Como iniciar marketing digital para o seu negócio?

Ter um site institucional ou comercial, bem como perfis para a sua empresa nas redes sociais já são ótimos passos em direção ao seu sucesso na internet. Agora, para fazer com que esses canais tragam realmente o retorno desejado, a próxima etapa é entender e descobrir como iniciar marketing digital para o seu negócio.

Se você ainda não sabe o que é o marketing on-line, trata-se de um conjunto de ações e estratégias no ambiente virtual, que convergem em um objetivo mercadológico pré-estabelecido. Seus principais diferenciais, em detrimento ao marketing tradicional, são a facilidade de mensurar os resultados, a escalabilidade e o alcance do público certo — o que possibilita o aumento considerável de vendas. Isso faz com que esta estratégia seja bem mais assertiva, flexível e acessível do que o marketing tradicional.

A partir dos anos 1992, com a liberação da internet para uso pessoal e comercial, o marketing on-line vem crescendo substancialmente. Ela é uma estratégia de alta importância, sendo que suas principais funções são promover e lançar produtos, serviços e conceitos, bem como consolidar marcas ou empresas no mercado. Assim, atuar por meio da internet, para alcançar seus objetivos de marketing, é o que chamamos de ter presença digital.

Adiante, você saberá mais um pouco sobre o que é essa estratégia e também como iniciar marketing digital para sua empresa. Continue a leitura e confira!

Marketing digital ganha cada vez mais espaço

Hoje, o marketing on-line representa uma das mais importantes formas de promoção de marcas, serviços e produtos, por meio das ferramentas disponíveis na internet. Nos últimos anos, o marketing na internet vem ganhando cada vez mais espaço nos orçamentos empresariais.

Assim, as instituições têm investido mais em campanhas desse gênero e também na criação de departamentos internos com essa finalidade. Isso tudo para conseguir gerir as estratégias corretas de marketing on-line, em busca do sucesso do empreendimento também na rede.

Principais benefícios do marketing digital

Com a crescente utilização da internet pela população, iniciar a presença digital da sua empresa é algo fundamental, nos dias atuais. Ou seja, estar presente digitalmente é sinônimo de garantir que seus serviços, produtos e marca estejam disponíveis para seus clientes ou potenciais clientes, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano (366, nos anos bissextos!).

Só para se ter uma ideia da amplitude disso, uma pesquisa realizada em 2019 demonstrou que em torno de 70% da população brasileira acessa à internet. Portanto, é clara a expansão da web em todo o mundo.

Realizar ações de divulgação na internet, como iniciar marketing digital para sua empresa, pode proporcionar muitas vantagens. Conheça os principais benefícios dessa estratégia:

  1. fazer a divulgação da sua marca, produtos e serviços;
  2. tornar a sua empresa mais acessível aos clientes, independentemente de restrições geográficas;
  3. transmitir seriedade e credibilidade aos interessados em adquirir seus produtos e serviços;
  4. proporcionar um canal aberto para relacionamento com a sua carteira de cliente;
  5. atrair o público certo para o seu negócio;
  6. impulsionar consideravelmente as suas vendas.

Como iniciar marketing digital na sua empresa

Hoje, há empresas especializadas em possibilitar que seu negócio tenha relevância na web: as agências de marketing digital. Essas empresas atuam no desenvolvimento de estratégias, para que você possa potencializar a sua presença digital e alcançar o seu público, por meio da internet. Conheça agora os principais recursos que as agências utilizam para colocar essa estratégia em prática.

Criação de websites

Para se fazer um bom planejamento de marketing on-line, o primeiro passo é contar com a criação de sites. Afinal, ter um site pode ser a porta de entrada que faltava para seus clientes em potencial encontrarem a sua marca na internet.

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Um bom site deve transmitir credibilidade, ser moderno e de fácil navegação. Além disso, ele deve oferecer conteúdos de qualidade, para atender às necessidades de informação do usuário que está interessado em sua empresa e nos serviços ou produtos que você oferece.

O seu site também deve ser responsivo, ou seja, adaptar-se a qualquer tamanho de tela, para que a navegação não seja prejudicada. Criar um site responsivo é fundamental, hoje em dia, se pensarmos que, atualmente, quase 90% dos usuários de internet utilizam seus smartphones para navegar na web.

Leia também o nosso post sobre como criar um site profissional e dispare na frente da sua concorrência!

Otimização de sites

Para se criar um bom site, além das características já citadas, ele deve estar visível aos usuários nos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing, etc. Para você entender melhor do que se trata, imagine a seguinte situação…

Quando um cliente está em busca de soluções para algum problema pelo qual ele está passando, mas ainda não conhece uma empresa específica que possa ajudá-lo, é provável que ele faça uma pesquisa nos buscadores, para encontrar resultados atendam ao que ele deseja. Essa busca é feita por meio de palavras-chaves, ou seja, termos com os quais ele acredita que o seu objetivo esteja relacionado.

Se ele quer, por exemplo, encontrar uma empresa que faça o site para sua empresa, mas não sabe qual contratar, ele possivelmente pesquisará pelo termo “criação de sites” no buscador. Entre as opções que surgem como resultado, ele escolhe uma ou algumas para clicar e conhecer mais sobre a empresa.

A grande questão aqui é: geralmente, as pessoas só clicam nas primeiras opções que aparecem nos resultados. Portanto, para que o seu site conquiste o topo dos resultados e tenha maiores chances de ser clicado, é necessário fazer a otimização do seu site (SEO). Esse trabalho tem como finalidade fazer com que ele seja melhor ranqueado pelos mecanismos de busca e conquiste as primeiras posições.

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Lojas virtuais

As compras online vêm crescendo ano após ano. Sendo assim, contar com a criação de loja virtual é a possibilidade de ter o seu negócio sempre aberto, para que o seu cliente possa visitá-lo, de onde ele estiver. Isso pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa.

Redes Sociais

O crescimento das redes sociais tem se tornado assustador. Com isto, o marketing realizado por meio delas também cresceu, na mesma proporção. Nos últimos anos, boa parte do investimento das empresas em publicidade online foram destinados às redes sociais. Esse crescimento aconteceu, principalmente, devido à possibilidade da veiculação de anúncios segmentados. Isso resultou no aumento das apostas no marketing on-line e melhorou os resultados mercadológicos.

Como vimos, estar presente na web é algo imprescindível, nos dias atuais. Quem não é visto na internet, não tem tanta credibilidade e acaba ficando para traz, em questão de alcance de público, perante a concorrência na internet.

Agora que você já sabe como iniciar marketing digital para sua empresa, aproveite para turbinar a sua presença on-line, conhecendo também as melhores dicas de marketing digital para você montar a sua estratégia sem complicações. Bons estudos e sucesso!



Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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