Palavra-chave: qual a importância para uma estratégia de SEO?

As palavras-chave são termos ou frases que representam as consultas que os usuários da internet realizam diariamente nos mecanismos de busca, como o Google, Bing ou Yahoo. Desses, o mais utilizado é o Google, por isso o foco de quase toda a estratégia de SEO considerar ele. 

Quem tem uma empresa precisa entender como funcionam as palavras-chave para poder dar visibilidade ao seu negócio. Isso porque elas são parte essencial de uma estratégia de marketing digital.

É a partir das palavras-chave que seus produtos e serviços podem ser encontrados de forma orgânica. Por isso, elas devem ser usadas de forma estratégica, porém natural. 

O Google penaliza quando os termos são usados de forma artificial, considerando uma violação das suas diretrizes de qualidade. Por isso, encher um texto de palavras-chave de forma que não fique natural ou perca a utilidade para o usuário pode prejudicar seu ranqueamento.

Lupa de frente para o motor de buscas Google.

Pensando nisso, produzimos este artigo com todas as informações que você precisa para conhecer os detalhes de uma estratégia SEO com palavras-chave.

E se você precisa de ajuda profissional com SEO, entre em contato conosco ou ligue para 31 3564-2776 e saiba mais sobre nossos planos personalizados de SEO para a sua empresa!

Exemplo de palavra-chave

Por exemplo, supondo que você queira encontrar uma empresa que crie lojas virtuais, você pesquisa no Google ‘criação de lojas virtuais’. Logo, a palavra-chave é ‘criação de lojas virtuais’. Foi o termo que você utilizou para encontrar a empresa que realiza um serviço que você está procurando.

Sendo assim, o Google classifica os ‘melhores sites’ para a busca que você fez e os exibem por ordem de importância e relevância.

Cabe ao dono do site otimizar o site para a palavra-chave que ele julga como mais importantes para a sua empresa.

Uma palavra-chave é uma palavra ou frase que descreve o tópico principal de seu conteúdo. A vantagem de incluir palavras-chave em seu conteúdo é que elas ajudam os mecanismos de pesquisa a combinar sua página com as consultas de pesquisa usadas por seu público-alvo.

A palavra-chave é importante para os usuários que procuram produtos e serviços porque os ajudam a encontrar exatamente o que procuram. Por outro lado, as palavras-chave também são importantes para as empresas porque ajudam a direcionar os usuários com maior probabilidade de comprar seus produtos e serviços.

Quando você insere uma consulta no Google como, os sites que têm como alvo uma palavra-chave e outros semelhantes aparecerão nos resultados de pesquisa. Se você ajustar a consulta de pesquisa minimamente, obteria resultados de pesquisa diferentes.

Outro exemplo:

Verifique os resultados da pesquisa para a consulta “fazer rapel”. Em seguida, verifique os resultados da consulta “como fazer rapel”.

A primeira consulta retorna resultados que direcionam você a um site, e a segunda consulta retorna resultados de vídeo no topo do SERP.

Serp Google

Palavra-chave permite que os usuários encontrem o seu conteúdo. Uma parte importante da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é incluir as palavras-chave que seu público-alvo usa quando for pesquisar algo no Google.

Palavras-chave são importantes para sua estratégia de SEO porque os motores de busca usam palavras-chave para determinar o quão relevante é o seu conteúdo para aquele termo nas consultas de pesquisas no Google. Em outras palavras, se você incluir palavras-chave relevantes em seu conteúdo, você aparecerá nos resultados de pesquisa do seu público-alvo.

Quanto mais você restringe um público-alvo usando palavras-chave, mais você encontrará os usuários que provavelmente se converterão em clientes.

Continue lendo para aprender mais sobre os tipos de palavras-chave e como usá-los em seu conteúdo para atingir seu público mais qualificado.

Tipos de palavras-chave

A seguir, vamos examinar alguns tipos diferentes de palavras-chave que as pessoas pesquisam no Google.

Palavras-chave vêm em três categorias que descrevem o tipo de palavra-chave e duas categorias que descrevem o comprimento das palavras-chave.

