Marketing digital como um diferencial para sair da crise

Aprender e aprimorar o marketing digital como um diferencial para sair da crise pode fazer toda a diferença para empreendimentos dos mais diversos portes e nichos nesse momento de tanta incerteza. 

Com a pandemia do Covid-19, a tendência é que as pessoas fiquem mais tempo em casa como uma das medida de segurança e reforcem o uso da internet, ficando mais tempo nos computadores e smartphone.

Essa será a grande chance dos negócios de se manterem.

Essa é a hora de usar a influência digital a favor do seu negócio. Para saber como isso é possível, continue com a leitura do post que nós te mostramos!

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Marketing digital para sair da crise

Crises podem acontecer por diversos motivos. No momento atual estamos lidando com uma crise de saúde que afeta diretamente a economia. Além de alterações e mudanças nos processos internos, é necessário ainda adaptar as mensagens e a forma de entregá-las aos consumidores. 

Essa é a palavra para o momento: adaptação. Apenas conseguirão superar a crise aqueles que adotarem novas medidas pensadas com inteligência para o momento. O investimento estratégico no marketing digital é uma delas. 

Segundo pesquisas realizadas pela ABCOMM, já era previsto um crescimento de 18% do e-commerce no país para 2020. No entanto, o isolamento social deve aumentar esse número, fazendo com que os negócios online tenham uma grande vantagem em relação aos presenciais.

Os negócios que querem (e precisam) sobreviver à crise precisam aproveitar a mudança de comportamento do público, que estará muito mais ativo na internet do que o habitual.

As pessoas estão ficando mais em casa, saindo só em casos de extrema necessidade e realizando suas compras pela internet.

Ganhará com isso as empresas que souberem se planejar e implementar estratégias de marketing digital eficientes, valorizando seus produtos e serviços neste momento ou comercializando vouchers de desconto para serviços que por hora não poderão ser oferecidos. 

É o caso de pequenos negócios e autônomos como cabeleireiros, manicures, diaristas, etc., pessoas que exercem atividades que exigem mais contato.

Para esses e outros mercados, há ainda outras alternativas:

As redes sociais fortes como nunca

As redes sociais já são ferramentas essenciais de comunicação e relacionamento com os clientes  há alguns anos. Essa é a hora de intensificar ainda mais a presença nelas e estabelecer laços com os clientes.

Se sua página ou perfil andam meio parados, aproveite o momento para ativá-los. Se mostre presente e atuante, use o espaço para dar dicas, disseminar informação útil e, é claro, valorizar sua marca.

Lojas virtuais e entregas à domicílio a todo vapor

Como já dissemos, o momento pede que as pessoas fiquem em casa e evitem lugares com muita gente, o que faz com que as vendas online aumentem significativamente.

Atualmente o mercado conta com inúmeras plataformas de e-commerce e lojas virtuais. Avalie qual é a mais vantajosa para você e para seus clientes. Leve em consideração todas as medidas de segurança das formas pagamentos.

Para as entregas, serviços de motoboy podem ser bem úteis, assim como a parceria com transportadoras, que estão se adequando e adotando muito mais cuidados de higiene na manipulação e entrega de mercadorias.

Muitas pessoas ainda tem um certo preconceito e receio de comprar pela internet, mas durante esse período vão precisar passar por cima disso. Tire proveito disso e mostre a elas que a sua empresa é confiável. 

A importância do home office

A crise pede mudanças significativas. Uma delas é a realocação do ambiente de trabalho para as casas dos funcionários, isso se o segmento permitir. É o que tem sido feito por muitas empresas.

O home office tem sido a alternativa para que a produção não seja interrompida. Se a natureza do trabalho do seu negócio permite essa opção, adote-a. 

É uma forma de garantir o bem estar dos colaboradores e clientes. E todos nós sabemos que pessoas contentes com seus trabalhos são mais motivadas e produtivas.

Mas se o trabalho não pode ser interrompido, garanta toda a segurança dos funcionários, especialmente os que lidam com o público. Redobre os cuidados com higiene e limpeza e forneça luvas, máscaras, álcool gel, etc. 

Comunicação eficiente

Além de todas as mudanças e adaptações que apontamos aqui neste texto, você deve também comunicar para seu público o que está sendo feito.

As novas estratégias devem ser muito bem divulgadas e as pessoas precisam entender muito bem como elas poderão ser atendidas a partir de agora. 

Coloque vários canais de comunicação disponíveis para o contato e se certifique que o atendimento está bem alinhado.

O Sebrae orienta que agora seus vendedores devem atuar como consultores no meio digital, o que faz todo o sentido, pois por mais que algumas atividades do dia a dia estejam paradas ou um pouco desaceleradas, a vida não está suspensa e muita coisa precisa continuar.

Para isso, o WhatsApp da empresa se torna um ótimo aliado. Lembre-se que ele é um meio muito pessoal, portanto é necessário tomar cuidado para não se tornar muito invasivo e ser bloqueado pelos contatos.

No mais, peça autorização para fazer envio de comunicados, segmente sua lista de contatos, utilize recursos como a lista de transmissão e informe as pessoas sobre seus produtos e serviços, as novas formas de atendimento, de compra, de entrega e muito mais.

Neste momento, não deixe de ter e nem de produzir conteúdo para o site da sua empresa. As pessoas terão mais tempo, oportunidade e curiosidade de pesquisar e ter conteúdo de qualidade faz toda a diferença. 

Afinal de contas, um conteúdo relevante e bem produzido, assim como outras técnicas de otimização de sites, é uma das principais formas de garantir que o Google exiba suas páginas nos primeiros lugares das buscas, garantindo mais cliques e clientes.

Concluindo

Nosso post sobre o marketing digital como diferencial para sair da crise chega ao fim. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que elas sejam úteis para os seus negócios.

Não se esqueça que a Cia Web Sites está do seu lado. Podemos te ajudar não apenas agora com orientação e suporte, mas em qualquer momento através da criação de sites e outros serviços. Entre em contato!

Conte o que a sua empresa está fazendo para contornar o período de crise nos comentários abaixo. Até a próxima.



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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