O que são palavras-chave e como elas impactam o SEO do seu site?

As palavras-chave, ou keyword, nada mais são que os termos que nós usamos para encontrar alguma coisa (pode ser uma informação, produto, serviço, etc.) no Google e em outros mecanismos de busca como o Yahoo e Bing.

Com certeza você já ouviu esse termo, mas você sabe o que são palavras-chave? Elas englobam uma parte muito grande do SEO (Search Engine Optimization), ou seja, das estratégias de otimização para o Google.

Se você possui um site, você quer que o Google ranqueie muito bem as suas páginas nos resultados de busca. Assim você consegue muito mais visibilidade do público e acaba convertendo muito mais vendas para seu negócio.

Mas você só vai conseguir esses bons resultados se fizer um planejamento de palavras-chave.

O próprio termo “palavras-chave” é muito procurado no Google, tanto por especialistas em marketing digital quanto por leigos. As buscas mais frequentes sobre o termo são:

Palavra Chave Google

Lista de Palavras-Chaves

Palavras Chave com Hifen

Palavras-chave para Redaçao

Palavras Chaves Long Tail e Head Tail

Quer entender melhor o que são palavras-chave e como elas impactam o SEO do seu site? Então é só acompanhar esse texto até o final. Vamos lá!

O que são palavras-chave?

As palavras-chave, ou keyword, nada mais são que os termos que nós usamos para encontrar alguma coisa (pode ser uma informação, produto, serviço, etc.) no Google e em outros mecanismos de busca como o Yahoo e Bing.

Por exemplo: se eu estou interessada em comprar sapatos, provavelmente vou procurar no Google algo como “sapatos femininos de salto baixo”, ou algo do tipo.

A palavra chave seria “sapatos femininos”, e o seu complemento “de salto baixo” seria a long tail, ou seja, uma especificação do que eu estou procurando.

Não precisa formular uma frase inteira com essas palavras, o Google já consegue captar o que ele precisa encontrar com os elementos básicos. Os resultados da minha busca serão localizados através desses termos juntos, funcionando como um filtro.

Por que usar palavras-chave?

O exemplo acima fala sobre a visão do usuário das palavras-chave, do seu público e como ele vai usá-las. Mas se você possui um negócio você deve entender o porquê de usar palavras-chave. Assim você consegue utilizá-las da maneira certa.

A verdade é que se você não usar as palavra-chave ou usá-las de maneira errada é muito pouco provável que seu site ganhe visibilidade na internet. E você não quer isso, não é mesmo?

Quanto melhor é o ranqueamento, maiores são as chances das pessoas certas terem acesso ao seu conteúdo, aumentando a quantidade de leads e de possíveis conversões em vendas.

Para seu texto ser bem ranqueado, é necessário que essas keywords sejam posicionadas na página que você está trabalhando. Assim o Google entende que você está abordando aquele tema.

Afinal de contas, qual a finalidade de produzir conteúdo se as pessoas que precisam encontrá-lo não o encontrarem? Todo o seu trabalho deve ser norteado por isso, fazer com que as pessoas te encontrem.

E não basta apenas escolher algumas palavras-chave aleatoriamente, é preciso pensar nelas e escolhê-las com sabedoria. E por isso há toda uma estratégia de palavras-chave por trás da construção de um bom conteúdo.

Palavras-chave ou Palavras-chaves?

Essa é uma dúvida bastante comum. E essa confusão é super compreensível pois, geralmente, quando um termo é formado por dois substantivos, como é o caso de “palavra” e de “chave”, os dois vão para o plural.

Porém, nesse caso a palavra “chave” determina a função de “palavra”, e a regra gramatical especifica que nesses casos a segunda palavra do termo permanece no singular.

Dessa forma, o correto é palavras-chave! Pronto, dúvida solucionada! Vamos voltar para o nosso conteúdo.

Qual a importância das palavras-chave no SEO?

O planejamento de palavras chave costuma guiar toda a otimização de SEO. Basicamente, o Google só vai ranquear bem as suas páginas se ele considerar que o SEO está bem construído no seu site.

A partir do SEO você define suas palavras-chave e a melhor forma de trabalhá-las nos seus conteúdos.

Como definir palavras-chave de um artigo?

Não existe uma fórmula exata para definir uma palavra-chave para usar em artigos. O que existe é um apanhado de técnicas e dicas. Cabe a você tentar combiná-las até encontrar a melhor junção para cada caso.

Lembrando que também é sempre possível voltar em uma artigo quando quiser e fazer alterações em busca de melhorá-lo. Saiba mais sobre toda a construção dessa estratégia de SEO com os tópicos abaixo.

Onde pesquisar palavras-chave?

A análise e criação de palavras-chave pode parecer um trabalho complicado, mas algumas ferramentas podem te ajudar com essa missão. Atualmente podemos contar com várias gratuitas e pagas. Algumas delas são:

SemRush

O SemRush é uma plataforma paga na qual você pode fazer uma análise bem rica das palavras-chave dos seu concorrentes e assim conseguir saber muito mais sobre as estratégias que eles estão usando.

É um programa bem completo com inúmeras ferramentas que podem te ajudar desde a pesquisa de palavras até mesmo a criação de conteúdo.

Google Search Console

Ao contrário do SemRush, o Google Search Console é uma ferramenta gratuita e do próprio Google.

Sua principal função basicamente é o acompanhamento da posição das palavras-chave.

