Como iniciar o marketing digital no seu negócio

Toni Campos Por Toni Campos em 3 agosto, 2020 ~ 35 minutos de leitura
Como iniciar o marketing digital no seu negócio

Ter um site institucional ou comercial, bem como perfis para a sua empresa nas redes sociais já são ótimos passos em direção ao seu sucesso na internet. Agora, para fazer com que esses canais tragam realmente o retorno desejado, a próxima etapa é entender e descobrir como iniciar marketing digital para o seu negócio.

Se você ainda não sabe o que é o marketing digital, trata-se de um conjunto de ações e estratégias no ambiente virtual, que convergem em um objetivo mercadológico pré-estabelecido. Seus principais diferenciais, em detrimento ao marketing tradicional, são a facilidade de mensurar os resultados, a escalabilidade e o alcance do público certo — o que possibilita o aumento considerável de vendas. Isso faz com que esta estratégia seja bem mais assertiva, flexível e acessível do que o marketing tradicional.

A partir dos anos 1992, com a liberação da internet para uso pessoal e comercial, o marketing on-line vem crescendo substancialmente. Ela é uma estratégia de alta importância, sendo que suas principais funções são promover e lançar produtos, serviços e conceitos, bem como consolidar marcas ou empresas no mercado. Assim, atuar por meio da internet, para alcançar seus objetivos de marketing, é o que chamamos de ter presença digital.

Adiante, você saberá mais um pouco sobre o que é essa estratégia e também como iniciar marketing digital para sua empresa. Continue a leitura e confira!

Marketing digital ganha cada vez mais espaço

Hoje, o marketing digital representa uma das mais importantes formas de promoção de marcas, serviços e produtos, por meio das ferramentas disponíveis na internet. Nos últimos anos, o marketing na internet vem ganhando cada vez mais espaço nos orçamentos empresariais.

Assim, as instituições têm investido mais em campanhas desse gênero e também na criação de departamentos internos com essa finalidade. Isso tudo para conseguir gerir as estratégias corretas de marketing on-line, em busca do sucesso do empreendimento também na rede.

Principais benefícios do marketing digital

Com a crescente utilização da internet pela população, iniciar a presença digital da sua empresa é algo fundamental, nos dias atuais. Ou seja, estar presente digitalmente é sinônimo de garantir que seus serviços, produtos e marca estejam disponíveis para seus clientes ou potenciais clientes, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano (366, nos anos bissextos!).

Só para se ter uma ideia da amplitude disso, uma pesquisa realizada em 2019 demonstrou que em torno de 70% da população brasileira acessa à internet. Portanto, é clara a expansão da web em todo o mundo.

Realizar ações de divulgação na internet, como iniciar marketing digital para sua empresa, pode proporcionar muitas vantagens. Conheça os principais benefícios dessa estratégia:

  1. fazer a divulgação da sua marca, produtos e serviços;
  2. tornar a sua empresa mais acessível aos clientes, independentemente de restrições geográficas;
  3. transmitir seriedade e credibilidade aos interessados em adquirir seus produtos e serviços;
  4. proporcionar um canal aberto para relacionamento com a sua carteira de cliente;
  5. atrair o público certo para o seu negócio;
  6. impulsionar consideravelmente as suas vendas.

Veja mais benefícios do marketing digital

Como o marketing digital difere do marketing tradicional?

A diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital é simples.

O marketing tradicional usa canais offline, enquanto o marketing digital usa canais online. Uma campanha de marketing tradicional, por exemplo, pode usar outdoors, anúncios de rádio e notícias, enquanto uma campanha de marketing digital pode usar mídia social, postagens de blog e e-mail para promover um negócio e suas ofertas.

Por que o marketing digital é importante?

Para as empresas de hoje, o marketing digital é importante porque oferece:

  • Múltiplas estratégias de marketing online
  • Soluções econômicas de marketing
  • Campo de jogo nivelado
  • Opções avançadas de segmentação e personalização
  • Acompanhamento e medição precisos de campanha
  • Feedback contínuo sobre o desempenho da campanha

Você pode aprender mais sobre os benefícios do marketing digital abaixo.

O marketing digital oferece várias estratégias de marketing online

Com o marketing online, sua empresa pode escolher entre uma variedade de táticas. Exemplos de técnicas de marketing digital incluem:

Você tem opções, o que não é o caso quando se usa o marketing tradicional. Com o marketing tradicional, você tem menos opções. Você tem apenas alguns canais disponíveis, como rádio, mídia impressa e TV, e muitos desses canais são caros, o que limita ainda mais suas opções.

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A escolha de usar o marketing na Internet dá à sua empresa acesso a uma variedade de estratégias. Você pode escolher aqueles que melhor correspondem ao seu negócio, objetivos e mercado-alvo, o que ajuda a maximizar o impacto do marketing online em seus resultados financeiros.

O marketing digital oferece soluções de marketing econômicas

O preço é outro benefício do marketing digital.

