Veja como ficou o novo Google Analytics
Em um contexto de mudanças no comportamento dos consumidores, paralelo à uma necessidade maior de proteção de dados o Google apresentou o novo Google Analytics. Um dos grandes destaques da ferramenta intitulada Google Analytics 4 são as análises preditivas, que possibilitam prever oportunidades e ameaças nas campanhas.Com o número de empresas migrando para o digital cada vez maior, é essencial contar com ferramentas que permitam analisar o público para entender as preferências e oferecer a melhor experiência. Por isso, estar antenado às mudanças em uma das ferramentas mais importantes do marketing digital é fundamental. Acompanhe o post para entender melhor as mudanças do novo Google Analytics.
Vale lembrar que, sem dúvidas, o principal desafio enfrentado pela Google foram as intensas exigências de vários países no que diz respeito à segurança dos dados, que chegaram até a se tornarem leis, como a Regulamento Geral de Proteção de Dados (GPDR) na União Europeia a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.Como se trata de uma plataforma focada em fornecer dados sobre os hábitos dos consumidores, esse foi um ponto muito delicado na nova versão do Google Analytics.
O que é o novo Google Analytics?
O novo Google Analytics é uma reformulação de uma plataforma que já era um guia para os profissionais de marketing. Um dos principais objetivos apontados na elaboração da nova versão da ferramenta foi direcionar o foco das métricas para o usuário e não para o dispositivo, como vinha acontecendo na versão anterior. Acompanhar o ciclo de vida dos clientes se faz cada vez mais necessário e, com base nisso é que a ferramenta foi repaginada. Isso, porque essa se tornou uma peça chave para criar campanhas rentáveis, que façam valer a pena cada centavo investido. Por exemplo, faz toda diferença saber se um cliente acessou ou não o seu site antes de baixar seu aplicativo e fazer uma compra. Essas são informações cruciais para compreender como os clientes estão interagindo com a sua empresa e decidir o que fazer com base nisso.Além disso, uma das novidades que encheu os olhos de muitos profissionais foi o maior detalhamentos das conversões realizadas no Youtube, que eram muito limitadas. Esse foi um ponto de reforço ao omnichannel, que combina experiências em canais diferentes.
Conversões de visualização engajada do YouTube em relatórios do Analytics
Destaques da nova ferramenta
O novo Google Analytics está chamando a bastante a atenção com sua repaginação que traz insights mais inteligentes que serão capazes de prever ações dos clientes, por exemplo. Além disso a plataforma se mostra mais intuitiva e simplificada. Entenda mais sobre os maiores destaques que ela apresenta.Análises preditivas
O Google Analytics 4 traz um elemento muito forte para a Transformação Digital com as análises preditivas. Com o amparo de uma inteligência artificial, a plataforma fará a previsão de ações, oportunidades e demandas, com métricas como a Receita Potencial de um determinado público.Será possível configurar alertas sobre tendências significativas para o seu negócio. Com isso, será possível acompanhar possíveis aumentos de demandas para determinados produtos, por exemplo, uma vez que isso se baseia em padrões de necessidades dos clientes.
Probabilidade de rotatividade no módulo de Análise