Como aumentar o tráfego no site? Veja como aumentei o número de visitantes

“Eu preciso aumentar o tráfego do meu site urgente” “Como aumentar o tráfego no site?”. Talvez essas tenham sido as frases que mais li em meu e-mail nos últimos dias. É óbvio que, no contexto atual, os acessos em lojas virtuais, redes sociais de empresas e blogs estão em alta. O mundo todo está conectado na internet! Porém, muita calma! Eu vou te ensinar não só como o aumentar o tráfego do seu site, mas sim aumentar o tráfego de qualidade no seu site.

“Mas, peraí, tráfego não é sempre importante? Que papo é esse de tráfego de qualidade?”

 

Vamos lá, vou te explicar: muitos profissionais de marketing (ou você mesmo, dono de uma empresa que administra o próprio site), estão ansiosos para terem mais pessoas em seu site e, consequentemente, vender mais online… Mesmo que a taxa de conversão do site esteja em 5%…

Prestem bastante a atenção, eu não estou dizendo que você não deve se preocupar em aumentar o tráfego do seu site. Mas, dependendo do objetivo final do seu site, o seu foco deve mudar ou estar alinhado com outras ações. Qual intuito do seu site? Capturar mais leads? Vender? Somente atrair usuários para ler seus posts? Cada objetivo terá um foco diferente. 


Parece difícil? Mantenha a calma, respire. Eu vou te ajudar. Montei um checklist para você aumentar e melhorar seu tráfego. Ou seja, ter tráfego útil em seu site!

 

1 – Defina o foco do seu site

Aqui na Cia, por exemplo, eu tenho essa preocupação mensal de como aumentar o tráfego em relação ao mês anterior. Entretanto, junto com a elevação do número de usuários, me preocupo em aumentar a conversão do meu site.

Por exemplo, no último mês além de conseguirmos aumentar a quantidade de usuários no site, aumentamos a nossa conversão, isso quer dizer que, mais usuários entraram em contato e recebemos mais solicitações de orçamentos. Resultado: nosso número de vendas aumentou!

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Isso porque o foco do nosso site é capturar o lead, vender e fidelizar o cliente. Então, eu sempre quero a interação do usuário em nosso blog. Ofereço e-books sobre marketing digital, infográficos sobre SEO e informações úteis para você.

Então, além de ter atraído você para o meu site, através de um e-mail ou da busca orgânica. Eu quero que você se interesse mais pelos meus conteúdos e converta em alguma Landing Page de material rico ou formulário. Utilizando um layout atrativo e oferecimento de materiais ricos, conseguimos aumentar o número de usuários e também a conversão. 

Além de levar o usuário para o seu site, você quer mantê-lo para comprar o seu produto, não é mesmo? É sobre isso que estou falando! Ficou mais claro agora?

E como vamos fazer isso? Segue no checklist!

 

2 – Tenha títulos atrativos 

O primeiro contato do usuário com o conteúdo acontece antes mesmo dele entrar na página do post. Concorda?

Bom, caso não, vou te dar um exemplo que vai ficar mais claro: você está nesse conteúdo pois o encontrou no Google, chegou através de alguma rede social ou e-mail, certo? Você se interessou pelo meu conteúdo antes mesmo de entrar nele. Você leu o título e ele te convenceu que será útil, não foi?

É aí que está a importância de criar títulos atrativos, os chamados ‘títulos que convertem’, a famosa copy.E mais uma vez, muita atenção. Eu estou falando sobre todos os lugares em que seu post precisará ter título, isso inclui: SERP (pesquisa do Google), título do blogpost, título do e-mail em que será divulgado, etc.

E por favor, não desconsidere ou ache esse tópico menos importante. Eu já aumentei em 15% as minhas visitas só com a mudança do título do meu post na SERP.

 

3 – Produza conteúdo relevante

“Conteúdo é a base de tudo, produza sempre mais!” Eu vejo cada vez mais blogs reforçando a ideia de que tudo se baseia em conteúdo e de certa forma não discordo deles. Desde que esse conteúdo seja relevante. Assim como no tráfego para conteúdo a ideia é a mesma: a quantidade não vence a qualidade.

Uma vez me disseram: o bom conteúdo é aquele que você compartilha com alguém. E isso é a mais pura verdade. Pense nas vezes que você encontrou um conteúdo interessante, seja para entretenimento ou para se informar, aposto que compartilhou em suas redes sociais ou com seus amigos. O conteúdo relevante atrai outros usuários através de indicações espontâneas. 

Além disso, conteúdo relevante soluciona o problema do usuário e se você está resolvendo a dor de alguém, provavelmente ela converterá em seu site.

Repare que estou sempre batendo nessa tecla: aumentar tráfego no site e conversão devem caminhar juntos! 
4 – Ofereça o conteúdo em diferentes formatos

Já ouviu toda aquela história sobre a experiência do usuário deve estar em primeiro lugar? Pois, toda vez que ouvir, preste muita atenção nela! É muito importante!

Oferecer o conteúdo em diferentes formatos é entender os diferentes perfis de usuários presentes no site. Um bom conteúdo pode ser oferecido em diferentes formatos: texto, vídeo, áudio. É o chamado conteúdo transmídia.

