Escreveu um conteúdo que na sua opinião está maravilhoso, mas ele não gerou resultados no Google, Bing e Yahoo? Então continue lendo este artigo, pois ele foi feito para você e irá lhe ensinar a como criar conteúdos que vendem de verdade.

Você sabia que, para entendermos como criar conteúdos, precisamos seguir alguns passos e orientações?

Esta atitude se torna necessária porque, entre outras coisas, a grande concorrência atual no ambiente online faz com que a simples tarefa de criar um material que não seja suficiente para gerar resultados que possam ser realmente impactantes.

Por isso mesmo, devemos direcionar uma atenção especial para fatores como a experiência do usuário, bem como a possibilidade de sua conversão para o consumo do produto ou serviço que se pretende oferecer.

Sendo assim, pensando em como te ajudar a como criar conteúdos criativos que geram vendas, vamos também com este post, listar cinco maneiras eficientes de se alcançar este objetivo, além de citar a importância do marketing de conteúdo para esta finalidade.  

Como criar conteúdos que vendem?

Como criar conteúdos que vendem. Leonardo Di Caprio com troféu

O que é marketing de conteúdo?

Dentro de uma plataforma online tal como um site, a relevância do seu conteúdo para uma pessoa, torna-se uma das principais, senão a mais importante fonte de atração para novos potenciais clientes.

A partir disso podemos dizer que quando percebemos que um determinado ambiente digital é capaz de fazer com que as nossas necessidades venham a ser atendidas, a chance de consumirmos mais produtos, serviços ou mesmos materiais junto a ela aumenta significativamente.

Dessa forma, o marketing de conteúdo apresenta-se como uma alternativa eficaz de se trabalhar a forma com que cada material pode vir a ter um diferencial para seu público alvo, fazendo com que sejam alcançados resultados expressivos por diferentes tipos de ações.

Qual a importância do marketing de conteúdo dentro de uma estratégia de marketing digital?

Escrevendo um conteúdo

Quando consideramos a criação de uma estratégia de marketing digital, podemos ter como um dos objetivos conseguir vender todos os dias. Afinal, qual gestor não gostaria que sua empresa alcançasse esta realidade, não é mesmo?

Entretanto, para que isso possa acontecer torna-se necessário ter a compreensão da importância e influência que o marketing de conteúdo exerce sobre o que cada empresa oferece a seus clientes.

Neste sentido, o marketing de conteúdo tem sua relevância voltada para questões como:

  • Atração e retenção de público alvo;
  • Atuação para gerar o reconhecimento e autoridade do site junto ao ambiente online;
  • Reconhecimento da relevância do seu site para atendimento das necessidades dos clientes.

Como criar conteúdos que vendem: sabia que o marketing de conteúdo já existia antes mesmo da internet?

Guia 4 rodas

É totalmente aceitável associarmos o marketing de conteúdo ou o marketing de internet aos meios e plataformas digitais que, principalmente, foram proporcionados pela internet.  

No entanto, o que muitos de nós podemos não saber é o fato de que este tipo de estratégia de promoção e vendas de produtos e serviços já existia bem antes do surgimento desta estratégia online.  

Um grande exemplo desta situação se dá quando pensamos nos folhetos e guias de turismo que existiam em tempos passados. 

Isso porque, além de conter informações sobre como chegar a determinados destinos, estes materiais já continham, em sua estrutura, a divulgação de propagandas de pneus, restaurantes na rota, baterias, manutenção, borracharia, entre outras coisas.

Dessa maneira, podemos enxergar claramente que já existia a preocupação em relacionar o objetivo deste material a outros produtos e serviços que estariam no mesmo contexto de mercado, o que por sua vez é um dos grandes objetivos do marketing de conteúdo.  

Podemos citar como conteúdo para a realização do marketing, o guia 4 rodas, que era uma espécie de catálogo que com rotas e mapas de todo o Brasil, e neste catálogo continha gatilhos para venda de acessórios e serviços para veículos e viajantes.