Comparado ao marketing tradicional, o marketing online é extremamente econômico. Se você anuncia online, seja em mídias sociais, sites ou mecanismos de pesquisa, você define seu orçamento e lance para um espaço de anúncio. Você tem controle total sobre quanto gasta, o que não é o caso ao comprar um outdoor.

Além disso, você pode interromper sua estratégia a qualquer momento. Se você lançar uma campanha PPC, por exemplo, e perceber que ela não está funcionando, você pode ir em frente e pausar essa campanha. Em comparação, uma vez que você compra um outdoor, você o tem por toda a duração, funcionando ou não.

O marketing digital oferece igualdade de condições

Se você é uma empresa de pequeno a médio porte, o marketing digital também ajuda sua empresa a se destacar das marcas maiores. Isso porque o marketing online oferece soluções econômicas, como SEO, que podem ajudar sua empresa a atingir seu público.

Com o SEO como uma estratégia de marketing digital, por exemplo, sua empresa pode otimizar seu conteúdo para pesquisas de cauda longa ou pesquisas que apresentam três ou mais palavras.

Essa abordagem pode ajudar sua empresa a ficar na frente de grandes marcas e atingir seu público-alvo.

Você também não precisa se preocupar em como seu orçamento de marketing online irá competir com marcas maiores. O marketing digital oferece várias estratégias econômicas, incluindo SEO, que você pode usar para apresentar seus produtos ou serviços ao seu público.

O marketing digital oferece opções avançadas de segmentação e personalização

Tornar o marketing na web parte de sua estratégia de negócios também oferece acesso a uma variedade de opções avançadas de segmentação e personalização. O marketing tradicional, que é mais amplo, não pode competir com o que o marketing digital pode fornecer quando se trata de segmentação.

Por exemplo, com marketing online, você pode usar opções de segmentação como:

  • Localização
  • Interesses
  • Estado civil
  • Hobbies
  • Dispositivo
  • E mais

Essas opções de segmentação podem ajudá-lo a ampliar os outros benefícios do marketing digital, como a relação custo-benefício. Se você lançar uma campanha de tráfego pago, por exemplo, poderá usar opções de segmentação, como local e dispositivo, para focar seus anúncios nos usuários com maior probabilidade de conversão, como visitando sua loja física.

O marketing online também torna possível personalizar o conteúdo com informações como as seguintes:

  • Nome
  • Interesses
  • Comportamento

Criar uma experiência personalizada para os usuários, seja por meio de sua campanha de marketing por e-mail ou site, pode levar a melhores resultados de marketing. Um e-mail que recomenda produtos com base no comportamento de compra anterior de um cliente, por exemplo, pode levar a outra venda e até mesmo a uma recomendação boca a boca.

O marketing digital oferece monitoramento e medição precisos de campanhas

O marketing online resolve um problema de marketing tradicional – o rastreamento.

Com o marketing tradicional, é difícil rastrear se alguém encontrou sua empresa por meio de um outdoor, anúncio de rádio ou jornal. Quando você não consegue rastrear seus esforços de marketing, não consegue medir o desempenho deles, o que torna difícil provar o valor do marketing.

É fácil acompanhar o desempenho e os resultados do marketing digital.

Ferramentas como Google Analytics , Google Search Console e Google Ads facilitam o monitoramento de sua estratégia. Com o Google Analytics, por exemplo, você pode rastrear o tráfego do site, o comportamento do usuário e as conversões do site. Em comparação, o Google Ads oferece uma visão de 360 ​​graus de seus anúncios PPC. Esses tipos de análise do site são absolutamente essenciais para qualquer estratégia de marketing digital que valha a pena.

Melhor ainda, você pode usar programas como o Google Data Studio para compilar todos os seus dados de marketing digital em relatórios fáceis de ler e compartilhar. Ferramentas como essas ajudam você a mostrar, bem como analisar o desempenho do marketing online.

O marketing digital oferece feedback contínuo sobre o desempenho da campanha

Tornar o marketing digital parte de sua estratégia de negócios também oferece acesso a uma abordagem de marketing que fornece feedback constante sobre o desempenho de sua campanha, seja sua estratégia de SEO ou anúncios PPC.

Por exemplo, se você lançar uma campanha PPC e atualizar sua segmentação para excluir dispositivos móveis, poderá notar uma queda repentina nas conversões. Essa resposta imediata ajuda você a reagir rapidamente. Você pode desfazer a atualização de segmentação e fazer com que sua campanha volte a ter um desempenho ideal.

Até mesmo estratégias de longo prazo, como SEO, fornecem feedback constante.

Por exemplo, você pode ver se sua estratégia de segmentação por palavras-chave funciona bem analisando o tráfego do seu site e as taxas de conversão do site. Essa análise pode ajudá-lo a descobrir outras áreas de melhoria também, como o design e a usabilidade do seu site, bem como a qualidade do conteúdo.

Com todos os seus benefícios, o marketing digital é um grande ativo para as empresas, incluindo a sua.

