Ferramentas de teste AB que podem aumentar as suas conversões

Ferramentas de teste AB são essenciais para conhecer o que realmente comunica, atrai e converte a sua persona. 

E são responsáveis por esclarecer dúvidas como: “o que posso fazer para realmente converter clientes de forma mais eficaz?” ou “como melhorar a performance das campanhas?”

São exatamente os detalhes que podem fazer a diferença para o cliente, e que nem sempre conseguimos acertar quando o assunto é conversão.

Por isso, conhecer através das ferramentas de teste A/B é uma boa prática para investir de modo assertivo, aprimorando os recursos e também conquistando aumento nas conversões.

Este é o assunto deste conteúdo, leia até o final e fique por dentro!

O que é teste AB?

O teste A/B é a oportunidade de testar detalhes em páginas virtuais, seja formulários, e-mail, site institucional, e diversos comunicados on-line. 

Podendo realizar modelos diferentes e contabilizar a conversão em cada modelo, variando detalhes e analisando dados que são relevantes para a campanha.

Este é um dos principais benefícios do marketing digital, enquanto o projeto está rodando, permite testes, ajustes e validações com resultados reais e mensuráveis. 

Para descobrir estratégias de marketing digital para uma campanha eficaz, leia este conteúdo exclusivo.

Fato esse, que o marketing convencional não permite, porque as peças das campanhas são impressas, gravadas em áudio, vídeo e distribuídas em massa, e não tem como prever o resultado do público.

E pequenos detalhes como cor, botões em lugares diferentes, fontes, textos de CTA dentre outros aspectos de elementos textuais e visuais, podem trazer melhores desempenhos.

Por que o teste A/B é importante

A principal importância do teste A/B é perceber as preferências do usuário diante das campanhas que serão validadas e nortear as decisões à tomar com base em dados numéricos atuais e concretos.

TESTE AB QUAL SANDUÍCHE ESCOLHER

Isto é possível porque as ferramentas utilizadas para realizar os testes, entregam relatórios que expõe o resultado de reações de clientes reais.

E a aplicação do teste A/B possibilita avaliar numericamente algumas taxas, e são as seguintes:

  • Cliques: é muito importante mensurar os locais que o usuário interage clicando em botões, imagens, textos com links que direcionam para páginas de vendas, anuncio, site ou outras páginas;
  • Conversão: a taxa de conversão é importante para validar qual layout atrai o visitante e o torna em lead. Possibilitando a fidelização e evolução do lead no funil de vendas, qualificando o mesmo. Leia nosso conteúdo completo sobre como qualificar o leads;
  • Rejeição: as taxas de rejeição são analisadas para validar o tempo de permanência e interação no site, no blog ou na loja virtual.

 Quais variáveis podem ser testadas?

Podem ser testados todos os elementos de comunicação que precisam de ação do usuário, referente ao material que será veiculado. 

Podendo validar diversos materiais, dentre eles e-mail marketing, landing pages, anúncios – tanto nas redes sociais como no Google etc. E cada mídia pode variar elementos textuais e visuais.

Cada peça tem itens de variação diferentes no layout e que podem ser testados.

Os principais elementos que podem variar na maioria das páginas são:

  • Título;
  • Imagem;
  • Texto;
  • Botões de CTA;
  • Segmentação do público;
  • Formato;
  • Horário da postagem.

Para desenvolver o conteúdo e otimizar, aprenda dicas matadoras neste artigo 6 Dicas de conteúdos para WEB.

Benefícios de fazer Testes A/B

Além de todos os benefícios já citados neste artigo, segue a seleção de mais 3 motivos esclarecendo outras vantagens de realizar os testes A/B em suas campanhas de e-mail marketing, em suas redes sociais, landing pages, anúncios etc.

E estes benefícios são:

1. Otimização de Campanhas

Uma campanha é feita com várias estratégias e produção de peças gráficas, textos e muito planejamento.

E conseguir otimizar de acordo com o consumo do cliente no ambiente virtual é sinônimo de economia de tempo e assertividade com as ações.

O resultado de um trabalho é sempre imprevisível, e ter dados numéricos que apontam estratégias de layouts, envolvendo textos e elementos gráficos é uma solução preciosa. 

E estas informações podem ser responsáveis pelo aumento da performance das conversões. Só é preciso aplicar os testes A/B de forma correta nas ferramentas ideais e realizar as análises, escolhendo o melhor resultado.

2. Simplicidade para Implementar o teste AB

A implementação dos testes é algo simples e que não altera a linha de pensamento. Na verdade, é um investimento de prazo razoável e que gera benefícios enormes e poupa o retrabalho.

Pois, ao aplicar o teste A/B, é possível perceber elementos de interação, conversão e rejeição de forma fácil e sem um grande investimento.

Os bons profissionais de marketing digital sempre realizam testes para que os resultados tenham sempre as melhores performances.

3. Facilidade em variar layouts

As ferramentas possibilitam variar alguns layouts de forma ágil e acessível, precisa definir estratégias e quantidade de modelos que deseja aplicar.

Deste modo, torna o teste um processo ágil e otimizado.

Só precisando escolher a melhor ferramenta que atende melhor às suas necessidades.