A sua persona pode estar em um dia em que ela prefira escutar um podcast, enquanto outra tem mais facilidade em aprender com vídeos e um não perde uma boa leitura por nada.

É a mesma persona, com hábitos diferentes. Entenda isso. Produza conteúdo em diferentes mídias.

5 – Divulgue o conteúdo em diferentes canais

Após produzir um conteúdo, direcione-o para os principais interessados: o seu público. Não estou falando somente do público do seu site. Provavelmente, você tem seguidores no Instagram, Linkedin e Facebook que nunca acessaram o seu site.

O conteúdo relevante leva novas pessoas a conhecerem o seu trabalho. O mais importante nesta etapa é saber se comunicar com o público de cada rede social. Um bom conteúdo divulgado de maneira incorreta, não terá a visibilidade merecida.

Lembra daquela história sobre o primeiro contato do leitor com seu texto é antes dele entrar no seu site? Pois é! A divulgação deve chamar a atenção dele. Você não vai se comunicar no Instagram, da mesma forma que se comunica no Linkedin. São públicos diferentes. Em cada rede social o usuário está procurando algo específico.

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Pense: você procura por novas oportunidades de trabalho no Linkedin ou no Instagram? Você procura por um conteúdo engraçado no Instagram ou no Linkedin? Ficou mais claro, não é mesmo? 

 

Seguindo o checklist: é certo que vou aumentar as visitas no meu site?

Eu sei que você deve estar ansioso para aumentar o tráfego do seu site e todos nós estamos. E, consequentemente, você não quer perder seu tempo em estratégias e ações que só vão te consumir tempo, não é mesmo?

O que eu posso te adiantar é que: depois que montei esse checklist, desde Agosto de 2019 o tráfego do meu site não para de crescer. Sendo que no mês de início da pandemia, em Março de 2020, foi o mês em que ele recebeu mais acessos.

O importante é ter foco na estratégia e saber onde quer chegar, eu poderia muito bem só me preocupar com o tráfego e divulgar insistentemente o meu conteúdo. Mas seria um tráfego pouquíssimo direcionado e que reduziria a minha conversão para 5%… Desculpa, mas não quero isso no meu site. Imagino que você também não queira somente aumentar os visitantes do seu site sem ganhar nada com isso. Mas que, consequentemente, com o aumento do tráfego você aumente suas vendas, certo? Então estamos falando a mesma língua!

 

É bom pagar para aumentar as visitas do meu site?

Pagar para aumentar as visitas do seu site é um investimento que a curto-prazo irá solucionar o seu problema. Mas, pense que: você estará pagando por cada usuário que visitar o seu site através dos anúncios.

É uma ação rápida, porém, muito mais cara e exige um esforço muito maior para a conversão. Isso porque se o usuário entrar em seu site, visitar as páginas e sair sem converter, você apenas perdeu dinheiro.

Não estou falando para não utilizar o anúncio, mas essa é uma estratégia interessante apenas quando for alinhada com as ações de tráfego orgânico. Estratégia de tráfego pago, sozinha, não funciona.


Ressalto que uma estratégia bem interessante é utilizar os anúncios do Google enquanto o SEO não estiver estruturado. Após isso, somente com tráfego orgânico o seu site conseguirá se manter nas primeiras posições do Google, sem pagar nada. Ficou confuso? Vou dar um exemplo bem legal no próximo tópico.

 

Otimização SEO para aumentar as visitas do site e gastar menos: veja o case

O tráfego pago é bem simples: se você paga, você estará nas primeiras posições, independentemente da qualidade do seu conteúdo. Bom, com o tráfego orgânico não é bem assim… Você só fica nas primeiras posições se o seu conteúdo for relevante e se manter útil para os usuários.

Eu, particularmente, acho a briga pelas primeiras posições orgânicas mais justa e honesta com os próprios usuários. Não quero que o Google me indique um conteúdo só porque o dono do site pagou mais. Quero um conteúdo bem avaliado pelo algoritmo da plataforma e pelos outros visitantes que já acessaram o site. E é assim que funciona o SEO.

Em um site sobre vagas para engenheiro civil, realizamos um trabalho de SEO em que já existia o investimento em anúncios do Google anteriormente. Ao iniciar as otimizações para conseguir mais posições orgânicas no Google, o tráfego pago foi diminuindo ao longo do tempo, de forma que o tráfego orgânico foi sustentando o site sozinho. Sendo assim, hoje o site gasta muito menos em anúncios pagos e o site cresceu em visitas totais, graças ao SEO. 

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Aumente o tráfego do seu site!

Bom, chegamos ao fim de mais um post. Espero que tenha gostado das dicas e que esse checklist aumente o número de visitas no seu site.

Imagino que após aumentar as visitas do seu site, você queira aumentar as vendas, não é mesmo? Por isso, vou deixar esse conteúdo muito legal para você sobre como aumentar suas vendas online.

Não há fórmula mágica para aumentar tráfego ou vendas no site, o Marketing Digital está em constante mudança. Cabe a nós, nos atualizarmos sempre. O estudo é essencial. Entretanto, existem sim boas práticas e técnicas para obter o sucesso.  Vale ressaltar que mais importante do que gerar mais tráfego, você deve se preocupar em capturar mais leads para sua empresa.

Até a próxima!

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