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O que são palavras-chave e como elas impactam o SEO do seu site?

Se você está nesse post, provavelmente, já conhece um pouco sobre SEO, certo? Caso ainda esteja em dúvida sobre o que é SEO e como isso pode ajudar sua empresa faturar mais, leia nosso Guia completo da otimização de sites.

Nesse post, vamos falar sobre um dos pilares principais para uma estratégia de SEO dar resultados: palavras-chave.

A escolha das melhores palavras-chave para seu site requer muito estudo e estratégia. Caso essa escolha seja feita sem muito critério, otimizar seu site para determinadas palavras-chave será um trabalho em vão e você perderá tempo e dinheiro… 

Calma, vamos te explicar mais sobre isso para você não perder tempo e otimizar o seu site para as palavras-chave corretas!

O que é palavra-chave?

Palavra-chave é o termo utilizado para fazer uma pesquisa nos mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo, etc.) para encontrar um determinado produto, serviço ou informação.

Por exemplo, supondo que você queira encontrar uma empresa que crie lojas virtuais, você pesquisa no Google ‘criação de lojas virtuais’. Logo, a palavra-chave é ‘criação de lojas virtuais’. Foi o termo que você utilizou para encontrar a empresa que realiza um serviço que você está procurando.

Sendo assim, o Google classifica os ‘melhores sites’ para a busca que você fez e os exibem por ordem de importância e relevância.

Cabe ao dono do site otimizar o site para aquelas palavras-chave que ele julga como mais importantes para a sua empresa.

Uma palavra-chave é uma palavra ou frase que descreve o tópico principal de seu conteúdo. A vantagem de incluir palavras-chave em seu conteúdo é que elas ajudam os mecanismos de pesquisa a combinar sua página com as consultas de pesquisa usadas por seu público-alvo.

As palavras-chave são importantes para os usuários que procuram produtos e serviços porque os ajudam a encontrar exatamente o que procuram. Por outro lado, as palavras-chave também são importantes para as empresas porque ajudam a direcionar os usuários com maior probabilidade de comprar seus produtos e serviços.

Quando você insere uma consulta no Google como, os sites que têm como alvo uma palavra-chave e outros semelhantes aparecerão nos resultados de pesquisa. Se você ajustar a consulta de pesquisa minimamente, obteria resultados de pesquisa diferentes.

Outro exemplo:

Verifique os resultados da pesquisa para a consulta “fazer rapel”. Em seguida, verifique os resultados da consulta “como fazer rapel”.

A primeira consulta retorna resultados que direcionam você a um site, e a segunda consulta retorna resultados de vídeo no topo do SERP.

Serp Google

Palavras-chave permitem que os usuários encontrem o seu conteúdo. Uma parte importante da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é incluir as palavras-chave que seu público-alvo usa quando for pesquisar algo no Google.

Palavras-chave são importantes para sua estratégia de SEO porque os motores de busca usam palavras-chave para determinar o quão relevante é o seu conteúdo para aquele termo nas consultas de pesquisas no Google. Em outras palavras, se você incluir palavras-chave relevantes em seu conteúdo, você aparecerá nos resultados de pesquisa do seu público-alvo.

Quanto mais você restringe um público-alvo usando palavras-chave, mais você encontrará os usuários que provavelmente se converterão em clientes.

Continue lendo para aprender mais sobre os tipos de palavras-chave e como usá-los em seu conteúdo para atingir seu público mais qualificado.

Tipos de palavras-chave

A seguir, vamos examinar alguns tipos diferentes de palavras-chave que as pessoas pesquisam no Google.

Palavras-chave vêm em três categorias que descrevem o tipo de palavra-chave e duas categorias que descrevem o comprimento das palavras-chave.

Tipos de palavras-chave:

  • Informativo: Palavras-chave destinadas a obter compreensão. (“O que é rapel?”)
  • Navegação: palavras-chave destinadas a encontrar uma marca, produto ou serviço. (“Melhor empresa de rapel perto de mim”)
  • Transacional: palavras-chave destinadas a ajudar a fazer uma transação. (“Preço rapel”)

Comprimentos de palavras-chave:

  • Palavras-chave de cauda curta: palavras-chave curtas (uma a três palavras), amplas e competitivas para classificação nos resultados de pesquisa. (“Rapel”)
  • Palavras -chave de cauda longa : palavras-chave que são mais longas, mais específicas e menos competitivas para classificação nos resultados de pesquisa. (“O que devo vestir para fazer rapel?”)

Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é crítica para a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) , e é por isso que toda empresa que investe em SEO deve aprender a fazer pesquisas de palavras-chave. Com este guia, você aprenderá como encontrar as melhores palavras-chave para SEO para que sua empresa possa maximizar o desempenho (e o retorno) do SEO.

como fazer pesquisa de palavras-chave

Continue lendo para aprender mais sobre a pesquisa de palavras-chave de SEO! Se você está procurando ajuda profissional com SEO, entre em contato conosco ou ligue para 31 3564-2776 para saber mais sobre nossos planos personalizados de SEO para pequenas e médias empresas!

Índice

  1. O que é pesquisa de palavras-chave?
  2. Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?
  3. Como pesquisar palavras-chave para SEO

O que é pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa por palavra-chave é encontrar, analisar e escolher os termos de pesquisa , que as pessoas usam para gerar resultados em mecanismos de pesquisa, para SEO. O SEO usa palavras-chave para ajudar os mecanismos de pesquisa a classificar as páginas nos resultados da pesquisa com precisão e ajudar as pessoas a entender o contexto da página.

Conta para a gente, como deveríamos te chamar?

Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?

A pesquisa de palavras-chave para SEO é crítica por alguns motivos, incluindo:

  • Mecanismos de pesquisa: mecanismos de pesquisa como o Google usam palavras-chave para classificar sites nos resultados de pesquisa. Uma postagem de blog com uma meta title com a palavra-chave “melhores tênis de corrida” e uma lista dos melhores tênis de corrida informa aos mecanismos de pesquisa que é uma página relevante a ser exibida para pesquisas com essa palavra-chave.
  • Pessoas: as pessoas usam palavras-chave para pesquisar conteúdo online, e escolhem em qual conteúdo clicar nos resultados da pesquisa. Alguém em busca de uma compilação dos melhores tênis de corrida, por exemplo, tem mais probabilidade de clicar em um um conteúdo completo sobre os melhores tênis do que na página de um produto.
  • Empresas: as empresas que usam a pesquisa de palavras-chave geralmente obtêm um melhor retorno sobre o investimento (ROI) do SEO porque têm como alvo as palavras-chave com maior valor. Uma empresa que faz pesquisa de palavras-chave de SEO, por exemplo, pode se concentrar em palavras-chave de cauda longa e de baixa concorrência .

Quando você sabe como pesquisar palavras-chave, toma decisões baseadas em dados sobre sua estratégia de SEO . Em vez de adivinhar o que seu público-alvo pesquisa, você sabe o que ele pesquisa para encontrar empresas como a sua e, em seguida, usa essas palavras-chave em seu conteúdo.

Como pesquisar palavras-chave para SEO

Você sabe por que a pesquisa de palavras-chave de SEO é importante, mas como iniciar o processo de pesquisa de palavras-chave? Continue lendo, porque as oito etapas descritas abaixo irão guiá-lo através de como pesquisar palavras-chave para SEO:

1. Faça um brainstorm de palavras-chave em potencial

O primeiro passo para a pesquisa de palavras-chave é fazer um brainstorming de uma lista de palavras-chave possíveis. Essas palavras-chave podem ser tão amplas quanto você deseja e podem ser qualquer coisa relacionada ao seu setor, produtos ou serviços.

Por exemplo, se você é uma loja de bicicletas em SP, suas palavras-chave podem ser algo como “loja de bicicletas em São Paulo”, “peças para bicicletas”, “assentos para bicicletas” ou qualquer outra peça de bicicleta que você venda.

Você também pode usar palavras-chave baseadas em localização, ou seja, palavras e frases que descrevem seu estado, cidade, região ou outros termos que os pesquisadores possam usar para descrever sua área.

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2. Pesquise a segmentação por palavra-chave do concorrente

Em seguida, você também pode verificar os sites de seus concorrentes e ver as palavras-chave que eles usam para descrever os produtos e serviços semelhantes que possuem.

