Experiência do usuário (UX): O que é e como usar na sua plataforma
A Experiência do Usuário ou User Experience (UX) é um processo muito importante dentro do marketing, que busca proporcionar a melhor experiência para o consumidor a fim de satisfazê-lo.
A experiência do usuário se refere à interação do cliente com um elemento, seja ele no meio digital ou físico.
Para poder aplicar esse processo no seu negócio, é preciso se atentar às estratégias de interação e performance existentes nessa área.
Portanto, confira mais sobre a experiência do usuário e as formas de usar.
O que é experiência do usuário (UX)?
A experiência do usuário é o conjunto de estratégias e técnicas usadas para oferecer a melhor interação possível do usuário com um produto, serviço ou plataforma.
Por conta do seu desenvolvimento na era digital, a experiência do usuário acabou focando mais nas interações virtuais em plataformas, visando os seguintes aspectos:
- otimização de sites;
- pesquisa do usuário;
- navegação;
- performance;
- protótipos;
- personas;
- objetivos.
Esses elementos costumam ser trabalhados por um profissional de Design Ux, que cuida de cada uma dessas interações.
Mas apesar da experiência do usuário ser mais voltada para o Design Ux, existem outras áreas que também estão dentro do Ux, como por exemplo o Ux Writer.
Com isso, podemos dizer que é importante saber que existem vários elementos que influenciam na experiência de uma pessoa com uma marca, sendo essencial conhecer como cada uma funciona.
5 elementos da experiência do usuário
O UX possui alguns elementos que são indispensáveis para o desenvolvimento de uma boa experiência do usuário, veja só:
1. Atratividade
A aparência é um dos principais elementos do UX, pois a interação visual é o primeiro contato que o usuário tem com sua marca.
Para performar bem, a estética da sua plataforma precisa ser agradável, compreensível e atrativa, de uma forma que estimule o consumidor a permanecer interagindo com ela.
2. Acessibilidade
A acessibilidade se refere a dois pontos importantes para a experiência do usuário.
O primeiro deles é a acessibilidade em diferentes dispositivos, como por exemplo um site, que precisa ser otimizado para abrir no computador, tablet ou celular.
Já o segundo ponto, é sobre a necessidade de levar a experiência do usuário para pessoas com deficiências e limitações.
Como exemplo, temos o recurso de leitura de tela, que permite a acessibilidade aos conteúdos na internet por usuários com restrições visuais.
3. Confiabilidade
Com o progresso das tecnologias, a segurança nas plataformas passou a ser uma preocupação dos usuários.
Manter os dados seguros, ter um sistema de segurança para senhas e outras questões são necessárias para passar confiabilidade através do UX.
4. Intuitividade
A interface de qualquer plataforma precisa ser intuitiva, de uma forma que o usuário saiba automaticamente como utilizar a ferramenta.
A Intuitividade necessita ser precisa, para que o usuário consiga aproveitar o máximo a plataforma, sem precisar de ajuda do seu suporte.
5. Funcionalidade
A funcionalidade trata das funções da sua plataforma, sendo observado o desempenho da mesma.
Todas as ferramentas devem funcionar perfeitamente, o carregamento deve ser rápido e problemas de uso devem ser corrigidos imediatamente.
Qualquer contratempo que o usuário possa ter deve ser evitado, para que toda a sua experiência seja positiva.
Como usar a experiência do usuário para site
A experiência do usuário pode ser usada em diversas plataformas, principalmente no seu site, sendo um dos nossos princípios aqui na Cia Web Sites.
Trabalhando bem o UX no seu site, você pode ter ótimos resultados de desempenho.
Descubra como fazer a experiência do usuário para site:
1. SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é o conjunto de técnicas que visam posicionar um site nos primeiros resultados de pesquisa do Google, assim como em outros buscadores.
Usando as palavras-chave certas para o seu negócio, é possível ranquear seu site quando uma pesquisa for feita, o que acaba gerando tráfego orgânico para sua página e atraindo mais clientes.
2. Carregamento do site
Como falado anteriormente, a funcionalidade é um elemento importante para a experiência do usuário, por isso mesmo o seu site precisa ter um rápido carregamento de abertura.
Se seu site demorar demais para carregar ou apresentar páginas com erro, o seu cliente vai desistir de acessar a página, indo até o site de um concorrente.
3. Otimização para dispositivos
A otimização do site para vários dispositivos é essencial para o bom desempenho do seu site.
O número de acessos em sites através do celular cresceu bastante, sendo extremamente relevante que o site tenha otimização para esse dispositivo.
4. Blogposts
A produção de blogposts é usada para informar o usuário sobre aquilo que ele deseja, passando confiabilidade e gerando conexão.
Crie conteúdos que sejam relevantes para a sua área, tirando as dúvidas mais comuns e dando dicas importantes para o usuário.
E ainda é possível fazer o inbound marketing com os blogposts, aumentando assim as oportunidades de venda do seu negócio.
5. Design
A apresentação do seu site é um dos elementos que mais impacta na interação do usuário com a plataforma.
Para compor o visual do seu site, é importante analisar as cores, o tamanho das letras, a fonte e o layout do mesmo, mantendo sempre a harmonia entre eles.
Com um site atrativo e bem planejado, você vai conseguir reter mais os usuários.
Conclusão
Abordamos neste conteúdo o que é a experiência do usuário (UX) e como usar na sua plataforma.
Foi mostrada a importância de fazer um bom UX e como cada elemento do mesmo compõe todo o conjunto de estratégias para experiência do usuário.
Se você gostou do post e quer aplicar o UX no seu site, solicite uma proposta conosco e melhore os seus resultados com marketing digital.