Como funciona o marketing digital?

Você conhece a definição de marketing digital, mas como funciona o marketing digital?

O marketing online funciona desenvolvendo uma estratégia omni-channel coordenada que apóia a jornada de compra exclusiva de seu público-alvo. Isso significa que sua empresa usa vários canais, como social, e-mail e pesquisa, para oferecer suporte a uma estratégia abrangente, como gerar reconhecimento de marca, leads ou vendas.

Para ter uma perspectiva, pense neste exemplo de marketing digital:

  • Objetivo: ganhar leads
  • Canais: Pesquisa, e-mail
  • Estratégia:
    • Escreva uma postagem de blog que vise uma necessidade do meio do funil (MOFU).
    • Otimize a postagem do blog para mecanismos de pesquisa e usuários.
    • Tenha materiais ricos para download que exige que os usuários dê sua informações de contato para poder baixar.
    • Crie um fluxo de e-mail para nutrir e converter esses usuários.

É um exemplo básico, mas o cenário acima mostra como as empresas podem usar o marketing digital para atingir metas globais, como atrair leads. Embora você possa usar os canais de marketing digital sozinhos, eles funcionam melhor quando usados ​​juntos, o que é um dos maiores desafios para os profissionais de marketing digital.

9 maneiras de usar o marketing digital como um negócio

Se você está curioso para saber como sua empresa pode usar o marketing digital, veja estes exemplos:

  1. Aumente o conhecimento da marca com uma campanha publicitária de mídia social no Facebook
  2. Aumente o tráfego qualificado do site com uma estratégia de marketing de conteúdo
  3. Gere compras e leads com uma campanha de anúncios PPC
  4. Melhore as taxas de conversão do site com testes CRO
  5. Aumente o tráfego qualificado do site, a visibilidade dos resultados de pesquisa e as vendas com uma estratégia de SEO
  6. Segmente localizações de concorrentes e leads qualificados com marketing geofencing
  7. Converta leads de alto valor com um plano de marketing baseado em conta
  8. Incentive a fidelidade do cliente com campanhas de e-mail marketing
  9. Aumente o tempo e as taxas de conversão na página melhorando a velocidade

Estas são apenas 9 ideias de marketing digital.

Esteja você no mercado business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C), você pode encontrar maneiras criativas de atingir seu público por meio de canais online. A personalização e versatilidade das técnicas de marketing online tornam-nas úteis para qualquer tipo de empresa. A CIA web sites é uma agência de marketing digital B2B e uma agência de marketing digital B2C!

Métricas de marketing digital

Quando se trata de marketing digital, há uma variedade de métricas que você pode medir, incluindo:

MÉTRICA DE MARKETING DIGITALO QUE ESTA MÉTRICA MEDECANAL DO MARKETING DIGITAL
Tráfego do siteNúmero de usuários visitando um site.Orgânico
Fonte de tráfegoA origem do tráfego do site, como mídia social, anúncios pagos e pesquisa orgânica.Orgânico, Social
Visualizações de páginaO número total de visualizações de uma página.Orgânico
Taxa de rejeiçãoPorcentagem de sessões de uma única página ou sessões em que os usuários não visitaram outra página em seu site.Orgânico
Tempo na páginaO tempo médio gasto em uma página.Orgânico
Taxa de cliques (CTR)Porcentagem que mede o número de cliques dividido pelo número de impressõesOrgânico, pago, social
Taxa de conversãoPorcentagem de usuários que realizaram conversão dividido pelo número total de usuários.Orgânico, pago, social, e-mail
Taxa livrePorcentagem de usuários que abriram um e-mail dividido pelo número total de usuários que receberam o e-mail.E-mail
SegueNúmero da página seguinteSocial
AçõesNúmero de compartilhamentos de postagemSocial
Retorno do investimento (ROI)A receita gerada por uma estratégia de marketing digital, menos seus custos.Orgânico, pago, social, e-mail

O que um profissional de marketing digital faz?

Um profissional de marketing digital desenvolve, implementa, gerencia e mede a estratégia e as campanhas de marketing online de uma empresa. Muitos profissionais de marketing online se especializam em diferentes tipos de marketing digital, como mídia social, SEO, inbound marketing, marketing de conteúdo e PPC.

Geralmente, os profissionais de marketing digital têm como objetivo atingir as metas gerais da empresa, como aumentar a receita, alcançando objetivos menores, como melhorar o tráfego do site, acompanhamento de mídia social e taxa de conversão.

Em quase todos os casos, os profissionais de marketing online medem o desempenho da estratégia de marketing digital de seus negócios com métricas , também chamadas de indicadores-chave de desempenho (KPIs), mensalmente, trimestralmente e anualmente.

Quanto custa o marketing digital?

Os orçamentos de marketing digital variam. A média das pequenas e médias empresas, entretanto, gasta R$1.500 a R$6.000 por mês em marketing na Internet. Geralmente, as empresas dedicam 6,5% a 10% de sua receita ao marketing online.

