Ter uma equipe inteira dedicada aos seus esforços de marketing digital é sempre o ideal, mas às vezes não é econômico. Como tal, uma maneira ter um bom investimento nisso é contratar uma agência de marketing digital externamente. Leia mais para descobrir como contratar a melhor agência para seus negócios e soluções de marketing.

Todo empresário e profissional de marketing deve saber o valor de uma sólida estratégia de marketing digital.

Mas é difícil criar a melhor estratégia para o seu negócio, quanto mais executar essa estratégia corretamente, sem recursos, tempo e experiência adequados.

É aí que você precisa de uma agência de marketing digital.

Mas não é qualquer agência de marketing. O problema é que muitas empresas optam pela agência mais barata disponível. Mas se você deseja ver resultados reais e aumento na receita com seu marketing digital, precisa de uma agência de marketing com as habilidades, a experiência e a abordagem certas.

Contratar uma agência pode ser uma tarefa assustadora, mas existem etapas simples que você pode seguir para garantir que você contrate o parceiro de marketing certo para o seu negócio.

Neste artigo, revelamos os tipos de empresas de marketing que existem, os serviços que oferecem, o que procurar em uma agência e alguns sinais de alerta a serem observados. Ao final do artigo, você terá o know-how sobre:

Tipos de empresas de marketing

Existem muitos tipos de empresas de marketing por aí. Alguns são extremamente especializados no que oferecem, enquanto outros oferecem uma ampla gama de serviços. Aqui estão os tipos mais comuns de empresas de marketing que você encontrará:

Consultoria de marketing

Pense em uma empresa de marketing ou consultoria como um parceiro de estratégia em vez de uma agência que faz o “que tem que ser feito”. Uma empresa de marketing irá treiná-lo em sua estratégia de marketing, objetivos e táticas. Eles podem realizar alguns workshops internos para ajudá-lo a elaborar a melhor abordagem, mas não serão necessariamente a equipe para a qual você terceiriza quando se trata de realizar o trabalho.

Marketing digital

Uma agência de marketing digital existe para ajudá-lo a aumentar o tráfego para seu site ou site de comércio eletrônico e converter esse tráfego em clientes.

Há uma ampla gama de estratégias de marketing digital que a agência pode usar, como otimização de sites, publicidade paga por clique (PPC), publicidade em mídia social, marketing de conteúdo e muito mais.

Uma empresa de marketing digital também pode projetar ou redesenhar sua presença on-line e seu site e ajudá-lo a melhorar a experiência do cliente e do usuário.

Às vezes, uma empresa de marketing digital pode não oferecer todos os serviços, mas se especializar em apenas um ou dois, como SEO e marketing de mídia social, ou apenas marketing de conteúdo e mídia social.

Marketing direto

O marketing direto refere-se a mala direta, telemarketing, televendas, e-mail marketing e outras ações digitais personalizadas. Dentro do marketing direto inclui entregas de caixa de correio e publicidade de catálogo direto. Uma agência de marketing direto ajudará você a planejar sua campanha de e-mail marketing com criativos e ferramentas avançadas de mapeamento e, muitas vezes, também a executará para você.

Marketing de impressão

Se você estiver trabalhando em materiais impressos de publicidade e marketing, como folhetos e pacotes de vendas, vale a pena contratar uma agência de marketing impresso.

Eles se concentram especificamente em anúncios impressos, brochuras, folhetos, cartazes, expositores de produtos e catálogos. Muitas vezes, há um cruzamento entre empresas de marketing direto e marketing impresso, embora uma equipe de marketing impresso se concentre no aspecto criativo do material de marketing, em vez de distribuição.

Empresa de pesquisa de mercado

As empresas de pesquisa de mercado se concentram na coleta e análise de dados para ajudá-lo a elaborar sua estratégia de marketing. Eles se concentram na parte inicial do processo, desenvolver as perguntas e os tópicos que você deseja pesquisar, obter insights sobre seu público-alvo, executar a pesquisa e analisar os resultados. Eles também podem ajudá-lo a medir os resultados da campanha e prever o impacto das atividades de marketing no seu público-alvo.

Tipos de serviços que uma empresa de marketing fornece

Serviços de SEO

Uma agência de marketing digital geralmente oferece serviços de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) para as empresas para ajudá-las a melhorar a visibilidade de seu site, marca e produtos online.

Na superfície, SEO é um conceito bastante simples, você faz alterações em seu site para torná-lo mais atraente para os mecanismos de pesquisa para palavras-chave específicas, para obter classificações mais altas.

