Como fazer e-mails Marketing que geram vendas?

Você já tentou utilizar alguma estratégia de e-mail Marketing na sua empresa? Pergunto isso porque vejo muitos empreendedores e até profissionais de Marketing dizendo que essa estratégia é ultrapassada e que não gera resultados… Hoje vou mostrar como essa fala é equivocada e é possível sim, criar e-mail que geram vendas.

Respeito todas opiniões em relação ao marketing, mas antes de tudo, prefiro analisar os dados… Tudo no Marketing é teste e eu não descartaria uma ferramenta em que 92% das pessoas estão presentes… Por isso, utilizo e consigo tirar bastante proveito dos e-mails Marketing.

E sim, é isso mesmo que você leu… 92% dos internautas estão presentes no e-mail, é um canal que quase todas pessoas que quero alcançar estão lá, então, como vou descartar da minha estratégia algo tão poderoso?

Há realmente tantas pessoas que utilizam e-mail?

92% dos internautas utilizam o e-mail, sendo que 61% verificam o e-mail diariamente… Isso parece pouco para você? Pense que a cada 10 clientes que você quer na sua empresa, 9 utilizam o e-mail. É o que diz essa pesquisa da Pew Research

E isso pode ser explicado facilmente, afinal, quem não tem um smartphone hoje, não é mesmo? E para o uso desses aparelhos, você pode não lembrar, mas é obrigatório o cadastro de um e-mail… Só assim você pode cadastrar e utilizar o aparelho. Ou seja, todas as pessoas com smartphone, obrigatoriamente, têm um e-mail. Quantas pessoas que você conhece não tem um smartphone? Pois é…

E como aproveitar na sua empresa e criar e-mails que geram vendas?

Bom, acho que deu para entender o poder do e-mail Marketing, né? Conseguimos alcançar muitas pessoas, basta nos comunicarmos de maneira eficaz, para assim, gerarmos os resultados que queremos.

E para isso devemos seguir um passo-a-passo para garantir que nossos e-mails sejam entregues.

Verifique se seu domínio não encontra-se em listas de spam

De nada adianta você pensar em uma boa estratégia para envios de e-mails, se seu domínio estiver em listas de spam.

Isso ocorre quando você não utilizou boas práticas de envios de e-mails anteriormente e você foi bloqueado por alguns servidores, logo, muitos destinatários que você selecionou, não receberão seus e-mails.

Uma forma de você verificar se seu domínio de e-mail encontra-se em uma lista de spam é pelo https://mxtoolbox.com/

Insira o domínio do seu e-mail e peça ao site para verificar. Ele irá retornar em quais listas você está OK e quais listas há problemas.

Não envie spams, segmente sua lista de contatos

Um dos principais motivos de seu domínio perder autoridade é por envio de spam.

Mensagens enviadas em massa e com pouco engajamento tendem a ser spams e os servidores bloqueiam.

Para e-mails Marketing, o ideal é segmentar a sua lista de contatos, baseado nos interesses dessas pessoas.

Segmente com base nas informações que você tem daquele contato… De onde ele veio? Já é cliente da sua empresa? Comprou qual produto? Baixou algum material para estar ali? Qual material? Visitou quais páginas no seu site?

Sendo assim, você conseguirá enviar e-mails que realmente interessam para aquela pessoa e a chance dela abrir e se interessar é muito maior.

Use a criatividade e tenha assuntos que despertem a atenção do usuário

O primeiro contato que o destinatário terá com seu e-mail é no assunto. Então você deve despertar a atenção do usuário naqueles poucos caracteres disponíveis, então, não desperdice caracteres com informações irrelevantes.

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Antes de montar um assunto, você deve saber que aqueles que têm o nome do destinatário tendem a ter maiores taxas de abertura.

Por exemplo:

Toni, abra esse e-mail e garanta o cupom secreto.

Converte mais do que:

Abra esse e-mail e garanta o cupom secreto.

Isso porque o e-mail terá personalização com o destinatário, ele irá se identificar e abrir o e-mail.

Teste diferentes tipos de templates

Houve um tempo em que profissionais de Marketing afirmavam: “E-mails com templates simples convertem mais.” ou “E-mails com templates personalizados convertem mais” e até mesmo “E-mails com texto puro convertem mais”

A verdade é que isso depende muito do segmento em que você atua, da persona com quem você está se comunicando, do momento em que está conversando com a pessoa, etc.

E é por isso que mais uma vez repito, tudo deve ser testado.

Hoje em minha empresa sempre alterno entre e-mails com templates mais simples e templates mais trabalhados, dependendo bastante se estou apresentando uma proposta para ela ou dando uma dica de Marketing… Se estou conversando com o dono da empresa ou um Analista de Marketing. 

Essas comunicações devem ser diferentes e testadas até encontrar a que converte mais.

Não há uma fórmula secreta para eu te passar e você aplicar em sua empresa, pois não sei qual o seu segmento e qual o seu objetivo com o e-mail. Mas, você pode testar até encontrar a melhor forma para sua empresa.

Para te ajudar, disponibilizei alguns templates de e-mail para você testar e aplicar nas suas campanhas de e-mail. Clique aqui para baixar templates de e-mail.

Teste e-mails menores e objetivos

Há diversas maneiras de você se comunicar com seu contato através de e-mail. Como disse, não há uma fórmula secreta.

Mas já que estamos falando sobre e-mail para vendas, sugiro um e-mail curto e objetivo, com um CTA chamando a atenção para a compra.

Chegamos ao fim de mais um post, espero que tenha gostado das dicas para criar um e-mail que venda de verdade.

Continue lendo nossos posts e agora aprenda como captar mais contatos para a sua base para receber e-mails.

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Inbound Marketing
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