Se sua empresa obtivesse R$ 1 milhão em receita, por exemplo, você reservaria R$65.000 a R$100.000 para marketing digital naquele. Cada empresa é diferente, é claro, então você pode investir mais ou menos em marketing online.

O que determina os custos de marketing digital?

Alguns fatores influenciam o quanto você gasta em marketing digital, incluindo:

A complexidade da sua estratégia de marketing online

Os planos de marketing na Web podem se tornar complicados rapidamente, especialmente se sua empresa usa vários canais e equipes para fazer o marketing de seu negócio. É por isso que projetos complexos exigem um investimento mais significativo, porque precisam de mais recursos e membros da equipe para ter sucesso.

Ferramentas de marketing digital

O marketing online da sua empresa exige um kit de ferramentas, que geralmente inclui ferramentas para:

  • Rastreamento de classificações em resultados de pesquisa orgânica
  • Analise da concorrência
  • Desenvolvimento de calendários de conteúdo
  • Acompanhar o progresso do conteúdo, desde a escrita até a edição e a publicação
  • Agendamento, publicação e monitoramento de postagens de mídia social
  • Criação de anúncios para mídias sociais e campanhas de pesquisa
  • Criação, envio e monitoramento de campanhas de e-mail

Embora sua empresa possa acessar algumas ferramentas gratuitas, muitas vezes você precisará reservar parte de seu orçamento de marketing digital para ferramentas pagas, como o Ahrefs , para pesquisar concorrentes e monitorar classificações de busca orgânica.

Dependendo do seu negócio, você também pode investir em alguns serviços de terceiros, como:

  • Design freelance
  • Profissionais de marketing digital
  • Consultoria

Esses serviços geralmente ajudam sua equipe interna a gerenciar sua estratégia de marketing online.

Um designer freelance, por exemplo, pode fornecer gráficos de alta qualidade para as postagens do blog da sua empresa, postagens nas mídias sociais e anúncios, o que economiza o tempo de criação dessas imagens. Em comparação, uma agência de marketing digital pode simplificar toda a sua estratégia, liderando e gerenciando para você.

Se você optar por contratar ajuda ou trabalhar internamente, dependerá de sua empresa e de suas capacidades.

Embora as grandes corporações de nível corporativo muitas vezes possam lidar com suas campanhas de marketing digital internamente, muitas SMBs encontram gargalos. Não ter membros de equipe suficientes, tempo ou mesmo experiência em uma área pode interromper seus esforços de marketing digital, e é aí que uma agência terceirizada pode ajudar.

A agressividade da sua estratégia de marketing digital

Assim como as estratégias complexas, as estratégias agressivas de marketing online exigem um investimento mais substancial. Sua empresa, por exemplo, pode investir cerca de 10% de sua receita total contra 6,5% para tornar seu plano mais competitivo.

Se sua empresa exige uma estratégia agressiva, dependerá de seus objetivos, bem como de seu setor. Se você opera em um mercado difícil, onde todos usam marketing digital, provavelmente precisará de um plano mais agressivo para promover sua marca.

8 tipos de marketing digital para conhecer (e como usá-los)

Quer usar o marketing digital para expandir seus negócios? Nosso guia de marketing digital mostra o que você precisa saber sobre os canais de marketing digital mais comuns. Os tipos de marketing digital que este guia cobre são:

  • SEO
  • Marketing de conteúdo
  • PPC
  • Marketing de mídia social
  • Marketing de email
  • Publicidade em mídia social
  • Marketing de Vídeo
  • Web Design e Desenvolvimento de sites

SEO

Investimento médio: R$ 1800 – R$ 2600 / mês

Usando o SEO como estratégia de marketing digital, as empresas podem aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de pesquisa. Com uma posição melhor nos resultados de pesquisa, sua empresa pode gerar mais tráfego, leads e vendas para o site. 93% das experiências online começam com uma busca na internet, mostra que o SEO é uma necessidade.

O que é SEO?

SEO é uma estratégia de marketing online que melhora a sua visibilidade ou classificação nos resultados de pesquisa relevantes para o seu negócio e público-alvo. Aumentar seu posicionamento requer SEO on page e SEO off page. Essas duas táticas se concentram em tornar seu site mais amigável e mais confiável para os mecanismos de pesquisa e usuários.

Quais são os tipos de SEO?

Ao usar o SEO como uma técnica de marketing digital, você usará alguns tipos de SEO , incluindo:

SEO técnico

SEO técnico é a prática de usar linguagens de codificação para identificar diferentes partes de uma página.

Na maioria das vezes, isso requer o uso de uma linguagem de codificação como HTML, CSS, Java, JavaScript, PHP ou Schema.

Independentemente das linguagens que você usa para criar seu site, você precisa escrever um bom código suficiente para que os mecanismos de pesquisa o leiam bem.

No entanto, você não precisa ser um programador web para fazer alterações simples no código do seu site. Na verdade, se você passar algum tempo fazendo sua pesquisa, poderá encontrar lugares online para aprendê-los gratuitamente.

