Tamanho de post para Blog: Descubra qual é o ideal
Mesmo se você for um gênio do conteúdo, saber o tamanho ideal do post do blog nunca é uma pergunta fácil de responder. Isso porque não existe resposta certa ou errada . Em vez disso, é mais importante se concentrar na contagem de palavras que melhor se alinha com:
- O tipo de conteúdo que você está criando
- Para quem você está escrevendo
- Qual é a intenção geral do conteúdo
- Seus requisitos de conteúdo de SEO
- A plataforma em que você publicará.
Com muita frequência, ouvimos pessoas do setor de marketing digital afirmarem que uma quantidade específica de palavras são o tamanho ideal de postagem de blog. Mas lembre-se disso, o que realmente importa é a qualidade do seu conteúdo e não o tamanho dele.
Ao dizer isso, existem maneiras de maximizar o valor e a utilidade do seu material, escolhendo uma quantidade de palavras que permita atingir o objetivo para o seu público. Portanto, neste guia, exploraremos qual o comprimento ou o formato do seu texto dependendo do objetivo que você deseja atingir.
Tamanhos de postagens para blog
Quando você estiver se perguntando quantas palavras escrever em um artigo, pense em seus esforços atuais de marketing de conteúdo: você tem um tamanho de post blog padrão? Você mistura as coisas de vez em quando, usando posts curtos e posts longos? Um funciona melhor do que o outro para o seu público? Tudo isso importa e pode ser a base da sua estratégia para usar um post blog para agregar à sua estratégia.
Outro ponto fundamental: considerar para quem você está escrevendo e por quê. Mantenha esse fator em mente e você poderá calcular a contagem exata de palavras que precisa escolher, usando a lista de tamanhos abaixo como sua diretriz.
Mais comumente, você encontrará muitos profissionais de marketing que escolhem entre os seguintes intervalos de comprimento de postagem de blog:
- <300: Atualmente, é muito difícil oferecer valor ao usuário, escrevendo um conteúdo tão pequeno assim. Mesmo analisando benefícios de SEO ou vantagens de conversão, textos curtos são muito mais difíceis de esclarecer as dúvidas do seu usuário e de ficar bem posicionado a ponto dele ser lido pelo seu público alvo. Se você vai gastar tempo escrevendo um artigo, recomendamos optar por dedicar mais tempo e escrever um conteúdo maior.
- 300 a 600 palavras: Projetado para ser curto e direto ao ponto, o objetivo é estimular a conversa e o engajamento. No entanto, é vital notar que eles não são amigáveis para SEO, pois o Google favorece postagens de blog detalhadas e de formato mais longo ao invés de postagens mais finas e curtas.
- 600 a 800 palavras: Este é o comprimento mínimo que recomendamos ao criar qualquer tipo de conteúdo para o site ou post blog. Eles fornecem uma leitura objetiva e curta o suficiente para o seu público, são amigáveis para SEO em um nível básico, mas não necessariamente vão muito longe em detalhes. Se o seu público prefere leituras rápidas, essa pode ser a melhor opção.
- 800 a 1200 palavras: Mais complexos e informativos, textos desse tamanho podem adotar um estilo jornalístico ou permanecer mais informais. Sua principal intenção é fornecer orientações e explicações mais úteis ao público e são ideais para construir uma base de SEO. Tendo mais chance de ficarem bem posicionados na SERP do Google e assim entregar o conteúdo como você deseja.
- 1200 a 2500: Se seu público gosta de sentar e ler um material mais detalhado, ou o assunto que vocês irá discorrer merece essa atenção especial, essa pode ser a ferramenta de geração de leads perfeita para sua estratégia. Se você escrever conteúdo de alta qualidade, rico em detalhes, imagens, infográficos e informações realmente pertinentes, poderá ser pesquisado por palavras-chave que fazem parte da sua estratégia de marketing digital e este poderá ajudar na geração de leads, criação de links e classificações de SEO.
- 2500 a 4000: Artigos deste tamanho (inclusive, o que você está lendo agora, rsrs), são projetados para dar dicas muito úteis para o leitor e, essencialmente, resolver problemas para o usuário. Isso é exatamente o que os mecanismos de pesquisa adoram, então, em troca dessa “entrega”, é natural que você receba melhores classificações, com oportunidades de backlinks, pois você está agindo como uma fonte confiável.
