6 Dicas de Produção de Conteúdo para Web
Atualmente, a tecnologia tem mudado diversas áreas das nossas vidas. As principais são a forma com que consumimos, conversamos e, principalmente, a maneira como pesquisamos ou buscamos por informação. Por isso, podemos observar que muitas empresas adotaram novas estratégias de atração, como a Produção de Conteúdo para Web, por exemplo.Hoje, um site não apresenta somente textos institucionais, produtos, serviços e valores, mas também, conteúdos ricos e relevantes para aquele segmento. Afinal, não basta apenas oferecer a sua solução para um potencial cliente — é preciso mostrar motivos e convencê-lo de que ele precisa ou deseja essa parceria. Em outras palavras, é preciso educá-lo a fazer negócio com você.No entanto, não basta sair escrevendo sobre qualquer coisa. Um bom planejamento de conteúdo é peça fundamental desse processo. Sendo assim, existem alguns pontos que devem ser considerados, para que a sua produção de conteúdo para sites e blogs seja, de fato, eficiente. Diante disso, preparamos algumas dicas que você deve considerar no momento de produzir seu conteúdo.
Dicas para fazer uma boa produção de conteúdo para web
1. Conheça o seu público
Você já deve ter ouvido, inúmeras vezes, sobre a importância de conhecer a fundo o seu público. No entanto, quando o assunto envolve as estratégias de Marketing Digital, falar sobre conhecer melhor as pessoas que buscam a sua solução nunca será exagero ou desnecessário. Afinal, conhecer quem é a sua persona é um dos fatores que podem definir o sucesso de sua estratégia.Podemos listar inúmeras campanhas que foram bem trabalhadas, por meio de conteúdos ricos e visualmente bonitos, mas que foram um fracasso. Tudo porque não souberam interpretar e direcionar ao público correto. Por isso, antes de mais nada, estude sobre quem é o seu público e defina a sua buyer persona.Caso você ainda não conheça esse termo, a persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, ou seja, ela é uma personagem criada com base nas características que seus clientes possuem em comum. Além disso, na produção de conteúdo para web, é preciso levar em consideração como o seu público pesquisa por seu produto ou serviço na internet, para que seja possível otimizar o seu conteúdo, nesse sentido.E, dessa forma, no caso de uma clínica odontológica, por exemplo, poderemos otimizar seus conteúdos para que, toda vez que um usuário pesquisar por clareamento dental, valor do clareamento a laser ou quanto custa um clareamento dental, o seu conteúdo apareça no topo dos resultados.2. Entenda que você não é a sua persona
Além de entender quem é a sua persona, é preciso saber distanciar as suas características desse público. Um erro muito frequente nessa questão é o profissional acreditar que o conteúdo só estará bom se ele gostar — e não é bem assim!Não é porque você gosta de laranja ou conhece uma gíria que seu público vai gostar de laranja ou, ao menos, entender do que essa gíria se trata. Por isso, é extremamente importante que o redator ou responsável pela produção de conteúdo saiba que suas opiniões e gostos não representam esse público.Diante disso, procure, ao máximo, entender a sua linguagem e seus hábitos, para que não se fundam com seus gostos e características pessoais. No entanto, sabemos que nem sempre essa é uma tarefa simples. Mas, é importante lembrar que quando conseguimos atingir essa divisão, a estratégia consegue ser ainda mais assertiva.3. Tenha em mente o objetivo do conteúdo
Imagine que você precise acertar uma maçã com uma pedra, porém, com os olhos vendados. Quais são as chances de você acertar o alvo? Muito pequenas, não é mesmo? E mesmo que você acerte, precisará de tempo e utilizar muitas pedras. Com o conteúdo não é muito diferente. Sem enxergar o alvo e definir seus objetivos, fica mais difícil obter grandes resultados.O raciocínio é o seguinte: por melhor que seja o seu conteúdo, qual é o caminho ideal que a pessoa que o acessou deve percorrer? Essa pergunta precisa ser respondida, para que a sua estratégia seja realmente eficiente — e existem algumas possibilidades de respostas para ela. Por isso, antes de começar a criar um conteúdo, já tenha em mente o objetivo dele dentro da sua estratégia de conteúdo. Ele pode:- melhorar a posição do seu site ou blog no Google, com uma palavra-chave específica;
- mostrar ao público sua autoridade no setor;
- ensinar ao seu público sobre o seu segmento, por meio de dicas e informações;
- entreter.