Criação de sites
Sites profissionais e inteligentes
Ligue Agora
Temos as melhore soluções
Solicitar proposta

O que são palavras-chave e como elas impactam o SEO do seu site?

O que são palavras-chave e como elas impactam o SEO do seu site?

Se você está nesse post, provavelmente, já conhece um pouco sobre SEO, certo? Caso ainda esteja em dúvida sobre o que é SEO e como isso pode ajudar sua empresa faturar mais, leia nosso Guia completo da otimização de sites.

Nesse post, vamos falar sobre um dos pilares principais para uma estratégia de SEO dar resultados: palavras-chave.

A escolha das melhores palavras-chave para seu site requer muito estudo e estratégia. Caso essa escolha seja feita sem muito critério, otimizar seu site para determinadas palavras-chave será um trabalho em vão e você perderá tempo e dinheiro… 

Calma, vamos te explicar mais sobre isso para você não perder tempo e otimizar o seu site para as palavras-chave corretas!

O que é palavra-chave?

Palavra-chave é o termo utilizado para fazer uma pesquisa nos mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo, etc.) para encontrar um determinado produto, serviço ou informação.

Por exemplo, supondo que você queira encontrar uma empresa que crie lojas virtuais, você pesquisa no Google ‘criação de lojas virtuais’. Logo, a palavra-chave é ‘criação de lojas virtuais’. Foi o termo que você utilizou para encontrar a empresa que realiza um serviço que você está procurando.

Sendo assim, o Google classifica os ‘melhores sites’ para a busca que você fez e os exibem por ordem de importância e relevância.

Cabe ao dono do site otimizar o site para aquelas palavras-chave que ele julga como mais importantes para a sua empresa.

Como encontrar as melhores palavras-chave para o meu site?

Para encontrar as melhores palavras-chave para o seu site, primeiramente você deve supor o que seu cliente digita ao querer comprar um produto ou contratar um serviço seu. Faça uma seleção de possíveis termos que alguém com interesse em seu produto pesquisará no Google ou outro mecanismos de busca.

Vamos fazer esse exercício juntos, vamos supor que temos uma de loja de calçados. Iremos selecionar as seguintes palavras-chave: 

  • sapatos
  • sapatos femininos
  • sapatos masculinos
  • sapatos femininos confortáveis
  • sapatos masculinos confortáveis

A partir daí, usaremos algumas ferramentas para nos auxiliar na análise das melhores palavras-chave para o site. 

Nessas ferramentas iremos analisar a quantidade de buscas mensais, os concorrentes para essa palavra-chave e a dificuldade para ranquear no Google.

Veja algumas ferramentas que irão te auxiliar nessa análise:

Análise de palavras-chave nas ferramentas

Primeiro vamos analisar a palavra-chave ‘sapatos’:

o que é palavra-chave

É uma palavra com um volume de buscas muito alto, 110.000 pesquisas mensais. Logo, é uma palavra-chave muito concorrida. Além disso, a dificuldade de posicionar essa palavra nos primeiros resultados do Google é 53, o que é considerado alto e bem difícil.

Clientes

Desafios

Resultados

Não importa em que setor você está ou quais desafios de marketing você enfrenta. A Cia Web Sites trabalhará com você para criar uma campanha personalizada que gere resultados para sua empresa.

Solicitar uma proposta

Seguindo nas análises, vemos os concorrentes para essa palavra-chave:

palavras-chave concorrentes

Repare que há sites já consolidados no mercado e com muita autoridade, o que torna a tarefa de ranquear para essas palavras-chave ainda mais difícil.

E aí que aparece o trabalho estratégico e criterioso de um bom profissional de SEO.

Já que está muito difícil ranquear para essa palavras-chave, a equipe de SEO deve procurar por outras palavras que ainda mostram o interesse do usuário em comprar sapatos, mas que sejam mais “fáceis” de posicionarem no Google.

Agora vamos analisar outra palavra-chave escolhida: sapatos femininos confortáveis.

Repare que a busca por essa palavra-chave é bem menor, mas ainda considerável, são 4.400 pesquisas mensais e menos concorrentes. Além disso, a dificuldade também cai bastante, somente 21. Logo, posicionar a palavra-chave ‘sapatos femininos confortáveis’ é uma tarefa bem mais simples e que trará muitos resultados para uma loja de sapatos.

Isso ocorre em todos os segmentos!

Como otimizar meu site para as palavras-chave que escolhi?

Após escolher as palavras-chave para o seu site, você deve otimizar o seu site para as palavras escolhidas.

E como fazer isso? 

Essa já é uma tarefa recorrente que você terá que realizar todos os dias! A otimização deve ter uma frequência, deve ser analisada diariamente e realizar as ações corretas. 

Inicialmente, você deve produzir conteúdos com o tema dessa palavra-chave, otimizar as URLs do seu site e ter uma rotina de backlinks em seu site.

Para te ajudar, preparei um material com os primeiros passos do SEO no site da sua empresa. É um passo-a-passo bem simples e intuitivo para você seguir e já ter os primeiros resultados em seu site, baixe gratuitamente!

Baixar material

Posts Relacionados