Quanto mais próximo você estiver do topo dos resultados de pesquisa, mais pessoas verão seu site, o que gera mais conversões e, por fim, mais receita.

No entanto, a execução do SEO é incrivelmente complexa (graças aos algoritmos do Google em constante mudança). É aí que uma agência realmente agrega valor.

As melhores agências de SEO começam com uma auditoria abrangente de SEO para ver onde você está agora, quais estratégias estão funcionando, áreas fracas e oportunidades de melhoria. Eles analisarão o conteúdo e a arquitetura do site e o desempenho de SEO de seus concorrentes.

Armado com esses dados, a agência de SEO delineará as estratégias mais eficazes para ganhar força e direcionar tráfego de melhor qualidade para seu site. Eles também realizarão pesquisas aprofundadas sobre as palavras-chave certas para seu público-alvo e otimizarão cada página do seu site para o posicionamento ideal das palavras-chave.

Uma boa agência também criará conteúdo e links de qualidade (por meio de métodos de White Hat) para aumentar sua autoridade e classificação de confiança nos mecanismos de pesquisa.

Por fim, uma ótima agência de SEO usará análises e relatórios para refinar sua estratégia e garantir que ela sempre forneça o máximo de conversões do tráfego e o importante retorno do investimento.

Os tipos de serviços de SEO que as boas agências oferecem incluem:

Gerenciamento de PPC

A publicidade paga por clique , ou publicidade PPC, é um tipo de publicidade on-line em que os anunciantes pagam toda vez que um usuário clica em seu anúncio.

Os anúncios PPC (tráfego pago) podem aparecer em páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (como Google Ads ou Bing Ads), feeds de mídia social, páginas da web e aplicativos.

Uma boa empresa de marketing PPC deve oferecer os seguintes serviços:

  • Google AdWords
  • Google Shopping
  • Bing Ads
  • Remarketing

Páginas de destino personalizadas

Aqui está a coisa: a publicidade PPC exige muito esforço, tempo e habilidades. Então, se você quer que sua campanha de PPC ganhe, você precisa trabalhar com uma agência que cuidará dos mínimos detalhes, como:

  • Eliminando palavras-chave de baixo desempenho
  • Ajustando a copy do anuncio
  • Criando uma landing page de alta conversão
  • Reduzindo seu custo por clique

Publicidade nas redes sociais

A publicidade de mídia social é uma estratégia de marketing digital em que você paga por anúncios para segmentar seu público em plataformas de mídia social, incluindo Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, YouTube, Pinterest e muito mais.

Diferentes plataformas de mídia social têm suas próprias ferramentas e recursos para ajudar seus anunciantes a obter o melhor de seu orçamento de anúncios. As estratégias eficazes de marketing de mídia social variam de acordo com a natureza do seu negócio e quais plataformas são mais adequadas para atingir seu público-alvo.

Esses esforços de marketing devem sempre fazer parte do quadro geral, que é a mensagem geral da sua marca e o plano de marketing digital. Quando direcionada corretamente, a publicidade em mídia social pode gerar conversões e vendas incríveis com um custo por aquisição notavelmente baixo.

Uma boa empresa de marketing criará estratégias para suas campanhas de publicidade social, gerenciará o criativo do anúncio, a segmentação e os gastos com anúncios e os otimizará como parte de seu plano geral de marketing.

Quais são as vantagens de contratar uma Agência de Marketing Digital?

1 – As agências de marketing economizam tempo e dinheiro.

A realidade é esta: o marketing digital não é um trabalho de uma pessoa só. É uma disciplina multifacetada que abrange marketing de mecanismos de pesquisa, SEO, publicidade em mídia social, marketing de conteúdo, e-mail marketing, análise e muito mais.

Tentar fazer isso sozinho, ou mesmo com uma pequena equipe interna, é uma tarefa difícil. E tentar economizar dinheiro fazendo isso internamente é uma falsa economia.

Sem as habilidades e ferramentas certas, pode acabar custando mais tempo e dinheiro a longo prazo. Os proprietários de pequenas empresas lutam para executar campanhas de marketing com consistência e sucesso.

Rastrear e otimizar campanhas de tráfego pago pode consumir horas do seu dia. Mesmo com todas as ferramentas de automação disponíveis, você precisa gastar tempo aprendendo o funcionamento interno do Google Ads se quiser ver os resultados. Para muitos proprietários de pequenas empresas, esse é o tempo que pode ser melhor gasto em outro lugar.

