Veja como ficou o novo Google Analytics

Em um contexto de mudanças no comportamento dos consumidores, paralelo à uma necessidade maior de proteção de dados o Google apresentou o novo Google Analytics. Um dos grandes destaques da ferramenta intitulada Google Analytics 4 são as análises preditivas, que possibilitam prever oportunidades e ameaças nas campanhas.

Com o número de empresas migrando para o digital cada vez maior, é essencial contar com ferramentas que permitam analisar o público para entender as preferências e oferecer a melhor experiência. 

Por isso, estar antenado às mudanças em uma das ferramentas mais importantes do marketing digital é fundamental. Acompanhe o post para entender melhor as mudanças do novo Google Analytics.

O que é o novo Google Analytics?

O novo Google Analytics é uma reformulação de uma plataforma que já era um guia para os profissionais de marketing. Um dos principais objetivos apontados na elaboração da nova versão da ferramenta foi direcionar o foco das métricas para o usuário e não para o dispositivo, como vinha acontecendo na versão anterior. 

Acompanhar o ciclo de vida dos clientes se faz cada vez mais necessário e, com base nisso é que a ferramenta foi repaginada. Isso, porque essa se tornou uma peça chave para criar campanhas rentáveis, que façam valer a pena cada centavo investido. 

Por exemplo, faz toda diferença saber se um cliente acessou ou não o seu site antes de baixar seu aplicativo e fazer uma compra. Essas são informações cruciais para compreender como os clientes estão interagindo com a sua empresa e decidir o que fazer com base nisso.

Além disso, uma das novidades que encheu os olhos de muitos profissionais foi o maior detalhamentos das conversões realizadas no Youtube, que eram muito limitadas. Esse foi um ponto de reforço ao omnichannel, que combina experiências em canais diferentes.

Conversões de visualização engajada do YouTube em relatórios do Analytics

  

Vale lembrar que, sem dúvidas, o principal desafio enfrentado pela Google foram as intensas exigências de vários países no que diz respeito à segurança dos dados, que chegaram até a se tornarem leis, como a Regulamento Geral de Proteção de Dados (GPDR) na União Europeia a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

Como se trata de uma plataforma focada em fornecer dados sobre os hábitos dos consumidores, esse foi um ponto muito delicado na nova versão do Google Analytics.

Destaques da nova ferramenta

O novo Google Analytics está chamando a bastante a atenção com sua repaginação que traz insights mais inteligentes que serão capazes de prever ações dos clientes, por exemplo. Além disso a plataforma se mostra mais intuitiva e simplificada. Entenda mais sobre os maiores destaques que ela apresenta.

Análises preditivas 

O Google Analytics 4 traz um elemento muito forte para a Transformação Digital com as análises preditivas. Com o amparo de uma inteligência artificial, a plataforma fará a previsão de ações, oportunidades e demandas, com métricas como a Receita Potencial de um determinado público.

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Será possível configurar alertas sobre tendências significativas para o seu negócio. Com isso, será possível acompanhar possíveis aumentos de demandas para determinados produtos, por exemplo, uma vez que isso se baseia em padrões de necessidades dos clientes. 

Probabilidade de rotatividade no módulo de Análise

Maior integração com o Google Ads

Outro objetivo alcançado com a atualização do Google Analytics foi uma maior integração com o Google Adwords. Com ela, será possível criar anúncios ainda mais específicos e alinhados com a etapa em que o público se encontra. Assim, as possibilidades de ganho dos usuários de tais plataformas serão ampliados. 

Será possível criar e alimentar audiências específicas e incluir clientes que tracem os mesmos passos definidos nessas. Com isso, eles passarão a receber os conteúdos da etapa em que se encontra e, consequentemente, ao avançar na jornada, passará a integrar outra audiência. 

Relatórios com foco no ciclo de vida dos clientes 

Como dissemos anteriormente, um dos pontos principais nas mudanças que acompanham o Google Analytics 4 é o foco no acompanhamento do ciclo de vida dos clientes. Isso é o que permitirá ter uma visão mais ampla de como a empresa atrai seus clientes, os converte e os retém. 

A nova versão da ferramenta possibilita a criação de relatórios específicos para cada momento da jornada de compra em que o cliente se encontra. Com isso, será possível analisar de uma maneira mais completa e simplificada os insights referentes à cada momento do seu cliente. 

Rastreamento de eventos simplificado (sem códigos)

Uma tarefa que acabava sendo complexa para algumas pessoas era a configuração de tags, que envolvia códigos para que fosse possível o acompanhamento dos eventos. Com o novo Google Analytics isso muda, e essa tarefa passa a ser mais simples, sem a necessidade de adicionar códigos ou configurar o rastreamento. 

Controle de dados

Com o novo Google Analytics os profissionais de marketing contarão com uma nova abordagem no que diz respeito ao controle de dados. Com isso, poderão gerenciar com mais facilidade a forma com que os dados são coletados e retidos.

Nesse contexto, o controle também poderá ser usado para definir se os dados em questão serão usados apenas para fins de mensuração ou se serão usados para otimizar anúncios. 

Outra questão interessante foi o cuidado em modelar a plataforma de maneira que possa se adaptar a um futuro no qual cookies e/ou identificadores podem ser mais limitados. Para isso, a ferramenta deve preencher lacunas deixadas por bloqueadores, reduzindo o impacto causado pelos mesmos. 

Quais são os impactos da mudança?

Os impactos para as empresas e para os profissionais de marketing serão enormemente positivos, uma vez que a nova versão do Google Analytics possibilitará uma visão mais completa e detalhada do ciclo de vida dos clientes. Lembrando que tais análises são fundamentais para o sucesso de um negócio considerando o cenário cada vez mais competitivo em que nos encontramos.  

Outro grande benefício que a ferramenta oferece é a possibilidade de tomadas de decisões mais assertivas, baseadas nas análises de dados. As possibilidades de vendas serão ampliadas, por se tratarem de informações mais intuitivas e de fácil compreensão.

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Toni Campos

Toni Campos

Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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