Tipos de palavras-chave:

  • Informativo: Palavras-chave destinadas a obter compreensão. (“O que é rapel?”)
  • Navegação: palavras-chave destinadas a encontrar uma marca, produto ou serviço. (“Melhor empresa de rapel perto de mim”)
  • Transacional: palavras-chave destinadas a ajudar a fazer uma transação. (“Preço rapel”)

Comprimentos de palavras-chave:

  • Palavras-chave de cauda curta: palavras-chave curtas (uma a três palavras), amplas e competitivas para classificação nos resultados de pesquisa. (“Rapel”)
  • Palavras -chave de cauda longa : palavras-chave que são mais longas, mais específicas e menos competitivas para classificação nos resultados de pesquisa. (“O que devo vestir para fazer rapel?”)

Como encontrar as melhores palavras-chave para o meu site?

Para encontrar as melhores palavras-chave para o seu site, primeiramente você deve supor o que seu cliente digita ao querer comprar um produto ou contratar um serviço seu. Faça uma seleção de possíveis termos que alguém com interesse em seu produto pesquisará no Google ou outro mecanismos de busca.

Vamos fazer esse exercício juntos, vamos supor que temos uma de loja de calçados. Iremos selecionar as seguintes palavras-chave: 

  • sapatos
  • sapatos femininos
  • sapatos masculinos
  • sapatos femininos confortáveis
  • sapatos masculinos confortáveis

A partir daí, usaremos algumas ferramentas para nos auxiliar na análise das melhores palavras-chave para o site. 

Nessas ferramentas iremos analisar a quantidade de buscas mensais, os concorrentes para essa palavra-chave e a dificuldade para ranquear no Google.

Veja algumas ferramentas que irão te auxiliar nessa análise:

Análise de palavras-chave nas ferramentas

Primeiro vamos analisar a palavra-chave ‘sapatos’:

o que é palavra-chave

É uma palavra com um volume de buscas muito alto, 110.000 pesquisas mensais. Logo, é uma palavra-chave muito concorrida. Além disso, a dificuldade de posicionar essa palavra nos primeiros resultados do Google é 53, o que é considerado alto e bem difícil.

Seguindo nas análises, vemos os concorrentes para essa palavra-chave:

palavras-chave concorrentes

Repare que há sites já consolidados no mercado e com muita autoridade, o que torna a tarefa de ranquear para essas palavras-chave ainda mais difícil.

E aí que aparece o trabalho estratégico e criterioso de um bom profissional de SEO.

Já que está muito difícil ranquear para essa palavras-chave, a equipe de SEO deve procurar por outras palavras que ainda mostram o interesse do usuário em comprar sapatos, mas que sejam mais “fáceis” de posicionarem no Google.

Agora vamos analisar outra palavra-chave escolhida: sapatos femininos confortáveis.

Repare que a busca por essa palavra-chave é bem menor, mas ainda considerável, são 4.400 pesquisas mensais e menos concorrentes. Além disso, a dificuldade também cai bastante, somente 21. Logo, posicionar a palavra-chave ‘sapatos femininos confortáveis’ é uma tarefa bem mais simples e que trará muitos resultados para uma loja de sapatos.

Isso ocorre em todos os segmentos!

A palavra-chave no marketing digital

O marketing digital usa a palavra-chave como parte essencial de uma estratégia maior, a otimização para mecanismos de pesquisa, o Search Engine Optimization (SEO). 

A palavra-chave é útil para promover produtos e serviços na Internet, seja por meio da estrutura do site ou dos conteúdos produzidos.

Isso é fundamental para melhorar a classificação do site, suas páginas e conteúdos nos mecanismos de pesquisa. 

Além disso, as palavras-chave também são usadas para segmentar públicos. Elas são úteis para que as empresas direcionem seus conteúdos ou anúncios para aquilo que o público alvo está buscando.

Mecanismos de busca e palavra-chave

Os mecanismos de busca fazem parte do cotidiano das pessoas. Hoje em dia é muito fácil pesquisar sobre qualquer assunto. 

