Backlinks: o que são? E como ganhar backlinks em 2024

Backlinks desempenham uma função importante como aparecer na lista de endereços do mapa da cidade e com boas indicações orientando usuários, mecanismos de pesquisa e empresas. 

O que são backlinks? Um backlink é quando um site é vinculado a outro, como quando um blog lista os melhores smartphones vincula ao site de cada fabricante de smartphone.

Se receber estas indicações fortalece sua autoridade, e seu negócio pode ser achado com mais facilidade no ambiente online.

Claro, se você está pesquisando por backlinks, provavelmente está curioso sobre backlinks e SEO. Neste guia, você aprenderá tudo o que precisa saber para começar a usar backlinks, desde como eles funcionam até como obtê-los.

Continue lendo para aprender mais sobre backlinks. Se precisar de ajuda profissional com sua estratégia de link building, entre em contato com a Cia Web Sites para saber como nossos serviços de SEO podem estabelecer um perfil de backlink confiável e de alta qualidade para o seu negócio.

 

O que são backlinks?

Backlink, um globo na palma da mão com ligações em diversas áreas e bolas com outros sites apontando para este globo central.

A definição de backlink é um link de um site para outro. 

Na maioria dos casos, ao falar sobre backlinks, é um link de outro site para o seu

Backlinks também são conhecidos por alguns nomes diferentes, incluindo hiperlinks, links de entrada ou apenas links.

Com backlinks:

  1. Os usuários podem explorar o conteúdo relacionado;
  2. Os mecanismos de pesquisa podem descobrir novos conteúdos na web;
  3. Os mecanismos de pesquisa podem aprimorar seus resultados de pesquisa;
  4. As empresas podem melhorar sua otimização de mecanismo de pesquisa (SEO)

Essa é a essência do que são Backlinks e como pode oferecer benefícios à sua empresa e presença online.

Por que os backlinks são importantes?

Por que os backlinks são importantes?

Backlinks são importantes por alguns motivos, incluindo:

  • Ajudam os mecanismos de pesquisa a encontrar e indexar seu conteúdo para resultados de pesquisa;
  • Auxilia os usuários a explorar a web e descobrir conteúdo relacionado a seus interesses;
  • Os mecanismos de pesquisa conseguem interpretar a qualidade e a autoridade de sites e conteúdo.

A “World Wide Web” recebeu esse nome por um motivo: com sua série de páginas e sites conectados por links, ela realmente se parece com uma web. 

Os links adicionam contexto e informam aos “spiders” que rastreiam a Internet que há mais páginas a serem encontradas por meio dos backlinks existentes.

Digamos que você tenha um site totalmente novo. Ninguém se vincula a ele e você também não o envia ao Google. Como você espera que ele seja encontrado?

Ele NÃO será encontrado! Para o Google ele não existe.

No entanto, se alguém criar um link para o seu site, o Google poderá rastrear esse link, descobrir o seu site e indexar (ou tornar localizável) o conteúdo recém-criado. 

Este é um dos motivos pelos quais os backlinks são tão importantes: sem eles, nem os mecanismos de pesquisa e os usuários saberão que seu conteúdo existe.

VEJA TAMBÉM: Tendências de SEO 2023: atualizações Google para colocar em prática em 2023.

Como os backlinks e o SEO estão relacionados?

Como os backlinks e o SEO estão relacionados?

No contexto da otimização de mecanismos de pesquisa, um backlink é um fator importante para determinar a classificação de suas páginas. 

Na verdade, em 2016, um membro da equipe do Google confirmou que os backlinks são um dos três principais fatores de classificação do Google .

De modo geral, quanto mais backlinks de alta qualidade e relevantes você tiver apontando para o seu site, melhor será sua classificação nas pesquisas por palavras-chave específicas. 

Portanto, é desejável ter esses tipos de backlinks, porque uma classificação elevada pode aumentar o tráfego, as compras, a taxa de conversão e assim por diante.

Isso não significa que você deva sair adquirindo todos os tipos de links para o seu site.

Os algoritmos do Google são tão complexos que a relevância de um link será tão importante quanto sua fonte. 

Portanto, embora possa parecer bom para sua loja de ração ou pet shop obter um link de um blog de marketing digital conhecido, isso pode NÃO ajudar você a se classificar melhor no Google.

Porque os backlinks tem que ser de temas e assuntos correlatos e não segmentos aleatórios, somente para ter um backlink forte apontando.

Como obter backlinks para seu site?

Obter backlinks para seu site nem sempre é tão simples quanto criar conteúdo ou fazer algo interessante e esperar que os links referenciando entrem.

Se você é novo no mercado ou ainda está trabalhando para  aumentar o tráfego do seu site, será preciso fazer algumas ações e trabalhos para obter backlinks de outros sites.

Aqui estão algumas maneiras práticas e eficientes de obter links para seu site, aplique e tenha bons resultados!

Configure Alertas do Google para sua marca ou nome comercial

Se você notar uma menção à sua empresa em um site que não tenha um link para seu site, envie um e-mail amigável solicitando um.

Proponha uma história sobre algo que você fez recentemente para o jornal local

As chances são boas de que eles provavelmente estão procurando uma notícia interessante, e as histórias de sucesso locais são sempre um grande sucesso.

