Estratégias de Vendas: Como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa

Janu França Por Janu França em 30 novembro, 2021 ~ 7 minutos de leitura
Estratégias de Vendas: Como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa

Estratégias de vendas são definidas como um planejamento estratégico criado para melhorar os resultados em vendas. Através delas, são traçados objetivos e também prazos para se atingir determinado resultado. 

Não é segredo para ninguém que, graças às novas tecnologias e também ao crescente acesso à informação, os consumidores estão cada vez mais exigentes. E devido aos mesmo fatores, o número de concorrentes diretos está cada vez maior. Diante disso, as empresas têm nas mãos um grande desafio quando se trata da comunicação com público certo e gerar mais vendas. É neste ponto que as Estratégias de Vendas surgem como opções para trazerem melhores resultados. 

Para isso, as empresas precisam ser criativas, não apenas na hora de conquistar clientes, mas também para fidelizá-los. Afinal, esses dois fatores são essenciais em uma estratégia de vendas. Diante disso, o Inbound Marketing surge como uma opção para se comunicar com o potencial cliente de forma direta e estratégica. Além disso, com ele é possível criar um relacionamento duradouro com os clientes e reverter essa relação em lucros maiores para as empresas. 

Quer entender como o Inbound Marketing pode contribuir para a suas estratégias de vendas? Nós vamos te ajudar! Reunimos neste artigo dicas e informações a respeito do assunto, para que você conheça melhor esse método e saiba como ela pode fazer a diferença nos seus resultados. 

O que são estratégias de vendas? 

Como citamos lá no inicinho deste conteúdo, uma estratégia de vendas é um planejamento estratégico. Elas são traçadas para estabelecer objetivos e prazos para se atingir um resultado, como aumentar as vendas e gerar mais receita. Ou seja, as estratégias de vendas têm a ver com os esforços feitos para fechar mais negócios, fazendo com que os clientes comprem os seus produtos ou contratem seus serviços. 

Ainda não entendeu? Então pense neste exemplo: 

Uma empresa B2C vende cestas de presentes e tem como objetivo aumentar suas vendas online em 30% em um período de um ano. Para atingir essa meta, a empresa irá dividir esse objetivo em metas menores em períodos menores.

A estratégia de vendas, neste caso, pode ser investir em marketing digital para aumentar o alcance a possíveis clientes, criando chances de gerar mais vendas. Assim como também investir na fidelização de clientes para que os mesmos retornem e se tornem promotores da marca. 

Ficou mais claro agora? Então o próximo passo é conhecer as fases desse processo para descobrir como criar a sua desde o início. Vamos lá? 

1º  A Prospecção de clientes

Essa primeira etapa consiste em atrair possíveis clientes, pessoas que demonstram interesse pelo seu negócio, ou seja, gerar leads. Para isso, você pode adotar táticas de marketing digital, como: marketing de conteúdo, SEO, anúncios, e-mail marketing, etc. 

O importante aqui é identificar os melhores canais para o seu público alvo, aquele em que as pessoas mais interagem e têm mais chance de converter em vendas.

2 º Qualificar os leads

Depois que você atrair os possíveis clientes, está na hora de realizar a qualificação. Esse processo, nada mais é, do que se certificar que aquele lead é de fato uma oportunidade de venda. 

Por que essa etapa é importante? Porque ela evita que o setor de vendas gaste tempo e esforço em um contato que não vai realmente realizar a compra do produto ou serviço. 

3 º Apresentação da oferta

Essa é a fase da conquista. É aqui que o time de vendas deve utilizar todas as suas armas para fechar o negócio e apresentar soluções que atendam às expectativas. Por isso, nesse processo é fundamental conhecer as dores, necessidades e os desejos do seu público, para poder oferecer produtos e serviços que atendam a esses fatores.

Apresentou o produto? Agora está na hora de negociar com o cliente e fechar o negócio.

4º Estratégias de vendas: a Fidelização

Venda realizada? Não acabou por aqui. Vamos para a última fase da estratégia de vendas, onde a ideia é superar as expectativas do cliente para chegar ao encantamento. Com isso, você torna este consumidor fiel à sua marca e assim, além de comprar outros produtos e serviços da sua empresa, ele ainda vai indicá-la.

Para isso, é preciso ir além, entregar mais do que o cliente espera e surpreender. Além disso, é fundamental mostrar que sua empresa realmente se preocupa com ele e está disposta a ouvi-lo e ajudá-lo sempre que necessário.