Quando você tem alguma dúvida, o que você faz? Provavelmente você respondeu que pesquisa na internet.

O Google é o maior buscador do mundo. O primeiro em quase todos os países, exceto na China, onde ele não é autorizado. Lá, quem assume a primeira posição é o Baidu

Mas existem outros motores de busca, inclusive, focados em diferentes formas de conteúdos. Como, por exemplo, o YouTube, que é um buscador, focado em vídeos. E o Google Imagens

Independente de qual for o motor de buscas, para pesquisar algo, você digita algumas palavras que vão resumir aquilo que você quer saber. Isso mostra o quanto é importante entender sobre a palavra-chave.

Ela tem o poder de fazer o seu negócio falar a mesma linguagem que os seus clientes, para que, ao procurarem pelo que desejam, eles sejam direcionados para o seu site.

Notebook e um caderno abertos sobre a mesa.

A importância da palavra-chave para o SEO

A palavra-chave dá pistas sobre quem são as pessoas, suas dores e desejos. Assim, é possível entender melhor como atender às suas necessidades. Isso é interessante para a estratégia de marketing de modo geral, e permite direcionar serviços, produtos e a produção de conteúdos.

Uma palavra-chave permite que o público descubra seu conteúdo de forma orgânica. Elas vão ajudar os buscadores a entenderem do que se trata a informação que você disponibiliza em seu site e a relevância que ele tem para o público.

Os motores de busca sempre analisam a qualidade do conteúdo de uma página. Por isso, se o site não tiver os termos adequados, ele será considerado ruim e não será indexado.

Portanto, o primeiro passo para desenvolver uma estrutura otimizada, tanto do seu site quanto do seu conteúdo, é escolher as palavras-chave primária e secundária que estarão presentes.

SEO, SERP e palavras-chave

A página de resultados que aparece no Google é a SERP, que vem do inglês Search Engine Results Page, mas que traduzindo fica como página de resultados do mecanismo de pesquisa. 

Como na internet tem muita informação sobre os mesmos assuntos, o Google precisa escolher aqueles que são mais relevantes para experiência do usuário. Por isso, existem algoritmos que definem a ordem em que cada link vai aparecer na SERP.

O que muita gente não sabe é que existe uma série de regras que precisam ser aplicadas ao site para que seus conteúdos sejam posicionados na 1ª ou na 10ª página do Google. Isso chamamos de Diretrizes de SEO.

Sendo assim, o Google usa do SEO, que serve para avaliar a qualidade de cada site e suas páginas e saber se, de fato, aquele conteúdo é relevante para os usuários que fazem suas buscas. Então ele é capaz de ranquear cada site na SERP.

O que qualquer pessoa com um site quer (e precisa), é garantir um bom ranqueamento, ficando na primeira página do SERP, ou o mais próximo possível disso.

Por isso, o seu site precisa ser otimizado para SEO, ter um código limpo e rápido, além de contar com um design responsivo. Aqui na Cia Web Sites nos dedicamos a projetar o seu site com todas essas características para que ele possa ter o melhor ranqueamento no Google.

Mas, além disso, o Google também quer que seu site tenha conteúdo de qualidade otimizado para os mecanismos de busca. Para isso, existem mais regras que precisam ser seguidas. São chamadas de SEO on-page.

Entre as regras de SEO on-page estão:

  • Um bom título;
  • Meta description adequada;
  • URL coerente;
  • Bom uso de headings que hierarquizam e organizam o conteúdo;
  • Otimização de imagens com legenda, descrição, e alt text;
  • Linkagem interna e externa relevante;
  • Texto simples e útil.

Todos esses elementos devem conter a palavra-chave principal e, tanto quanto possível, as palavras-chave secundárias. Porém, como você já sabe, cada termo essencial deve aparecer de forma natural e amigável.

Desenho de uma nuvem com as palavras SEO sobre a imagem de uma mesa com óculo, notebook aberto e uma xícara de café

Exemplos do uso de palavra-chave pelo usuário

Como você pode ver até aqui, as palavras-chave são os termos usados para pesquisar algo nos buscadores. Então, com base nas palavras adicionadas, o Google vai apresentar uma lista de resultados do SERP.