5 segredos poucos conhecidos sobre como criar conteúdos que vendem

Como já dissemos, para sabermos a maneira certa de como criar conteúdos que vendem é preciso ter acesso a alguns métodos que venham a facilitar esta tarefa. Dentre estes métodos, podemos considerar os seguintes e importantes passos:

1 – Use palavras chave

As palavras chave são importantes aliadas para que o seu negócio virtual possa ser reconhecido dentro das principais plataformas de busca online existentes na web.

Isso porque, com o uso estratégico de palavras que possam vincular o seu negócio, a tarefa de atração de potenciais clientes torna-se mais ágil e impactante, o que acaba gerando mais resultados para o seu negócio online.

Com o avanço tecnológico, atualmente também podemos contar com o auxílio direto de ferramentas para a pesquisa destas palavras chave, tais como: Semrush, Ubersuggest, Planejador de Palavras Chave do Google, Ahrefs entre outras.

2 – Otimize seu texto para SEO

Da mesma forma, quando utilizamos as técnicas de SEO podemos ter resultados expressivos na atração de clientes, uma vez que por meio destas ações torna-se possível fazer com que seus produtos ou serviços possam estar entre os primeiros resultados dentro das pesquisas que os consumidores estão fazendo no momento.

Com isso, podemos dizer que a criação de textos voltados para a otimização de sites mostra-se como uma excelente opção para aqueles que desejam ter bons resultados no ambiente de negócios virtuais.

3 – Conte uma história que realmente aconteceu sobre o tema do artigo

Ao inserirmos uma história dentro do contexto de um conteúdo, (assim como fizemos neste conteúdo), podemos despertar o interesse dos usuários que o acessam, fazendo com que tenhamos a confirmação sobre a eficácia das estratégias de marketing digital dentro do cenário de comércio e divulgação online, além empolgar que está interessado no conteúdo.

4 – Sempre prometa entregar algo ao longo do conteúdo

Para que um conteúdo possa ser relevante para um usuário da web, precisamos entre outras coisas entregar o que de fato ela espera.

Sendo assim, é importante entender que a prática de prometer algo ao longo de cada material é muito importante para que o usuário possa ser atraído e que continue a leitura até o final, desde que esta promessa seja cumprida no decorrer do texto em especial, sempre entregue o que estiver prometendo.

5 – Adicionar um CTA

A estratégia de marketing de conteúdo é possível ser realizada através do marketing pelo celular ou mesmo por outros meios digitais.

A criação de uma ação de CTA (call to action) ou chamada para ação, que esteja de acordo com o contexto do seu negócio mostra-se como uma boa solução para atração e retenção de clientes.

Esta chamada pode ser realizada de diversas formas, como acontece nos casos onde se pretende:

  • Entrar em contato;
  • Baixar um material;
  • Dar mais dicas em outros posts;
  • Assinar uma newsletter;
  • Comprar um produto ou serviço.

Como criar conteúdos que vendem: por que o marketing de conteúdo é tão importante atualmente?

Como criar conteúdos que vendem

Para saber como criar conteúdos que vendem, vimos que é importante realizar um investimento com relação às estratégias de marketing de conteúdo, até mesmo pelos grandes resultados que podem ser obtidos com esta ação.

A partir disso, notamos que cada vez mais as empresas vêm adotando esta prática, o que por sua vez gera a sua diferenciação no mercado ao vender pela internet de uma maneira mais eficaz. 

Não tenho experiência em marketing digital, o que devo fazer? 

Homem desesperado

Dentro de tudo o que foi discutido até aqui e, com o fim deste conteúdo, você pode se perguntar sobre quais seriam as razões para criar um site ou mesmo porque a otimização de sites é importante?

Estas perguntas se tornam ainda mais importantes quando pensamos que muitas pessoas podem não possuir a experiência necessária com o marketing digital.

No entanto, mesmo com esta certa falta de informações importantes sobre o assunto, vemos que plataformas como blogs, estão entre as 10 estratégias de marketing que mais geram interação hoje em dia, fazendo com que as empresas possam ter acesso a milhares de vendas.

Aqui, na Cia Web Sites, você encontra uma empresa referência em todas as estratégias de marketing digital, proporcionando diversas vantagens como o alcance, e a geração de acessos e negócios a empresas.