Marketing Digital X Tradicional: podem atuar juntos? Descubra!

O marketing tradicional e o marketing digital são dois tipos diferentes de estratégias de alcançar o cliente que muitas empresas ainda hoje consideram conflitantes.

E se pegarmos os melhores pontos de cada uma delas… Será possível conciliar as duas?

O mundo evolui, nos mais diversos aspectos, com uma velocidade cada vez maior.

Isso não se estende somente a apetrechos e dispositivos eletroeletrônicos, como é natural de se pensar – mas aos mais diversos aspectos que podem vir a englobar campos relativos à cultura, indústria, mercado, entre muitos outros segmentos que compõem nossa sociedade.

Do mesmo modo, a competitividade no mercado tende a se intensificar muito nesse processo, de forma que diferentes tipos de produtos e serviços vem a adquirir, por consequência, maior sofisticação para atender melhor às variadas demandas que surgem nesse processo.

Se os mais variados ramos de negócios refinam as formas de desenvolvimento (tanto de seus procedimentos internos quanto os elementos que são disponibilizados ao público), é no mínimo esperado que a exigência mercadológica se intesifique ainda mais.

Essa determinação, por sua vez, afeta diversos elementos relativos ao funcionamento e organização geral da empresa. Entre eles, estão as estratégias de marketing que o seu negócio utiliza.

A Evolução do Marketing

marketing digital

Embora possa parecer desnecessário dizer, é sempre importante ressaltar que o marketing é um dos pontos fundamentais de qualquer empresa – e isso não cabe somente aos tempos atuais, mas abrange qualquer aspecto relativo a questões mercadológicas já há muito, muito tempo.

O marketing, por definição, é um dos campos mais básicos responsáveis pela adequação, propagação e venda dos serviços de uma empresa.

Assim sendo, dependendo da forma como essa área será estudada e desenvolvida, isso certamente irá refletir de maneira muito significativa em diversos pontos do seu negócio, sejam eles superficiais ou mais delicados.

A partir do momento em que o marketing passou a ser abordado enquanto área fundamental para a prática empresarial, diferentes técnicas de aplicação de produtos e serviços (não importando a qual área elas possam pertencer) passaram a ser elaboradas, desenvolvidas e aplicadas de forma a aprimorar seus resultados de prospecção de clientela e vendas em geral.

Tendo a junção de todos esses elementos em vista, é possível estabelecer, neste ponto, uma pertinente comparação entre duas vertentes de marketing: as estratégias tradicionais e as digitais.

Antes de propor que uma delas seja mais adequada que a outra, vamos conferir as principais características de cada uma delas, avaliando suas respectivas vantagens e desvantagens para então fazermos um julgamento equilibrado a respeito dessa questão:

Entenda o Marketing Tradicional

O marketing tradicional constitui-se essencialmente por uma série de estratégias que se valem de recursos que praticamente independem de itens e processos relacionados a dispositivos, aparelhos e procedimentos digitais.

Neste grupo, alguns dos métodos de propaganda mais utilizados envolvem o desenvolvimento e distribuição de:

  • Cartões de visita;
  • Mala direta (propaganda via panfleto que pode ser entregue tanto pessoalmente quanto porta a porta, de acordo com um mapeamento prévio detalhado de público alvo);
  • Outdoors;
  • Anúncios em jornais e revistas;
  • Stands em convenções e exposições;
  • E demais meios físicos através dos quais ocorre a divulgação de produtos, serviços, e, evidentemente, o nome, a marca e a identidade visual de uma empresa.

A grande vantagem de se utilizar as estratégias de marketing tradicional como as citadas acima está na comunicação direta que esses meios estabelecem com seu público, cliente potencial e/ou futuro parceiro de negócios.

Ou seja, no Marketing Tradicional, o indivíduo estabelece basicamente – através do meio comunicativo utilizado – contato sensorial, seja ele visual, tátil, auditivo, ou até mesmo outros estímulos físicos e materiais, dependendo do seu segmento ou estratégia de marketing escolhida.

Com isso, sua atenção pode ser facilmente despertada, manipulada e direcionada para os pontos fortes de seu negócio, estimulando seu potencial cliente a entrar em contato com sua empresa; e, assim, realizar uma possível venda!

