Disparar e-mail marketing gera resultados para qualquer empresa?

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 2 março, 2021 ~ 7 minutos de leitura
Disparar e-mail marketing gera resultados para qualquer empresa?

Antes de falarmos sobre disparar e-mail marketing responda.

Quando você faz uma postagem no Facebook, Instagram, Twitter, sobre seu negócio, seja para apresentar seu produto ou ganhar notoriedade sobre sua marca, você alcança a quantidade de visualizações que almejava?

Com certeza não! E isso acontece porque as redes sociais têm algoritmos que limitam seu número de visualizações.

Independentemente se você tem 5000 amigos no Facebook ou 30.000 seguidores no Instagram, a sua taxa de impressões aos seus seguidores será mínima e com certeza isso pode lhe frustrar.

Mas por que isso acontece? 

Com certeza porque o Facebook, Google e outras redes sociais ganham dinheiro com isso! 

Você já deve ter visto em seus stories, timeline, caixa de e-mail, ou em outros lugares alguns tipos de anúncios, com algum produto que você pesquisou, propaganda de marca, vídeos patrocinados, etc…

Exatamente, este é o negócio das redes sociais, pague e alcance mais pessoas, eles têm algoritmos super otimizados para captar seus interesses e depois anunciar para você. 

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Devido a isso, muitas empresas têm focado em outras formas de alcançar seu público alvo e uma destas formas que nos livram das mãos de Zuckerberg e companhia, é o e-mail marketing.

O que é e como devemos disparar e-mail marketing?

Disparar e-mail marketing profissional no notebook

E-mail marketing é um meio de comunicação que acontece entre empresas e possíveis clientes, através de uma ferramenta de e-mail, algumas de e-mail marketing grátis outras pagas. 

É através do e-mail marketing que as empresas oferecem conteúdos ou geram publicidade de forma direta com pessoas, com o intuito de estreitar relações com seus clientes, além de propagandas, vendas e conversões.

Ferramentas de disparar e-mail marketing

Disparar e-mail marketing chipanzé

Com o avanço da tecnologia, surgiram poderosas ferramentas de automação de disparo de e-mails que facilitaram e muito a vida de empresários, quando falamos de disparar e-mail marketing.

Uma das principais ferramentas de e-mail marketing é o Mailchimp, que possui planos pagos e outros grátis e está entre as mais famosas ferramentas de disparar e-mail marketing conhecidas.

Elas são automáticas e editáveis, devem ser ajustadas para uma campanha de e-mail marketing que pode gerar resultados de uma forma assertiva e extraordinária.

A partir destas informações, começa a otimização da campanha. 

Devemos escolher o formato que iremos apresentar, “cada nicho de negócio deve ter a sua”.

Depois  a periodicidade em que estes e-mail serão enviados e analisar qual é o melhor horário para isso acontecer.

Definir o objetivo da campanha de disparar e-mail marketing, se é vender, dar boas vindas, dar informações úteis ou gerar engajamento para sua marca.

Devemos também evitar fazer spam, ou enviar e-mails desagradáveis e apelativos.Ter um formato flexível, amigável e com templates que seja a cara da sua empresa.

Com estas dicas com certeza você terá uma boa campanha de disparo de e-mail e com certeza um bom retorno financeiro  também.

Este foi um breve resumo sobre os conceitos de e-mail marketing, mas agora vamos ao principal foco deste artigo.

Disparar e-mail marketing gera resultados?

Disparar e-mail marketing ranking

Conforme o site Resultados Digitais, em uma estratégia eficaz de e-mail marketing, o empresário irá receber respostas de um possível cliente, captura de leads, pedidos de orçamentos ou cliques no link, que por sua vez, levam clientes ao site ou blog.

Quando uma campanha de e-mail está rodando, estamos atraindo novos leads, potencializando vendas de produtos ou simplesmente gerando conteúdo para nossos leitores.

Na opinião dos especialistas do Google, criadores do Gmail, este é o foco principal do e-mail marketing, quando estas ações começarem a ocorrer, sua campanha já estará dando resultados. 

Análise de campanhas de disparo de e-mail marketing

Com a estratégia de disparar e-mail marketing e com as ferramentas necessárias, é possível mensurar e analisar se sua campanha está gerando resultados ou não.

É possível medir de forma exata, saber a quantidade de cliques, a taxa de abertura e assim ver se sua campanha deu resultado ou não, com estas informações podemos escalar esta campanha ou corrigir algo que não deu certo.

Quando métricas são analisadas os resultados vêm com mais facilidade, pois trabalharemos de forma assertiva com estratégias voltadas para o que dá certo. 

