Seu site recebe poucas visitas? É hora de otimizar!

Uma das reclamações mais comuns de pessoas que possuem um negócio é que o site recebe poucas visitas. As pessoas não estão chegando até a página no volume que é esperado e isso acaba prejudicando as vendas.

Bom, se esse é o caso de seu site, é muito provável que esteja na hora de investir pesado na otimização de sites. Não sabe o que é isso ou até sabe, mas não tem noção de como começar? A gente te mostra agora nesse post!

Mas como assim otimizar um site? O que é SEO?

Para começar, vou te fazer uma pergunta. Quando você está a procura de algum produto ou serviço, como por exemplo um curso de inglês, é bem possível que você procure no Google algo como “curso de inglês” acompanhado talvez do nome de sua cidade ou bairro, não é mesmo?

Se a resposta foi sim, também é muito provável que você se interesse mais pelos primeiros resultados que apareçam na busca e dificilmente vá para a segunda página.

Esse é o principal objetivo da otimização de sites ou SEO, fazer com que seu produto ou negócio seja muito bem ranqueado para aparecer logo nos primeiros resultados, fazendo com que mais pessoas acessem o site.

SEO é uma sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, algo que traduzimos como otimização para mecanismos de busca. Os mecanismos de busca são justamente esses sites que usamos para pesquisar nossos interesses, como o Google, Bing, Yahoo, etc.

Vamos usar o Google na maioria dos exemplos, pois entre os citados ele é o mais conhecido e usado no mundo inteiro. Ele avalia uma série de fatores para ver quais sites são mais “merecedores” de estarem nos seus primeiros resultados. A otimização de sites trabalha para adequar o site a esses fatores.

Qual a importância do SEO?

Como o próprio título desse post já fala, investir em SEO é uma ótima forma de conseguir mais visitas para o seu site aumentando o que costumamos chamar de tráfego, já que ele se torna mais visível estando nas primeiras posições do Google.

Mas não é só isso. Uma boa estratégia de SEO também é capaz de aumentar os leads do seu negócio, ou seja, os clientes em potencial, pessoas que demonstram interesse preenchendo algum formulário com dados de contato para que você retorne com mais materiais sobre o assunto ou até mesmo com uma proposta.

E quanto mais leads, maiores são as chances que eles sejam convertidos em vendas.

A otimização de sites também ajuda na construção ou manutenção da marca, pois quando ela aparece nos primeiros lugares da busca, a tendência é que as pessoas a considerem como “top de linha”.

Estratégias e melhores técnicas de SEO

O SEO parte do princípio de que para um site ser bem ranqueado pelo Google, é necessário mais do que apenas “existir” na internet. Toda uma estratégia precisa ser elaborada.

A otimização deve ter início desde a criação do site, passando pelo desenvolvimento, programação e design, e continuar na criação de conteúdo.

Tanto o Google, por exemplo, quanto o público levam muito em consideração se o site é responsivo, ou seja, se seu conteúdo e formato se adequam a qualquer tamanho de tela, abrindo perfeitamente em computadores, tablets, smartphones, etc.

Isso acontece por que o Google leva a experiência do usuário muito a sério. Ter um site responsivo se torna uma grande vantagem em relação aos concorrentes que não pensam nisso.

O Inbound Marketing é um grande aliado nas estratégias de SEO. Criar textos de qualidade pode fazer toda a diferença. Para um conteúdo ser bem ranqueado ele precisa ser relevante e interessante para seu público.

Outro fator levado em consideração pelo Google em termos de qualidade do conteúdo é quanto ao tamanho do texto. Ele entende que quanto maior um post, mais completo ele é. É claro que isso depende muito do assunto tratado e do interesse do público alvo em ler um texto muito longo ou não. Mas é sempre bom ficar de olho nisso.

Títulos

Os títulos precisam ser chamativos e interessantes o suficiente para “fisgar” o leitor logo de cara. É preciso também que ele conte com a palavra-chave (vamos falar mais sobre isso logo abaixo).