Depois de saber que essas são as faixas de quantidade de palavras, normalmente usadas para escrevermos textos para agregarem estratégias do marketing digital, você pode seguir em frente para descobrir o que seu público exige e de onde provavelmente virá o engajamento. Por exemplo:
- São mais propensos a gostar de conteúdo curto em uma postagem social?
- Têm tempo para ler postagens de blog mais longas?
- Eles estariam interessados em um artigo com mais palavras que se aproxime do tamanho de um e-book?
- Eles estão atrás de respostas rápidas para suas perguntas, como as encontradas nas perguntas frequentes? Ou preferem ler com detalhes as instruções de um post?
O comprimento ideal de postagem de blog para vários formatos
Goste ou não, alguns comprimentos funcionam melhor para diferentes tipos de formatos de conteúdo. Use isso a seu favor e você se encontrará com material estratégico e útil que seu público consumirá direto.
Abaixo estão as diretrizes não oficiais de comprimento de postagem do blog que seguimos para vários tipos de conteúdo.
Páginas pilares
Se você está adotando uma postura de SEO, a HubSpot recomenda uma contagem mínima de palavras de 2.100 a 2.400 palavras. Isso significa que a criação de conteúdo pilar, ou seja, material de formato longo e aprofundado, precisa ir ainda mais além.
Por quê?
As páginas pilares exigem qualidade de conteúdo, que você simplesmente não consegue alcançar em artigos curtos. Sem a liberdade e o espaço para isso, você não consegue responder efetivamente às perguntas mais complexas do seu público-alvo ou realmente resolver quaisquer problemas. Você provavelmente também está dando conselhos superficiais.
Quando você escreve páginas pilares de formato longo, você está criando conteúdo projetado para atingir as primeiras posições no Google, por isso precisa dar o maior valor possível ao leitor. Por esse motivo, recomendamos aproximadamente 4.000 palavras para cada artigo que você publicar.
O truque para atingir essa contagem de palavras é criar um esboço sólido a partir do qual você possa trabalhar, alocando um tamanho para cada seção. Na verdade, fizemos isso para este artigo que você está lendo agora, e olhe para isso! Atingimos mais de 2.000 palavras.
Listas
Os conteúdo no formato de listas tendem a apresentar em tópicos, exemplos ou referências. Em geral, listas são simples de fazer e basta você analisar o que você deseja exemplificar e definir os tópicos que irão compor seu texto. Esses tópicos podem ser apenas citados, ou citados e exemplicados, um a um como subtópicos. Pode também ser definidos em ordem, de importância, ou cronológica, etc.
Nesse caso as listas podem seguir regras mais flexíveis quando se trata de tamanho, pois o objetivo principal com elas é realmente “listar” e exemplificar as informações que você deseja. Dependendo do tema, seu público alvo tende a querer ver, rapidamente a lista, por exemplo:

Veja que no exemplo acima, o objetivo do seu leitor é encontrar a lista das melhores empresas de engenharia do Brasil, ponto final. O problema é que se você criar um post com apenas um parágrafo e a lista em questão, ele não será indexado nas primeiras posições, e portanto não será encontrado.
Pensando nisso, você pode iniciar com uma introdução, inserir a lista (que de fato é o objetivo do seu leitor) e depois discorrer sobre cada uma das empresas (ainda seguindo o exemplo acima) e os porquês delas serem consideradas as melhores. Portanto, recomendamos entre 2.000 e 2.600 palavras para as listas, mantendo-as bem estruturadas e fáceis de percorrer.
Perguntas frequentes
Existe um equívoco popular de que o conteúdo do FAQ deve responder à pergunta em questão e seguir em frente. Mas considere isso: o objetivo de qualquer forma de conteúdo é fornecer valor. Como você faz isso em uma frase ou duas?
Por esse motivo, recomendamos que você escreva respostas de perguntas frequentes que tenham entre dois a três parágrafos . Embora esse não seja um tamanho específico de postagem, usá-lo como base garantirá que você não seja “muito vago” em suas respostas, o que apenas frustrará seus usuários e o Google.
Assim como no exemplo das listas, você pode responder de forma objetiva, logo no primeiro parágrafo e depois seguir com mais instruções que vão sanar mais ainda as dúvidas do seu leitor.

Artigos de instruções
Assim como o conteúdo pilar, os guias de instruções priorizam a qualidade sobre qualquer outra coisa e geralmente também tendem a ser o formato de escolha para ferramentas e ímãs de geração de leads. Embora eles não sejam necessariamente tão profundos quanto as páginas principais, você ainda precisa buscar substância suficiente para agradar o público e os mecanismos de pesquisa.