Por exemplo, você abriu o seu negócio e sabe que precisa de um site, mas não sabe como fazer. Você então abre o navegador e digita: “site”. 

O que você acabou de fazer foi uma busca por palavras-chave no Google para encontrar o que você deseja. E, nesse caso, vão aparecer 25 bilhões de resultados.

Provavelmente, você já entrou direto nas opções da primeira página. Talvez tenha olhado até uns 3 ou 4 links diferentes, mas, ainda assim, ficou na primeira página do Google.

Todos aqueles links que você encontrou pertencem a um site diferente, mas todos ensinam a mesma coisa: o que é um site.

A intenção das pessoas pode diferir, mas quando alguém consulta um mecanismo de pesquisa com a palavra-chave “site”, o motor de buscas fornecerá os resultados mais relevantes e otimizados para a palavra-chave pesquisada.

Mas agora você já tem uma noção do que é um site, você quer saber como fazer um. Então você busca por “como fazer um site”, e são quase 3 bilhões de resultados. O conteúdo estará mais direcionado para explicar opções de como produzir um site.

Agora, você tem consciência do que é um site, sua importância e como ele pode ser feito. Viu que tudo isso é interessante para o seu negócio. Logo, você vai procurar por algo ainda mais específico: “empresas que fazem site”. Serão 92 milhões de resultados. 

Mas você não quer qualquer empresa, e sim, uma que faça sites otimizados para SEO. Então você torna sua intenção de busca mais objetiva: “empresas que fazem sites para SEO”. São 4 milhões de opções. 

Você vai visualizar os 10 links que estão na primeira página. E lá você vai encontrar a Cia Web Sites. 

É assim que as palavras-chave funcionam. Elas são o elemento que guiam as pessoas aos seus objetivos

Os usuários partem de termos mais amplos, considerados principais, as palavras ou frases mais específicas. Isso tem relação com a intenção de busca, funil de vendas e jornada do cliente, que falaremos logo mais.

Quanto mais as pessoas têm uma intenção precisa do que querem, tendem a ser mais específicas em suas buscas. Ao fazerem pesquisas cada vez mais objetivas, aparecem opções mais otimizadas.

Então você pode perceber que SEO e palavra-chave andam juntos. Por isso é importante o seu site ter uma estrutura orientada para um bom uso de SEO e palavras-chave, e assim, entregar aos seus clientes o que eles precisam.

Existem muitos sites e muitas empresas na internet, não é mesmo?

Então, como a Cia Web Sites consegue se posicionar na primeira página? Fazemos um site otimizado para SEO, seguindo as regras do Google e aplicando um bom uso de palavras-chave. 

Se você quiser aplicar essa estratégia na sua empresa, chame um dos nossos consultores!

Práticas recomendadas para uso de palavras-chave

A tecnologia e inteligência dos mecanismos de busca do Google tem melhorado cada vez mais em identificar palavras-chave, seus sinônimos e conceitos relacionados. 

Por isso, ao invés de focar apenas em usar o termo essencial, é preciso colocá-lo em um contexto apropriado e se preocupar com a relevância que o conteúdo tem para o usuário.

Para entender melhor como usar a palavra-chave em sua estratégia de SEO, confira os próximos tópicos:

Por que aprender a pesquisar palavras-chave?

É preciso pensar de forma estratégica um conteúdo, para analisar se aquela informação disponível está sendo relevante para o seu cliente e trazendo resultados para você.

Uma pesquisa de palavras-chave é muito importante. Ela melhora a compreensão sobre o seu público, permitindo oferecer o que ele quer, atender aos seus desejos e apresentar solução para suas dores. Outro benefício é mostrar seu valor para o mercado, ficando bem posicionado.

Um site bem direcionado ao público-alvo depende de uma boa pesquisa de palavras-chave.

Intenção de busca de palavra-chave

É preciso entender a intenção de uma palavra-chave e porque ela é importante. Como você viu no tópico anterior, uma pessoa pode fazer uma busca de diferentes formas, deixando sua intenção clara ou não para o mecanismo. 