Já o SEO Title é o título que vem logo na busca descrevendo de maneira breve o que será falado no texto, mas precisando ser igualmente atrativo para garantir ainda mais o interesse na leitura e que também tenha a palavra-chave do texto.

Personas e palavras-chave

Quando se fala em otimização de sites, estes talvez sejam os termos mais falados: personas e palavras-chave. E eles estão relacionados um ao outro. Isso porque as personas são as pessoas para as quais seu site e conteúdo precisam ser pensados.

São pessoas hipotéticas construídas por meio de estudo do público-alvo. E como essas pessoas chegam até seu produto ou serviço? Através das palavras-chave

A fim de deixar mais claro, podemos continuar no primeiro exemplo do texto, curso de inglês. Nossa persona no caso é Mateus, 19 anos, estudante universitário que cursa Administração em uma faculdade no centro de Belo Horizonte, cidade em que mora e que está em busca de um estágio.

Mateus observa que a maioria das vagas que encontra pedem inglês intermediário dos candidatos. Como o nível de Mateus na língua é apenas básico, ele decide procurar por um curso de inglês para aumentar suas chances de conseguir um estágio.

E Mateus vai procurar esse curso no Google, digitando “curso de inglês Centro BH”, já que seria bom se o curso fosse perto de sua faculdade. Essas seriam as palavras-chaves: “curso de inglês Centro BH” e suas leves variações.

Dessa forma, os cursos de inglês que têm Mateus como público-alvo precisam trabalhar em cima dessa palavra-chave para que ela seja bem ranqueada no Google utilizando todas as técnicas citadas aqui.

Com base na persona é possível realizar a pesquisa das palavras-chave mais impactantes para o seu público-alvo encontrar seu negócio, assim como o volume de buscas e concorrência por cada uma delas.

Otimização off-page

Além de todas essas técnicas pensadas para a otimização dentro do próprio site ou blog, ainda há algumas estratégias que podem ser implementadas fora de suas páginas, off-page, para garantir que seu trabalho se torne referência para outros, ganhando mais relevância para o Google.

Uma forma de fazer isso é fazendo com que seu site seja citado por outros sites com boa autoridade através de links. Essa estratégia tem o nome de link building e você pode incrementá-la escrevendo guest posts, posts para serem publicados em outros sites.

Outra maneira é fazendo com que seus conteúdos possam ser compartilhados nas redes sociais e trabalhando para que eles tenham um bom engajamento, conseguindo likes e compartilhamentos.  

É importante que você saiba que mesmo que seu site alcance até mesmo o primeiro lugar nas buscas, o trabalho ainda não acabou. É preciso continuar trabalhando para manter o bom posicionamento.

E como isso é feito? Através de auditorias, revisões feitas de tempos em tempos nos textos para verificar se houve alguma atualização em relação aquele assunto, se há mais coisas que podem ser ditas, se está tudo correto com a gramática e ortografia, se as imagens não estão quebradas, etc. A otimização de sites é um trabalho contínuo.

Esse foi o nosso conteúdo especialmente pensado para quem está recebendo poucas visitas em seu site e quer mudar essa situação. A solução para isso é a otimização de sites. Esperamos que você tenha entendido o conceito e a importância dele na atualidade.

Deixe nos comentários abaixo suas dúvidas e sugestões. E caso você tenha interesse em fazer um site ou otimizá-lo para o Google, entre em contato que a Cia Web Sites pode te ajudar. Até a próxima!



Radação Cia Web Sites

Radação Cia Web Sites

Especialista em criar e otimizar sites há quase uma década. Eficiência em gerar resultados cada vez melhores, elevar o posicionamento do site e superar as expectativas dos clientes! 😉 Adora estudos, aprendizado, organização, dedicação, criatividade e "gente boa" - pessoas competentes que tornam tudo isso possível!

Comentários