Você pode realmente economizar dinheiro ao contratar uma agência de marketing.

Uma boa agência de marketing terá o conhecimento profissional, experiência e ferramentas para comercializar seus produtos ou serviços de maneira comprovada, dando-lhe uma vantagem inicial para obter os resultados desejados. Ao mesmo tempo, eles saberão como otimizar soluções, como anúncios no Facebook, campanhas PPC ou até na criação do seu site, para extrair o máximo do seu orçamento de marketing.

2 – As agências de marketing têm uma gama mais ampla de habilidades.

Nem todas as empresas (especialmente nem todas as pequenas empresas) podem se dar ao luxo de ter profissionais de marketing com experiência em tempo integral, analistas de dados, redatores de conteúdo, profissionais de marketing de mídia social ou outros especialistas em sua equipe de marketing.

No entanto, se você optar por trabalhar com uma empresa de marketing, terá acesso a uma ampla gama de habilidades e experiências, dependendo do que precisa naquele momento específico, sem precisar contratá-los em tempo integral. Em vez de contratar um profissional de marketing geral para o seu negócio, contratar uma agência de marketing experiente significa que você tem uma equipe inteira de especialistas digitais à disposição.

Por exemplo, você já tentou obter o máximo desempenho de sua campanha de anúncios do Facebook?

Não é fácil! Uma agência de publicidade do Facebook não apenas possui habilidades adquiridas ao trabalhar com diferentes clientes, mas também concluiu um treinamento dedicado ao Facebook para garantir que esteja atualizado com todas as alterações e novas ferramentas. Você pode dizer o mesmo sobre sua equipe interna?

3 – Você pode aumentar ou diminuir dependendo das necessidades

Você não precisa se comprometer a contratar profissionais de marketing digital em tempo integral, com uma agência digital, você pode aumentar ou diminuir dependendo das campanhas que está planejando. Se você está prestes a lançar um novo produto e precisa de ajuda para impulsionar sua campanha, pode contar com uma agência para fornecer recursos e experiência para implementar a campanha.

4 – As agências de marketing trazem uma perspectiva de fora

Muitas vezes, é difícil ter uma perspectiva sobre o que é certo para o seu negócio quando você está muito perto. Mas as agências são especialistas na área e muitas vezes podem aplicar seus conhecimentos e ver o que é melhor para o seu negócio do ponto de vista externo.

Uma agência trará diversos insights de uma ampla gama de indústrias e negócios, o que lhe dá acesso a visão e ideias que de outra forma nem estariam no radar. Uma perspectiva externa pode dar a você um ângulo totalmente novo para analisar seus negócios, seus objetivos e sua estratégia de marketing digital.

5 – As agências de marketing conhecem e têm acesso às mais recentes tecnologias e ferramentas.

Investir no melhor software e tecnologia de marketing tem um preço alto. Sem mencionar o tempo e a energia necessários para descobrir como usar as ferramentas de forma eficaz e garantir que você obtenha o melhor retorno do investimento.

Uma boa agência de marketing traz para você muitas das ferramentas obrigatórias do setor, sejam análises, sistemas de gerenciamento de conteúdo, ferramentas de SEO e muito mais. Assim, você ganha acesso à melhor tecnologia do mercado, além de pessoas que sabem usá-la!

6 – Mantenha a eficiência entre sua equipe interna


Em vez de contratar um profissional de marketing interno ou confiar em outras pessoas que não conhecem suas práticas de marketing, contratar uma agência de marketing tira a pressão de seus ombros e garante que seus recursos internos possam fazer o que fazem de melhor.

7 – Uma empresa de marketing inicia suas campanhas rapidamente

O tempo é sempre um fator na implementação de campanhas. A realidade é que as coisas se movem rápido no mundo digital e, se você não se mover rápido também, perderá para seus concorrentes.

Uma agência está preparada para se mover rapidamente. Eles têm processos, pessoas e ferramentas para executar campanhas sob demanda. É do interesse deles se mover rápido, eles têm sucesso quando você tem sucesso, então quanto mais rápido eles puderem se mover, mais rápido você poderá ver os resultados.

Por que contratar uma Agência de Marketing Digital?

Se resume a isso:

Muitos empresários simplesmente não têm ninguém em sua equipe interna que possa dedicar exclusivamente o tempo necessário para obter resultados brilhantes com o marketing digital de uma maneira rápida. Isso pode significar melhorar as classificações de pesquisa do seu site, gerar mais conversões on-line, aumentar as vendas de da loja virtual e muito mais.

