
Análise de Métricas para o Sucesso do SEO
O sucesso dos negócios, hoje em dia, está quase que totalmente ligado aos resultados obtidos no ambiente digital. Muitas vezes, o site é a porta de entrada de um possível cliente e, por isto, tem se tornado uma das mais importantes ferramentas do marketing atual.
O site precisa ser funcional, bem apresentável, rico em informações e, principalmente, se destacar nos resultados das pesquisas orgânicas nos buscadores da internet, através das técnicas de SEO.
O SEO é um serviço fundamental para o sucesso do marketing digital. Ele utiliza diversas ferramentas e estratégias, para que o Google e outros buscadores posicionem o seu site nos primeiros resultados das pesquisas, de acordo com as palavras chaves relevantes ao seu negócio.
Isto, consequentemente, fará com que o seu negócio seja mais visualizado e tenha a chance de atrair mais clientes.
Como saber se o SEO está alcançando os objetivos?
Para saber se as estratégias e técnicas de SEO utilizadas na otimização do seu site estão corretas, é preciso monitorar constantemente os resultados de pesquisas e analisar métricas importantes.
Métricas são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, comportamento ou variável de negócio, permitindo medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing.
As métricas de SEO podem ser fornecidas por diversas ferramentas e softwares online para monitorização de sites, que mostram se os resultados desejados estão sendo obtidos.
Uma das mais importantes destas ferramentas é o Google Analytics. Além de ser gratuita, ela é capaz de monitorar o seu site em tempo real, mostrando vários indicadores importantes a serem acompanhados.
Outra ferramenta que irá reabastecer com sucesso o seu arsenal de SEO é verificador de site por Sitechecker. Você pode facilmente conduzir análises de SEO do site, encontrar erros técnicos que afetam a conversão e a promoção do site. Além disso, você pode acompanhar quaisquer alterações no site e analisar como elas influenciam a classificação do site.
Utilizada por muitos profissionais, e que faz parte da rotina da equipe de SEO da Cia Web Sites, é a SEMrush. Este sistema apresenta uma visão mais sistêmica dos sites, monitorando-os e comparando-os com os resultados de seus concorrentes, entre outras inúmeras funcionalidades.
Qual a importância da análise de métricas?
Independentemente da ferramenta a ser utilizada, o mais importante, à esta altura do campeonato, é saber interpretar as métricas e definir quais são as mais importantes, além de entender por que devemos monitorá-las.
No SEO, existem métricas específicas que devem ser analisadas de acordo com a estratégia traçada para o seu negócio. Definir as métricas e determinar a forma como elas serão analisadas é fundamental para se obter o sucesso desejado no ambiente web.
E é a partir da análise destas métricas que algumas estratégias podem ser estabelecidas, reafirmadas ou alteradas. Além disto, a sua estratégia também pode ser adaptada ou modificada ao longo do tempo, de acordo com o perfil ou o posicionamento de mercado do seu negócio.
Quais as principais métricas para o SEO?
As métricas de SEO devem ser analisadas com cuidado e atenção, para que seja possível melhorar as estratégias utilizadas. Mas, quais métricas devemos analisar?
A resposta para esta pergunta é: tudo depende da estratégia adotada no seu marketing digital.
Para te ajudar, listamos abaixo as métricas básicas mais importantes para a análise do seu SEO e do seu marketing digital:
Total de Cliques ou Visitas
Indica a quantidade de cliques nas URL’s do seu site vindos de clientes oriundos de uma pesquisa feita através do Google. Este é um importante indicador para saber se seu público alvo está sendo atingido.
O total de cliques é dividido em únicos ou não. Por exemplo, se um visitante A entra no seu site uma única vez, e o visitante B entra no seu site quatro vezes, você terá o resultado de cinco visitas, mas apenas duas visitas únicas.
Se o seu objetivo for divulgar a sua empresa para o maior número possível de pessoas, o ideal é conseguir aumentar as visitas únicas, uma vez que este indicador demonstra quantas pessoas diferentes estão acessando o seu site.
Mas, se o objetivo for fazer com que seus usuários acessem várias vezes o seu conteúdo, voltando ao seu site de tempos em tempos, o ideal é aumentar o número de visitas de forma geral.
Total de Impressões (visualizações)
Quando uma pesquisa é realizada no Google, por exemplo, aparecem diversos resultados na tela do usuário. Cada vez que o seu site aparece para um usuário na página de resultados, mesmo que ele não seja clicado, isto é considerado uma impressão.
Portanto, elevar esta métrica demonstra que o seu site está está tendo diversas impressões nos resultados do Google, através de, provavelmente, inúmeras palavras chaves.
CTR (Click-Through Rate) Médio
O CTR representa a taxa entre impressões e cliques. Ou seja, esta métrica faz uma relação entre quantas vezes o seu site apareceu para os usuários nos resultados de pesquisa e em quantas destas vezes ele foi clicado.
Quanto maior ou mais aproximado for o número de cliques ao de visualizações, isto significa que o título, a descrição e o link que aparecem estão sendo contundentes, gerando interesse no público.
Confira aqui 6 dicas para aumentar as visualizações do seu site.
Posição Média
Demonstra o posicionamento médio do site para todas as palavras chaves em que ele está ranqueando no Google. Melhorar a posição média do seu site é aumentar o posicionamento geral do site em diversas localidades e com várias palavras chaves diferentes.
Conclusão
Para que o trabalho de SEO contribua efetivamente para os resultados de marketing digital da sua empresa, o seu site não deve ser apenas encontrado pelos usuários, mas sim gerar resultados para o seu negócio.
Daí a importância do aumento da conversão de leads, pois, paralelamente ao SEO, a busca pela conversão é algo fundamental para o sucesso do marketing.
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