Tráfego Pago: conheça essa poderosa estratégia

Toni Campos Por Toni Campos em 25 setembro, 2021 ~ 5 minutos de leitura
Tráfego Pago: conheça essa poderosa estratégia

O sucesso no universo dos negócios depende muito de um bom planejamento, boas estratégias de marketing e atendimento de qualidade ao cliente. Uma estratégia que pode ajudar nos resultados é o desenvolvimento do tráfego pago.

Na prática, o tráfego consiste no número de acessos que o site recebe. 

Os blogs, redes sociais e sites são usados pelas marcas como uma poderosa ferramenta de marketing, algo que permite investir capital para atrair mais usuários para visitar a página, o que configura-se como tráfego pago.

Diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico?

O tráfego pago não é o único recurso para atrair visitantes para as páginas. O tráfego orgânico é outra estratégia que ajuda a aumentar o número de usuários que visitam os blogs, sites e redes sociais, mas de forma natural.

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Ao fazer uma pesquisa, digitando uma palavra-chave específica nos buscadores, as pessoas têm o hábito de clicar nos primeiros links, seja pelo tempo/pressa, ou pela confiança e hábito que criamos de que essas páginas entregam os melhores resultados primeiro.

Este fato mostra o quão difícil pode ser para ter o link de uma página bem posicionado, por isso o tráfego pago se torna uma estratégia tão atraente para empresas e marcas.

Contudo, quando bem feito, pode trazer excelentes resultados, visto que mais usuários acessam a página e criam confiança em seus materiais.

O tráfego pago pode agir da mesma forma, pois dentre as opções de publicidade há o “patrocínio” de uma página, fazendo com que ela apareça entre os resultados da primeira página, na primeira parte, quando determinada busca é feita, com o indicativo de anúncio.

Vantagens do tráfego pago

Os principais ganhos em investir no tráfego pago como estratégia de marketing são:

  • Permite fazer divulgações específicas;
  • Possibilita a definição mais clara da audiência a ser alcançada;
  • Contribui para a mensuração de resultados e campanhas mais efetivas;
  • Disponibiliza o site nas primeiras posições da pesquisa;
  • Traz mais chances de conversão;
  • Possibilita resultados mais rápidos;
  • Permite o monitoramento de desempenho;
  • Fortalece a imagem da marca;
  • Possibilita investimentos em prazos específicos;
  • Permite bons resultados com baixo investimento;
  • Possibilita adequação da campanha de forma ampla.

Isto posto, com benefícios que ajudam no crescimento e fortalecimento da empresa, destinar parte do capital para o tráfego pago é uma excelente forma de alcançar bons resultados para o negócio.

Ferramentas que ajudam no tráfego pago

Com o avanço tecnológico, as empresas podem utilizar várias plataformas para criar e mensurar o tráfego pago, criando anúncios efetivos para divulgar produtos e serviços. As mais utilizadas são:

  1. Facebook Ads

Esta ferramenta permite a elaboração de anúncios com fotos, vídeos e textos que podem ser exibidos no Facebook, instigando os usuários a visitarem o site da empresa/ página de serviço.

A plataforma permite boa segmentação, já que possibilita a exibição dos anúncios conforme o gênero, status de relacionamento, idade, profissão, páginas visitadas e outros indicadores que sejam considerados pela estratégia da marca.

  1. Google Ads

É uma das plataformas mais utilizadas para o tráfego pago, porque permite que os anúncios apareçam nas laterais das páginas, seja de sites parceiros ou do próprio Google.

Um ponto positivo desta ferramenta é que o empreendedor/empresário pode escolher um método de pagamento apenas se o usuário clicar no anúncio.

  1. Instagram Ads

Permite exibir anúncios com fotos, textos, carrosséis e vídeos, podendo ser veiculados no feed ou nos stories. 

Por ser conectado ao Facebook, os profissionais podem criar estratégias em conjunto para ambas as redes e, assim, aumentar as chances de sucesso.

  1. Twitter Ads

Ferramenta que permite conquistar o público, graças a sua possibilidade de criar anúncios que ajudam a aumentar a audiência por meio de conteúdos pagos. 

O Twitter Ads possui os seguintes formatos de anúncios: assuntos promovidos (hashtags pagas); contas promovidas que podem aparecer como sugestão para os usuários; e tweets promovidos que são mostrados para quem não segue o perfil da empresa trazendo uma publicidade ou conteúdo específico.

Estes são apenas alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas, considerando que há várias opções para orçamento, modelo de publicação e canais de veiculação.

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Funcionamento do tráfego pago

O tráfego pago tem, basicamente, dois principais formatos para cobrança e orçamento das campanhas, o que também pode contribuir para a metrificação da qualificação das ações propostas para alcançar/converter o público. Confira:

  1. CPC (Custo por Clique)

Pagamento conforme ocorrem os cliques diretamente nos anúncios. 

Esta opção é ideal para os que já querem saber o quanto esta estratégia de marketing digital irá custar no orçamento do negócio.

Há uma modalidade de lance manual que o pagamento será feito somente se houver o clique, possibilidade que permite definir o número de cliques/valor total que será investido, não comprometendo o orçamento.

  1. CPM (Custo por Impressões)

Essa metrificação dos custos é baseada na quantidade de impressões que serão feitas, ou seja, o número de vezes que o anúncio será divulgado e/ou visualizado. 

Esta opção cobra por planos de mil impressões, independentemente do clique acontecer ou não.

Esta é a modalidade adequada para os negócios que precisam de visibilidade e bom posicionamento de marca, ideal para as lojas virtuais iniciantes ou mesmo ações de remarketing.

Elementos do SEO que ajudam no tráfego pago

Apesar de serem mais relacionados às estratégias orgânicas, os mecanismos de SEO (Search Engine Optimization) podem ajudar no tráfego pago

Elaborar uma meta description e um meta title simples e objetivo, por exemplo, é um jeito de resumir posts e anúncios de forma atrativa, podendo conciliar ações de copy e o apoio monetário em palavras-chave, por exemplo.

Definir um slug que tenha relação com as metas (title e description), ou seja, o conteúdo que fica depois do URL também é uma maneira de deixar os conteúdos em evidência, relacionando ao tema proposto.

Portanto, investir em tráfego pago é uma excelente maneira de tornar o marketing digital mais eficiente, alcançando o público-alvo definido no planejamento com qualidade.

Assim, é possível conquistar um bom faturamento e expansão dos negócios com ações mais efetivas para o público e objetivo definidos, podendo atuar em conjunto com outras estratégias para um melhor resultado.