O que é site?

Site é um agrupamento de páginas, nas quais pessoas e empresas podem inserir conteúdos e recursos diversos, com a finalidade de serem exibidos na internet. Os sites são acessados pelos internautas por meio do seu endereço eletrônico, que é um local específico reservado para ele dentro da web, chamado domínio.

Assim, para encontrar um site que deseja visitar, o usuário deve digitar o URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) de domínio do site na barra de endereços de um browser. Um exemplo de URL de domínio seria: www.nomedasuaempresa.com.br.

Com isso, o internauta terá acesso a todo o conteúdo existente dentro desse site, sendo que, além do domínio principal (home), ele também costuma contar com subpáginas organizadas, para serem acessadas e exploradas.

Portanto, essas subpáginas servem para levar a pessoa para outros conteúdos ou recursos do site que ela queira acessar, como a página:

  • sobre a empresa ou o profissional;
  • de serviços ou produtos oferecidos;
  • com o portfólio ou a carteira de clientes;
  • de contato;
  • do blog;
  • outras.

Agora, você entendeu o que é site, certo? Mas, e website — o que será?

O que é website

Website é o nome dado a um site (sítio ou local) que é encontrado na web. Na prática, site e website são a mesma coisa. A diferença é que o primeiro nome é utilizado em países que possuem o idioma inglês, para se referir ao que chamamos aqui no Brasil de site. Ou seja, é só uma questão de preferência linguística mesmo.

Ficou mais claro o que é website? Então, vamos ao próximo tópico, no qual você vai saber melhor para que ele serve.

Para que serve um site

Um site tem como principal objetivo fazer com que pessoas e empresas possam divulgar seus conteúdos e arquivos na internet. Alguns exemplos são os trabalhos realizados, produtos, serviços, fotos, textos, vídeos e qualquer outro material que você tenha interesse de expor.

Além dessas possibilidades, ele também pode ser utilizado para oferecer recursos aos usuários ou, até mesmo, para que sejam realizadas transações comerciais por meio dele, possibilitando que você turbine as suas vendas. Dessa forma, é importante lembrar que existem tipos ideais de website para cada necessidade.

Aproveitando o conhecimento que você já adquiriu até agora sobre o que é site e para que ele serve, continue a leitura e conheça também os tipos de sites mais utilizados.

Quais são os tipos de sites

Como falamos, há um tipo de website específico para cada demanda. Então, se você deseja, por exemplo, apresentar a sua marca ao público, provavelmente precisará de um site institucional. Já na hipótese de você querer realizar vendas de produtos e serviços pela internet, deverá providenciar a criação de loja virtual.

E as opções não param por aí! Além dessas, existem outras inúmeras variedades de sites. Certamente, uma delas será perfeita para o seu negócio!

Confira agora quais são os principais tipos de sites existentes e descubra suas características.

Principais tipos de site

  1. Site institucional: destinado a empresas, para a divulgação de informações institucionais, como: história da empresa, equipe, produtos, serviços, portfólio, contato, missão, visãoe valores da empresa, etc.
  2. E-commerce: website em formato de loja virtual, com fins comerciais, como a realização da venda de produtos e serviços pela internet.
  3. Site dinâmico: uma junção do site institucional com o e-commerce. Com ele, é possível, tanto divulgar a sua empresa como vender seus produtos ou serviços.
  4. Site one page: site enxuto, com apenas uma página. É usado, principalmente, por profissionais autônomos ou outros tipos de negócios que não necessitam de várias páginas para divulgar seu trabalho.
  5. Hot site: destinado, principalmente, para os casos em que a exposição do conteúdo na internet será temporária. Alguns exemplos são eventos e cursos, que acontecerão em determinada data ou época. Assim que as atividades desses eventos são finalizadas, o hot site pode ser retirado do ar, já que não será mais necessário fazer a sua divulgação.
  6. Landing page: também chamada de página de captura. Trata-se de página única, que tem como objetivo captar informações sobre os interessados nos materiais que você oferece pela internet. Geralmente, você disponibiliza esses materiais ao usuário e, em troca, ele deixa seus dados para futuro contato (base de leads).
  7. Portal: website que possui estrutura robusta, específica para comportar uma grande quantidade de páginas de conteúdos de naturezas variadas, como notícias, atualidades, dicas, propagandas, vídeos, etc.
  8. Blog: site utilizado como uma espécie de coletânea de postagens, apropriado para inserção de conteúdos sobre determinado tema ou assunto.

Além desses, ainda existem também páginas que disponibilizam, por exemplo, ferramentas para serem utilizadas on-line — sem que o usuário precise baixar apps ou arquivos no seu computador. Alguns exemplos são: gerador de senhas, dicionário on-line, contador de palavras, criador de hashtags, entre outros.

Por que ter um site

Como você já deve ter entendido, um site é uma “mão na roda” na hora de gerar novas possibilidades institucionais e comerciais para a sua empresa. Reforçando, por meio dele, você poderá:

  • marcar presença digital;
  • expor, de forma positiva, o seu negócio;
  • informar sobre novidades da sua empresa;
  • gerar credibilidade ao seu público;
  • divulgar e mostrar a importância dos seus produtos ou serviços;
  • atrair e despertar interesse em possíveis clientes;
  • fechar novos negócios;
  • outros.

Sendo assim, fica claro o por que ter um site é uma opção interessante para você — independentemente do seu segmento ou tamanho da sua empresa.

E, se você quer saber como é possível transformar seu site em uma poderosa ferramenta para o seu negócio, baixe nosso e-book e seja AGORA um recordista de vendas pela internet!

Como ter um site

Hoje, ter um site se tornou algo primordial para qualquer profissional ou empresa que deseja se estabelecer no mercado e alcançar resultados cada vez mais expressivos. Sendo assim, com os avanços tecnológicos e o acesso crescente da população à internet, contar com a criação de sites passa a ser um fator decisivo para a sobrevivência do seu negócio.

Mas, respondendo à sua dúvida sobre como ter um site… primeiramente, é essencial entender e definir qual será o objetivo dele. Concluído esse primeiro passo, é hora de pesquisar sobre as empresas que podem ser suas parceiras nessa atividade. Para se ter um site realmente apresentável — que transmita, de fato, a essência do seu negócio —, é de suma importância optar por fazê-lo com profissionais qualificados no assunto.

Afinal, é o nome da sua empresa ou negócio que está em jogo! Então, nada de fazer um daqueles websites gratuitos, ok? Para entender o por quê, leia esse artigo aqui.

Além disso, ao contar com uma equipe especializada, ela saberá exatamente como criar um site que funcione, da melhor maneira possível, para as suas necessidades.

Ainda não ficou claro para você o que é site ou algum outro tópico do texto? Então, conte pra gente nos comentários qual é a sua dúvida. Nós queremos te ajudar!



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários