Como o Marketing Digital para Pequenas Empresas pode te ajudar

Marketing Digital para Pequenas Empresas pode ser a solução dos seus problemas! Afinal, ele tem sido cada vez mais utilizado por negócios de todos os segmentos, fazendo com que empresas do mundo todo alcancem resultados expressivos em vendas e fortaleçam sua presença no mercado — quando bem trabalhado.

Vamos falar um pouco sobre esse assunto para você que ainda está nos primeiros passos e quer descobrir como essa estratégia pode te ajudar. Aqui, você conseguirá entender melhor do que o marketing digital se trata, quais são os principais conceitos relacionados e como ele pode beneficiar a sua pequena empresa.

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O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é um grupo de ações que uma empresa realiza no ambiente on-line, com o intuito de criar relacionamento com os clientes, desenvolver e fortalecer uma identidade de marca, bem como atrair novos interessados em fazer negócio com você. Podemos citar as principais estratégias utilizadas:

  1. Criação de Sites
  2. Criação de Blog
  3. Inbound Marketing
  4. Produção de Conteúdo
  5. Otimização de Sites (SEO)
  6. Redes Sociais
  7. E-mail Marketing
  8. Gestão de Leads
  9. Automação de Marketing
  10. Otimização de Conversão (CRO)

Qual é a importância do marketing digital para pequenas empresas?

O marketing digital é imprescindível, atualmente, para as empresas que querem se posicionar no mercado, prospectar novos clientes, fidelizar os já existentes e, com isso, aumentar seu faturamento — sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes. É claro que o marketing tradicional não deve ser abandonado: ambos devem ser trabalhados em conjunto. Mas, uma das principais vantagens do marketing digital, em relação ao outro, é o custo mais acessível.

Entre as inúmeras vantagens que uma boa estratégia de marketing digital para pequenas empresas pode gerar, destacamos aqui as principais!

Facilita a interação com o seu público

Com o marketing digital, você poderá interagir facilmente com o seu público — clientes em potencial, clientes já conquistados e também aqueles já fidelizados. Assim, por meio de ações, publicações, campanhas e canais de comunicação on-line, é possível se relacionar com o público, recebendo opiniões, elogios, sugestões, entre outros. Além disso, é possível que eles indiquem o seu negócio para outras pessoas do seu ciclo — tudo isso pela internet! Essas atividades acabam aumentando o engajamento da sua marca e mantêm você atualizado sobre o que as pessoas pensam e esperam da sua marca.

Permite análises de desempenho mais efetivas

No modelo de marketing antigo, poucos eram os recursos para medir os resultados e a efetividade dos anúncios veiculados, bem como das campanhas publicitárias. Do contrário, o marketing digital permite bastante praticidade na coleta de todos os dados provenientes das interações citadas no tópico acima. Logo, eles servirão, principalmente, para que você e sua equipe analisem as possibilidades e implementem melhorias constantes, tanto na estratégia de marketing digital em si como em sua empresa, como um todo.

Possibilita alcançar novos horizontes

No mundo da web, há a possibilidade de uma aproximação maior entre empresas e clientes — mesmo que estejam distantes, fisicamente. Assim, até as empresas de menor porte, por meio de campanhas na internet e um bom posicionamento digital, poderá alcançar clientes em outras cidades, estados e, até mesmo, em outros países.

Direcionamento e foco

Há algum tempo, as campanhas eram verdadeiras metralhadoras, “atirando”, de forma aleatória, para praticamente todo o público em geral. As empresas entendiam que era suficiente falar com o maior número de pessoas. Hoje, percebemos que assertividade é a palavra-chave da vez.

Por isso, um dos grandes e mais importantes diferenciais do marketing digital é que, com ela, a sua empresa poderá atuar, de maneira focada. Ou seja, terá meios para atrair, conquistar, vender e manter AS PESSOAS CERTAS na sua base de leads. As pessoas certas são as suas buyer personas, ou seja, aquelas que realmente têm o perfil que você busca: que estão procurando o que você tem a oferecer. Isso torna as suas ações ainda mais certeiras!

Realizar ações que direcionem suas campanhas de divulgação a quem realmente tem o perfil para adquirir seus produtos e serviços, faz com que você economize recursos e tempo, que seriam gastos com pessoas sem a menor possibilidade de consumir o que a sua empresa está ofertando.

Quais as ferramentas do marketing digital para pequenas empresas?

Dentre inúmeras estratégias de marketing digital, listamos abaixo as que têm sido consideradas como mais relevantes, atualmente. Elas todas, somadas e bem executadas, detêm o poder de trazer resultados altamente desejáveis para o seu negócio, alavancando suas vendas e fazendo com que seu negócio se destaque da concorrência.

1. Criação de sites

O site institucional deve refletir bem os valores e a imagem da sua empresa, além de reunir as principais informações sobre seu negócio, produto ou serviço. Com ele, você fortalece a sua marca, confere presença digital e transmite mais credibilidade ao seu público.

2. Criação de blog

Um blog é uma forma de oferecer valor aos seus clientes e clientes em potencial. Aqui é um dos espaços para falar sobre os assunto que podem interessar o seu público.

3. Inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia bem menos invasiva dos que as técnicas de marketing tradicional. Com ela, você faz com que o seu público chegue até você, e não o contrário. Por meio de uma produção de conteúdos relevantes que interessem aos seus leads, você os traz para a sua base de contatos, podendo prepará-los para a compra de seus produtos ou serviços.

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4. Produção de conteúdo

É com a produção de conteúdo de alta qualidade que o seu público te encontrará! E, para isso, é fundamental que você produza conteúdos (textos, vídeos, materiais ricos, etc.) relevantes o suficiente para serem encontrados na busca orgânica, ou seja, por meio das pesquisas por palavras-chave feitas pelo seu público nos buscadores.

5. Otimização de sites

A otimização de sites (SEO) diz respeitos às técnicas usadas para fazer com que esses conteúdos — tanto do seu site quanto do blog — sejam bem ranqueados pelos motores de busca, como o Google. Dessa forma, você conseguirá alcançar o topo dos resultados de pesquisas. Isso gera alta visibilidade e aumenta exponencialmente as suas chances de atrair novas possibilidades de vendas.

SEO para pequenas empresas

6. Redes Sociais

As mídias sociais, hoje em dia, são praticamente uma extensão das pessoas e uma grande parte dos brasileiros estão nelas. Com um perfil nas principais redes sociais, você consegue atingir muitas pessoas de uma única vez, construindo um relacionamento mais próximo com seu público. Mas, é importante saber onde o seu cliente está, para que a sua estratégia de redes sociais seja bem-sucedida.

7. E-mail marketing

Já recebeu um e-mail e percebeu, na hora, que você não tem nada a ver com o que está sendo oferecido? Pois é, com as técnicas CERTAS de e-mail marketing, é possível enviar e-mails específicos e de maneira estratégica, para cada tipo de público, conforme as etapas do funil de vendas. Além disso, somente as pessoas realmente interessadas entrarão na sua lista, pois elas mesmas vão optar ou não por fornecer seus endereços de e-mail, por meio de uma landing page.

8. Gestão de Leads

A gestão de leads é o conjunto de todas as técnicas e atividades que guiarão o cliente pela jornada de compras, isto é, pelas etapas do funil de vendas.

9. Automação de marketing

A automação de marketing tira das mãos dos profissionais de marketing e de vendas tarefas muito mecânicas, para que eles tenham mais tempo para se preocupar com outros aspectos importantes da sua empresa.

10. Otimização de conversão

A otimização de conversão (CRO) é uma técnica que visa a estruturação e a sistematização das taxas de conversão de um site — tanto suas conversões de MQL quanto de SQL. Assim, existem ferramentas que são essenciais para a execução das ações. Podemos citar a RDStation, que é bem completa para essa ação necessária.

Como iniciar a estratégia de marketing digital para pequenas empresas?

Uma boa agência de marketing digital é capaz de cumprir o papel de executar e aperfeiçoar todas as técnicas de marketing digital citadas. Dessa forma, ao fazer um acompanhamento sistemático das necessidade de cada cliente, elas utilizam vários softwares e possuem equipe qualificada, com capacitação colocar em prática, controlar, metrificar, analisar e otimizar a estratégia.

Sendo assim, é importantíssimo saber bem como escolher uma agência de marketing digital para ser sua parceira. Ela deve estar realmente preparada e tenha experiência de mercado. O trabalho desenvolvido por ela trará para a sua empresa uma possibilidade real de crescimento sem limites. Ela possibilitará que você conquiste sua presença no meio virtual, atraindo o público certo para fazer negócio com você!

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Redação Cia Web Sites

Redação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

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