Você sabia que existem maneiras eficientes de garantir a otimização de landing pages? Teria a noção do quanto esta prática pode render bons resultados para os seus negócios online?

Com o avanço da tecnologia, novas práticas de melhorias no ambiente virtual foram surgindo, entre elas a criação de landing pages gratuitas. Tudo isso para que, incluindo algumas táticas relacionadas ao marketing digital, se consiga o tão sonhado objetivo de ter um regularidade na sua arrecadação, decorrente de ações que lhe permitam vender todos os dias.

A partir disso e, considerando-se a importância desta ação para o andamento de uma página virtual, vamos, com este post, trazer mais informações a respeito deste tema, tratando de assuntos tais como a justificativa por adotar este tipo de estratégia existente no meio das empresas online.

Otimize a sua Landing Page para Converter Mais

Criar uma Landing Page é um meio bastante eficiente de se transmitir todas as informações necessárias de um produto ou serviço ao usuário em uma única página, em vez de passá-las a cinco cliques de distância.

Pode-se dizer que a landing page é como uma versão online dos anúncios de uma revista impressa. Daí, vem a necessidade de se usar técnicas gerais e de SEO para landing pages.

Por que fazer você deve fazer a otimização de landing pages?

Otimizar uma landing page para estar entre os primeiros resultados de busca orgânica do Google significa encurtar a distância entre o produto ou serviço oferecido e o usuário. Este encurtamento gera o benefício de entregar rapidamente ao visitante o objeto de sua busca, e extrair dele dados necessários para sua fidelização. Isto fará com que ele seja convertido em lead mais facilmente.

Quando o visitante encontra com facilidade o que procura, a landing page otimizada gera outro benefício: fidelizar o cliente. Uma vez que ele tenha adquirido um produto e serviço de qualidade, as chances dele voltar a fazer transações com sua empresa são grandes.

A Importância das Palavras-chaves na otimização de landing pages

Palavras-chaves são os termos que as pessoas digitam nos buscadores para encontrar o que desejam. O cliente não procura diretamente por um site específico, no qual ele irá baixar o que procura, mas sim pelo termo relacionado ao que ele deseja ter acesso. Palavras-chaves como “e-book programação” ou “guia completo jardinagem”, por exemplo, tendem a ser pesquisadas.

Imagine, por exemplo, que ao buscar por um termo que remete a um produto ou serviço específico, o usuário tenha acesso à sua landing page. Nela, ele irá encontrar o que deseja, de forma bem mais direta e eficiente, do que em uma página com excesso de informações que podem acabar confundindo-o. Esta facilidade é de extrema importância, pois fará com que o ele se interesse mais ainda pelo que você está oferecendo.

Portanto, ao direcionar o usuário para a sua landing page através da correta utilização das palavras-chaves, você obtém uma grande vantagem. Desta forma, ele conseguirá, de imediato, o produto ou serviço que busca. E para isto, basta somente que ele preencha alguns campos com informações como seu nome, e-mail, etc. e clique em um botão ou banner.

Dicas para otimização de landing pages

Como vemos neste até aqui neste post, a ação de otimização de landing pages se mostra como sendo uma excelente estratégia de alcance e repercussão de seus conteúdos.

Sendo assim, para te auxiliar na compreensão a respeito desta relação, vamos listar agora uma série de dicas voltadas para o processo de otimização de landing pages, que por sua vez, poderão render excelentes resultados quando seguidas de maneira correta:

1 – Use e Abuse das técnicas de SEO

Se você criou uma landing page para lançar um e-book, por exemplo, o trabalho de SEO deve ser realizado como em qualquer outra página. É importante atentar-se ao uso correto dos títulos e subtítulos. Deve-se também caprichar na meta descrição e fazer o uso de imagens.

Além disso, preocupe-se em otimizar também o seu tempo de carregamento, pois esta estretégia é essencial para sua otimização de landing pages. Desta maneira, a landing page te dará um resultado satisfatório em médio e longo prazo!

2 – Use a Voz Ativa na sua otimização de landing pages

Escrever com voz passiva pode tornar o conteúdo entediante, e isto não é o nosso objetivo aqui. Por isso, escreva sempre com a voz ativa. Exemplo: em vez de escrever “Guia Prático de Montanhismo”, escreva “Escale Montanhas Agora!”.

Esta simples dica poderá aumentar muito o total das suas conversões.