Uma “instrução” precisará de exemplos, passo a passo, imagens e/ou vídeos, e então, para cumprir esse objetivo, recomendamos que você escreva artigos que contenham de 1600 a 2200 palavras.
O tamanho mínimo ideal de postagem do blog
Como discutimos acima, postagens de blog mais curtas têm menos probabilidade de serem classificadas nos resultados de pesquisa ou realmente satisfazer seu usuário final. Mas se você quiser falar sobre algo que não necessite de muitas palavras, recomendamos manter entre 600 a 800 palavras e não abaixo.
Se você precisar criar conteúdo mais curto do que isso, é provável que uma postagem de blog não seja o formato certo para optar. Por exemplo, um público sem tempo e em movimento pode se envolver mais com um vídeo rápido nas mídias sociais ou no YouTube, em vez de ler 300 palavras que não respondem à sua pergunta.
Além disso, a otimização do mecanismo de pesquisa está se tornando o processo de indexar um conteúdo no topo do Google, cada vez mais difícil. Com as frequentes atualizações de algoritmos, a qualidade e a autoridade do conteúdo tem se tornado mais prioritárias.
Quanto mais curto for, menos provável será que você esteja nas primeiras posições da SERP. Na verdade, a contagem média de palavras de hoje para qualquer tipo de postagem de blog é de 1.500 a 2.000. Se você está produzindo conteúdos menores do que isso, você está abaixo da média.
Os benefícios de postagens de blog de formato longo
As postagens mais longas tendem a ser mais envolventes e gratificantes de ler, com artigos mais longos será quatro vezes mais propensos a obter tráfego do que aquelas que ficam em torno da duração média mencionada acima. Isso significa que focar em conteúdo com mais de 4.000 palavras pode dar a você grandes impulsos nos rankings de SEO e no tráfego orgânico do seu site.
Mas rankings e tráfego à parte, há mais vantagens para aproveitar em um conteúdo mais longo para seu blog:
- Apelo de SEO: além dos rankings, ter conteúdo perene é uma ótima maneira de manter sua campanha geral consistente, atualizada e estável. Você pode atualizar e ajustar os conteúdos para aumentar o desempenho ao longo do tempo e se manter à frente da concorrência. Sem mencionar que eles são úteis para incluir links internos.
- Experiência do usuário: se os leitores ficarem intrigados com seu material e se sentarem para digerir o artigo inteiro, eles estarão efetivamente gastando mais tempo em seu site, minimizando as taxas de rejeição e aumentando o envolvimento geral do site gerando discussão. A partir daí, se eles acharem seu conteúdo útil, eles também estarão mais propensos a converter.
- Geração de leads: como humanos, adoramos conteúdo que preencha lacunas ou responda às nossas maiores perguntas, portanto, é difícil dizer não para um guia que faça isso.
- Redefinição de conteúdo: criar conteúdo de formato longo também significa que você pode adaptá-lo facilmente em outros formatos, como e-books, infográficos, outras postagens de blog, trechos de mídia social e muito mais. Lembre-se, um conteúdo pode ser transformado em infinitos outros, você só precisa usar sua imaginação.
Parece bom? Bem, antes de começar a colocar os dedos nas teclas, ainda há mais algumas noções básicas para cobrir sobre como otimizar seu conteúdo adequadamente.
Mais uma xícara de café e vamos direto ao assunto.
Como otimizar o tamanho do blog para SEO
Embora pudéssemos continuar por toda a eternidade falando sobre SEO, nos controlamos para fornecer um guia rápido sobre como otimizar o tamanho do artigo escolhido.
Palavras-chave
Sabemos que é super tentador colocar palavras-chave em todos os lugares para garantir a visibilidade da pesquisa, mas confie quando dizemos que esse não é o melhor caminho a seguir.
Em vez disso, escolha alguns termos por meio de pesquisa de palavras-chave que tenham um bom volume de pesquisa e os encaixe naturalmente no seu conteúdo. Utilizando esses termos no título, na introdução e mais poucas vezes ao longo do texto. Mais do que isso e você está seguindo a linha de otimização excessiva.
Dica profissional: use um verificador de densidade de palavras-chave para ver se suas porcentagens são muito altas. Recomendamos 1-2% para suas palavras-chave.
Títulos
Use seus títulos como uma forma de orientar os usuários pelo seu material e indicar aos mecanismos de pesquisa que você está atraindo a consulta de pesquisa de um usuário. Coloque suas palavras-chave primárias nessas posições, complete com as tags de cabeçalho apropriadas para mostrar a hierarquia, incluindo:
- H1: Um H1 deve aparecer na sua página. Este é o seu título principal.