Mas, independentemente de você aprender ou não os códigos, é importante lembrar as três “tags” HTML mais importantes do SEO técnico:

  • Tag do título <title>: o nome da sua página e o texto em azul que aparece nos resultados de pesquisa do Google.
  • Cabeçalhos <h1>: Os nomes das seções individuais de uma página.
  • Links <a href=””>: links para outras páginas em seu site ou páginas fora de seu site.

Com essas três tags, você terá pelo menos um início em seu SEO técnico.

SEO local

SEO local é o processo de adicionar sua empresa a diretórios online e direcionar palavras-chave baseadas em localização com conteúdo em seu site. Isso ajuda você a aparecer em várias áreas online com sua marca, endereço, número de telefone e muito mais.

Quando as pessoas procuram o nome da sua empresa ou segmento online, o SEO local aumenta as chances de encontrarem sua empresa antes de encontrarem seus concorrentes.

SEO local

Isso ajuda você a obter mais clientes, gerar mais receita e expandir seus negócios.

O melhor de tudo é que a maioria dos canais de SEO locais são totalmente gratuitos.

O canal de SEO local mais popular é o Google Meu Negócio . Ele permite que você adicione sua empresa aos resultados da Pesquisa Google e do Maps, que são duas das propriedades online mais populares do mundo.

Como usar o SEO como técnica de marketing digital

Quando se trata de técnicas de marketing digital, o SEO recebe mais recomendações. Com o SEO, sua empresa pode gerar receita de longo prazo para sua empresa, sem os custos iniciais e contínuos que vêm com estratégias como publicidade em mídia social.

Se você estiver pronto para usar SEO em sua campanha de marketing online, use estas dicas:

Aumente seu conhecimento de SEO e aprenda o básico

Um guarda-chuva de estratégias constitui o SEO, por isso é essencial dominar os fundamentos do SEO .

Entenda quais fatores de classificação, como links e compatibilidade com dispositivos móveis, são mais importantes para os mecanismos de pesquisa. Em seguida, aprenda como otimizar seu site para esses fatores, como investindo em um site responsivo para celular para compatibilidade com dispositivos móveis ou desenvolvendo um processo de divulgação e conteúdo para atrair backlinks.

Audite o SEO do seu site

Como parte de sua estratégia de SEO para marketing online, audite seu site.

Use o que você aprendeu e aplique em seu site. Verifique suas classificações atuais nos resultados de pesquisa, por exemplo, com uma ferramenta gratuita como o Google Search Console . Analise sua segmentação por palavras-chave, as que você em seu conteúdo, tags de título e meta descrições.

Se você deseja auditar seu site rapidamente, use um verificador de SEO gratuito. Você pode até investir em serviços profissionais de auditoria de SEO se quiser a ajuda de SEOs experientes. Essa opção funciona bem se você já praticou SEO antes, mas não consegue descobrir por que sua empresa não está com bons resultados no Google.

Depois de concluir sua auditoria, você pode prosseguir para otimizar seu site.

Pesquise suas palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o processo de identificação de palavras e frases valiosas que seus clientes usam para encontrar sua empresa online.

É o primeiro passo para quase todas as estratégias de marketing digital porque forma a base de cada uma.

Para encontrar palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você tem algumas opções de pesquisa à sua disposição:

Sugestão automática do Google

Embora não seja uma ferramenta oficial de pesquisa de palavras-chave, o Google possui uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave incorporada diretamente na Pesquisa Google.

pesquisa google

Tudo o que você precisa fazer é começar a digitar uma palavra relacionada ao seu negócio – como “melhor cão de guarda” se você está procurando um cachorro para proteger sua casa, e não sabe qual é a melhor raça é só começar a digitar no Google que ele te dará algumas sugestões.

As palavras-chave sugeridas serão listadas em ordem de popularidade com base em quantas pessoas as pesquisam.

Infelizmente, isso significa que essa estratégia de pesquisa de palavras-chave tem um teto de sucesso limitado. Não será capaz de dizer tudo o que você precisa saber para criar seu plano, mas será um bom ponto de partida.

Keywordtool.io

Keywordtool.io é uma ótima maneira de gerar longas listas de ideias de palavras-chave.

Tudo que você precisa fazer é digitar a raiz de sua palavra-chave, algo como “tênis” se você vende tênis de corrida – e Keywordtool.io irá gerar uma lista de possíveis palavras-chave para você segmentar.

Infelizmente, essa ferramenta não informa com que frequência as pessoas pesquisam essas palavras-chave. Portanto, você terá que pegar sua lista e usá-la em outra ferramenta para obter uma imagem completa das palavras-chave que deve segmentar.

Felizmente, existem muitas ferramentas para realizar essa tarefa.

SEMrush

SEMrush é uma ferramenta de SEO paga.

