4 Estratégias de Marketing Digital Reveladas!

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 9 outubro, 2018 ~ 22 minutos de leitura
4 Estratégias de Marketing Digital Reveladas!

Se você deseja aumentar a presença online de sua empresa, deve desenvolver uma estratégia de marketing digital. Uma estratégia de marketing na web ajudará você a expandir sua empresa, direcionando tráfego mais valioso para sua página e ganhando mais leads que se transformam em conversões.

Mas o que é uma estratégia de marketing digital e como você cria uma?

Neste post, vamos mergulhar no que é uma estratégia de marketing digital e como você pode construir um plano de ação de marketing digital de sucesso. Se precisar de ajuda no marketing online de sua empresa, confira nossos serviços de marketing na web para ver como podemos expandir seus negócios.

O que é uma estratégia de marketing digital?

Uma estratégia de marketing digital descreve uma série de ações que usam canais de marketing online para atingir vários objetivos. Um plano de ação de marketing digital permite que você construa e lance sua estratégia de marketing online com sucesso.

Uma estratégia de marketing digital descreve uma série de ações que usam canais de marketing online para atingir vários objetivos.

No entanto, não existem duas estratégias de marketing na Internet iguais.

Seu negócio terá uma estratégia única que se adapta às suas necessidades e envolve uma combinação de abordagens.

Uma estratégia de marketing on-line robusta detalha os seguintes tipos de meta:

  • Curto prazo
  • Médio prazo
  • Longo prazo

Definir vários tipos de metas permite que você desenvolva um plano melhor para o seu negócio. Você pode definir metas de curto e médio prazo que o ajudem a atingir seus objetivos de longo prazo, por exemplo.

Quais são as diferenças entre as campanhas de marketing digital e as estratégias de marketing digital?

Quando você aprende sobre o que é uma estratégia de marketing digital, você pode se perguntar se as campanhas de marketing digital são a mesma coisa.

Campanhas digitais e estratégias digitais não são iguais.

As campanhas digitais são o que você usa para atingir os objetivos de sua estratégia digital.

Se você deseja ter campanhas online de sucesso, você precisa criar uma estratégia digital.

Sua estratégia online o ajudará a construir campanhas bem-sucedidas e estratégicas na web. Uma estratégia de marketing de Internet de alto nível o ajudará a obter leads valiosos e receita para o seu negócio.

A tecnologia tem evoluído e criado novas formas de comunicação – e uma das mais importantes é, sem dúvidas, o marketing digital. Por isso é fundamental que as pessoas (principalmente as empresas) tenham essa visão da prioridade em investir nas estratégias de marketing digital.

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Todos nós, quando buscamos algo que precisamos, se não temos uma indicação, automaticamente vamos no Google e digitamos o que estamos procurando.

Por isso é crucial ter um site bem feito e que principalmente seja preparado tendo em vista a melhor estratégia digital para o reconhecimento orgânico no Google.

Abaixo revelamos algumas das técnicas utilizadas para melhorar o rankeamento e, consequentemente, aumentar a visibilidade da empresa no mundo digital, não perca!

Como criar uma estratégia de marketing digital em 4 etapas

Agora que você sabe o que é uma estratégia de marketing digital, pode começar a criar uma para sua empresa.

Continue lendo para aprender como desenvolver seu plano de ação de marketing digital em quatro etapas:

1. Crie buyer personas

Se você deseja lançar uma estratégia de marketing digital de sucesso, você deve saber quem você está almejando. Você não pode ter uma estratégia de sucesso se não souber quem deseja seus produtos ou serviços.

A melhor maneira de estabelecer quem está em seu público-alvo é criar buyer personas .

As personas são avatares que representam as pessoas interessadas em seu negócio.

A maioria das empresas possui alguns tipos de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Criar personas ajuda a entender cada tipo de cliente que deseja comprar seus produtos ou serviços.

A construção de uma estratégia de marketing começa com personas detalhadas e robustas. Se você sabe quem é o seu cliente ideal, você pode segmentá-lo de uma forma que o atraia.

Então, como você cria uma buyer persona?

Crie buyer personas

Baseie suas buyer personas nos dados atuais dos clientes. Pesquise seu público e entreviste-o para saber mais sobre ele. Você deseja basear sua buyer persona em dados reais para garantir que não faça suposições erradas sobre seu público.

É essencial documentar informações demográficas como:

  • Localização
  • Idade
  • Renda
  • Trabalho

Você também vai querer saber mais informações pessoais, como:

  • Metas
  • Interesses
  • Hobbies
  • Desafios

A partir dessas informações, você pode começar a formar personas para o seu negócio. Essas personas ajudarão a moldar sua estratégia e determinar quais canais você deve usar para alcançar esses clientes.