- H2: Considere estes subtítulos. Você pode ter mais de um e eles devem apresentar uma palavra-chave. Tente incluir uma palavra-chave diferente daquela em seu H1.
- H3: Usado principalmente para estruturar mais, coloque-os em suas peças mais longas para ajudar a criar legibilidade. Eles não precisam ter palavras-chave.
- H4, H5, H6: Você pode optar por incluí-los em artigos de instruções ou peças de pilares que são muito mais longas por natureza e precisam de muita estrutura. As palavras-chave são opcionais aqui, mas recomendamos usá-las apenas para ajudá-lo a criar um formato digestivo.
Além disso, aponte para um comprimento de palavra mais curto para manter seus títulos rápidos e claros.

Parágrafos
Um artigo de blog deve estar sempre bem formatado, com parágrafos mais curtos, especialmente quando é mais longo e demorado para ler. Nada é pior do que ter que percorrer blocos de texto sem nenhum espaço em branco ou quebra no texto.
Atenha-se a parágrafos com três a quatro frases de comprimento e nada mais. Comparativamente, evite parágrafos que são apenas frases isoladas em linhas separadas. Em vez disso, agrupe essas frases solitárias e use palavras de transição para conectá-las perfeitamente.
Se você tiver um bom conteúdo para mapear em uma área, use marcadores para ajudá-lo a estruturar seu artigo. Com + 50% das pesquisas agora realizadas em dispositivos móveis, isso também garante que os usuários em dispositivos também possam acessar seu conteúdo com mais facilidade.

Imagens e texto alternativo
Quanto maior o seu conteúdo, mais imagens você deve incluir. Isso ajudará a dividir os parágrafos, manter o leitor engajado e também atuar como material de apoio de qualidade para o seu tópico.
Se você usar uma ferramenta como o SurferSEO, por exemplo, também lhe dará um número de referência de imagens para incluir para o seu tópico exato. Na dúvida, analise seu conteúdo e avalie se há muitos parágrafos sucessivos.
Além disso, para cada imagem que você incluir, é importante otimizá-la com o ALT (texto alternativo) correto. Essencialmente, o texto alternativo é o conteúdo que aparece no lugar de uma imagem se o site tiver problemas para carregá-la. E é crucial para SEO.

Chamadas para ação (call to action)
Chamadas para ação são um componente chave de um bom marketing. Sempre vale a pena incluir uma mensagem bem colocada incentivando seu público a se dirigir à sua página de destino ou a concluir a ação desejada (conversão).
Lembre-se de que a maioria dos usuários não vai se inscrever em seu boletim informativo, ligar para você ou comprar seus produtos sem um lembrete ou incentivo para fazê-lo. Use o call to action no meio do seu conteúdo e na parte inferior dele, para garantir que você esteja dando o seu melhor.
Principais conclusões
Sabemos que isso é muito para absorver, mas há uma coisa que você precisa lembrar quando se trata de descobrir o tamanho ideal do seu blog:
Com o que seu público se envolveria?
No final do dia, se seus usuários não o lerem, os mecanismos de pesquisa não o classificarão. Além disso, ao incorporar nossos pontos-chave acima, você pode garantir que já está no caminho certo para criar uma abordagem mais otimizada para qualquer formato de conteúdo que você apresentar online.
Para resumir, aqui estão os principais pontos que você precisa ter em mente o tempo todo:
- O conteúdo mais curto tem menos probabilidade de classificar ou agregar mais valor aos usuários.
- O tamanho médio do blog agora é de 1.500 a 2.000 palavras.
- As páginas pilares requerem pelo menos 4000 palavras.
- Listas são mais adequados para 2000-2600 palavras.
- As perguntas frequentes devem ter pelo menos dois a três parágrafos.
- O conteúdo instrutivo e de alta qualidade tem melhor desempenho quando entre 1.600 e 2.200 palavras.
- Avalie com o que seu público se envolverá.
- Em caso de dúvida, procure conteúdo de formato mais longo.
- Otimize para palavras-chave, texto alternativo, títulos, parágrafos, chamadas para ações e imagens.
Claro, os especialistas da Cia Web Sites também estão sempre felizes em ajudá-lo a criar a estratégia de marketing de conteúdo perfeita. Basta entrar em contato com nossa equipe.
É hora de começar a escrever!