Encontre um site ou blog em busca de contribuições de especialistas do setor

 Se você puder escrever com autoridade sobre o tópico em questão, envie um argumento de venda. 

Você pode incluir um link para o seu site na biografia do autor ou no corpo da sua contribuição, desde que seja relevante.

Crie um infográfico envolvente e apresente-o em vários sites

Eles atribuirão ao seu site, o que pode ser um backlink poderoso se você publicar o gráfico em algum lugar popular!

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Crie link para outros sites

 Se você incluir um link para o conteúdo de alguém ou mencioná-lo em uma de suas próprias páginas ou postagens de blog, essa pessoa pode perceber, saber de você e, mais tarde, retribuir o favor.

Almeje links de concorrentes

 Usando uma ferramenta como o Ahrefs , você pode avaliar o perfil do backlink de seus concorrentes. 

Veja quais sites de alta qualidade e relevantes têm links para seus concorrentes e, em seguida, lance seu conteúdo para esses sites (se fizer sentido) para ganhar backlinks.

Apresente seu conteúdo como uma solução para os erros 404

 Links quebrados ou 404s podem servir como uma conquista rápida para a construção de backlinks. 

Execute sites potenciais para backlinking em uma ferramenta como o Screaming Frog para descobrir 404s. 

Se você tiver conteúdo semelhante, lance-o ao proprietário ou redator do site.

Mantenha-se atualizado referente às regras dos buscadores

É muito importante manter-se atualizado com as Diretrizes para webmasters do Google e de outros buscadores ao construir estratégias de backlinks.

Por exemplo, o Google anteriormente distribuiu penalidades manuais para sites com perfis de “links externos não naturais”. 

Este foi um seguimento direto do aviso que eles enviaram semanas antes, dizendo aos blogueiros para  divulgarem análises gratuitas de produtos e nofollow quaisquer links externos relacionados ao produto em questão.

Esta prática de trocar um produto grátis por uma revisão tem sido utilizada por muito tempo por alguns SEOs, embora sempre tenha caído em uma área um tanto cinzenta das diretrizes do Google. 

As penalidades que o Google aplicou àqueles que não deram atenção ao aviso demonstra como é importante manter-se atualizado com as notícias do Google.

As penalidades podem resultar na desindexação total ou parcial do seu conteúdo, o que é prejudicial ao tráfego orgânico.

LEIA TAMBÉM:Como criar conteúdo útil para ocupar boas posições no Google?

Faça auditoria dos backlinks adquiridos e perdidos

Fazer uma auditoria dos backlinks adquiridos e perdidos é de extrema importância para a otimização do site da sua empresa. 

Enumeramos algumas das principais razões pelas quais a auditoria de backlinks é importante para o seu negócio, confira!

Identificar problemas de qualidade

 Uma auditoria de backlinks permite identificar se há links de baixa qualidade, spam ou de sites suspeitos apontando para o seu site. 

Logo, esses links podem ser prejudiciais à sua reputação online e afetar negativamente seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Deste modo, reconhecendo-os é possível solicitar nas ferramentas adequadas a remoção desses links apontando para seu site. Se for no buscador Google, pode ser enviado um documento solicitando rejeição de links tóxicos.

Recuperar links perdidos

Juntamente, a auditoria de backlinks auxilia em constatar perdas de links importantes para seu site por algum erro 404 no site do parceiro ou demais motivos.

E permite o conhecimento da perda e favorece em entrar em contato e conversar com os responsáveis pelo site que apontava para o seu e solucionar a perda.

Detecção de penalidades

Se o seu site recebeu uma penalidade de um mecanismo de busca, uma auditoria de backlinks pode ajudar a identificar se ela está relacionada a links de baixa qualidade ou a práticas de construção de links manipuladoras. 

Isso permite que você tome medidas corretivas para remover ou desvalorizar esses links problemáticos.

Monitoramento de concorrentes

 A auditoria de backlinks também permite analisar os backlinks adquiridos pelos seus concorrentes.

 Isso pode revelar oportunidades de criação de links para o seu próprio site e ajudá-lo a entender melhor as estratégias de SEO dos concorrentes.

Qual o período ideal para realizar a auditoria de backlink?

Referente ao período de tempo para realizar uma auditoria de backlinks, não há um intervalo fixo estabelecido. 

No entanto, é recomendável realizar auditorias regularmente para acompanhar o perfil de backlinks do seu site.

A frequência pode variar dependendo do tamanho do seu site, da quantidade de backlinks adquiridos e da intensidade das atividades de link building. 

Geralmente, a auditoria de backlinks pode ocorrer a cada três a seis meses é uma boa prática. Mas, isso pode ser reduzido ou estendido de acordo com as necessidades e o contexto específico do seu site.

Conclusão

Portanto, o investimento em backlinks pode ser uma estratégia que traz todos benefícios apresentados acima. E o acompanhamento garante o sucesso da estratégia permanecer, e sem apresentar perdas.

Se precisar de auxílio com suas estratégias ou crescimento de backlinks e não tiver um setor interno de SEO, ou tempo para que profissionais de marketing façam boas parcerias, conte com uma agência de qualidade.

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Toni Campos
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