2. Defina seus objetivos

Se você vai criar um plano de ação de marketing digital, é essencial que você tenha objetivos. Você não pode criar uma estratégia sem saber o que deseja alcançar. Ao definir metas para sua campanha, você saberá o que deseja realizar com o marketing online.

Concentre-se em objetivos de curto, médio e longo prazo.

Seus objetivos devem estar alinhados com os objetivos de sua empresa. Quer seja para ganhar uma determinada quantidade de conversões ou obter um número específico de leads, você deseja definir metas estratégicas que o ajudem a atingir suas metas gerais.

Ao definir metas, você deve estabelecer:

  • O que você quer alcançar
  • Quando você quer alcançá-lo
  • Como você medirá essa conquista

Você deseja criar metas SMART para sua estratégia de marketing digital.

SMART significa:

  • S ESPECÍFICOS : Seus objetivos são precisos para o que você deseja alcançar. Por isso precisa de ser bem especifico para ficar claro o entendimento”.
  • Mensurável : Quando você definir metas, você quer medir se você realizou esse objetivo. Quando você cria uma meta como “ganhar X de clientes”, pode medir quantos clientes obtém por mês para ver se atingiu a meta.
  • Atingível: Muitas empresas cometem o erro de marketing do estabelecimento de metas que não são realistas. Você não definiria uma meta de ganhar 200 leads se isso não fosse viável para o seu negócio. Em vez disso, vise definir metas competitivas, mas não impossíveis.
  • Relevante : Seus objetivos devem relacionar com o que você está tentando alcançar com a sua campanha e seu negócio. Você não estabeleceria uma meta de obter “um número X de assinantes de e-mail” se não estivesse executando uma campanha de e-mail marketing. Seus objetivos devem sempre estar alinhados com o que você deseja realizar.
  • Temporal: Quando você definir metas, é fundamental que você estabelecer um prazo para a sua realização. Você quer um prazo para atingir seus objetivos. Sejam semanas, meses ou anos, garanta que seus objetivos tenham um prazo.

Metas SMART ajudará você a criar alvos melhores para seu plano de marketing digital. Você verá mais resultados bem-sucedidos com sua campanha quando definir metas que possa medir e definir.

Seus objetivos SMART também o ajudarão a estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs) para sua campanha.

KPIs são números que ajudam a identificar e estabelecer como medir o sucesso de sua campanha. Você deseja analisar métricas, como taxa de rejeição ou visualizações de página, que mostrarão se você está tendo sucesso com sua campanha.

Se você quer saber como criar uma estratégia de marketing digital que funcione, estabeleça metas.

Metas SMART

3. Audite suas estratégias atuais de marketing online

Se você deseja melhorar seu processo de estratégia de marketing digital, você deve auditar.

É essencial entender como sua campanha funciona para saber como você pode melhorá-la.

Você vai querer olhar para três tipos diferentes de mídia em seu site: orgância, própria e paga:

Mídia espontânea

Mídia espontânea é qualquer mídia gratuita que você obtém para sua empresa.

É a publicidade que vem através de seus esforços para atingir a expectativa do cliente. É também conhecida como o famoso “boca a boca”.

Se você ganhar um depoimento ou avaliação no Google meu negócio por ser uma excelente agência de marketing digital, por exemplo, isso é mídia espontânea. 

Você vai querer auditar sua mídia espontânea atual para ver quantas críticas, prêmios e artigos você tem para o seu negócio. Ao verificar esta área, você pode ver o que pode fazer para ganhar mais.

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Mídia própria

Mídia própria é qualquer mídia que sua empresa possua. É uma mídia que tem seu nome anexado a ela ou qualquer mídia que você criou. Essa mídia inclui blogs, perfis de mídia social, seu site e todos os materiais que você produz.

Com a mídia própria, você desejará analisar suas estratégias atuais e ver se elas estão funcionando para o seu negócio. As pessoas estão se engajando em seus perfis de mídia social , lendo seus blogs ou passando muito tempo em seu site, por exemplo?

É crucial analisar a mídia de sua empresa para ver como ela gera resultados para o seu negócio. Você pode ver se precisa fazer melhorias na mídia de sua propriedade para aumentar o engajamento em seu site.

Mídia paga

Mídia paga, como o nome diz, é qualquer mídia pela qual você paga para anunciar seu negócio.

