para que o Google consiga realizar a identificação da página. 

Para que suas notícias possam ter a identificação facilitada no Google News, o ideal é que cada notícia esteja em uma página própria, onde o leitor possa fazer a leitura inteira com apenas um clique evitando assim a inserção de chamadas.

Para finalizar é importante que todas as notícias em seu blog tenham a identificação do autor, além de exibir a data e a hora em que a mesma foi publicada ou alterada. Assim o seu blog já estará apto a aparecer no Google News.

Alugue espaço no seu site para empresas relacionadas ao seu nicho

homem acessando blog no celular

Existem muitas formas de realizar publicidade dentro do seu blog, e uma delas é através de parcerias com empresas que estão dispostas a pagar para ter o direito de anunciar dentro do seu blog. Isso ocorre quando você possui uma quantidade relevante de tráfego em suas páginas.

Muitas empresas procuram por locais na internet onde possam anunciar seus produtos e serviços, e muitas vezes um blog com boa quantidade de tráfego se torna o local perfeito.

Para exemplificar, se o seu blog fala sobre gastronomia, busque por restaurantes que estejam dispostos a firmar parcerias com você para que eles possam anunciar e criar novos posts dentro do blog.

Desta forma você consegue monetizar seu blog onde ao mesmo tempo as empresas conseguem um espaço para exibir seus produtos e serviços a um novo público que podem se tornar clientes em potencial. 

Contrate um redator de confiança

redator escrevendo para o blog

Para que seu blog seja alimentado com conteúdo de forma frequente você irá precisar de um redator que possa criar seus posts. Assim o redator será o principal responsável pela criação de conteúdo do seu blog, por isso é fundamental encontrar alguém de confiança para essa função.

Com o aumento do tráfego dentro de suas páginas, contratar um freelancer como redator pode ser uma ótima alternativa, assim você consegue terceirizar a produção de conteúdo. Porém vale lembrar que ao contratar um freelancer você deve sempre conferir o conteúdo que ele desenvolve, para se certificar que ele está de acordo com os seus padrões. 

Contrate uma agência de marketing quando o projeto estiver crescendo

como ganhar dinheiro com blog: agência de marketing

Com um blog em pleno crescimento, contratar uma agência de Marketing digital pode ser uma excelente ideia. Através de uma agência de Marketing você poderá fazer com que seu blog alcance um público maior e mais abrangente. 

As agências de Marketing utilizam-se de estratégias como o Growth hacking e Inbound que ajudam a impulsionar o crescimento do seu blog de maneira sustentável. 

Além da utilização de técnicas de Marketing Digital, as agências podem otimizar o SEO do seu  blog, fazendo com que você consiga alcançar um rankeamento maior dentro dos mecanismos de busca.

Se você quer criar um blog mas não tem conhecimento necessário, às agências de marketing também podem lhe ajudar, já que elas podem até mesmo Criar um site ou blog para você. Assim você consegue terceirizar a execução dessas tarefas, conseguindo um resultado muito melhor.

Como criar e escalar meu blog e lucrar todos os dias com estratégias de marketing?

estratégias de marketing

Para iniciar na internet com um blog de sucesso é preciso seguir alguns passos:

Se posicione em um nicho

Escolher um nicho quer dizer que você se voltará para um tema específico, onde suas postagens terão um público específico. Desta forma as pessoas que acompanharem o seu blog saberão exatamente que tipo de postagem esperar das suas páginas.

Escolha um nome para o seu blog 

Agora que você escolheu o nicho no qual pretende atuar, você precisa escolher um nome para o seu blog, assim tenha preferência por nomes que remetem ao nicho escolhido. Opte por nomes claros que não ferem dúvidas quanto ao tema do blog.

Por exemplo, se o seu blog fala sobre estilo de vida, você pode escolher um nome como Vida Descomplicada ou Vida Simples.

Inicie o blog

Agora que você já tem nome e nicho definidos, está na hora de iniciar o blog. Você pode optar por criá-lo você mesmo ou terceirizar essa etapa através de agências de Marketing, que poderão auxiliá-lo em muitas outras coisas. 

Inicie a criação de conteúdo

Agora que o blog está pronto você precisa alimentá-lo com conteúdo de qualidade para que seus leitores possam se manter engajados. Portanto quanto mais conteúdo estiver no seu blog maior a chance de receber leitores.

Busque alimentar seu blog regularmente com novas postagens, mantendo uma certa periodicidade nas publicações. Tente abordar assuntos que estão em destaque, com o foco sobre eles, assim seu público leitor saberá o que esperar e quando esperar. 

Conclusão sobre como ganhar dinheiro com blog

como ganhar dinheiro com blog

Agora que você já conhece os métodos para a criação de um blog de sucesso está na hora de começar e criar o seu, para que você possa iniciar a lucrar com ele. 

No decorrer dessa matéria você viu como ganhar dinheiro com blog das mais diversas maneiras através de tráfegos e de parcerias como o Google Shopping e outros parceiros que podem alugar o seu espaço virtual para realizar publicações patrocinadas. 

Você também conheceu a importância de se ter uma equipe de Marketing como a nossa para gerenciar a parte de SEO e aplicar estratégias com o intuito de impulsionar o crescimento do seu blog. 
Assim você pode Solicitar uma proposta e ver quanto será preciso investir nas suas páginas.

Augusto Souza
Augusto Souza
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
Marketing Digital
Como ganhar dinheiro com blog: 10 passos  comprovados para viver só de blog

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

>