Investigar seus concorrentes pode ser uma ótima maneira de ter ideias nas quais você nunca teria pensado.

3. Compile uma lista de palavras-chave de cauda longa

Depois de ter sua lista básica, a próxima etapa é expandi-la para uma lista mais longa de palavras-chave de cauda longa . Portanto, as palavras-chave que você criou na etapa um podem ser palavras-chave realmente curtas e genéricas, como lojas de bicicletas.

Dica: O que é SEO

Mas se você pensar bem, pode haver milhares ou até dezenas de milhares de empresas em todo o país tentando se classificar para essa palavra-chave exata e, como uma empresa local, você provavelmente não conseguirá se classificar entre as dez primeiras.

Basicamente, o que você deseja fazer nesta etapa do processo de pesquisa de palavras-chave é encontrar palavras-chave mais longas e específicas que indiquem que um usuário está procurando especificamente as peças que você oferece ou uma loja de bicicletas em sua localidade.

Embora você possa confiar nas pesquisas sugeridas pelo Google, essa abordagem pode levar muito tempo porque é manual. É por isso que geralmente recomendamos o uso de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave.

4. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o da CIA expandirá suas palavras-chave com base nas tendências e dados reais de pesquisa do usuário.

ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Por exemplo, se você digitar “peças de bicicletas“, um dos resultados para isso é “peças de bicicletas antigas“. Isso significa que muitos usuários já pesquisaram essa frase exata no Google e também significa que, se você vender “peças de bicicletas antigas“, essa pode ser uma palavra-chave que você deseja segmentar .

Conforme você rola a página para baixo no Google, verá uma vários resultados diferentes para o termo, dependendo da palavra-chave que você inseriu, pode ser uma lista de palavras-chave em potencial.

Anote os que são relevantes para o seu negócio ou apenas exporte-os para uma planilha. Você pode repetir esse processo para cada uma das palavras-chave em sua lista original e, neste ponto, você pode ter vários milhares de ideias de palavras-chave possíveis para seu site.

Mas na próxima etapa, veremos o que fazer com todas essas palavras-chave e como restringi-las para obter as palavras-chave que irão gerar os melhores resultados possíveis para sua estratégia de SEO .

5. Exportar dados de palavras-chave para uma planilha

Existem muitas ferramentas gratuitas diferentes que você pode usar para restringir sua lista, mas na CIA Web Sites, muitos de nós gostam de usar uma extensão do Chrome chamada Keywords Everywhere. Esta é uma extensão gratuita e você pode fazer upload em massa de todas as palavras-chave que encontrou na segunda etapa.

Portanto, se você exportou todas as suas palavras-chave para uma planilha, pode simplesmente copiar e colar essas palavras-chave e carregá-las diretamente na ferramenta.

6. Analise as métricas de palavras-chave

Depois de fazer upload de sua lista, você verá algumas métricas para cada palavra-chave.

Os mais importantes são o volume de pesquisa e o CPC, ou custo por clique. O volume de pesquisa mostra quantos usuários estão pesquisando a palavra-chave por mês. Quanto maior o volume de pesquisa, mais os usuários estão interessados ​​nessa palavra-chave específica.

O custo por clique, então, são dados extraídos do Google AdWords ou Google Ads que representam quantos anunciantes estão tentando colocar anúncios para aquela palavra-chave. Quanto mais alto for o custo por clique, mais difícil será para sua empresa se classificar para essa palavra-chave.

Portanto, ao discutir como encontrar palavras-chave, a palavra-chave ideal seria aquela com um alto volume de pesquisa mensal, mas um baixo custo por clique. Isso significa que muitos usuários estão pesquisando essas informações, mas poucos sites estão tentando classificá-las.

Para este exemplo, a palavra-chave “bicicletário para Subaru Forester” tem um alto volume de pesquisa mensal, mas também um custo por clique relativamente alto. Isso significa que muitos usuários estão procurando por bicicletários compatíveis com este carro, mas, a menos que seu site já tenha uma autoridade de domínio relativamente alta, provavelmente será difícil classificar essa palavra-chave.

