O que é uma campanha de marketing digital e como criar uma?

tonicampos Por tonicampos em 25 agosto, 2021 ~ 9 minutos de leitura
O que é uma campanha de marketing digital e como criar uma?

Vou supor que você já tenha interagido com as campanhas de marketing digital de uma empresa antes. Você pode ter visto anúncios digitais , conteúdo de blog , e-mails , vídeos … e provavelmente muito mais. 

Todas essas coisas podem fazer parte da sua própria estratégia de marketing digital, então vou dizer como usar os recursos da sua empresa para criar um plano de campanha de marketing digital que realmente funcione.

Mas como você define uma campanha de marketing digital? Vamos falar sobre isso primeiro. 

O que é uma campanha de marketing digital?

Uma campanha de marketing digital é uma série de estratégias promocionais online que visam aumentar a presença online e / ou offline da sua empresa .

Uma campanha de marketing digital pode incluir estratégias pagas e não pagas. Normalmente, as estratégias de marketing não pagas são chamadas de “orgânicas”, enquanto as estratégias pagas envolvem algum nível de gasto ou investimento. 

Algumas estratégias comuns que você encontrará em um plano de campanha de marketing digital são:

Você ouvirá mais sobre essas estratégias daqui a pouco. 

Coração Cia Web Sites

Nós formamos

Parcerias de longo prazo

Mais de 90% dos clientes Cia Web Sites continuam a fazer parceria conosco no segundo ano de sua campanha.

Fale conosco hoje!Botão Cia Web Sites

Geralmente, o objetivo de suas campanhas de marketing digital é expandir seus negócios, mas como você faz isso varia de empresa para empresa.

Algumas empresas podem querer aumentar o tráfego do site, enquanto outras podem ver as conversões como um indicador-chave de desempenho (KPI) mais valioso . 

Aprenda insights de marketing digital com os especialistas da Cia Web Sites

Nossa biblioteca de guias gratuitos pode ajudá-lo a planejar sua próxima estratégia de marketing digital.

Baixe um E-Book GRÁTIS!

Como criar seu plano de campanha de marketing digital

Você não deve criar uma campanha de marketing online sem antes fazer um plano. Planejar suas campanhas pode não ser tão glamoroso quanto lançá-las, mas é definitivamente tão importante. 

Um plano ajuda a orientar sua estratégia para que tudo o que você fizer esteja alinhado com sua marca e seus objetivos. Você não quer acabar com uma campanha desarticulada que ultrapassa o seu orçamento, quer? 

Eu acho que não. 

Vou começar com o básico .

1. Decida se vai contratar uma agência ou trabalhar internamente

Você prefere que seu marketing seja administrado por uma agência externa ou por uma equipe interna? Ou uma pequena equipe interna seria melhor complementada pelos serviços de uma agência?

Cada escolha tem seus prós e contras. 

Com uma agência, alguns dos profissionais são a experiência de trabalhar em muitas campanhas, o acesso a software e ferramentas que podem custar muito dinheiro à sua empresa e a capacidade de adicionar facilmente novos serviços sem ter que treinar ou contratar alguém novo. 

Por outro lado, alguns contras são que a agência pode não estar perto de sua localização e você pode não ter tanto controle sobre as tarefas do dia-a-dia de sua estratégia. 

Honestamente, porém, uma boa agência terá muitos processos em vigor para mantê-lo informado, incentivar o feedback e mostrar exatamente como seu orçamento está gerando resultados. 

Os benefícios de uma equipe interna incluem acessibilidade (já que são funcionários diretos), controle total sobre a estratégia e foco 100% no seu negócio. 

Mas ir internamente pode custar muito tempo e recursos, como custos de software, salários de equipe e treinamento. E a experiência é limitada a quem você contrata, portanto, expandir para um novo canal de marketing pode exigir mais treinamento ou recrutamento.  

Se você contratar uma agência, a maioria das etapas que abordarei pode ser realizada pela equipe da sua agência. Mas é útil saber sobre eles, no entanto. 

2. Compreenda o seu negócio

Você está tomando notas? 

A maioria das empresas deseja que o público os veja de uma maneira específica. A marca pode ajudar nisso.

Conheça sua marca

A sua marca é muito mais do que o seu logotipo e as cores que usa no seu site, embora sejam muito importantes.

Sua marca também inclui a personalidade ou o tom de sua empresa. Independentemente de como você descreveria sua empresa, certifique-se de comunicar-se com esse tom em todos os seus canais de marketing. 

Identifique suas propostas de venda exclusivas

Além do seu tom, você deve estar ciente do que torna sua empresa diferente de todas as outras empresas. 

Se você estiver tendo problemas para elaborar suas propostas de venda exclusivas, pergunte-se por que alguém deveria lhe dar o dinheiro ganho com tanto esforço. Por que seu negócio é melhor do que o resto?

Pode ser que sua loja de película residencial faça sua própria película, ou sua empresa de encanamento garanta serviço a qualquer hora do dia. 

Ajuste sua segmentação por público-alvo 

O objetivo do marketing digital não é lançar uma rede ampla e esperar que algumas das pessoas que veem suas campanhas se tornem seus clientes. Estamos aqui para atingir um público específico, então há uma melhor chance de seus esforços serem vistos pelas pessoas certas. 

Criar personas pode ajudar a dar uma cara às pessoas que já investiram em seus produtos ou serviços. 

Quem normalmente interage com sua empresa, seja online ou pessoalmente? O que gostam de fazer nas horas vagas? Que tipo de informação eles procuram?

