Plataforma de e-mail marketing: quais as melhores para usar na sua estratégia digital?

Geralmente as plataformas de e-mail marketing permitem a criação e edição de templates, fazem o disparo das campanhas e fornecem métricas importantes como taxa de abertura e de cliques. Mas, quais são as melhores plataformas de e-mail marketing?

O que é uma plataforma de e-mail marketing? 

Uma plataforma de e-mail marketing permite o envio de campanhas para uma base de contatos. Seja para o envio de newsletters, e-mails promocionais ou sazonais, o envio de e-mails é uma estratégia poderosa estratégia do marketing digital. 

Para que servem as plataformas de e-mail marketing?

Mais do que um simples disparador de e-mails, a maioria das plataformas de e-mail marketing oferecem diversas funcionalidades. Elas geralmente contemplam as funções de criar e editar templates, segmentar contatos, criar campanhas de conteúdo personalizadas de acordo com o comportamento do lead, além de automatizar o envio. Confira abaixo os principais objetivos de uma campanha de e-mail marketing.

Promover conteúdos

Se a sua empresa tem um blog, usar uma plataforma de e-mail marketing para promover os seus conteúdos é indispensável para o sucesso da sua estratégia digital. Assim, além de divulgar nas redes sociais, é possível criar newsletters e fluxos de nutrição de leads para divulgar os posts. Ou seja, uma estratégia consistente de e-mail marketing pode contribuir para gerar tráfego para o site.

Nutrir leads 

Quando se fala em Inbound Marketing, uma plataforma de e-mail marketing é fundamental para nutrir os leads gerados. Se você quer transformar leads em clientes, é importante educar os seus contatos sobre o seu negócio e sobre o mercado, criando um relacionamento com eles, até que se convertam em clientes. 

Através da automação de marketing é possível enviar mensagens personalizadas conforme a interação dos contatos com os seus conteúdos e também com a etapa da jornada de compra em que se encontram. 

Vender e encantar

Os e-mails transacionais servem para vender diretamente através de newsletters. Através do e-mail marketing você pode ofertar produtos e cupons de desconto, levando os usuários até o seu e-commerce. 

Além disso, após a compra, é importante encantar o seu cliente através de uma estratégia de pós-venda. Para isso, tente enviar uma pesquisa de satisfação ou algum conteúdo complementar sobre a melhor forma de aproveitar o produto. Lembre-se também de enviar novos conteúdos e ofertas para esse cliente. Isso contribui para a recompra, indicação de novos clientes e redução do CAC.

Como escolher a melhor plataforma de e-mail marketing?

A escolha da melhor plataforma de e-mail marketing pode impactar significativamente o desempenho da sua estratégia digital. Mas, afinal, o que uma boa ferramenta deve oferecer? Confira abaixo as principais funcionalidades das melhores plataformas de e-mail do mercado.

  1. Criação de templates

Uma boa plataforma de e-mail deve oferecer uma criação rápida, fácil e intuitiva de templates. Além disso, deve permitir a personalização das peças conforme a identidade visual da sua marca. 

2. Segmentação de contatos

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As melhores plataformas de e-mail permitem a segmentação dos contatos. Isso significa que é possível obter informações sobre o perfil e comportamento dos leads, como dados pessoais, demográficos e profissionais, além de insights sobre a interação do lead. 

Assim, é possível criar listas de contatos segmentadas por perfil e enviar conteúdos conforme as preferências e necessidades do seu potencial cliente. Pesquisas mostram que campanhas segmentadas oferecem uma taxa de abertura maior do que campanhas não segmentadas. 

3. Automação de marketing 

Para otimizar o tempo e escalar a sua estratégia de marketing digital, as melhores plataformas de e-mail marketing oferecem a opção de automação de marketing. Assim, é possível automatizar as tarefas do Inbound Marketing, como o disparo de e-mails, pontuação dos leads e lead tracking, além de permitir a integração com outras plataformas. 

A automação de marketing permite ainda criar um fluxo de nutrição, que consiste em uma sequência de e-mails disparados conforme o engajamento do lead. Esse fluxo de nutrição representa um passo-a-passo de todos os e-mails que serão enviados ao seu potencial cliente. Dessa forma você faz o seu lead avançar nas etapas do funil de vendas.

4. Testes A/B

Para o sucesso da sua estratégia de e-mail marketing é importante realizar testes A/B. Essa também é uma funcionalidade oferecida pelas melhores plataformas de e-mail marketing. Os testes A/B permitem avaliar o desempenho das suas campanhas e fazer ajustes para garantir maior assertividade com o seu público. Mas como isso é feito? Através do envio de duas versões diferentes do mesmo material, de modo a descobrir qual delas obtém a melhor performance. 

As 7 melhores plataformas de e-mail gratuitas

Existem diversas plataformas para o envio de e-mail marketing. Confira abaixo as 7 melhores plataformas de e-mail gratuitas.

  • Mailchimp
  • Benchmark Email
  • Sendinblue
  • Thunderbird
  • E-goi
  • Mailify
  • Infusion Soft

Conclusão

Como vimos, o e-mail marketing pode servir a diversos propósitos. As melhores plataformas de e-mail marketing oferecem diversas funções e todas elas podem funcionar muito bem para a sua estratégia digital. 

Por isso, é importante fazer testes. Pense em um design atrativo, um excelente conteúdo, faça uma análise do seu público e planeje quando enviar. Dessa forma você conseguirá alavancar os resultados do seu negócio e aumentar a produtividade da sua equipe.

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