Mas os mecanismos de busca são muito inteligentes, e eles usam seus algoritmos para tornar os resultados o melhor possível para o usuário. Então, eles conseguem “ler nas entrelinhas” do que o usuário pesquisou, e vai buscar na internet as melhores opções.

Quando você entende o que o usuário deseja, é possível responder às suas questões na forma de um conteúdo. Ao responder uma dúvida e gerar uma conexão com o usuário, maior é a chance de conversão. Quando o usuário vê valor no seu conteúdo, é mais fácil ele se tornar um cliente.

Homem pressiona o dedo sobre uma barra de pesquisa

Funil de conteúdo

Várias áreas próximas ao marketing usam do conceito de funil: de vendas, de marketing e de conteúdo, por exemplo. O funil é uma forma de entender e conduzir o usuário através de uma jornada que leve à venda

O usuário começa sendo atraído para um assunto (topo do funil), passando por um processo de reconhecimento e tomada de consciência (meio de funil), e caminha até chegar ao fundo do funil, onde acontece a conversão. 

Uma pessoa no topo do funil ainda não sabe muito sobre suas intenções. Ela tende a fazer pesquisas de termos mais abrangentes, logo, menos específicos e com maior concorrência. 

Ilustração de um pessoas ao redor de um funil de vendas

No exemplo acima sobre “sites” você pode acompanhar essa jornada. Um usuário em fundo de funil usa termos mais específicos da sua busca, então ele já sabe o que quer e vai direto ao seu objetivo: contratar a Cia Web Sites para criar seu site com estratégia de SEO.

Como você pode ver, toda a intenção de busca do usuário passou por uma jornada, do menos ao mais específico. 

Compreender essa jornada é importante para que, ao usar palavras-chave em seu site ou conteúdos, você possa conduzir o seu cliente até uma conversão. Assim, com esses conhecimentos, você pode montar uma estratégia mais sólida e eficiente para o seu cliente.

Volume de pesquisas de palavra-chave

O volume de pesquisa representa o número de vezes que uma palavra-chave foi procurada no Google em um determinado período, que geralmente é de 1 mês. Palavras genéricas têm volumes maiores de buscas, e conforme os termos vão ficando mais específicos, fica menor o volume.

O Google Keyword Planner permite fazer essa análise. Ele é essencial para fazer um planejamento, pois o volume de pesquisa da palavra-chave sempre vai guiar a sua estratégia de conteúdo em SEO.

É importante você conhecer dois termos importantes: head-tail e long-tail. Que, na prática, já vimos nos exemplos de usos da palavra-chave, mas agora vamos aprofundar.

Palavra-chave head-tail

Na tradução, cauda curta. São termos amplos, com maior volume de busca, tendo muita concorrência. Logo, eles são mais difíceis e demorados para ranquear na primeira página. Geralmente correspondem à primeira coisa que um cliente pensa ao procurar por um produto ou serviço.

Portanto, não há uma boa intenção de busca, porque, ao ser um termo muito abrangente, as pessoas ainda não estão exatamente conscientes do que querem.

Palavra-chave long-tail

São as palavras de cauda longa, ou seja, elas têm menor volume de busca comparada a long-tail, mas têm mais chances de conversão.

São termos com menor concorrência, mas principalmente, com maior intenção, ou seja, a pessoa sabe o que quer. Com maior intenção de busca, você consegue falar mais diretamente com esse público, e coloca ele mais próximo da conversão.

Palavra-chave primária e secundária

É preciso ter como base as intenções do público, funil e o volume de pesquisas para poder definir a palavra-chave primária adequada para o conteúdo, bem como as secundárias. 

Tenha muito cuidado em escolher uma palavra-primária. E ao escolher as secundárias, se preocupe em selecionar termos que se relacionam e que possam entrar naturalmente no texto.

Por exemplo, uma palavra primária pode ser “o que significa SEO”, enquanto as secundárias podem ser: 

  • Como fazer SEO; 
  • SEO on-page; 
  • Exemplos de bom SEO; 
  • SEO no marketing digital.

