Como conseguir leads qualificados: dicas matadoras!

Você usa a internet nas estratégias de venda do seu produto ou serviço e sente dificuldade na hora de conseguir leads qualificados? Bom, saiba que essa insatisfação é bem comum.

Muitas empresas enfrentam problemas na hora de converter visitas em leads que realmente representam chances de concluir uma venda. E problemas em conseguir essas oportunidades podem ser causados pela falta de habilidade com para lidar com elas.

Se você precisa aprender como conseguir lead qualificados e assim aumentar suas vendas, esse post foi feito pra você! Vamos deixar esse assunto muito mais claro e dar todas as informações que você precisa saber para aumentar suas taxas de conversão!

O que são Leads?

Bom, para começar é importante que você saiba exatamente o que são leads. É bem comum que as pessoas confundam leads com prospects, clientes e outros termos do marketing.

Resumidamente, leads no marketing digital são os potenciais clientes, pessoas que ainda não compraram, mas dão indícios de que estão interessadas no seu produto ou serviço. Mas é possível ir ainda além nessa descrição. 

Não confunda os leads do maketing com os leads do jornalismo. Na redação jornalística, um lead geralmente é o primeiro parágrafo de uma matéria ou notícia, no qual o jornalista faz um resumo bem chamativo do que aquele texto se trata. 

No marketing, os leads são pessoas que visitaram seu site, acessaram a uma landing page ou avaliação gratuita, por exemplo, preencheram um formulário com seus dados de contato para que você as retornasse e por isso considerados contatos com um maior potencial de compra do que outros.

Como mencionamos acima, há muita confusão entre leads e prospects. Enquanto pode-se considerar que os leads só demonstraram interesse, os prospects já estão mais avançados na jornada de compra dos clientes no funil de vendas.

Prospects já estão na fase de decisão pela compra. Como a tradução do termo em inglês para o português sugere, é uma perspectiva de venda. 

Tipos de leads

Entender bem o que são e quais são os tipos de lead é essencial para traçar estratégias e poder lidar com cada um deles da melhor maneira para conduzi-los na jornada de compra até o fechamento.

Existem algumas tipificações de leads disponíveis por aí. Todas elas ajudam com a tarefa de segmentar os leads para te ajudar a identificar em qual etapa cada um deles está e determinar a estratégia correta. 

Isso é importante, pois saber determinar o momento certo para entrar em contato com esse lead pode fazer toda a diferença. Ligar ou, até mesmo, mandar um email para quem não quer ou não está pronto para comprar pode ser um tiro no pé.

Você pode segmentar seus lead de acordo com um sistema de pontos chamado lead scoring. Nele são determinados vários critérios para classificar um lead entre quente, morno e frio, no qual quanto mais alta a temperatura, mais apto a comprar o lead está. 

O que difere um lead frio de um quente é a sua aptidão para a compra. Para gerar leads qualificados é necessário nutrir esses leads frios ou mornos, fornecer material estratégico para cada etapa em que ele se encontre que o ajude a se convencer que a compra é realmente a melhor ideia. 

O significado de leads qualificados é esse: um contato que se encaixa no perfil ideal de cliente e que passou pelo funil demonstrando intenção de compra. 

Outra forma de diferenciar os leads é em MQL e SQL. Os MQL são os Leads Qualificados pelo Marketing (a sigla em inglês para Marketing Qualified Leads). 

São os leads que já obtiveram conhecimento do seu produto ou serviço através dos materiais produzidos pelo marketing e são repassados para a equipe de vendas.

A próxima etapa é fazer com que eles se tornem SQLs, Leads Qualificados de Vendas (Sales Qualified Lead). São os leads que já se encontram prontos para a venda.

Benefícios de Leads Qualificados

Um lead qualificado significa muito menos trabalho para a equipe de vendas. Isso porque seu interesse em realmente realizar a compra está muito mais aguçado, é bem mais provável que ele feche o negócio. 

Um lead qualificado já recebeu informações e estímulos o suficiente para que a equipe de vendas não perca seu tempo e esforços com contatos que provavelmente não irão comprar, podendo se concentrar nas pessoas certas e aumentar as chances de venda.