A maioria das empresas pode pesquisar palavras-chave com o pacote SEMrush mais barato, embora você possa atualizar para obter mais funcionalidades do SEMrush.

Com o SEMrush, você pode fazer upload de uma planilha com as palavras-chave encontradas com ferramentas como Keywordtool.io e obter dados, como quantas pessoas pesquisam por essas palavras-chave a cada mês, sites atuais que classificam para essas palavras-chave e outras informações que podem ajudá-lo a decidir quais palavras-chave funcionam melhor para suas necessidades.

Provavelmente, você deseja encontrar palavras-chave de cauda longa ou frases de quatro a cinco palavras. Eles podem ter baixo volume de pesquisa, mas também costumam ter menos concorrência.

Melhor ainda, elas direcionarão tráfego qualificado para sua empresa porque longas consultas de pesquisa implicam na intenção do usuário de fazer uma compra.

A ideia é direcionar essas palavras-chave com estratégias futuras para que você possa atrair um público consistente para o seu site.

Mantenha seu SEO

Depois de atingir suas metas de classificação, tráfego do site, conversões e outras métricas de marketing digital, você deve manter seu site para que possa continuar crescendo no futuro.

Afinal, o marketing digital está mudando continuamente – e se você não acompanhar, seus concorrentes podem deixá-lo comendo poeira.

Com isso em mente, você (ou uma agência de marketing digital ) deve acompanhar as tendências recentes, atualizações de SEO e outros fatores que afetam sua capacidade de competir no mercado digital.

Depois de estabelecer a base de sua estratégia de SEO, mantê-la normalmente é muito mais fácil. Na verdade, será mais demorado do que difícil, pois você terá que atualizar tags, adicionar conteúdo, remover conteúdo, testar frases de chamariz (CTAs) e outros fatores.

Mas alguns trabalhos de manutenção são tediosamente difíceis e exigem muito conhecimento.

O melhor exemplo disso é a adaptação às atualizações de algoritmos, como “Mobilegeddon” de 2015. Isso exigia que os proprietários de sites incorporassem um design responsivo em seus sites, que discutiremos com mais detalhes posteriormente.

Este não foi um grande problema para a maioria das empresas com parceiros de SEO.

Mas para algumas empresas menores, isso destruiu sua capacidade de classificação online.

Essas atualizações significam que toda empresa no topo do google com seu site, precisa trabalhar para manter suas classificações online, mesmo depois de atingir seus objetivos.

Quanto custa o SEO?

Quanto você investe em SEO dependerá de suas necessidades, objetivos e escopo do projeto.

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As pequenas e médias empresas investem de R$1800 a $ 4.600 em SEO a cada mês. Em comparação, os consultores por hora custam cerca de R$200 a R$ 400 por hora. Se você está procurando fazer um projeto único para o SEO do seu site , planeje gastar entre R$11.000 e R$0.000.

Saiba mais sobre como usar SEO para marketing digital

Saiba mais sobre como incorporar SEO em seu plano de marketing digital com estes recursos:

Marketing de conteúdo

Investimento médio: R$2.000 – R$10.000 / mês

O marketing de conteúdo oferece às empresas uma estratégia econômica e de longo prazo para alcançar, nutrir e converter seu público-alvo, além de apoiar sua estratégia de SEO. Com conteúdo original e de alta qualidade, seu negócio pode gerar 54% mais leads, além de atender às preferências de 70% dos consumidores que desejam conhecer sua empresa por meio de postagens em blogs, guias e artigos.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing digital que se concentra na criação de conteúdo original e útil para os usuários. Na maioria dos casos, esse conteúdo, que pode variar de postagens de blog a vídeos e e-books, será otimizado para pesquisa, compartilhado nas redes sociais e promovido para aumentar seu alcance e exposição.

Que tipo de conteúdo você pode criar?

Se você usa marketing de conteúdo, pode ser criativo e criar uma variedade de tipos de conteúdo , incluindo:

Blogs

Os blogs são a forma de conteúdo mais popular na Internet. Graças a plataformas como o WordPress, qualquer pessoa pode ter um blog praticamente sem investimento. Os blogs ajudam a construir sua marca, reputação e autoridade online.

Você pode usar seu blog para postar atualizações regulares sobre questões do seu setor. Para um varejista on-line de calçados, por exemplo, isso poderia ser algo como alguém pode medir os pés em casa, como funciona o suporte de arco e por que algumas marcas são mais caras do que outras.

Em comparação, uma  campanha de marketing ortopédico  pode postar sobre diferentes tratamentos e terapias, bem como pesar diferentes opções de tratamento. Suas postagens de blog podem responder a perguntas comuns para pessoas que recebem ou pesquisam atendimento ortopédico.

Ao fornecer essas informações gratuitamente, você responde às perguntas de seus clientes em potencial. Isso os leva ao seu site, os educa, mostra o seu conhecimento e aumenta as chances de eles quererem comprar de você no futuro.

