O mundo do comércio eletrônico e das vendas online evoluiu muito nos últimos anos e há mais concorrência do que nunca. Sendo assim, trouxemos para você oito dicas essenciais para ajudá-lo a vender online cada vez mais.

1. Estabeleça sua estratégia de comércio eletrônico para vender online

Para vender bem online, você precisa definir qual é sua estratégia e segui-la. Isso inclui seus canais de vendas – você está apenas online (apenas vendendo pelo site) ou também tem uma loja física?

Você também precisará decidir sobre a linha de produtos que vai estocar. Você é especialista em algum ramo ou vende grandes variedades de produtos?

2. Pense em ‘dispositivos diferentes’, não em ‘dispositivos móveis’

Os consumidores não acham que navegar na internet pelo celular é diferente de usar o tablet, desktop ou laptop. Então você também não pode achar.

Certifique-se de fornecer a experiência certa ao cliente em todas as plataformas (incluindo sua loja de tijolos e argamassa, se houver).

3. Escolha o software de comércio eletrônico correto para vender online

Há uma grande variedade de sites diferentes que você pode escolher para trabalhar – é importante escolher o correto para o seu negócio. Certifique-se de saber como seu site irá aceitar pagamentos online.

É recomendado para a maioria das empresas começar com um modelo simples de loja online pronto para usar (por exemplo, Oruc, BigCommerce, Shopify ou Squarespace). 

Esses poderosos sistemas de comércio eletrônico farão tudo que você precisa com rapidez e facilidade, para que você possa se concentrar em seu marketing digital.

4. Orgulhe-se do atendimento ao cliente online

O fator comum a todas as empresas de sucesso é que elas estão comprometidas em fornecer um ótimo serviço aos seus clientes.

Isso não significa apenas ter pessoas simpáticas ao telefone, mas também colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar em tudo o que sua empresa faz – desde os produtos, passando pelo site, até a entrega.

5. Crie uma ótima experiência de entrega

Se você acertar em sua estratégia de entrega, aumentará a taxa de conversão em seu site e incentivará as compras repetidas. 

Sua estratégia de entrega cobre tudo, desde o preço que você cobra e os serviços que você oferece, até o que chega na encomenda e a aparência da embalagem.

É realmente importante investir algum dinheiro e reflexão para fazer isso da maneira certa para seus clientes.

6. Incentive a primeira compra online e a compra repetida

Para ter sucesso, você deseja que as pessoas conheçam sobre você destas formas:

  • visitando seu site de comércio eletrônico;
  • inquirindo;
  • pedindo pela primeira vez;
  • comprando de novo e de novo.

Muitos negócios de comércio eletrônico se concentram apenas no primeiro pedido e esquecem tudo sobre como obter o segundo pedido – o que é uma loucura porque é mais fácil fidelizar quem já comprou em sua loja.

Você encontrará diferentes métodos de marketing adequados a cada uma das etapas dessa jornada. Teste, analise e mude seus planos de acordo com seu público.

7. Construir uma marca online confiável te auxilia a vender online

Os compradores online de hoje são bastante experientes. Assim como você não compraria comida em uma van velha e degradada, um comprador online não compraria em um site em que não confia. 

Você precisa trabalhar muito para conquistar a confiança de seus clientes – é difícil ganhar, mas é fácil perder.

A confiança precisa ser construída em cada interação do cliente com sua empresa. Inclua depoimentos e análises de clientes em seu site, cumpra suas promessas e certifique-se de que todas as informações no site sejam precisas.

8. Continue otimizando sua experiência de compra online

Nada do que você fizer em seu negócio estará acabado; de alguma forma, tudo está permanentemente em modo de teste. 

Então você tem que ter uma política de otimização constante – encontrar a área que não  está funcionando e torná-la melhor.

Depois de fazer isso, encontre a próxima área em que você precisa se concentrar – e repita, desta forma você otimiza todo o processo de venda online, gerando renda a sua empresa e verba para novos anúncios ou para investimento em mais estratégias de marketing, como SEO, por exemplo.

Agora que você sabe dar os primeiros passos para vender online, aplique-as o quanto antes e não se preocupe com a perfeição, é como já dizia o ditado, “É melhor feito do que perfeito”.