Isso não significa que não vale a pena segmentar ou não vale a pena ter uma página em seu site, mas que provavelmente há outras palavras-chave que serão mais eficazes para direcionar tráfego qualificado para seu site.

Se você classificar a lista por volume de pesquisa mensal e rolar um pouco mais para baixo, começará a encontrar as palavras-chave que têm um volume de pesquisa menor, mas também um custo por clique menor.

Assim, por exemplo, a palavra-chave “bicicletário para xc90 Volvo” tem apenas um volume médio de pesquisa mensal de 10 e, embora possa não parecer muito, são 10 clientes em potencial se o seu site tiver uma boa classificação para essa palavra-chave.

Além disso, o CPC é de apenas 10 centavos, o que significa que não importa o quão pequeno seja o seu site, você provavelmente tem uma chance de se classificar para isso.

Nos estágios iniciais do processo de pesquisa de palavras-chave, não se concentre muito no volume de pesquisa mensal.

Mais tarde, você pode começar a se concentrar nas palavras-chave que atrairão muito tráfego, mas logo no início, ainda vale a pena focar nas palavras-chave de cauda longa com baixo volume de pesquisa.

Ao percorrer essa lista de palavras-chave relacionadas , você pode até encontrar ideias nas quais não havia pensado no processo de brainstorming original. Se for esse o caso, você pode pegar essas palavras-chave e colocá-las em alguma ferramenta e encontrar ainda mais variações de palavras-chave que podem ser usadas em sua estratégia.

Se você executar campanhas PPC com o Google Ads , também poderá usar a ferramenta de planejador de palavras-chave para expandir sua lista. Clique em “Pesquisar ideias de palavras-chave e grupos de anúncios” e insira algumas das palavras-chave que você já encontrou em seu processo de pesquisa de palavras-chave. Em seguida, clique na guia Ideias de grupos de anúncios.

Isso mostrará as palavras-chave que os anunciantes frequentemente segmentam nas mesmas campanhas.

Isso significa que a maioria das palavras-chave nesta guia será relevante para seus produtos e serviços – e se você decidir que alguma delas será, poderá usar o volume médio mensal de pesquisas do Google Ads e os dados da concorrência para determinar se são ou não boas adições à sua estratégia.

7. Priorize suas palavras-chave

Depois de ter sua lista de palavras-chave, você pode determinar onde deseja incorporá-las em seu site.

Se você encontrou palavras-chave que já possuem páginas para, você pode pegar essas palavras-chave e adicioná-las às suas tags de título, tags de cabeçalho, meta descrições e outros elementos HMTL importantes, bem como ao texto do corpo em cada uma dessas páginas.

Dito isso, você definitivamente deseja evitar excesso de palavras-chave ou adicionar palavras-chave onde elas não são relevantes ou necessárias. Todo o conteúdo do seu site deve ser escrito com os usuários em mente e com o objetivo de informar os clientes em potencial e ajudá-los a encontrar as informações de que precisam.

Ao longo do processo de pesquisa de palavras-chave, você pode ter encontrado algumas palavras-chave para as quais ainda não tem conteúdo em seu site, mas em vez de adicionar essas palavras-chave a páginas aleatórias na esperança de que essas páginas sejam classificadas de acordo com as palavras-chave, você deve ver isso como uma oportunidade de criar mais conteúdo para seu site e mais páginas que ajudarão seus clientes.

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Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

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8. Torne a pesquisa de palavras-chave contínua

À medida que otimiza seu site, você pode continuar a fazer pesquisas de palavras-chave quantas vezes forem necessárias. Com o tempo, isso ajudará você a identificar ainda mais palavras-chave que são úteis para seus clientes, bem como a manter suas palavras-chave relevantes para mudanças no volume de pesquisa e nas tendências.

Por exemplo, embora a palavra-chave “loja de bicicleta em São Paulo” possa ser muito valiosa agora, daqui a cinco anos provavelmente haverá um modelo mais novo e outras palavras-chave mais recentes que os usuários estão procurando.

Como encontrar as melhores palavras-chave para o meu site?