Ubersuggest

Essa também é uma ferramenta gratuita disponibilizada por Neil Patel, um dos maiores nomes do SEO da atualidade.

Suas principais funcionalidades são a de busca por volume de busca e  palavras-chave relacionadas, mas conta com várias outras. Vale a pena dar uma conferida.

Google Trends

Mais uma ferramenta de uso gratuito que pode agregar bastante a sua estratégia. Revela as maiores tendências do Google e é capaz de comparar palavras-chave.

Palavras-chave X Persona

Ao pensar nas suas palavras-chave, é sempre bom ter em mente quem sãos as suas personas, ou seja, seu público-alvo.

Mas mais especificamente ainda, as personas são seus clientes hipotéticos. Tendo eles em mente você consegue deduzir quais são suas dores e quais soluções elas estão buscando.

Assim suas palavras-chave serão muito mais assertivas. Saiba mais sobre as personas lendo este texto.

Quando falamos em otimização de sites, isso significa que alguns pontos serão levados em consideração em relação às palavras-chave. Os principais deles são:

Meta description

Meta Description

As meta descriptions são aquelas descrições que aparecem logo abaixo do link dos resultados do Google. Bem breves, elas devem conter um resumo do assunto que o conteúdo vai tratar para que o usuário já saiba de cara o que vai encontrar no seu texto.

É muito importante que a meta description conte com a palavra-chave.

URL

URL

A URL é o campo do navegador onde o endereço do site é digitado. Ela também deve conter a palavra-chave e o ideal é que ela seja bem curta.

SEO Title

SEO Title

Esse é o título da página que vai aparecer logo de cara nos resultados e no qual o usuário irá clicar para acessar o seu site. Deve ser bem chamativo e, é claro, conter a palavra-chave.

Title Tag (H1)

Title Tag

Pode ser que o title tag seja o mesmo que o SEO title, mas isso não é uma regra. Esse título precisa ser confortável para fazer com que o usuário permaneça no seu site.

A essa altura você já deve imaginar, mas não custa nada reforçar, o title tag também precisa ter a palavra-chave!

A otimização para SEO leva em conta tudo isso e é essencial que seu texto seja feito de acordo com todos esse fatores para que ele seja bem ranqueado.

Uma outra dica para realizar um planejamento de palavras chave eficiente é estudar as estratégias dos concorrente.

Descubra quais palavras chave eles estão usando, qual a relevância dessas palavras para seu público-alvo (se elas realmente fazem sentido), o volume de busca desses termos, etc.

O que são palavras-chave negativas?

As palavra-chave negativas são aquelas que você vai usar quando NÃO quer que seu conteúdo seja encontrado. Mas como assim não querer que o conteúdo seja encontrado?

Isso quer dizer que pessoas pouco interessada no que você faz terão menos chances de “cair de pára-quedas” nas suas páginas. São as palavras que você não quer que sejam associadas ao seu conteúdo e ao seu negócio.

Vamos a um exemplo bem prático de palavras-chave negativas. Vamos supor que você trabalhe com sapatos, como sugerimos no primeiro exemplo. Mas que você não trabalha com sapatos de salto.

Dessa forma, sua palavra chave negativa será essa: “sapatos de salto alto”. Quando alguém procurar por ela, não haverá chance do Google apresentar seu site como resultado.

Isso reduz o risco das pessoas abrirem seu site por acidente achando que encontrarão sapatos de salto e logo saírem porque não encontraram o que queriam, aumentando a taxa de rejeição.

Essa estratégia ajuda a direcionar ainda mais o seu conteúdo para o público realmente interessado no seu produto ou serviço. Um público qualificado é muito mais propenso a comprar. Assim as chances de conversão são bem maiores.

Deve-se usar palavras-chave com ou sem acentuação?

Essa também é uma dúvida que costuma surgir com frequência. Devo usar as palavras-chave com ou sem acentuação? A grafia deve estar correta ou posso usar do jeito que as pessoas costumam digitar sem nenhuma alteração?

Pois bem, é comum que a palavra-chave que você pesquisou tenha um volume de busca muito alto, mas esteja com a grafia errada ou não acentuada. O que fazer nesses casos?

Você concorda comigo que uma palavra escrita errada pode causar uma certa desconfiança no leitor? De fato! O bom uso do português transmite muito mais credibilidade e profissionalismo, tanto para os usuário quanto para o Google.

A própria ferramenta já nos corrige quando digitamos errado ou esquecemos o acento em alguma palavra.

Nessa lógica o ideal é usar palavras chave com acentuação e escritas corretamente, mesmo se o volume de busca pela palavra incorreta seja muito alto.

Até mesmo porque o Google vai entender a pesquisa e direcionar o tráfego na duas formas para o seu resultado, na forma certa e na errada.

Neste artigo você aprendeu o que são as palavras chaves e qual a importância delas para uma boa estratégia de marketing. Caso você precise de ajuda com a otimização para SEO, entre em contato com a gente!

Nós da Cia WebSites somos especialistas em criação de sites e SEO! Podemos fazer com que seu sites obtenha as melhores posições nos mecanismos de busca!

Para mais dicas sobre este e outros assuntos acompanhe o nosso blog. Até a próxima!



Mariana

Mariana

Jornalista que quase já foi advogada. Especialista em redação para web, memes, séries e pagode dos anos 90. Cada dia mais tatuada. Acredita que escrever também é terapia.

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