Se o seu público consiste em profissionais do seu setor, provavelmente você não precisa criar conteúdo para iniciantes. Isso funciona do outro jeito também. 

Se você é um eletricista, por exemplo, o consumidor médio não entenderá o jargão da indústria. E por que eles precisam? Eles estão contratando você, então não precisam ser especialistas. Você terá que manter suas campanhas simples e se esforçar para explicar qualquer coisa complexa. 

Antes de passar para a definição de metas para sua campanha de marketing online, gostaria apenas de abordar que é importante compreender o seu cenário. 

Analise as campanhas de marketing digital dos concorrentes

Passe algum tempo fazendo uma análise da concorrência, incluindo uma análise competitiva, para entender melhor os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que cercam seu negócio. Você não vai se arrepender de ter obtido esse conhecimento. 

E para definir metas de campanha! E também o seu orçamento!

3. Defina seu orçamento e metas

Por que você está investindo seu tempo e seu dinheiro em uma campanha de marketing digital? Você está tentando gerar mais tráfego para o site? Você quer aumentar as vendas? 

Cada empresa precisa de um conjunto exclusivo de metas que direcionam as decisões de campanha. 

Para uma empresa baseada em serviços, convém se concentrar no aumento de leads qualificados e chamadas telefônicas. Um negócio de comércio eletrônico pode ser melhor se concentrar em vendas . 

Você pode dividir essas metas gerais em KPIs menores e mais específicos. 

O método de metas SMART pode ajudá-lo a descobrir quais metas sua empresa pode realmente atingir. SMART significa: específico, mensurável, atingível, relevante e oportuno

Se você já fez marketing digital antes, pode dar uma olhada nas campanhas anteriores para descobrir um benchmark para sua nova estratégia.

4. Escolha seus canais

Ok, é hora de marketing rápido. Definindo seis canais populares de marketing digital.

É hora de aumentar o nível de suas vendas

É hora de aumentar o nível de suas vendas

Nossa longa lista de serviços ajuda você a agitar seu setor e aumentar as métricas mais importantes, como as vendas.

NOS ÚLTIMOS 5 ANOS , GERENCIAMOS MAIS DE 11,5 MILHÕES DE TRANSAÇÕES EM NOSSA BASE DE CLIENTES.
Faça uma proposta! Ícone botão CIA

  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)Otimize seu site para que apareça em mecanismos de pesquisa como Google e Bing.
  • Publicidade digitalpagar para que seu conteúdo apareça online em locais como mecanismos de pesquisa, canais de mídia social e outros sites.
  • Marketing de conteúdocriar materiais como postagens em blogs, vídeos, infográficos e guias para responder às perguntas das pessoas online
  • E-mail marketingenvio de mensagens de e-mail direcionadas ao seu público para transformar assinantes em clientes
  • Marketing de mídia socialcuradoria, criação e compartilhamento de conteúdo pago e orgânico em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest. 
  • Criação do sitegarantir que seu site funcione bem, seja fácil de navegar e tenha uma boa aparência, criando uma boa experiência do usuário 

Escolha os canais que fazem mais sentido para você. Você não tem que fazer todos eles. Você quer estar onde seu público está e fazer o que funciona para seus objetivos e seu orçamento. 

5. Crie e lance o conteúdo da sua campanha de marketing digital

Esta será uma seção curta. 

Você passou muito tempo pesquisando e fazendo seu plano de campanha de marketing digital. Você não pode pular o processo de criação .

Depois de escolher seus canais, faça mais pesquisas para descobrir qual conteúdo funciona melhor nesses canais (e para seu público). 

Assim que o conteúdo estiver pronto, coloque-o no mundo.

6. Revise seus resultados

Quer você tenha lançado um anúncio em vídeo, ampliado sua estratégia de SEO, criado uma conta no LinkedIn ou lançado um novo site, reserve um tempo para revisar o desempenho de sua campanha. 

Usando ferramentas como Google AnalyticsAhrefs ou até mesmo nossa ferramentas de SEO, você pode monitorar todas as suas campanhas e ver se estão atingindo as metas definidas anteriormente em seu plano de campanha. 

Lembre-se: a Internet muda com frequência. Se você ver alguns resultados não tão bons, faça alguns ajustes em sua campanha. 

Não considere isso um revés. Veja os resultados inesperados como uma oportunidade de aprender. O sucesso pode ser tão simples quanto ajustar a segmentação de seu público-alvo ou alterar ligeiramente o design do seu site.

E a parte mais importante de qualquer campanha de marketing online? Solte a sua criatividade! Não tenha medo de cometer erros. Assuma riscos criativos. Você sempre pode pausar uma campanha ou mudar as coisas se a sua ideia original NÃO FOI A ideia. 

Então, o que é uma campanha de marketing digital? Espero ter respondido, e muito mais. Se você tiver alguma dúvida, nos envie através de nosso contato. Adoraríamos respondê-los. 

Se você gostou deste post, reserve um segundo para se inscrever em nossa newsletter. Nós realmente ficaremos felizes isso!

Desejamos uma boa sorte em sua campanha de marketing digital!

Agende uma conversa com um especialista

Pronto para discutir o sucesso digital do seu negócio? Você quer que seu site seja uma ferramenta de geração de leads? Agende uma ligação de 30 minutos, para que possamos aprender mais um sobre o outro e determinar se somos adequados. Estamos ansiosos para ouvir de você.

Solite uma proposta
Arrow Chamada proposta