3 – O Valor da sua Oferta Deve Estar Explícito

Ao acessar a sua landing page, o cliente deve facilmente vislumbrar o valor do produto ou serviço que você está disponibilizando. Além disso, deixe claro o quão fácil e rápido será, para ele, obter o que busca.

Seja para baixar um ebook, fazer o cadastro em um workshop ou a assinatura de uma newsletter, a mensagem deve ser clara e direta. Utilize frases como “Aqui está a nossa oferta que lhe trará o que procura. Basta que você preencha estes campos e clique neste botão”.

É importante não confundir o usuário, pois isto pode dificultar a sua compreensão sobre o objetivo da landing page em questão. Seja breve e preciso, use imagens, mostre claramente o seu produto ou serviço e exponha o resultado que ele obterá adquirindo o mesmo.

4 – Utilize um Design Atraente e de Fácil Navegação

A experiência que o cliente terá ao acessar a sua landing page também é de extrema importância. Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Uma landing page poluída e não responsiva causa aversão à primeira vista, não é mesmo? Por isso, criar um visual atraente, leve e de fácil compreensão é uma ótima pedida.

Deixe em destaque o produto ou serviço, bem como os campos a serem preenchidos e o botão em que ele deve clicar para tomar para si aquela oferta única.

Crie um design leve e responsivo. Isto serve para que a sua landing page possa ser acessada de qualquer dispositivo, com as mais variadas dimensões de tela e taxas de conexão e, que ainda assim, continue bonito. Imagine como seria incômodo para os usuários de dispositivos móveis terem que ficar redimensionando a página para conseguir visualizar o seu conteúdo.

Fazendo a versão responsiva, você atingirá um amplo número de diferentes clientes. Eles podem tanto estar na frente do computador procurando um produto ou serviço, como entediados buscando por algo no celular.

5 – Crie um Call to Action Sedutor

O momento em que a landing page é acessada deve ser aquele em que o CTA é rapidamente visualizado. O Call to Action influencia diretamente na taxa de conversão de uma landing page. Alguns exemplos de CTA são os botões de download, de cadastramento, de assinatura, etc.

Seja qual for o objetivo, este botão deve chamar a atenção do usuário. Somado ao design limpo e responsivo, o botão (ou banner) de CTA deve se destacar, mostrando o objetivo final da landing page. Sendo assim, use cores chamativas e mensagens diretas nele, como “Baixe Gratuitamente Aqui” ou “Faça o Download Agora”.

As dicas acima funcionam muito bem quando utilizadas em conformidade umas com as outras. Mas, ainda temos mais dicas para tornar a sua landing page bastante funcional.

6 – Atente-se a utilização de imagens

Com o objetivo de converter os usuários de sua página em potenciais clientes, uma das práticas indicadas a serem adotadas se dá na utilização correta e moderada de imagens. Isso porque, entre outras coisas, este recurso visual é capaz de fazer com que, por exemplo, se tenha uma maior compreensão sobre o que de fato sua página deseja comunicar.

7 – Incentive o compartilhamento junto às mídias sociais

Mesmo não havendo comprovações técnicas sobre a efetividade destas ações em particular, ao estimular seus usuários a compartilharem seus conteúdos junto às mídias sociais pode ser uma grande alternativa para se ter um cenário favorável ao reconhecimento de sua página perante o ambiente online.

Dessa forma, ao se pensar em otimização de landing pages, outras alternativas tais como o tráfego pago podem ser trabalhados com uma perspectivas mais eficiente, gerando assim espaços para táticas que busquem destacar o produto ou serviço que está sendo de fato oferecido. 

8 – Busque por links e ganhe autoridade na otimização de landing pages

Bem sabemos que as landing pages ajudam no Seo, no entanto, dentro do cenário dos negócios virtuais, os links possuem a sua devida importância. Tudo isso porque, em suas atribuições, são capazes de fazer com que a autoridade neste ambiente online seja melhor trabalhada a fim de gerar os melhores resultados pretendidos.  

9 – Preocupe-se com a taxa de rejeição

As plataformas digitais tais como o Google possuem este aspecto para, entre outras coisas, fazer com que a representatividade de sua página possa ser de fato mensurada.

Com isso, caso não possua os resultados que estes buscam ao acessá-la, ficará expressa uma situação na qual sua página perderá espaço neste ambiente online de maneira gradativa.

10 – Desenvolva formulários que gerem conversão

Ao se preocupar com esta ação, pode-se chegar a resultados expressivos, tendo em vista o fato de que por meio deles será possível, por exemplo, obter informações importantes a respeito das reais preferências de seu público alvo.