Quando fazer o teste A/B?

Teste AB mulher com dois celulares

Não há um momento pré-determinado para realizar o teste, o ideal é realizar quando deseja melhorar a performance e a receita.

É preciso ter atenção e escolher as variáveis corretas, distribuir para uma boa base engajada e qualificada.

 E ter equilíbrio entre o período de teste e a quantidade de variáveis.

6 Dicas para realizar o Teste A/B

As ferramentas são essenciais, mas é preciso ter conhecimento para manuseá-las com eficiência. 

E antes de apresentá-las, segue algumas dicas a observar para potencializar o teste A/B e seguem abaixo. 

1. Selecione a variável para o teste A/B

É importante selecionar a variável que será testada, existem várias possibilidades para validar.

Mas, para ter um resultado claro e aprimorado, o ideal é testar uma variável por vez. 

O processo de testar uma variável por vez, permite clareza e aprimoramento nos resultados da experiência do usuário.

Para maiores esclarecimentos, leia este conteúdo sobre UX e como aplicar em sua plataforma.

Então invista no processo, observe uma variável por vez.

2. Estabeleça a meta 

Antes de iniciar um teste, é preciso organizar o propósito, se é estabelecer qual melhor caminho a seguir, ter clareza da meta numérica que deseja estabelecer.

Deste modo, o teste será guiado pela meta de alcance estipulada e ficará mais fácil e claro o processo de definir o caminho a seguir.

3. Defina a métrica do teste AB

A definição da métrica é necessária para que os resultados não gerem dúvidas. 

Além de que, trabalhar com números pré-estabelecidos traz facilidade e segurança de escolha fundamentada em resultados.

E comprovar a certeza da definição da melhor variável, é sinônimo de alcançar o resultado buscado.Conheça a importância das métricas operacionais.

4. Fragmente a amostra

É essencial fragmentar a amostra para que ambos os testes tenham a mesma audiência, ou números próximos, se possível, para comparar a variável de forma equilibrada.

Esta fragmentação pode ser feita através da ferramenta utilizada.

5.Estabeleça o tamanho da amostra

Não é possível ter controle total sobre o número de exposição do teste, exceto em e-mail que é feito a partir de base de dados de leads. 

Mas, estabelecer o tamanho da amostra para análise é muito importante para conseguir avaliar, comparar e validar a partir de números do teste.

6. Escolha a melhor  ferramenta de teste A/B

A escolha da ferramenta de qualidade e que atenda às suas necessidades e esteja ao seu alcance é essencial para que os resultados sejam eficazes.

Para auxiliar na escolha da ferramenta, continue nesta leitura.

Lista com as 06 melhores ferramentas de teste AB

As 6 (seis) melhores ferramentas de teste AB estão listadas a seguir e são:

  1. Google Optimize
  2. Optimizely
  3. Nélio A/B Testing
  4. AB Tasty
  5. VWO
  6. Adobe Target

1. Google Optimize

O Google Optimize é uma ferramenta gratuita, que oferece o benefício de integrar com o Google Analytics e permite testes AB com multivariáveis e redirecionamentos.

Esta ferramenta possui editor para configurar tanto na opção visual quanto por código.

2. Optimizely

O Optimizely é uma plataforma que possui ferramentas de testes A/B ágeis e eficientes.

Com foco em personalização e permite realizar os testes em diversas plataformas na web, e nos sistemas mobile iOS e Android.

3. Nélio A/B Testing

O Nelio AB Testing é uma ferramenta que pode ser utilizada em sites wordpress, e seu principal benefício é realizar tudo através da própria plataforma do site.

Compatível com Gutenberg e The Best Page Builders.

 4. AB Tasty

A AB Tasty é especializada em ecommerce, apresentando diversas soluções como teste AB multivariados e amostra com funil de vendas.

Atualmente possui diversos marketplaces como clientes e com resultados satisfatórios.

5. VWO

O VWO é uma plataforma  que permite realização de testes com relatórios e estatísticas meticulosas.

Esta ferramenta apresenta recursos com foco em personalização e análises multivariáveis, como um heatmap para monitorar o comportamento do usuário.

6. Adobe Target

Adobe Target é uma plataforma desenvolvida pela Adobe, e esta ferramenta de teste AB possui inteligência artificial que otimiza os resultados e monitora o comportamento do usuário durante a experiência.

Pode ser integrado a outras ferramentas Adobe através do Marketing Cloud.

Dicas bônus sobre Teste AB

Após programar sua campanha, é importante seguir essas dicas para garantir os melhores resultados.

  • Primeiramente, use convites cativantes para fazer o teste A/B;
  • Acompanhe e monitore a performance do teste;
  • Volte as anotações, e revise o objetivo da campanha e do seu negócio;
  • Tenha o foco em processos práticos.

Para aumentar a conversão

É importante testar para aprimorar a experiência do usuário em suas publicações on line e aumentar a conversão de suas ofertas seja de produtos ou serviços.

E os testes AB são excelentes para este conhecimento e melhor adequação das campanhas, como citado ao longo deste artigo.

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Aline Rodrigues
Aline Rodrigues
ciaweb

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