Um cuidado para ser tomado em uma estratégia de conteúdo é não repetir as mesmas palavras-chave primárias. Use variações, para que seu site não seja penalizado pelas Diretrizes de SEO do Google. 

Ferramentas de pesquisa de palavra-chave

Para sua estratégia de marketing em SEO, você precisa definir os termos que vai utilizar. Existem várias ferramentas on-line, em versões gratuitas e pagas, que vão ajudar você nessa tarefa:

1- Google Ads: Keyword Planner

Com esta ferramenta gratuita é possível descobrir novos termos relevantes para o seu negócio e ver quantas vezes eles foram pesquisados ​​e uma estimativa do custo para investir em links patrocinados de acordo com cada segmentação.

2 – SEMrush 

 A plataforma norte-americana tem as versões gratuitas e pagas. Ela é frequentemente usada para pesquisa de palavras-chave, mas também reúne dados de classificação online e apresenta métricas como volume de pesquisa e custo por clique.

3 – AlsoAsked

Outra ferramenta gratuita auxilia a encontrar perguntas feitas pelos usuários que se relacionam com o termo pesquisado. A cada nova pergunta, surgem mais opções, permitindo uma compreensão das intenções de busca dos usuários.

4 – Übersuggest 

O aplicativo apresenta uma versão limitada aberta com uso limitado, mas tem a sua versão paga, considerada uma das melhores ferramentas do mercado. Ele permite analisar métricas, como Custo por Clique (CPC), avaliar os concorrentes, além de apresentar o volume de buscas por palavras-chave.

5 – Answer the public

Essa ferramenta é interessante para analisar intenções de busca e termos de long-tail. Permite mapear perguntas sobre os diferentes assuntos, essencial para desenvolver estratégias de conteúdos para públicos mais segmentados.

Com essa ferramenta do Google é possível acompanhar as tendências de buscar pelos mais diferentes termos ao longo do tempo, além de poder comparar as intenções do público. É muito útil para decidir por qual sinônimo usar na hora de construir uma estratégia de palavras primárias e secundárias.

7 dicas de pesquisa de palavras-chave para melhorar seu SEO

Agora que você entende o que são palavras-chave e os vários tipos de palavras-chave, vamos dar uma olhada em oito dicas de pesquisa de palavras-chave que você pode começar a usar.

1. Identifique o seu público

Quando você começar a pesquisar palavras-chave, mantenha seu público-alvo em mente. Para começar, você pode criar personas de marketing para representar os clientes ideais, pessoas com as quais deseja comprar seus produtos ou serviços.

Aqui está um exemplo:

  • Nome: Marcos Henrique.
  • Idade: 26
  • Vida Pessoal: relacionamento de 3 anos de casado, gosta de aventura ao ar livre e tecnologia;
  • Experiência: 6 anos trabalhando em TI
  • Educação: Formado em Ciência da Computação
  • Trabalho: Engenheiro de Software

Ao estudar os tipos de pessoas que leem seu conteúdo ou compram seus produtos e serviços, você começará a notar tendências em seus dados demográficos.

Ao colocar um nome e um rosto na sua estratégia de SEO, você terá um melhor entendimento de quem está tentando converter, bem como das palavras-chave que eles pesquisam.

Isso significa entender que tipo de perguntas eles têm e que tipo de coisas eles querem saber, para que você possa gerar um melhor conteúdo que seja valioso para eles. Você faz isso pesquisando a intenção de busca.

2. Compreenda a intenção de busca

Compreender a intenção de pesquisa, também conhecida como intenção do usuário, é o truque para realizar uma pesquisa de palavras-chave de qualidade e mais aprofundada. Costumava ser um truque pouco conhecido que poderia ajudar sua página a vencer a multidão, mas agora é necessário classificar até mesmo para palavras-chave mais profundas.

Aqui está um pequeno exemplo para ajudá-lo a entender o que quero dizer. Digamos que, ao se preparar para sua grande aventura de rapel, você pesquisou a palavra-chave “rapel” no Google para encontrar uma aventura de rapel em São Paulo. Você vê os resultados de passeios de rapel locais, equipamentos de rapel, Wikipédia, não é bem o tipo de rapel que você pensava, certo?