É muito mais vantajoso ter poucos leads qualificados do que vários leads frios. Aqui, a qualidade é muito mais importante que a quantidade. 

Como captar leads

como atrair leads

Estratégias de geração de leads

A geração de leads qualificados deve ser um trabalho levado muito a sério pela equipe. É um item da estratégia de inbound marketing que deve ser feita pela equipe de marketing em conjunto com a equipe de vendas.

Elas devem trabalhar em harmonia a fim de conseguir leads qualificados, afinal de contas quem vai preparar e “entregar” os leads para os vendedores são os profissionais de marketing. 

A produção de conteúdo relevante e de qualidade se torna uma parte da estratégia de marketing digital responsável por transformar visitantes em leads. 

Os clientes em potencial geralmente estão buscando conteúdo através de uma palavra chave nas ferramentas de busca. Atualmente, é muito provável que as pessoas cheguem até seu produto ou serviço através da internet.

Você precisa, antes de mais nada, criar conteúdo que seja capaz de atrair visitantes, como materiais informativos, educativos, de entretenimento, etc., para só depois pedir a elas que deixem seus dados de contato.  

Uma outra forma de captar leads é através das redes sociais. Isso porque algumas delas, como o Facebook, por exemplo, permitem que seja feito um cadastro de contato. Isso é ótimo, pois assim a pessoa nem precisa sair de sua rede social. 

Use as redes sociais como forma de disseminar seus conteúdos de blog, assim você consegue atrair ainda mais pessoas para conteúdos com potencial de conversão. 

Não se esqueça da otimização de sites para conseguir leads qualificados. Através do SEO você consegue deixar suas páginas de atração e conversão muito mais fortes no ranqueamento, aumentando o tráfego para elas e aumentando as chances de captar leads.  

Além disso, a otimização pensa em deixar a experiência do usuário muito mais agradável, e isso influencia sua decisão de compra. 

Não se esqueça do essencial: as landing pages, páginas de aterrissagem ou de conversão. Nelas você deve investir bastante para que sejam otimizadas e atrativas o suficiente para que os usuários deixem seu contato.

Invista no design e na responsividade delas, fazendo com que elas fiquem bonitas e que abram com facilidade em qualquer tipo de tela (celulares, tablets, desktops). 

Isso é importante pois grande parte dos seus leads podem chegar até você através de smartphones. 

Outro ponto importante em relação às landing pages são as call to actions, chamadas para a ação ou apenas CTAs. São elas que de certa forma vão conduzir os leads às próximas etapas. 

Por exemplo: ao final dos textos de blog adicione uma CTA para incentivar os visitantes a se cadastrarem na newsletter para consumirem ainda mais conteúdo. As CTAs devem ser chamativas para se destacarem do restante do texto.

Como trabalhar com leads

Perguntas para qualificar um lead

Já dissemos mais acima sobre a importância de classificar os clientes em potencial. Mas como fazer isso? Bom, é possível respondendo a algumas perguntas para qualificar um lead.

Essas perguntas vão depender bastante do ramo da suas empresa, mas geralmente é necessário saber em quanto tempo a pessoa precisa da solução que o seu serviço ou produto oferece, qual seu orçamento e quanto ela está disposta a pagar, o que ela pretende com a sua solução, quais são seus maiores desafios no momento, se já tentaram outras soluções, etc.

Essas perguntas vão ajudar a clarear um pouco as intenções e necessidades de um lead, fornecendo informações para que você possa determinar se ele está pronto para uma abordagem ou se ainda precisa ser mais nutrido. 

No post de hoje, mostramos pra você como conseguir leads qualificados através de estratégias.

Para entender mais sobre as estratégias de Inbound Marketing que levam seu lead do topo ao fundo do funil, acesse o blog post:

Como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa

Lembre que a sua estratégia de venda na internet deve começar com páginas atraentes o suficiente para que os leads cheguem até você. Conte com o trabalho da Cia Web Sites, somos especialistas na criação de sites. Entre em contato!

Para mais conteúdo, fique de olho no nosso blog e não perca nenhum post. Não esqueça de deixar suas sugestões e dúvidas nos comentários abaixo. Até a próxima!

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