Mobile Marketing: estratégia na era dos dispositivos móveis

O mobile marketing provém de um crescimento grande na utilização de smartphones por parte de toda a população mundial. Surgiu, assim, um conjunto de estratégias específicas para estes dispositivos.

Os números indicados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua — Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) refletem este crescimento. No Brasil, entre os anos de 2017 e 2018, o uso aumentou para 98,1%

No período anterior, a estatística mostrava que o número de pessoas com idade maior que 10 anos que acessou a internet pelo celular foi 97%. O que tudo indica é que os dispositivos móveis têm seu uso, cada vez mais, aumentado.

Entendemos, desta maneira, que o uso de aparelhos móveis para acessar a internet é quase unânime no Brasil. Mesmo que não de forma diária, estes dados divulgados pelo IBGE nos levam a entender a necessidade crescente do Mobile Marketing.

O consumidor compra pelo smartphone!

Em 2020, as plataformas de e-commerce mobile no Brasil registraram ganhos de U$52,6 bilhões. O número de downloads de aplicativos de compra chegou a crescer 68% em relação ao ano de 2019. 

Esse crescimento pode ser explicado por alguns aspectos que os smartphones promovem:

  • Agilidade: já que não é mais necessário ligar o computador, entrar no site e escolher o produto. Basta navegar pelo celular e comprar com um botão;
  • Praticidade: as compras podem ser feitas de qualquer lugar, considerando a rotina apertada de muitos consumidores;
  • Acessibilidade: fica mais simples para o cliente comparar preços, e escolher entre uma variedade de produtos;
  • Atualizações constantes: os Apps que notificam o consumidor sobre promoções e ofertas tornam o uso ainda mais vantajoso.

O aumento dos usuários de internet e celulares também contribui para esta preferência. Estima-se que já existam mais de 234 milhões de aparelhos móveis no Brasil, e com uma população de 211 milhões, o número de dispositivos já a ultrapassa.

Sendo assim, é indispensável avaliar o potencial destes usuários para o seu negócio. Fato é que já existem pessoas interessadas em comprar pelo smartphone, e se trata de uma excelente oportunidade no mercado.

Como aplicar o Mobile marketing

Desconsiderar esses dados simplesmente não é uma opção para o marketing digital. Isso porque até mesmo as buscas no Google, em sua maioria são feitas por dispositivos móveis, e um grande fator de rankeamento para o SEO do seu site é o design responsivo.

Sendo assim, podemos partir do pressuposto de que mais da metade das pessoas que você deseja atingir estão navegando por um dispositivo móvel. Não é válido, portanto, proporcionar uma experiência ruim a mais da metade do seu público.

A primeira dica para a aplicação do mobile marketing, portanto, é a otimização de suas páginas para esses dispositivos. Você já avaliou se o site da sua instituição está agradável para quem navega pelo celular?

Explore as oportunidades desses aparelhos

Diferentemente do desktop, o dispositivo móvel está presente quase que o dia inteiro na vida do usuário. Por isso, vale a pena usar essa informação na sua estratégia, aplicando algumas plataformas para dispositivos móveis:

  1. Envio de SMS: o contato via SMS pode ser um dos métodos do Mobile Marketing. Sendo mais barato, e mais simples, esse modelo de comunicação te garante que o público receberá sua mensagem.
  2. QR Code: qualquer câmera de celular consegue ler um QR Code e transformá-lo em informações. É possível direcionar o usuário para seu site ou produtos, a partir de uma simples foto.
  3. Redes sociais: os aplicativos mais usados são os de redes sociais. Além de promover um maior contato com a marca, cerca de 37% dos usuários brasileiros compra a partir delas. Por isso, usar redes sociais na estratégia de mobile marketing pode ser muito vantajoso.
  4. E-mails: os e-mails também podem ser recebidos pelos celulares e são mensagens mais elaboradas que o SMS. Com uma otimização adequada, é perfeitamente possível usar essa comunicação na estratégia.

Conheça seu público

O principal objetivo de uma estratégia de mobile marketing é proporcionar uma boa experiência para o consumidor. Além de facilitar a estratégia de marketing conversacional, o mobile marketing possui uma alta capacidade de conversão.

Por outro lado, bombardear o consumidor com informações que não o interessam pode ser muito prejudicial para a marca. Assim, evite o excesso de e-mails, SMS e pop-ups (no site). Isso prejudica a confiabilidade do seu serviço.

Outro ponto importante é entender em que etapa da jornada de funil seu usuário está. O Inbound marketing é um grande aliado nesse processo, já que será responsável por identificar as preferências do público de acordo com seu comportamento.

Tome cuidado para não impressionar demais! Por mais que o cliente se encante com seu produto ou serviço, não prometa aquilo que não é oferecido. Certifique-se de alinhar sempre as expectativas para não quebrar a confiança.

Com a facilitação do contato com o cliente que o mobile marketing propõe pode ser muito fácil acabar exagerando. Vale considerar análises de dados e avaliar o que o seu cliente considera importante ou não. 

Estude o comportamento de quem deseja atingir

No Brasil, a rede social mais usada é o WhatsApp. Por se tratar de um aplicativo, ele pode ser fundamental em uma estratégia de mobile marketing. Por isso, é importante entender onde seu público-alvo se concentra.

Assim, grande parte da estratégia envolve mensagens diretas. Por este motivo usar ferramentas de automatização, como o próprio WhatsApp Business promove é uma ótima ideia, já que é impossível atender um grande volume manualmente.

Esta é mais uma vantagem do mobile marketing, e vale a pena explorar aspectos preferenciais que o seu público possui. Ainda assim, independentemente do nicho, o mobile marketing é uma opção, já que a maior parte da população faz uso desses aparelhos.

Para associar uma estratégia de mobile marketing eficaz, é fundamental contar com um site de qualidade. Desta forma, lembre-se que tudo começa na visita do usuário ao seu espaço na web. 

Sendo assim, invista em um visual agradável para os visitantes mobile, e interessante para eles. O que realmente faz toda a diferença no mobile marketing, é a experiência inigualável que você consegue oferecer ao consumidor!

Camila Lacerda
Camila Lacerda
ciaweb

Compartilhe
Categoria(s)
Marketing
Mobile Marketing: estratégia na era dos dispositivos móveis

Você quer ter mais receita?
Fale agora mesmo conosco

Nós faremos um diagnóstico completo do seu projeto
antes de iniciar com as estratégias digitais necessárias.
Dê o primeiro passo para crescimento da sua empresa:
Fale agora com os nossos especialistas.

Agende uma demonstração

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

>