Mesmo que sua equipe consiga obter resultados incríveis em uma campanha de marketing, ela também precisa ficar por dentro de todas as tendências atuais, melhores práticas, algoritmos do Google e regras do Facebook (Meta) para repetir esse sucesso a longo prazo.

Uma agência de marketing digital faz exatamente isso. Seja para pequenas empresas ou grandes negócios, eles trabalham com proprietários de empresas e gerentes de marketing para fornecer e executar planos de marketing exclusivos que tornarão o negócio mais visível e mais lucrativo.

Com sua própria agência de marketing, você obtém conhecimento e experiência instantâneos, estamos falando de habilidades profundas que raramente são possuídas pelos membros de sua equipe. Isso porque uma equipe de agência é inteiramente dedicada a conhecer as tendências atuais e futuras que impactam nos resultados digitais. Eles não precisam ser especialistas em seu negócio, esse é o seu trabalho. O trabalho deles é fornecer recomendações e estratégias que ajudarão você a atrair o público certo no momento certo e transformá-los em clientes.

Como encontrar a agência de marketing digital certa

Passo 1: Quais informações você precisa saber antes de procurar uma agência de Marketing

O primeiro e mais importante passo ao contratar uma agência de marketing parceira é descobrir o que você realmente precisa. Faça uma auditoria completa do seu status atual e onde estão os pontos fracos. Quais habilidades estão faltando? Como uma agência de marketing pode agregar valor à sua empresa?

Seja específico.

Descreva metas de negócios mensuráveis ​​que você deseja alcançar com sua agência de marketing. Podem ser metas de vendas, metas de conversão ou metas de conscientização, ou uma combinação das três.

Por exemplo:

  • Quero aumentar o tráfego orgânico do nosso site em X%.
  • Quero gerar X conversões para nossa campanha do Dia dos Pais.
  • Quero aumentar as vendas online em X%

Sempre que possível, inclua sua equipe interna na conversa para obter a perspectiva deles.

Compreender suas metas e necessidades específicas o ajudará a escolher a agência de marketing certa e também a medir o sucesso do relacionamento com a agência enquanto vocês trabalham juntos. Mais importante ainda, garantirá que ambos os lados desta parceria tenham expectativas claras sobre exatamente quais são os objetivos desde o início.

Passo 2: Busque referências e considere a experiência do setor

Você tem colegas que usaram boas agências no passado? O boca a boca geralmente é a melhor maneira de encontrar uma boa agência.

Busque referências de empresas com objetivos ou necessidades de marketing semelhantes e faça uma lista das agências que parecem ser uma boa combinação.

Fale sempre com as referências. Entre em contato com os clientes atuais e anteriores da agência para saber mais sobre sua experiência com essa agência.

  • Eles tinham uma relação de trabalho saudável?
  • Eles entregaram o que se propuseram?
  • Houve algum obstáculo ou pontos de atrito a serem observados?

Se houver uma empresa de marketing focada no seu setor, saiba mais e peça referências.

Passo 3: Faça uma lista pequena

Depois de identificar várias empresas de marketing que atendem às suas necessidades, faça uma lista restrita.

Crie uma solicitação formal de proposta, que permite coletar informações importantes sobre suas agências pré-selecionadas para que você possa selecionar aquela que melhor atende às suas necessidades.

Na solicitação formal de proposta, descreva seu projeto, metas de marketing e quaisquer solicitações específicas.

Inclua todas as perguntas que você deseja que suas agências em potencial respondam, sobre sua experiência, plano, cronograma, estrutura de preços e taxas, termos do contrato, membros da equipe etc.

Etapa 4: verifique seus estudos de caso e presença online

Como a agência se comercializa na web? Este é um sinal claro de que eles são tão bons quanto dizem que são.

Se uma agência oferece serviços de marketing de SEO, mas não classifica as palavras-chave de marketing digital, pode ser um mau sinal. Da mesma forma, se eles oferecem marketing de mídia social e mal postaram no Facebook ou Instagram, sua credibilidade pode estar em questão.

Você quer contratar uma agência de marketing que anda a pé.

Peça para ler depoimentos e histórias de sucesso da agência em potencial. Isso lhe dará uma ideia das habilidades e experiência que eles têm, bem como eles abordam diferentes desafios e objetivos.