Como montar uma estratégia de vendas bem sucedida? 

Para criar uma estratégia de vendas bem sucedida, para atingir o objetivo que você traçou, é fundamental conhecer o seu negócio a fundo. Pois, somente entendendo seu verdadeiro posicionamento de mercado, será possível fazer uma análise sobre as vendas, a concorrência, o alcance daquilo que você vende, além da performance da sua equipe e dos métodos que você utiliza. 

Mas atenção! Esse estudo deve ser feito baseado em métricas e dados, não em achismos. Com essas informações, será possível identificar os gargalos e as estratégias que precisam ser repensadas e otimizadas. 

O que é inbound marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que visam atrair potenciais clientes através da criação e o compartilhamento de conteúdos relevantes. Tais conteúdos são pensados e desenvolvidos para um público-alvo específico. Um ponto importante a se ressaltar sobre esse processo, é que o potencial cliente irá permitir essa comunicação, informando a empresa seu contato, que pode ser um e-mail, telefone, whatsapp, etc. 

Isto é, o Inbound Marketing é a estratégia em que os clientes são atraídos pela mensagem da empresa e tem como objetivo central gerar leads qualificados, levando a uma alta taxa de conversão em vendas.

Vantagens de adotar o Inbound Marketing nas suas estratégias de vendas

As vantagens em se adotar o Inbound Marketing nas suas estratégias de vendas começa nos benefícios que esse método pode trazer. Entre eles podemos citar:

  • O alcance do público certo;
  • A aproximação com clientes;
  • O poder maior de persuasão;
  • A diminuição do ciclo de vendas;
  • A redução de custos na aquisição de clientes.

Esses fatores interferem diretamente nos resultados, quando aplicados de forma correta, levando a um ticket médio maior. Esta é uma estratégia adaptável de acordo com o nicho, o negócio e as soluções que a empresa está oferecendo. 

Ainda não está convencido? Vamos aos fatos: de acordo com dados da Demand Metric, empresa de softwares de gestão de tarefas, o Inbound Marketing gera três vezes mais leads e tem um custo 62% menor do que o marketing tradicional.  Já um levantamento feito pela Aberdeen Group, importante empresa de marketing internacional, aponta que a utilização de e-mails marketing personalizados, ação adotada em estratégias de Inbound Marketing, aumenta as taxas de clique em 14% e as taxas de conversão em 10%.

Outra vantagem da utilização da estratégia é a possibilidade de mensuração de resultados referente a todas as ações desenvolvidas, através de dados exatos. Tais informações vão desde a visualização do conteúdo, à conversão em leads e em vendas. Essa mensuração é possível através de ferramentas como o web Analytics. 

Com esses dados precisos em mãos, a respeito de cada etapa desenvolvida, é mais fácil entender quais ações estão trazendo os resultados esperados e quais não. Dessa forma,  a empresa pode otimizar a estratégia para sempre ir em busca dos melhores resultados.

Por que utilizar o Inbound Marketing na sua estratégia de venda ?

Como podemos ver, através do Inbound Marketing, não somente é possível atrair o público correto, assim como também criar um relacionamento duradouro e fidelizá-lo. Ou seja, é um método que atende de forma estratégica todas as etapas de uma boa estratégia de vendas, trazendo resultados consideráveis para a empresa. Além disso, como vimos no tópico anterior, a utilização do Inbound permite a mensuração de resultados, fator importante para que as ações sejam otimizadas sempre que necessário. 

Para completar, em comparação com estratégias mais tradicionais, como o Outbound Marketing, o Inbound Marketing tem se mostrado mais eficaz em relação à conversão, além de demandar um custo menor de investimento. Contudo, vale ressaltar que ele não deve ser utilizado sozinho, como uma ferramenta isolada, e sim em conjunto com outras ações e estratégias que visam atrair e fidelizar clientes. Dessa forma, será possível que as empresas ofereçam sempre soluções relevantes aos consumidores. 

Agora que você já sabe como o Inbound Marketing pode contribuir para suas estratégias de venda, que tal conhecer nossas soluções digitais para sua empresa? A Cia Web Sites oferece diversos serviços digitais, incluindo Inbound Marketing, todos voltados para levar a sua empresa ao topo, não apenas no ranking do Google, mas também do mercado.  Por isso, confira agora mesmo nossos serviços e solicite uma proposta.