Para encontrar as melhores palavras-chave para o seu site, primeiramente você deve supor o que seu cliente digita ao querer comprar um produto ou contratar um serviço seu. Faça uma seleção de possíveis termos que alguém com interesse em seu produto pesquisará no Google ou outro mecanismos de busca.

Vamos fazer esse exercício juntos, vamos supor que temos uma de loja de calçados. Iremos selecionar as seguintes palavras-chave: 

  • sapatos
  • sapatos femininos
  • sapatos masculinos
  • sapatos femininos confortáveis
  • sapatos masculinos confortáveis

A partir daí, usaremos algumas ferramentas para nos auxiliar na análise das melhores palavras-chave para o site. 

Nessas ferramentas iremos analisar a quantidade de buscas mensais, os concorrentes para essa palavra-chave e a dificuldade para ranquear no Google.

Veja algumas ferramentas que irão te auxiliar nessa análise:

Análise de palavras-chave nas ferramentas

Primeiro vamos analisar a palavra-chave ‘sapatos’:

o que é palavra-chave

É uma palavra com um volume de buscas muito alto, 110.000 pesquisas mensais. Logo, é uma palavra-chave muito concorrida. Além disso, a dificuldade de posicionar essa palavra nos primeiros resultados do Google é 53, o que é considerado alto e bem difícil.

Seguindo nas análises, vemos os concorrentes para essa palavra-chave:

palavras-chave concorrentes

Repare que há sites já consolidados no mercado e com muita autoridade, o que torna a tarefa de ranquear para essas palavras-chave ainda mais difícil.

E aí que aparece o trabalho estratégico e criterioso de um bom profissional de SEO.

Já que está muito difícil ranquear para essa palavras-chave, a equipe de SEO deve procurar por outras palavras que ainda mostram o interesse do usuário em comprar sapatos, mas que sejam mais “fáceis” de posicionarem no Google.

Agora vamos analisar outra palavra-chave escolhida: sapatos femininos confortáveis.

Repare que a busca por essa palavra-chave é bem menor, mas ainda considerável, são 4.400 pesquisas mensais e menos concorrentes. Além disso, a dificuldade também cai bastante, somente 21. Logo, posicionar a palavra-chave ‘sapatos femininos confortáveis’ é uma tarefa bem mais simples e que trará muitos resultados para uma loja de sapatos.

Isso ocorre em todos os segmentos!

7 dicas de pesquisa de palavras-chave para melhorar seu SEO

Agora que você entende o que são palavras-chave e os vários tipos de palavras-chave, vamos dar uma olhada em oito dicas de pesquisa de palavras-chave que você pode começar a usar.

1. Identifique o seu público

Quando você começar a pesquisar palavras-chave, mantenha seu público-alvo em mente. Para começar, você pode criar personas de marketing para representar os clientes ideais, pessoas com as quais deseja comprar seus produtos ou serviços.

Aqui está um exemplo:

  • Nome: Marcos Henrique.
  • Idade: 26
  • Vida Pessoal: relacionamento de 3 anos de casado, gosta de aventura ao ar livre e tecnologia;
  • Experiência: 6 anos trabalhando em TI
  • Educação: Formado em Ciência da Computação
  • Trabalho: Engenheiro de Software

Ao estudar os tipos de pessoas que leem seu conteúdo ou compram seus produtos e serviços, você começará a notar tendências em seus dados demográficos.

Ao colocar um nome e um rosto na sua estratégia de SEO, você terá um melhor entendimento de quem está tentando converter, bem como das palavras-chave que eles pesquisam.

Isso significa entender que tipo de perguntas eles têm e que tipo de coisas eles querem saber, para que você possa gerar um melhor conteúdo que seja valioso para eles. Você faz isso pesquisando a intenção de busca.

Dica: O que é EAT

2. Compreenda a intenção de busca

Compreender a intenção de pesquisa, também conhecida como intenção do usuário, é o truque para realizar uma pesquisa de palavras-chave de qualidade e mais aprofundada. Costumava ser um truque pouco conhecido que poderia ajudar sua página a vencer a multidão, mas agora é necessário classificar até mesmo para palavras-chave mais profundas.