Sua mídia paga engloba principalmente anúncios pagos, como anúncios pay-per-click (PPC) ou anúncios de mídia social . Quando você exibe anúncios PPC ou anúncios de mídia social, você paga para aparecer na frente de leads que acha que estão interessados ​​em seu negócio.

Se a mídia paga faz parte da sua estratégia de marketing, você deve analisar essas táticas para ver como elas geram resultados para o seu negócio. É uma ótima maneira de saber se seus esforços de mídia paga estão funcionando no momento.

É essencial auditar seus esforços de marketing atuais para saber o que está gerando resultados para o seu negócio. Você quer saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Inspecionar seus esforços contínuos ajudará você a definir sua nova estratégia de marketing digital para ter sucesso.

Audite suas estratégias atuais de marketing online

Digamos que você esteja tentando aumentar as conversões em 20% em um trimestre, por exemplo.

Observando seus esforços de marketing online, você pode descobrir que os anúncios PPC são os mais eficazes. Para ajudá-lo a alcançar sua meta, você pode investir mais de seu orçamento em anúncios PPC.

A auditoria também ajuda a encontrar lacunas em sua campanha.

Você pode descobrir que há lugares para um novo conteúdo, um elemento de design que aprimora a experiência do usuário ou a otimização que pode melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa do Google.

Uma auditoria detalhada permite que você veja quais esforços de marketing digital funcionam melhor. Você terá um melhor esclarecimento de como suas campanhas funcionam atualmente e como você pode melhorá-las para o futuro.

4. Tenha um orçamento

Ao configurar uma estratégia de marketing digital, é essencial saber quanto você pode gastar e quais recursos você tem para sua campanha. Você não quer planejar uma estratégia de marketing online que vá além de suas possibilidades.

recursos estratégia de marketing digital

Primeiro, você deve estabelecer um orçamento para seu de marketing online. É mais eficaz se você criar um orçamento para cada campanha. Essa divisão garante que cada método tenha um orçamento definido e você saiba quanto pode gastar em cada um.

Se você tiver apenas um orçamento para todo o seu marketing, poderá acabar investindo demais em uma tática de marketing digital.

Além de seu orçamento, você também deseja estabelecer seus recursos. As pessoas são um dos seus recursos mais essenciais. Você deve determinar quantas personas você tem que trabalhar em suas campanhas de marketing online.

Outro recurso são as ferramentas.

Se você tiver ferramentas de marketing, como o Google Analytics, que o ajudem a executar ou analisar sua campanha, leve-as em consideração em seu orçamento e recursos.

Estabeleça seu orçamento e recursos, para que você saiba o que tem antes de lançar sua estratégia.

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4 Dicas de Marketing Digital

1 – Esteja atento aos detalhes

É interessante ressaltar que não basta simplesmente ter um site: isso realmente é muito simples e qualquer um hoje em dia com um pouco de leitura consegue desenvolver um site. Você precisa ter também uma ferramenta de qualidade, com boas estratégias de marketing digital que geram a conversão de cliente.

Além de ser desenvolvido de forma eficaz para a indexação do Google, é importante que o site seja bonito para passar credibilidade. Ele deve ter botões, isto é, utilizar a técnica chamada Call To Action (você sabe o que é CTA?) na Home do site que convidem o usuário a clicar e se interessar pelo conteúdo e que tenha canais para gerar leads (clientes potenciais).

2- Tenha um blog

Uma das coisas mais relevantes é a geração de conteúdo nos canais de comunicação, tanto no site quanto nas mídias sociais. Por isso é importante saber o que é blog, que hoje é uma ferramenta tão comum e altamente recomendada!

Além de ser uma eficiente forma de comunicação com o usuário, o blog torna o site interativo e ajuda a aproximar o cliente da empresa.

Dessa forma, ele é uma estratégia de marketing digital de grande ajuda no que diz respeito ao posicionamento do Google, porque quanto mais conteúdo (original) o site tiver, melhor será sua interpretação pelo motor de busca.

3 – Trabalhe as mídias sociais

Outra coisa que podemos pontuar como algo essencial é a questão de desenvolver não só o site e suas estratégias de marketing digital, mas também a forma como elas são aplicadas nas mídias sociais.

Pensando no público alvo, deve-se tentar facilitar ao máximo a vida de quem vai acessar o site, deixando telefones em destaque, link para whatsapp; ter um site responsivo (pois sabemos que a grande maioria dos usuários acessam através do celular) e ter uma comunicação fácil e clara com o cliente.

A utilização de uma linguagem de fácil entendimento, utilizando-se sempre de imagens, gifs e vídeos são boas estratégias de marketing digital que certamente irão despertar o interesse do usuário.

