Marketing Conversacional: O que é e como é utilizado 20 jul

Marketing Conversacional: O que é e como é utilizado

O marketing conversacional é completamente voltado para aprimorar os laços com o consumidor. Um estudo da Cornell University indicou que o ser humano toma, diariamente, 35.000 decisões e 95% delas automáticas.

Vale lembrar que os principais fatores que motivam nossas decisões são experiências e emoções. É por este motivo que manter uma alimentação balanceada é tão difícil — e às vezes parece impossível — para nós.

Com o foco em desenvolver hábitos e emoções positivas no consumidor, esta estratégia explora estes aspectos comportamentais. Entenda melhor o que é marketing conversacional, e como ele pode fazer toda a diferença!

O que é marketing conversacional?

O conjunto de estratégias que envolvam interação direta com o público é denominado marketing conversacional. Como o nome remete, a proposta é “conversar” diretamente com o consumidor. 

Com a aplicação de copywriting e a ajuda de ferramentas para a manutenção deste relacionamento, a estratégia é ainda mais simples. Desta forma, o principal foco é oferecer ao público uma experiência incomparável, e um vínculo com a instituição.

Por que então, o vínculo é tão importante para o marketing? Além disso, qual seria a importância de oferecer ao usuário um contato tão intenso? Uma pesquisa da Salesforce, feita com 6700 consumidores e outra da PwC comprova o resultado que esperamos:

  1. 76% dos entrevistados esperavam que a empresa já entendesse suas necessidades;
  2. Dentre os consumidores, a taxa de 51% avaliou que as empresas não ofereceram a experiência esperada por eles;
  3. Quase a metade dos entrevistados afirmaram que abandonariam uma empresa que amam se não obtivessem a experiência satisfatória.
  4. Em troca de receber a experiência que esperam, os entrevistados afirmaram estar dispostos a pagar 16% mais.

Assim sabendo da importância de proporcionar uma experiência incomparável ao usuário, como saber o que ele espera? Se você respondeu “conversando” entendeu o conceito de marketing conversacional!

Por que criar um fluxo de marketing conversacional?

Na estratégia de marketing digital, o cliente nem sempre tem a satisfação que esperava com a marca. Com o ambiente web, o distanciamento físico entre profissionais e compradores se tornou algo comum, mas que, muitas vezes, diminui a fidelização.

O perfil do consumidor se tornou também mais exigente, tendo em vista que para trocar de loja, por exemplo, basta mudar a aba no navegador. Quem não se diferencia fica para trás.

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A grande problemática se tornou dar atenção a estes usuários. É impossível ter atendentes disponíveis por 24h para esclarecer dúvidas e atender necessidades. Por isso, desenvolver um fluxo de marketing conversacional a partir de ferramentas automáticas promove:

  1. Um atendimento mais personalizado: ao realizar uma compra, um cliente que recebe uma mensagem de agradecimento pode se sentir motivado para realizar as próximas. Comprar e não ser lembrado pode fazer com que ele se esqueça da marca.
  2. Menor espera: se um cliente precisar de atendimento, a estratégia de marketing conversacional pode auxiliá-lo na espera. Com uma resposta automática, não é necessário aguardar horas pela resposta inicial.
  3. Contato: conhecer o cliente é uma excelente maneira de escalar sua experiência. Sendo assim, valorize as informações que obtiver, e invista em entendê-lo para traçar suas estratégias.
  4. Volume: a partir de uma boa estratégia de marketing conversacional é possível atender um alto volume de pessoas ao mesmo tempo.
  5. Manutenção da popularidade da marca: personalizar sua comunicação pode transformar a forma como a marca é vista pelo mercado. Vale a pena explorar melhor sua persona e se comunicar de acordo!

Como criar uma estratégia de marketing conversacional?

Primeiramente, os processos feitos para ampliar a fidelização e vínculo com o consumidor são otimizados com as ferramentas de automatização. A partir delas, portanto, é possível gerir, de forma personalizada, o contato inicial com o cliente. Algumas delas são:

  • WhatsApp Business: com mais de 120 milhões de brasileiros, o WhatsApp é um meio de comunicação confortável para a maioria dos usuários. Com o WhatsApp Business, é possível controlar mensagens iniciais, indicando o horário de atendimento e melhorando a agilidade para a resposta.
  • E-mail marketing: algumas ferramentas possibilitam a utilização do e-mail marketing como uma forma de contato com o cliente. Assim, é possível melhorar o atendimento e a pós-venda, facilitando a fidelização. Aqui vale a pena explorar conceitos de Inbound Marketing e melhorar suas vendas!
  • Chatbot: atendimento automático, coleta de informações do usuário e respostas programadas! O chatbot é uma parte do marketing conversacional que interage com o público de forma programada, mas muito eficaz.

Depois de um contato mais ágil com respostas automáticas, é interessante incluir em sua estratégia o contato com um profissional. Isso, porque com a coleta inicial das informações a partir das ferramentas, no próximo passo o atendente já possui dados sobre o comprador. 

Assim, a necessidade é atendida de forma rápida, e o consumidor tem seu vínculo fortalecido com a instituição. Sair satisfeito após ter resolvido um problema rapidamente é uma experiência que desenvolve hábitos de fidelização no usuário.

Humanizando o contato

Como todo especialista em comportamento ama mencionar, “somos seres sociáveis”, e o fator atendimento é um grande diferencial para as empresas. Garantindo, assim, uma experiência inicial agradável, o marketing conversacional favorece a resposta automática e emocional de fidelização no público.

Como no exemplo da dieta, comer determinados alimentos nos promove boas sensações, e o hábito nos motiva a permanecer nos alimentando mal. 

Se mesmo contra nossa vontade este comportamento é tão persistente, para o público adequado que precisa de um produto ou serviço ele é decisivo. É por isso que a tendência de humanização que notamos nas empresas promove tanto crescimento.

Contribuindo para um relacionamento mais humano, as estratégias de marketing conversacional promovem, comprovadamente, um maior engajamento. O consumidor web já não considera somente uma compra, mas uma experiência de relacionamento!

Por isso, além de promover e atrair, se tornou necessário expandir os vínculos e mantê-los, promovendo boas experiências. Aproveite a oportunidade de conhecer melhor o seu público, e inicie hoje mesmo uma estratégia de marketing conversacional!

Que tal contar conosco nessa jornada? Uma agência com 10 anos de experiência está mais que qualificada para melhorar os relacionamentos com seu público!

Camila Lacerda
Camila Lacerda
ciaweb

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