Verifique as avaliações online também. Uma empresa de marketing respeitável não tentará esconder seus comentários online, na verdade, eles estarão disponíveis e a agência tem que ter orgulhos deles. Portanto, se você não conseguir encontrar comentários de clientes anteriores, considere isso um sinal de alerta.

Etapa 5. Procure química

A química é subestimada. Você quer trabalhar com uma equipe que “pega” você e sua empresa. Se você pode confiar que eles entendem seus objetivos e necessidades, você pode confiar que eles farão um bom trabalho em atingi-los.

A boa notícia é que hoje em dia você não precisa conhecer seu time cara a cara para saber se eles são uma boa opção.

Conheça-os em uma videoconferência e descubra seus processos, estratégias e tenha uma ideia da maneira como eles fazem negócios.

Você fala a mesma língua, ou eles estão falando grego?

Você recebe uma boa vibe deles?

Se você estiver escolhendo entre algumas agências diferentes, preste atenção em como você se sente no final das primeiras reuniões, pois isso pode ser o que pesa na balança.

Sinais de alerta a serem observados ao escolher uma agência

Comunicação pobre

Má comunicação ou tempos de resposta lentos são uma grande bandeira vermelha. Você nunca deve ter que perseguir uma agência ou sentir que eles estão evitando você.

Desde o primeiro olá, você deve saber o que vai receber da agência. Isso significa que eles devem ser abertos e transparentes sobre prazos, entregas, relatórios e seu principal ponto de contato.

Se isso não estiver claro, você deve ser cauteloso.

Procure por pequenos sinais. Eles sempre se atrasam para as reuniões? Eles cancelam as reuniões no último minuto ou não respondem aos e-mails?

Isso mostra que eles não valorizam seu tempo nem priorizam a comunicação aberta.

Estar ciente desde o início de seu estilo de comunicação pode economizar muito tempo e aborrecimentos no caminho.

Preço muito barato

Todo mundo adora uma pechincha, mas quando se trata de uma agência parceira, mais barato não é a melhor opção.

Embora você pague menos adiantado, não verá os resultados desejados. Na verdade, se uma empresa de marketing é muito barata, geralmente é um sinal de que ela corta custos ou usa táticas obscuras para tentar entregar os resultados desejados.

Isso significa que os resultados obtidos não serão sustentáveis ​​ou podem levar a problemas no futuro. Por exemplo, eles podem usar táticas de SEO black hat que trazem resultados rápidos, mas levam seu site a ser penalizado mais tarde. Essas penalidades podem ser caras e complicadas de corrigir.

Resumindo, não vale a pena.

Não é bem comercializado

Você realmente quer uma empresa de marketing que nem consegue se comercializar bem?

Quando você escolhe uma agência parceira que se comercializa bem, é isso que você pode esperar para o seu negócio.

Procure por alguns sinais indicadores:

  • Existe marketing de conteúdo bem escrito e envolvente?
  • A mídia social deles atrai você?
  • Eles são visíveis na pesquisa?

Outras coisas a procurar são parcerias. Procure as parcerias que importam para o seu negócio:

Eles têm parcerias com plataformas de comércio eletrônico como Shopify ou Woocommerce?

Eles são um Parceiro Premier do Google?

Em última análise, as parcerias mostram que eles estão comprometidos em ser os melhores.

Má retenção de clientes

Se uma empresa de marketing não consegue manter os clientes, há algo suspeito acontecendo. Embora os clientes mudem de agência de tempos em tempos, uma baixa taxa de retenção de clientes significa que a agência não está entregando.

E esse é um parceiro de marketing que você não quer?

Obviamente, uma empresa de marketing não promoverá sua taxa de retenção de clientes se for ruim, mas há algumas coisas a serem observadas:

Verifique suas contas de mídia social, incluindo contas do LinkedIn e do Facebook. Existem muitos endossos e comentários positivos de clientes?

Pergunte aos seus pares. O setor de marketing é muito unido, portanto, se uma empresa de marketing tem uma má reputação, não demorará muito para descobrir.

Olhe para os comentários do Google. Eles têm críticas principalmente positivas? Os clientes ainda estão trabalhando com eles?

Seu futuro parceiro

Encontrar o futuro parceiro de marketing certo para sua empresa leva tempo e esforço, mas vale a pena quando você encontra a combinação certa.

O mais importante é descobrir o que você precisa e confiar em uma empresa de credibilidade e resultados. Faça uma busca empresarial, esclareça seus objetivos e saiba quais serviços você realmente precisa.

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