Aqui está um pequeno exemplo para ajudá-lo a entender o que quero dizer. Digamos que, ao se preparar para sua grande aventura de rapel, você pesquisou a palavra-chave “rapel” no Google para encontrar uma aventura de rapel em São Paulo. Você vê os resultados de passeios de rapel locais, equipamentos de rapel, Wikipédia, não é bem o tipo de rapel que você pensava, certo?

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Para corrigir isso, você procura a palavra-chave “rapel em São Paulo”. Você vê que todos os resultados são sobre rapel em São Paulo. Essa palavra-chave funcionou muito melhor do que “rapel” porque era mais específica. Mostrou melhor o que você quis dizer quando digitou.

Isso é o que é a intenção de pesquisa.

Todos os principais SEOs do setor sabem que o Google está construindo resultados de pesquisa em torno da intenção de pesquisa. O Google quer dar aos usuários as informações que eles desejam e, como o Google deu muitos passos no entendimento da intenção de pesquisa, os SEOs não precisam mais inserir palavras-chave no conteúdo.

O que é mais eficaz, quando se trata de classificação de palavras-chave, é focar na intenção do usuário por trás das palavras-chave, as ideias e informações que eles procuram ao digitar uma palavra-chave no Google.

O desenvolvimento de um tema geral para o seu conteúdo ajuda a corresponder à intenção do seu público-alvo. A maneira como você pesquisa essas palavras-chave deve ser dividida em tópicos ou temas.

3. Concentre-se em um tema

Ao se concentrar menos em palavras-chave individuais e mais em uma ideia ao criar conteúdo, que atenda às necessidades e dúvidas de seu público-alvo, você começará a incluir naturalmente em seu conteúdo palavras-chave relacionadas à palavra-chave-alvo.

Comece almejando uma palavra-chave para o seu conteúdo.

4. Faça uma lista de palavras-chave

Depois de ter um tema em mente, você pode começar a pesquisar mais palavras-chave que correspondam à intenção de pesquisa da palavra-chave-alvo.

Ao escolher palavras-chave, pense em como elas seriam relevantes para o seu público. Tente vê-los de sua perspectiva. Se você fosse eles, o que gostaria de ver?

Ao pesquisar palavras-chave relacionadas e incluí-las como tópicos em seu conteúdo, você está otimizando seu conteúdo para classificar cada um desses tópicos. Você tornará mais provável que seu conteúdo alcance as pessoas que você deseja.

Comece fazendo uma lista de palavras-chave:

  • Procure sua palavra-chave alvo no Google e veja quais são as pesquisas relacionadas.
  • Verifique a seção “As pessoas também perguntam” na página de pesquisa do google e tente responder às questões relevantes em seu conteúdo.
  • Pergunte ao departamento de serviço de sua empresa quais tipos de perguntas seus clientes estão fazendo.
  • Veja em quais palavras-chave você já está classificado.
  • Verifique como seu concorrente está se classificando para essas e outras palavras-chave semelhantes.
  • Atinja as tendências sazonais para diferentes locais.
  • Misture termos de cauda curta e palavras-chave de cauda longa.

5. Use ferramentas de palavras-chave

As ferramentas de palavras-chave são a melhor maneira de ajudá-lo a encontrar palavras-chave relevantes.

Uma das ferramentas mais fáceis de usar para pesquisa de palavras-chave é a Pesquisa Google. Quando você digita uma consulta na barra de pesquisa, o Google puxa as palavras-chave que considera relacionadas.

Google puxa as palavras-chave

Certifique-se de ter pesquisado adequadamente a intenção do usuário por trás de sua palavra-chave alvo. Se a intenção do usuário for diferente do que você esperava, as palavras-chave relacionadas provavelmente também serão diferentes.

O Google também possui uma ferramenta gratuita chamada Google Keyword Planner , que divide as palavras-chave sugeridas em grupos. No entanto, muitos dos dados que o planejador de palavras-chave do Google mostra são voltados para a pesquisa de palavras-chave para campanhas de publicidade paga no Google Ads . Esta é uma das melhores ferramentas na busca por palavras-chave.

Ótimas ferramentas de palavras-chave como essas (também de uso gratuito) são melhores para ajudá-lo a realizar pesquisas de palavras-chave mais detalhadas que você deseja para marketing, blogs e SEO.