Análises conforme o nicho

Quando falamos em estratégias de enviar e-mail, temos que dar relevância ao nicho da empresa que irá disparar e-mails, pois, cada nicho e seus produtos tem sua peculiaridade.

Por exemplo, se sua empresa for do ramo de automação residencial, provavelmente enviar e-mail com produtos que automatizam sua casa não irá funcionar, pois muitas pessoas nem sabem do que se trata.

Neste caso seria necessário e-mail com conteúdos, baseado em um funil de vendas, que irá explicar, tirar dúvidas e induzir este cliente até o exato momento da compra. 

Entretanto, se você for dono de uma loja virtual do nicho de sex shop, relógios ou aparelhos eletrônicos, enviar e-mails de fundo de funil (com chamadas para venda), seria mais interessante, pelo nicho em que estes produtos estão.

Agora se você tem um comércio local, como uma farmácia, consultório odontológico ou escritório de advocacia, aí a estratégia poderia ser diferente. 

Neste ramo de trabalho e-mails de branding ou envolvimento com a marca funcionam melhor.

Elas apresentam a cara da empresa, o endereço e benefícios que ela proporciona ao cliente.

Neste tipo de estratégia seria mais adequado enviar e-mails para pessoas que estão na mesma cidade ou em um raio de quilômetros próxima a empresa.

Devido ao grande alcance das ferramentas de e-mail e o contato direto com o leitor, é possível sim dizer que ela gera resultados desejados e isso é afirmado por especialistas.

Tipos de e-mail em uma estratégia de e-mail marketing

Disparar e-mail marketing grupo trabalhando

Conforme pesquisa feita por vários sites de grande autoridade no meio digital, o uso do e-mail marketing tem crescido absurdamente nos últimos anos e não é por acaso.

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Investidores têm se interessado cada vez mais por este tipo de estratégia e com isso as empresas se destacam, pois falam direto com seu cliente, que por sua vez, não recebem anúncios genéricos e que incomodam as pessoas.

Dentre os principais e-mails que podemos abordar são:

  • Newsletter: Ela fornece informações e é periódica, a newsletter capta o e-mail de um usuário da internet, através de iscas digitais, formulário no site ou links de direcionamento.

Este tipo de e-mail fornece conteúdos, dicas e notícias que levam o cliente a um novo estágio de funil e funciona muito bem, pois estes e-mails quase não caem na caixa de spam devido a inscrição e autorização do cliente ao receber estes e-mails.

  • Promocionais: Este formato de e-mail é aquele que oferece produtos ou serviços, levando o usuário ao site da empresa, focado em conversão. Também tem um enorme potencial, pois estes produtos que o cliente recebe via e-mail, são baseados em produtos que o destinatário se interessou.
  • Sazonal: Geralmente estes e-mail são enviados em datas comemorativas, aniversário, natal, entre outras datas, mas trazendo promoções de um certo período e persuade o cliente a tomar alguma decisão. Um dos e-mails sazonais mais famosos que conhecemos é o e-mail de Black Friday.
  • Boas vindas: São e-mails que são enviados assim que o cliente se cadastra em algum site/blog, ou quando ele efetua alguma compra. Ele é de extrema importância e deve fazer sentido, normalmente ele é enviado automaticamente minutos após a ação da pessoa.
  • E-mail e-commerce: São e-mails de lojas virtuais que engajam cada vez mais seu público alvo, criando um relacionamento com este cliente e oferecendo ofertas de produtos diferentes, mas relacionados ao interesse de cada um.

Conclusão

Certamente já deu pra ter uma idéia e reconhecer que estamos falando de algo que realmente é poderoso e dá certo, que trás resultados se for aplicado de maneira correta.

Seja você dono de uma empresa de engenharia, manutentor de computadores ou vários outros nichos.

As estratégias de disparar e-mail marketing funcionam melhor se feitas em parceria com outras plataformas, como divulgação patrocinada para captura de e-mails, anúncios nas redes sociais e no Google.

Dica

Nunca compre listas de e-mail, isso é considerado ilegal e anti-ético, pense como o cliente, se você não se cadastrou para receber um conteúdo, é porque você não quer receber este conteúdo, ou seja, spam.

Se você fizer isto, vai perder credibilidade e pode queimar seu domínio perante mecanismos de busca.

Enfim, comece agora a criar sua lista de e-mails, ofereça materiais ricos e com conteúdo relevante ao seu leitor, crie um relacionamento com ele, solucione problemas e seja especialista em curar as dores dos usuários.