Métricas operacionais e sua importância no marketing de conteúdo

Redação Cia Web Sites Por Redação Cia Web Sites em 8 julho, 2016 ~ 4 minutos de leitura
Métricas operacionais e sua importância no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes de promoção online. Com ele, é possível tratar sobre o produto ou serviço com materiais de qualidade, oferecendo informação aos leitores, não somente uma propaganda invasiva e sensacionalista.

Para a internet, esse tipo de técnica é capaz de despertar o interesse dos consumidores, além de contribuir com a construção de autoridade da marca, o que pode resultar em um aumento de vendas para as empresas.

No entanto, é fundamental acompanhar os resultados, como forma de averiguar se a estratégia é de fato eficiente. Por esse motivo, o marketing de conteúdo conta com métricas operacionais importantes, que devem ser analisadas pelo estrategista.

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O artigo de hoje vai trazer algumas dessas métricas e mostrar como elas são observadas dentro de uma campanha de marketing de conteúdo. Acompanhe a leitura!

4 métricas operacionais do marketing de conteúdo

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é aumentar o número de visitantes para o blog ou site da empresa. 

Afinal de contas, quando alguém digita “elevador de carga”, por exemplo, a intenção não é somente encontrar o equipamento para venda, mas sim, conhecer mais sobre o item, suas especificações e características.

Assim, o marketing de conteúdo atrai o público-alvo através da oferta de conteúdo relevante. No entanto, há outros objetivos, como melhorar a autoridade, educar a audiência e converter leads (potenciais clientes).

Em geral, as métricas operacionais se relacionam diretamente com os objetivos da estratégia. Abaixo, confira algumas delas.

1 – Número total de visitas

O número total de visitas é um dos indicadores mais populares no marketing de conteúdo. Contudo, ele sozinho não é o suficiente para averiguar se os resultados são positivos, por isso, é necessário compará-lo com demais métricas.

Em geral, as principais ferramentas de marketing de conteúdo já mostram esse número em seus relatórios. Entre esses recursos, destacam-se:

  • O Google Analytics;
  • O Mixpanel;
  • O Kissmetrics;
  • O WordPress.

Vale dizer que as campanhas em redes sociais, como o Facebook Ads, também disponibilizam o número de visitantes na página da empresa, em cada anúncio.

2 – Número de visitantes recorrentes

Os visitantes recorrentes consistem nas pessoas que entraram no site ou blog e resolveram voltar depois. Por exemplo, encontraram um ótimo artigo sobre concreto pré fabricado na sua página e, posteriormente, voltaram no site para adquirir o material.

Quanto maior for o número de visitantes recorrentes, melhor é para a empresa, pois isso é um sinal de que os usuários estão gostando do conteúdo compartilhado.

Essa métrica também pode ser afunilada, percebendo quais são as ações dos visitantes. 

No exemplo acima, pontuamos a compra do produto, mas o usuário pode executar outras atividades, como a leitura de outro artigo, ou o contato com a empresa para saber sobre o aluguel de gerador. Há muitas possibilidades. 

3 – Fontes de tráfego

As fontes de tráfego se referem aos locais de onde vem os visitantes quando acessam o site ou blog. 

Essa métrica é fundamental para o planejamento de marketing, pois ela ajuda a direcionar os esforços para determinadas ações, como SEO (otimização para os mecanismos de busca), redes sociais, guest posts, etc.

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Por exemplo, ao notar que grande parte dos usuário encontra o seu conteúdo sobre adesivo jateado para vidro no Google, é possível pensar em técnicas para melhorar ainda mais o SEO e, com isso, a classificação da página no buscador.

4 – Tráfego em dispositivos móveis

Hoje em dia, grande parte do acesso à internet é feito pelos dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones). Por esse motivo, essa métrica é essencial para perceber qual aparelho é mais usado pelos leads e, assim, construir um layout adaptado.

Normalmente, sites com design responsivo ou mobile friendly costumam ter a preferência dos usuários e, além disso, também são melhor classificados no Google.

Diante desse cenário, as páginas com melhor navegabilidade tendem a converter mais leads e, como consequência, aumentar as chances de compra.

Conclusão

O marketing de conteúdo é um grande aliado nas estratégias de divulgação e promoção online. 

Porém, ele sozinho não é o suficiente para o bom desempenho dos sites e páginas web, ao contrário, é preciso analisar, estudar e verificar as interações, métricas e demais resultados da iniciativa.

Por esse motivo, os indicadores operacionais são fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia, visto que, a partir deles, é possível verificar o real desempenho das campanhas, direcionar esforços e melhorar a otimização das ações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.