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Para corrigir isso, você procura a palavra-chave “rapel em São Paulo”. Você vê que todos os resultados são sobre rapel em São Paulo. Essa palavra-chave funcionou muito melhor do que “rapel” porque era mais específica. Mostrou melhor o que você quis dizer quando digitou.

Isso é o que é a intenção de pesquisa.

Todos os principais SEOs do setor sabem que o Google está construindo resultados de pesquisa em torno da intenção de pesquisa. O Google quer dar aos usuários as informações que eles desejam e, como o Google deu muitos passos no entendimento da intenção de pesquisa, os SEOs não precisam mais inserir palavras-chave no conteúdo.

O que é mais eficaz, quando se trata de classificação de palavras-chave, é focar na intenção do usuário por trás das palavras-chave, as ideias e informações que eles procuram ao digitar uma palavra-chave no Google.

O desenvolvimento de um tema geral para o seu conteúdo ajuda a corresponder à intenção do seu público-alvo. A maneira como você pesquisa essas palavras-chave deve ser dividida em tópicos ou temas.

3. Concentre-se em um tema

Ao se concentrar menos em palavras-chave individuais e mais em uma ideia ao criar conteúdo, que atenda às necessidades e dúvidas de seu público-alvo, você começará a incluir naturalmente em seu conteúdo palavras-chave relacionadas à palavra-chave-alvo.

Comece almejando uma palavra-chave para o seu conteúdo.

4. Faça uma lista de palavras-chave

Depois de ter um tema em mente, você pode começar a pesquisar mais palavras-chave que correspondam à intenção de pesquisa da palavra-chave-alvo.

Ao escolher palavras-chave, pense em como elas seriam relevantes para o seu público. Tente vê-los de sua perspectiva. Se você fosse eles, o que gostaria de ver?

Ao pesquisar palavras-chave relacionadas e incluí-las como tópicos em seu conteúdo, você está otimizando seu conteúdo para classificar cada um desses tópicos. Você tornará mais provável que seu conteúdo alcance as pessoas que você deseja.

Comece fazendo uma lista de palavras-chave:

  • Procure sua palavra-chave alvo no Google e veja quais são as pesquisas relacionadas.
  • Verifique a seção “As pessoas também perguntam” na página de pesquisa do google e tente responder às questões relevantes em seu conteúdo.
  • Pergunte ao departamento de serviço de sua empresa quais tipos de perguntas seus clientes estão fazendo.
  • Veja em quais palavras-chave você já está classificado.
  • Verifique como seu concorrente está se classificando para essas e outras palavras-chave semelhantes.
  • Atinja as tendências sazonais para diferentes locais.
  • Misture termos de cauda curta e palavras-chave de cauda longa.

5. Use ferramentas de palavras-chave

As ferramentas de palavras-chave são a melhor maneira de ajudá-lo a encontrar palavras-chave relevantes.

Uma das ferramentas mais fáceis de usar para pesquisa de palavras-chave é a Pesquisa Google. Quando você digita uma consulta na barra de pesquisa, o Google puxa as palavras-chave que considera relacionadas.

Google puxa as palavras-chave

Certifique-se de ter pesquisado adequadamente a intenção do usuário por trás de sua palavra-chave alvo. Se a intenção do usuário for diferente do que você esperava, as palavras-chave relacionadas provavelmente também serão diferentes.

O Google também possui uma ferramenta gratuita chamada Google Keyword Planner , que divide as palavras-chave sugeridas em grupos. No entanto, muitos dos dados que o planejador de palavras-chave do Google mostra são voltados para a pesquisa de palavras-chave para campanhas de publicidade paga no Google Ads . Esta é uma das melhores ferramentas na busca por palavras-chave.

Ótimas ferramentas de palavras-chave como essas (também de uso gratuito) são melhores para ajudá-lo a realizar pesquisas de palavras-chave mais detalhadas que você deseja para marketing, blogs e SEO.