Escrever e publicar postagens de blog regularmente também dá aos leitores um motivo para voltarem ao seu site. Além disso, incentiva mecanismos de pesquisa como o Google a rastrear seu site com mais frequência para que suas páginas mais recentes apareçam nos resultados de pesquisa.

Os blogs são uma maneira fácil, eficaz e poderosa de construir sua marca online.

Como resultado, geralmente é a primeira estratégia de marketing de conteúdo que a maioria das empresas adota online.

Artigos

As páginas de artigo são páginas perenes em seu site que podem ser usadas para diversos fins.

Na maioria das vezes, essas páginas são usadas para:

  • Preços de serviços: as páginas de preços de serviços  são úteis porque mostram aos clientes em potencial quanto você cobra por diferentes níveis de serviço. Isso é especialmente útil para vendas B2B.
  • Informações do produto: as páginas de informações do produto são ótimas para vendas de comércio eletrônico porque fornecem aos clientes todas as informações de que precisam para fazer uma compra com base em informações.
  • Listagem de categorias de comércio eletrônico: as listagens de categorias de comércio eletrônico ajudam a reunir produtos semelhantes em categorias, onde os clientes podem procurar o que desejam.

Algumas empresas também usam esse formato para páginas de FAQ, que é uma ótima maneira de responder a muitas perguntas comuns ao mesmo tempo.

Além dessas opções, você também pode usar as páginas do artigo para direcionar palavras-chave de cauda longa que podem trazer resultados muito depois de publicá-las.

Esse conteúdo perene combina bem com postagens de blog para criar uma estratégia de conteúdo robusto e completa. Ao usar as duas abordagens juntas, você pode direcionar uma variedade de palavras-chave e direcionar o tráfego para o seu site dia após dia.

Infográficos

Os infográficos são representações visuais de informações que fazem um ponto convincente com dados concretos.

Os infográficos são ideais para explicar conceitos complexos em termos simples. Eles também não precisam ser nada sofisticados, alguns dos melhores infográficos são listas de pontos de dados com tabelas e gráficos.

Se você precisa de ideias de infográficos, pense em como você pode representar melhor seus produtos ou serviços por meio de dados.

Essas podem ser as tendências de vendas em seu setor por ano, a popularidade de certos produtos, o impacto de diferentes inovações e muito mais.

Então, uma vez em seu site, você pode promovê-lo nas redes sociais e ganhar backlinks para ele, o que ajuda a espalhar autoridade sobre sua marca.

Vídeo

O vídeo é outro excelente meio de conteúdo que apresenta informações de maneira envolvente, eficiente e fácil de usar.

Além disso, o Google gosta de ver vídeos nas páginas, pois eles fornecem uma ótima experiência ao usuário.

Sua empresa pode usar vídeos para melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa , atrair mais tráfego para seu site e fornecer uma experiência de qualidade aos usuários.

Isso mostra a todos, incluindo o Google, que você é uma fonte confiável em seu setor e que esse tipo de reputação é muito importante online.

Podcasts

Podcasts são conteúdos de áudio episódicos que permitem discutir questões em seu setor. Você pode fazer um podcast por cerca de R$500 e ele vem com uma série de benefícios de SEO.

Os podcasts permitem que você mostre sua experiência discutindo tópicos atuais do setor, oferecendo conselhos ou até mesmo fazendo previsões sobre o futuro do seu setor.

Você pode até mesmo usá-lo como fonte de receita se quiser vender um espaço de anúncio. Embora isso não seja comum para podcasts de negócios, ainda é uma possibilidade.

Mais comumente, os podcasts são usados ​​para entrevistar influenciadores ou discutir tendências entre colegas de trabalho. Isso mantém o formato simples, fácil de seguir e agradável.

Você também pode postar seus podcasts em redes como o iTunes e aproveitar a saturação de pesquisa como resultado de seu trabalho.

Além disso, podcasting é a única forma de conteúdo que não exige que o público olhe para uma tela. Seus ouvintes podem desfrutar do seu podcast no carro, em uma caminhada ou enquanto realizam tarefas domésticas.

Como usar o marketing de conteúdo como técnica de marketing digital

Use o marketing de conteúdo como uma técnica de marketing digital com estas dicas:

Escreva para leitores e, em seguida, mecanismos de pesquisa

O marketing de conteúdo e o SEO trabalham juntos, e é por isso que o marketing de conteúdo geralmente inclui o SEO.

Ao otimizar seu conteúdo para SEO, no entanto, você deseja evitar otimizá-lo excessivamente. Em vez disso, concentre-se primeiro em escrever para o seu público e, em seguida, escreva para os mecanismos de pesquisa. Evite o excesso de palavras-chave, por exemplo, o que pode prejudicar a experiência do usuário e as classificações.

Adicione recursos visuais úteis

Os recursos visuais podem ajudar sua empresa a oferecer uma experiência de usuário incomparável.