11 – Adote diferentes tipos de conteúdos na otimização de landing pages

Nada lhe impede de adicionar diferentes métodos para absorção do conteúdo de sua página. Neste sentido, a implantação de recursos tais como os vídeos pode se tornar um diferencial, na medida em que facilitam a compreensão do seu público e, ao mesmo tempo, consegue dar um ar de praticidade à mesma.

12 – Crie um snippet claro e direto

Sendo esta parte uma forma de resumo do que o usuário irá encontrar em sua página, busque sempre fazer com que a sua construção seja desenvolvida da forma mais clara possível, a fim de fazer com que os seus leitores possam se sentir atraídos para entrar e consumirem seu conteúdo.

13 – Pense nos múltiplos dispositivos de acesso

Com o crescente avanço da tecnologia, não podemos negar que o uso do celular como fonte de acesso às informações se torna cada vez mais recorrente.

A partir disso, então, busque desenvolver a sua página com layout e design que sejam capazes de transmitir as informações com igual qualidade se comparadas aos computadores, por exemplo.

14 – Mantenha a landing page no ar

Aqui, é preciso que se adeque a realidade de sua página com as diferentes estratégias que podem ser adotadas neste meio para que, em tudo, se tenha uma continuidade da relevância da mesma frente aos seus usuários.

15 – Tenha a clareza de quem é seu público

Ao saber de fato para quem se está escrevendo os seus conteúdos facilitará, e muito, o alcance dos objetivos que venham a ser propostos no nascimento de sua página em especial. Tudo isso porque, a partir deste conhecimento torna-se possível desenvolver materiais que possam ser de extrema relevância para estas pessoas.

16 – Mantenha o foco no relacionamento com o público

Quando se dá uma certa atenção a esta parte, as medidas com esta finalidade poderão lhe render, entre outras coisas, uma assiduidade no que diz respeito ao acesso aos seus materiais.

17 – Saiba pedir informações corretas

No momento em que esta ação deverá acontecer, torna-se necessário fazer com que se tenha a clareza de quais são as informações mais relevantes de seus usuários que lhe indicarão quais materiais deverão ser produzidos para eles posteriormente.

18 – Cuidados com a escrita dos conteúdos

Os materiais a serem produzidos precisam estar de acordo com a linguagem utilizada por seus usuários, uma vez que estes precisam entender de maneira clara tudo aquilo que é a eles oferecido.

Outras dicas para otimização de landing pages

Com a finalidade de fixar o conteúdo que tratamos acima, vamos agora listar mais algumas opções de táticas para garantir que o processo de otimização de landing pages transcorra da melhor maneira possível:

19 – Evite Exigir Demais dos Usuários em sua Landing Page

Colocar um formulário muito longo em sua landing page pode fazer o usuário desistir de preenchê-lo. Por isto, peça a ele somente as informações estritamente necessárias.

Obviamente que isto dependerá muito da oferta que você está fazendo. Quanto melhor a oferta, mais informações você poderá exigir. Porém, seja cauteloso! Estamos em uma época em que as pessoas não gostam de perder tempo. Ao se sentirem obrigadas a ficar preenchendo vários campos para conseguir sua recompensa, elas perdem o interesse rapidamente.

Me diga, quantas vezes você parou de ver um vídeo, por exemplo, por ele ser grande demais? Acredito que inúmeras vezes. A demora para se obter o que se deseja gera insatisfação, que, por sua vez, encaminha o usuário à desistência. A grande sacada aqui é ser o mais breve possível.

20 – Retire Links que Direcionam para Outras Páginas de seu Site

Uma coisa é certa, as pessoas se distraem facilmente na internet. Por isso, preste muita atenção nesta dica de ouro: não deixe links em sua landing page que direcionam o usuário a outras páginas de seu site, muito menos para fora dele. Removendo os links, você terá grandes chances de aumentar a sua taxa de conversão.

Obs.: O único link que deverá chamar a atenção do usuário é o botão de Call to Action.

Otimização de landing pages: conclusão

Através da utilização destas dicas, você terá grandes chances de conseguir ótimos resultados com a sua landing page. Como todo trabalho de SEO e de otimizações gerais em sites, os resultados não costumam ser imediatos, podendo surtir efeito em curto ou em médio prazo.

O importante é tentar deixar sempre as suas landing pages mais próximas possíveis da perfeição. Quanto mais você trabalhar em sua otimização de landing pages, mais resultados e em menor tempo ela dará!