Nesse vídeo eu passo 4 ferramentas gratuitas para pesquisar palavras-chave para usar no seu dia dia:

Obviamente, você precisará ter cautela ao usar qualquer palavra-chave encontrada em uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave. Cabe a você decidir se as palavras-chave relacionadas são relevantes para o seu conteúdo.

6. Conquiste palavras-chave de cauda longa

Lembra que as palavras-chave de cauda longa mostram a intenção do seu público melhor do que os termos principais? Lembra-se também de como eles são menos competitivas?

Bem, isso significa que a melhor maneira de aumentar o tráfego para sua página é segmentar palavras-chave de cauda longa.

Aqui está o porquê:

  • 50% das consultas de pesquisa têm quatro palavras ou mais .
  • 8% das pesquisas são perguntas .

O que essas estatísticas significam é que há muitas pesquisas de cauda longa em andamento. Em outras palavras, você sempre terá uma classificação mais alta em palavras-chave de cauda longa, e a maioria do seu tráfego virá de pesquisas de cauda longa.

Melhor ainda, esse tráfego será exatamente o tipo de tráfego que você deseja. As pessoas que acessam sua página são aquelas que desejam seu conteúdo e suas informações e são o tipo de pessoa com maior probabilidade de se tornar seus leads. Eles serão os únicos a se inscrever para receber seus boletins informativos por e-mail, ligar para você e comprar seus serviços.

A segmentação de palavras-chave de cauda longa trará mais e melhor tráfego, o que significa taxas de conversão mais altas sem ter que disputar com todos os grandes players para aqueles termos principais altamente competitivos.

Como um bônus, suas palavras-chave de cauda longa já contêm seus termos principais, então melhor ainda, você ainda está almejando esses termos principais quando atinge suas caudas longas e nem mesmo está colocando nenhum esforço extra nisso.

Então, se você quiser otimizar seu conteúdo, corra atrás dessas palavras de caudas longas .

7. Pesquise palavras-chave de pesquisa por voz

Onde as caudas longas aparecem? Bem, recentemente, eles termos de cauda longa estão sendo usado nas pesquisas por voz .

Por que pesquisas por voz?

Isso ocorre porque as pesquisas por voz têm uma forte tendência para serem coloquiais. Os usuários fazem perguntas em pesquisas por voz – “Quais são os melhores rapeis em São Paulo?” em vez de “rapel em São Paulo”, por exemplo.

A pesquisa de palavras-chave para pesquisas por voz funciona de forma muito semelhante à pesquisa de palavras-chave regular.

Comece voltando à etapa número um e tenha em mente, ao realizar pesquisas por palavras-chave, que as pesquisas por voz são principalmente perguntas, então concentre-se nas palavras-chave de cauda longa usando:

  • Quem, o quê, quando, onde, qual, como, por quê
  • É, era, é, vai
  • Faça, pode, deveria, tem, faz

Uma maneira fácil de realizar essas pesquisas é usar o caractere asterisco na barra da Pesquisa do Google. Basta digitar a palavra interrogativa seguida por um asterisco e o termo principal de destino:

  • como *rapel

O asterisco indica ao Google que pode haver qualquer número de palavras entre “como” e “rapel”.

Última dica para palavras-chave para pesquisa por voz, não se esqueça de incluir palavras-chave locais, porque mais de 55% dos usuários encontram empresas locais por meio da pesquisa por voz.

Quero construir a melhor estratégia SEO com palavra-chave para o meu site

Pessoa segurando um tablet e pesquisando por palavras-chave de website

A palavra-chave é essencial para o planejamento estratégico do seu negócio, o objetivo é gerar mais tráfego orgânico e aumentar o número de visitas para o seu site. Consequentemente, gerar mais conversões.

Você que chegou até aqui viu o quanto é importante planejar a estrutura do seu site e conteúdo fazendo um bom uso das palavras-chave

Para o seu negócio ser visto na internet, você precisa usar de várias estratégias que permitam que os motores de busca encontrem o seu site.

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Bonus: Infográfico de como implementar SEO em seu site

Toni Campos
Toni Campos

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