4 – Escolha uma boa empresa para aplicar estratégias de marketing digital

No momento de escolher uma empresa para trabalhar estratégias de marketing digital do seu negócio e lembre-se do quão importante é ter esses canais bem feitos e alinhados. Afinal, a ideia não é ter apenas um site e sim uma ferramenta de vendas e prospecção de clientes.

Agora veja 6 tipos de estratégias do marketing digital

1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Otimização de sites  é um tipo de estratégia de marketing digital que você pode usar para alcançar leads para sua empresa. SEO é o processo para aumentar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa (Google) para alcançar leads mais valiosos.

Os usuários realizam pesquisas todos os dias. Se você deseja aparecer em pesquisas relacionadas ao seu negócio, deve otimizar seu site para aparecer em resultados de pesquisa relevantes.

SEO opera em palavras-chave porque os usuários realizam pesquisas usando palavras-chave. Essas palavras-chave geram uma lista de resultados de pesquisa relevantes que ajudam a conectar os usuários com as informações que procuram.

Para começar a usar o SEO, você deve escolher suas palavras-chave conduzindo uma pesquisa de palavras-chave . A pesquisa de palavras-chave ajuda a encontrar palavras-chave que funcionam para suas diferentes páginas.

Ao conduzir a pesquisa de palavras-chave, concentre-se nas palavras-chave de cauda longa. São palavras-chave que contêm três ou mais palavras. Um exemplo de palavra-chave de cauda longa é “eletricistas em Belo Horizonte”.

Palavras-chave de cauda longa são melhores para sua campanha porque ajudam a obter leads mais valiosos. Você gerará leads que estão mais interessados ​​em seu negócio porque eles estão pesquisando precisamente por ela.

O SEO é mais do que apenas palavras-chave. Você deve se concentrar em elementos como velocidade da página, código limpo e intenção de pesquisa do usuário para ajudar a melhorar a classificação do seu site. No geral, seu site precisa estar funcionando bem e corresponder ao que seus usuários procuram.

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2. Tráfego pago (PPC)

A publicidade de pagamento por clique (PPC)  é um dos melhores tipos de marketing digital para gerar conversões. Esses são anúncios pagos que aparecem no topo dos resultados da pesquisa, acima das listagens orgânicas. Os anúncios PPC são marcados com a palavra “anúncio” para indicar conteúdo pago.

Anúncios pagos são uma ótima maneira de obter leads valiosos interessados ​​em seu negócio. As pessoas que estão mais interessadas em seus produtos e serviços têm maior probabilidade de clicar em seus anúncios pagos. Melhor ainda, os leads de PPC têm 50% mais probabilidade  de conversão do que os leads orgânicos!

Para começar a usar o PPC, você deve selecionar palavras-chave. Como o SEO, os anúncios PPC são acionados quando os usuários pesquisam certas palavras-chave ou frases na barra de pesquisa. Para alcançar esses leads, escolha as palavras-chave relevantes que eles estão pesquisando.

Depois de selecionar as palavras-chave, você fará um lance para o posicionamento do seu anúncio. Você define seu lance máximo, que é o valor que está disposto a pagar cada vez que alguém clica em seu anúncio. Este valor é flexível e pode ser alterado conforme necessário.

Seu lance máximo e índice de qualidade  determinam sua colocação final. O índice de qualidade se concentra na relevância do seu anúncio para a palavra-chave e na probabilidade de seu público se envolver com ele. Quanto mais relevante for o anúncio, maior será o índice de qualidade.

É melhor ter uma pontuação de alta qualidade e um lance máximo baixo do que uma pontuação de baixa qualidade e um lance máximo alto. Superar a oferta de seus concorrentes não concederá a você automaticamente a posição superior, porque o Google deseja mostrar aos usuários o anúncio mais relevante. Concentre-se na escolha de palavras-chave relevantes e na criação de textos de anúncios relevantes, em vez de tentar superar seus concorrentes.

Assim que tiver sua colocação, você lançará sua campanha e começará a monitorar os resultados. Lembre-se de que também existem diferentes tipos de PPC !

PPC é um dos melhores tipos de plataformas de marketing on-line porque o ajuda a alcançar leads mais relevantes que convertem. É uma excelente forma de ajudar o seu negócio a crescer!

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3. Marketing de mídia social

O marketing de mídia social é um dos melhores tipos de marketing digital para se conectar com seu público-alvo individualmente. É um dos poucos métodos que permitem que você se conecte com os clientes de forma mais íntima. Esses sites sociais permitem que você conheça melhor seu público para que possa produzir um conteúdo melhor.