Vídeos, infográficos, gráficos personalizados e muito mais podem ajudar os usuários a acompanhar seu conteúdo e obter respostas para suas perguntas. Adicione esse tipo de multimídia ao seu conteúdo para criar uma melhor experiência do usuário, o que pode ajudar a melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa e compartilhamentos nas redes sociais.

Conduza a divulgação para promover seu conteúdo

Divulgação é o processo de criar um ótimo conteúdo em seu site e enviá-lo a outros proprietários de sites para obter um backlink.

Isso é semelhante ao marketing de influenciador, mas o objetivo da divulgação do conteúdo não é ganhar credibilidade ou influência social – é melhorar seu SEO

Isso é importante porque os  backlinks desempenham um papel importante no SEO. Quando você tem muitos backlinks de sites de alta qualidade, o Google vê esses backlinks como votos de confiança.

O Google então classificará seu site melhor nos resultados de pesquisa, o que o ajudará a atrair mais tráfego e clientes para seu site a partir dos resultados de pesquisa orgânica.

Quanto custa o marketing de conteúdo?

Geralmente, as pequenas e medias empresas investem R$2.000 a R$10.000 por mês em marketing de conteúdo. O quanto você dedica à sua estratégia de marketing de conteúdo dependerá do seu plano, bem como de sua agressividade e se você terceiriza tarefas como redação, edição e design.

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Como iniciar marketing digital na sua empresa

Hoje, há empresas especializadas em possibilitar que seu negócio tenha relevância na web: as agências de marketing digital. Essas empresas atuam no desenvolvimento de estratégias, para que você possa potencializar a sua presença digital e alcançar o seu público, por meio da internet. Conheça agora os principais recursos que as agências utilizam para colocar essa estratégia em prática.

Criação de websites

Para se fazer um bom planejamento de marketing on-line, o primeiro passo é contar com a criação de sites. Afinal, ter um site pode ser a porta de entrada que faltava para seus clientes em potencial encontrarem a sua marca na internet.

Um bom site deve transmitir credibilidade, ser moderno e de fácil navegação. Além disso, ele deve oferecer conteúdos de qualidade, para atender às necessidades de informação do usuário que está interessado em sua empresa e nos serviços ou produtos que você oferece.

O seu site também deve ser responsivo, ou seja, adaptar-se a qualquer tamanho de tela, para que a navegação não seja prejudicada. Criar um site responsivo é fundamental, hoje em dia, se pensarmos que, atualmente, quase 90% dos usuários de internet utilizam seus smartphones para navegar na web.

Leia também o nosso post sobre como criar um site profissional e dispare na frente da sua concorrência!

Otimização de sites

Para se criar um bom site, além das características já citadas, ele deve estar visível aos usuários nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing, etc. Para você entender melhor do que se trata, imagine a seguinte situação…

Quando um cliente está em busca de soluções para algum problema pelo qual ele está passando, mas ainda não conhece uma empresa específica que possa ajudá-lo, é provável que ele faça uma pesquisa nos buscadores, para encontrar resultados atendam ao que ele deseja. Essa busca é feita por meio de palavras-chaves, ou seja, termos com os quais ele acredita que o seu objetivo esteja relacionado.

Se ele quer, por exemplo, encontrar uma empresa que faça o site para sua empresa, mas não sabe qual contratar, ele possivelmente pesquisará pelo termo “criação de sites” no buscador. Entre as opções que surgem como resultado, ele escolhe uma ou algumas para clicar e conhecer mais sobre a empresa.

A grande questão aqui é: geralmente, as pessoas só clicam nas primeiras opções que aparecem nos resultados. Portanto, para que o seu site conquiste o topo dos resultados e tenha maiores chances de ser clicado, é necessário fazer a otimização do seu site (SEO). Esse trabalho tem como finalidade fazer com que ele seja melhor ranqueado pelos mecanismos de busca e conquiste as primeiras posições.

A otimização de sites é indicada para o seu segmento? Clique aqui e descubra!

Lojas virtuais

As compras online vêm crescendo ano após ano. Sendo assim, contar com a criação de loja virtual é a possibilidade de ter o seu negócio sempre aberto, para que o seu cliente possa visitá-lo, de onde ele estiver. Isso pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa.

Redes Sociais

O crescimento das redes sociais tem se tornado assustador. Com isto, o marketing realizado por meio delas também cresceu, na mesma proporção. Nos últimos anos, boa parte do investimento das empresas em publicidade online foram destinados às redes sociais. Esse crescimento aconteceu, principalmente, devido à possibilidade da veiculação de anúncios segmentados. Isso resultou no aumento das apostas no marketing on-line e melhorou os resultados mercadológicos.

Como vimos, estar presente na web é algo imprescindível, nos dias atuais. Quem não é visto na internet, não tem tanta credibilidade e acaba ficando para traz, em questão de alcance de público, perante a concorrência na internet.

Agora que você já sabe como iniciar marketing digital para sua empresa, aproveite para turbinar a sua presença on-line, conhecendo também as melhores dicas de marketing digital para você montar a sua estratégia sem complicações. Bons estudos e sucesso!