Nesse vídeo eu passo 4 ferramentas gratuitas para pesquisar palavras-chave para usar no seu dia dia:

Obviamente, você precisará ter cautela ao usar qualquer palavra-chave encontrada em uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave. Cabe a você decidir se as palavras-chave relacionadas são relevantes para o seu conteúdo.

6. Conquiste palavras-chave de cauda longa

Lembra que as palavras-chave de cauda longa mostram a intenção do seu público melhor do que os termos principais? Lembra-se também de como eles são menos competitivas?

Bem, isso significa que a melhor maneira de aumentar o tráfego para sua página é segmentar palavras-chave de cauda longa.

Aqui está o porquê:

  • 50% das consultas de pesquisa têm quatro palavras ou mais .
  • 8% das pesquisas são perguntas .

O que essas estatísticas significam é que há muitas pesquisas de cauda longa em andamento. Em outras palavras, você sempre terá uma classificação mais alta em palavras-chave de cauda longa, e a maioria do seu tráfego virá de pesquisas de cauda longa.

Melhor ainda, esse tráfego será exatamente o tipo de tráfego que você deseja. As pessoas que acessam sua página são aquelas que desejam seu conteúdo e suas informações e são o tipo de pessoa com maior probabilidade de se tornar seus leads. Eles serão os únicos a se inscrever para receber seus boletins informativos por e-mail, ligar para você e comprar seus serviços.

A segmentação de palavras-chave de cauda longa trará mais e melhor tráfego, o que significa taxas de conversão mais altas sem ter que disputar com todos os grandes players para aqueles termos principais altamente competitivos.

Como um bônus, suas palavras-chave de cauda longa já contêm seus termos principais, então melhor ainda, você ainda está almejando esses termos principais quando atinge suas caudas longas e nem mesmo está colocando nenhum esforço extra nisso.

Então, se você quiser otimizar seu conteúdo, corra atrás dessas palavras de caudas longas .

7. Pesquise palavras-chave de pesquisa por voz

Onde as caudas longas aparecem? Bem, recentemente, eles termos de cauda longa estão sendo usado nas pesquisas por voz .

Por que pesquisas por voz?

Isso ocorre porque as pesquisas por voz têm uma forte tendência para serem coloquiais. Os usuários fazem perguntas em pesquisas por voz – “Quais são os melhores rapeis em São Paulo?” em vez de “rapel em São Paulo”, por exemplo.

A pesquisa de palavras-chave para pesquisas por voz funciona de forma muito semelhante à pesquisa de palavras-chave regular.

Comece voltando à etapa número um e tenha em mente, ao realizar pesquisas por palavras-chave, que as pesquisas por voz são principalmente perguntas, então concentre-se nas palavras-chave de cauda longa usando:

  • Quem, o quê, quando, onde, qual, como, por quê
  • É, era, é, vai
  • Faça, pode, deveria, tem, faz

Uma maneira fácil de realizar essas pesquisas é usar o caractere asterisco na barra da Pesquisa do Google. Basta digitar a palavra interrogativa seguida por um asterisco e o termo principal de destino:

  • como *rapel

O asterisco indica ao Google que pode haver qualquer número de palavras entre “como” e “rapel”.

Última dica para palavras-chave para pesquisa por voz, não se esqueça de incluir palavras-chave locais, porque mais de 55% dos usuários encontram empresas locais por meio da pesquisa por voz.

Como otimizar meu site para as palavras-chave que escolhi?

Após escolher as palavras-chave para o seu site, você deve otimizar o seu site para as palavras escolhidas.

E como fazer isso? 

Essa já é uma tarefa recorrente que você terá que realizar todos os dias! A otimização deve ter uma frequência, deve ser analisada diariamente e realizar as ações corretas. 

Inicialmente, você deve produzir conteúdos com o tema dessa palavra-chave, otimizar as URLs do seu site e ter uma rotina de backlinks em seu site.

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Bonus: Infográfico de como implementar SEO em seu site

Você tem que saber: O que são palavras-chave

Você tem que saber: O que é SEO On-page

Você tem que saber: O que é SEO Off-page

Você tem que saber: O que é link building

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