Existem muitas plataformas de mídia social que você pode usar para se conectar com seu público. Essas plataformas incluem Facebook , Twitter , Instagram , Pinterest , LinkedIn e muito mais. Todos esses sites sociais permitem que você compartilhe informações importantes com seu público.

Depois de escolher sua plataforma social, você começará a postar conteúdo em sua página. O tipo de conteúdo dependerá da plataforma. Algumas plataformas sociais permitem uma variedade de conteúdo, enquanto outras são mais focadas em determinados tipos de conteúdo.

As plataformas sociais também permitem que você se conecte com seu público e obtenha informações valiosas deles. As plataformas sociais permitem que você receba feedback de seu público e como eles se sentem sobre sua marca. Eles podem deixar comentários positivos e negativos, você pode analisar para criar uma experiência melhor para o seu público.

O marketing de mídia social é um ótimo tipo de método de marketing digital para ajudá-lo a se conectar com seu público e fornecer-lhes um conteúdo valioso.

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4. Marketing de conteúdo

As pessoas estão constantemente fazendo pesquisas para encontrar informações relevantes. Ao usar o marketing de conteúdo , você terá mais chances de direcionar o tráfego para sua página.

Existem muitos formatos diferentes de conteúdo que você pode criar para envolver seu público. Isso inclui vídeos, blogs, infográficos e e-books. Esses são ótimos conteúdos para envolver seu público e fazê-los se interessar por seu negócio.

Ao criar conteúdo, você se estabelece como uma autoridade em sua área. Você também fornece ao seu público informações valiosas que eles procuram. Eles confiam que você tem conhecimento porque está fornecendo informações ao seu público.

O conteúdo direciona os leads para a sua página. Eles visitam sua página para verificar suas informações. Se gostarem das informações que veem, eles verificarão sua empresa.

Eles começarão a criar familiaridade com a marca e aprender mais sobre sua empresa. Essas pessoas podem não se converter imediatamente, mas se lembrarão de sua empresa no futuro. Quando esses leads estiverem prontos para a conversão, eles escolherão sua empresa em vez da concorrência devido às informações úteis que você fornece.

Ao utilizar o marketing de conteúdo, você alcançará um tráfego mais valioso e ganhará mais conversões com o tempo.

5. E-mail marketing

O marketing por email  é um dos melhores tipos de marketing digital para obter conversões. Este método permite que você envie conteúdo diretamente ao seu público. Você pode envolvê-los e torná-los interessados ​​em seu negócio, enviando-lhes informações importantes.

Para começar a usar o email marketing, você deve obter uma lista de assinantes. Você vai querer ganhar leads por meio de seu site e de outras plataformas. Isso ajudará você a obter leads valiosos que estão interessados ​​em seu negócio.

Muitas empresas recorrem à compra de listas de e-mail, mas é melhor ficar longe dessas listas pagas. Essas listas geralmente têm muito poucos leads valiosos para sua empresa. Na verdade, muitas pessoas acabam bloqueando sua conta porque não se cadastraram para receber seus e-mails e não estão interessadas.

Ao obter emails de forma orgânica, você obterá leads mais valiosos para sua empresa.

Depois de ter uma lista de assinantes, você pode começar a enviar-lhes um conteúdo valioso. Você pode enviar promoções, boletins informativos, links para conteúdo e muito mais. É importante que você envie informações valiosas para eles.

Uma das melhores coisas sobre o marketing por email é que você pode personalizar a experiência do seu público. O marketing por email permite que você segmente seu público para que possa enviar conteúdo personalizado. É uma ótima maneira de garantir que seu público receba apenas as informações que deseja.

O marketing por e-mail o ajudará a cultivar leads valiosos para a escolha de sua empresa.

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6. Otimização da taxa de conversão (CRO)

A otimização da taxa de conversão (CRO) é uma estratégia de marketing digital que envolve o refinamento de elementos do seu site para maximizar suas conversões.

O que é uma conversão? É uma ação que faz com que alguém se torne um cliente ou o aproxima de se tornar um cliente. Fazer uma compra é um exemplo de conversão. Assim como solicitar um orçamento, inscrever-se em uma lista de e-mail e fazer o download de um e-book.

O CRO ajuda você a obter o máximo do seu site e de seus outros esforços de marketing digital, aumentando a proporção de visitantes do site que se tornam clientes.

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O CRO pode envolver a análise de vários aspectos do seu site e estratégias de marketing, incluindo:

  • Usabilidade do seu site
  • Seu funil de conversão
  • Cópia do seu site
  • Seu web design
  • Suas frases de chamariz (CTAs)
  • Quão qualificados são seus leads

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