Cia News

O que é: design responsivo

O que é: design responsivo

Postado em: 23 de março de 2017
Compartilhe

A internet vem se tornando um dos meios de comunicação mais importantes do mundo, justamente pela capacidade de alcançar tantas pessoas e ao mesmo tempo integrar todas as áreas em um lugar só. Seja para fins pessoais de relacionamentos, negócios, estudos ou diversão, a internet é constantemente acessada a cada segundo, basta olhar ao seu redor, no ônibus, nas ruas, nos restaurantes… e perceber quantas pessoas estão olhando para o celular.  É incrível perceber o número de pessoas que hoje simplesmente não vivem mais sem esse dispositivo móvel, não é mesmo? Você também faz parte dessa nova realidade!

Senta que lá vem história

A sociedade mudou e os seus hábitos de consumo também. Segundo uma pesquisa do Ebit, quase 70% dos brasileiros já realizaram compras pelo celular ou tablet e de acordo com a Agência Brasil 74% consideram a comodidade e o preço como as melhores vantagens de se comprar na internet. Esses dados do e-commerce brasileiro só crescem, o que obriga as empresas a se adaptarem às novas tecnologias

Mas afinal, o que isso tem a ver com design responsivo? Simplesmente tudo. Principalmente se você for dono de empresa, loja ou blog, é importante que entenda: Sites que não tenham design responsivo tendem a perder muitas possibilidades de serem vistos, e consequentemente perdem vendas e potenciais leitores. O Google, já há algum tempo, vem mostrando os resultados de buscas realizadas em smartphones, de acordo com a existência ou não da versão responsiva do site, ou seja, aqueles sites que não tem versão responsiva são desclassificados e não aparecem nos primeiros resultados. Se o usuário acessa o seu site pelo tablete ou smartphone e não tem uma boa experiência, as chances de ele sair do site, não voltar mais e ainda ir para o site da concorrência é gigante.

Direto ao ponto: o que é design responsivo

Já aconteceu de você entrar em um site pelo celular e o site aparecer pequenininho na tela, com as letras e as imagens muito pequenas, praticamente impossíveis de ler e entender do que se trata? Esse é um exemplo de um site sem design responsivo. Design Responsivo é uma técnica de criação para web, em que o site automaticamente se adapta a tela do usuário. Os sites com design responsivo adaptam o tamanho dos elementos (textos, imagens, etc) para um tamanho que fique visível e adequado para o dispositivo que está sendo usado. Assim o usuário não precisa ficar dando zoom para ver o que está no site.

O design responsivo permite a identificação da largura de cada dispositivo e consegue determinar quanto de espaço está disponível e como a página será exibida para que esses espaços sejam totalmente aproveitados. Todas as imagens, fontes e demais elementos também são ajustados para que não fiquem desalinhados. Resumidamente, é um único site que poderá ser acessado de qualquer dispositivo, mantendo à resolução perfeita. Muitas pessoas confundem design responsivo com versões mobile mas há uma série de diferenças. Vamos entender quais são?

Site com design responsivo x versão mobile

Sites com design responsivo são completamente adaptáveis a qualquer tipo de tela. Já o mobile consiste em outro site, produzido exclusivamente para ser visitado em determinados tipos de dispositivos móveis. Ou seja, tendo um site responsivo você terá UM único site que poderá ser acessado em qualquer tela, em qualquer lugar. Já ao optar por uma versão mobile, saiba que terá dois sites diferentes, um para Desktop e outro para dispositivos móveis, ou seja, gasto e trabalho dobrado.

Vantagens do design responsivo

Existem inúmeras vantagens em optar pelo design responsivo, mas vamos citar algumas delas:

  • Aparecer para mais possíveis clientes, pois o número de pessoas que optam por dispositivos móveis só cresce
  • A experiência do usuário se torna extremamente melhor
  • A taxa de rejeição do site diminui
  • As vendas e visitas do site podem aumentar
  • A visibilidade do site cresce diariamente

E aí pessoal, gostaram do post? Fiquem ligados que em breve postaremos mais novidades sobre o universo da web e suas infinitas possibilidades de fazer o seu negócio crescer!

Nos encontramos em breve! 😀

Publicitário, designer, social media, apaixonado por novidades e curiosidades aleatórias. Viciado em literatura, signos, (des)construção social e doces, é bem tranquilo, aberto e prestativo. Edredom com Netflix é seu habitat natural.

Compartilhe

Gostou do post? Comenta aí!