Recorra ao Marketing Digital

Na outra mão, temos o marketing digital, que como o próprio nome sugere, depende fortemente de recursos digitais.

Isso significa que ele pode ser definido por um conjunto de táticas desenvolvido de forma a utilizar de maneira produtiva tendências modernas cuja tecnologia apresentam constante evolução.

Para a aplicação dessas técnicas, uma Agência de Marketing Digital dispõe de várias ferramentas como, por exemplo:

  • Criação de sites –> o site da sua empresa é o seu cartão de visitas na internet, é através o site que muitas empresas adquirem clientes. A Cia Web Sites é especialista na criação de sites.
  • Publicações em blogs –> como esta que você está lendo agora;
  • Manipulação, adequação e monitoramento de páginas em redes sociais;
  • E-mail marketing –> ou Newsletter do Marketing Digital, que consiste essencialmente na divulgação de propaganda do seu negócio através do correio eletrônico;
  • Inboung Marketing, também chamado de Marketing de Conteúdo;
  • E, por conseguinte, a produção e inserção de conteúdo de acordo com parâmetros e algoritmos de sites de busca –> Otimização de Sites, que abrange soluções SEO – Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca); entre muitas outras.

O forte (e evidente) ponto positivo das estratégias de marketing digital está na facilidade de acesso ao seu público.

Isso graças à popularização de aparelhos e dispositivos eletrônicos pessoais (tais como smartphones, computadores e tablets, por exemplo) que se tornam cada vez mais populares, facilitando que seu negócio estabeleça um contato pessoal com o público alvo.

A Importância de Investir em Marketing Digital

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Na verdade, o mundo digital já está tão naturalizado para o público em geral nos dias de hoje que não ter uma presença virtual pode se tornar um problema sério para a sua empresa e torná-la até mesmo invisível para o seu cliente.

Por isso, é bastante seguro se dizer que, hoje em dia, é absolutamente imprescindível que o seu negócio possua uma estratégia de marketing digital bem elaborada para que minimamente conquiste seu espaço não só no ambiente virtual, mas também entre no conhecimento de seu público consumidor.

Embora haja um pensamento muito comum de que uma prática deve ser empregada em detrimento à outra (isto é, caso sejam elaboradas e aplicadas estratégias relacionadas ao marketing tradicional, não é possível que sejam adotadas táticas de marketing digital, e vice versa), essa é uma concepção absolutamente errônea.

Mas Não Precisa Abrir Mão do Marketing Tradicional…

É muito mais viável e interessante para empresas dos mais diversos segmentos pensarem de maneira contrária, na verdade.

Logo, ambas as metodologias, tanto as de marketing tradicional quanto aquelas que envolvem o marketing digital, são igualmente válidas para utilização e, se aliadas, apresentam forte potencial de resultados muito positivos.

Obviamente, é necessário que Marketing Digital e Marketing Tradicional sejam devidamente planejados para se adequar perfeitamente aos interesses específicos da sua empresa.

Inclusive, dependendo do seu segmento de atuação, as estratégias podem ser altamente vantajosas, sobretudo se utilizadas de maneira conjunta.

Mas antes de investir, pesquise e busque conhecimento sobre a utilização de cada uma delas para acrescentar uma propaganda positiva ao seu empreendimento.

Marketing Tradicional e o Marketing Digital auxiliam, sobretudo, a conquistar novos públicos, aperfeiçoar sua prospecção de clientes, otimizar suas vendas e, por consequência, expandir seu negócio.

Possui alguma outra dúvida relativa à forma como aliar estratégias de marketing tradicional às de marketing digital para aplicar ao seu negócio? Entre em contato conosco! A Cia Web Sites terá o maior prazer em bombar sua empresa ou projeto 🙂



Augusto Oliveira

Augusto Oliveira

Formando em Letras pela UFMG, já foi professor de Literatura, Redação e Inglês em várias escolas. Ao conhecer a área de Redação Publicitária, simplesmente se apaixonou pela profissão, que hoje exerce orgulhosamente na Cia Websites. É músico há mais de 15 anos e sempre que pode está em shows – seja tocando, produzindo ou conhecendo coisas novas!

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