Estratégia de Marketing Digital para uma campanha eficaz 14 nov

Estratégia de Marketing Digital para uma campanha eficaz

No mundo hiper conectado de hoje, podemos afirmar que você está ciente da importância de encontrar a estratégia de uma campanha de marketing digital certa para oferecer uma ótima experiência ao cliente.

Definir marketing digital

Em muitos momentos, o marketing digital pode simplesmente consistir em aumentar sua classificação no mecanismo de pesquisa do Google, fazer post em mídias sociais, ou enviar mala direta eletrônica. Conquanto, definimos marketing digital como o uso coletivo de canais de marketing eletrônico para construir e manter relacionamentos bidirecionais com os clientes, em toda e qualquer interação com a marca. Em essência, o marketing digital é o veículo por meio do qual sua marca e a experiência do cliente são promovidas para seu público. É também um meio altamente eficaz de solicitar feedback regular.

A estratégia de marketing digital certa é crucial

Claro que existem muitos outros canais online além dos mencionados acima, por isso é extremamente importante certificar-se de que todas as suas campanhas e atividades fazem parte de uma estratégia de e-marketing de fora para dentro claramente delineada. Em outras palavras, sua marca deve se esforçar para personalizar a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo.

É fácil acreditar que o marketing digital trata apenas da aquisição de clientes por meio da geração de leads. No entanto, o comportamento do cliente de hoje é extremamente fluido. Em uma pesquisa recente, até 79% dos clientes fiéis declararam que consideram mudar de marca.

Alinhe sua atividade digital com as necessidades do cliente

Dado o risco sempre presente de rotatividade de clientes, é importante garantir que sua estratégia de marketing digital esteja o mais alinhada possível às necessidades de seu público. Como você pode ver na ilustração acima, os canais digitais podem ser agrupados em três tipos de mídia:

  • A mídia ganha compreende o valor dado à sua marca quando terceiros, como clientes, imprensa e o público, voluntariamente a compartilham e promovem. Em outras palavras, mídia que cria defesa para sua marca.
  • A mídia própria consiste nos ativos e canais que sua marca possui e que você controla e não paga pelo uso básico. Os exemplos incluem seu site, banco de dados de e-mail, blog, página do Facebook e conteúdo do YouTube.
  •  Mídia paga é a mídia que você paga para alavancar um canal de terceiros, como pesquisa paga, exibição de publicidade em sites de terceiros, eventos e patrocínios.

Todos esses tipos de estratégias de marketing digital terão taxas de resposta variáveis. Eles também gerarão valores de retorno sobre o investimento de marketing (MROI) diferentes, com base em suas campanhas e perfil de público.

Alguns desafios comuns?

Alguns enigmas frequentes de marketing digital incluem:

  • Como faço para promover meus produtos ou gerar leads se não tenho um banco de dados de e-mail efetivo?
  • Como começo meu envolvimento na mídia social?
  • Considerando meu orçamento apertado, minha marca deve se concentrar apenas em um canal?

Essas situações exigem uma abordagem estratégica e tática, garantindo que seu investimento em um determinado canal aumente o conhecimento da marca e / ou gere clientes. Uma estratégia de marketing digital eficaz é envolver pelo menos dois ou mais tipos de mídia para garantir o público mais engajado. Com os consumidores exigentes de hoje, sua marca precisa gerenciar com eficácia o maior número possível de pontos de contato diferentes.

Otimizando seu marketing online

Embora cada aspecto de sua atividade de marketing digital possa ser medido por meio de ferramentas analíticas sofisticadas, como o Google Analytics, não é uma ciência perfeita. Portanto, sua melhor abordagem é testar e otimizar continuamente.

Aqui estão alguns cenários desafiadores e muito comuns:

  • Você não tem um SCV válido porque não consegue gerenciar todos os seus dados de canal e agência
  • Os dados do seu cliente são de baixa qualidade, fazendo com que suas campanhas de marketing digital sejam ineficazes
  • A integração entre o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e outros sistemas e ativos digitais voltados para o cliente é pobre, restringindo sua visão 360º da interação com o cliente.

Iniciando sua jornada de marketing digital

Então, como você inicia seu caminho para o sucesso do marketing digital? Recomendamos que, como ponto de partida, você faça uma avaliação completa dos pontos de contato com o cliente e dos dados disponíveis de campanhas anteriores. A partir disso, você pode aproveitar o máximo possível de dados analíticos (limpos) para auditar as percepções e o comportamento do cliente relacionado. Você deve então estabelecer objetivos claros para sua campanha digital, métricas relacionadas e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Tudo isso lhe dará a melhor chance de atingir seus objetivos.

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