Marketing digital no e-commerce: importância e estratégias para mídias sociais

O comércio eletrônico cresceu muito nos últimos e ainda há muito dinheiro a ser ganho com vendas online. Então, não é surpresa que novas empresas surjam no digital todos os dias.

O comportamento do consumidor mudou, eles adoram a conveniência e economia das compras online, isso é um fato. As pessoas passam mais tempo na internet e compram produtos e serviços diariamente por ela, mas também estão mais exigentes e buscando pelas melhores opções disponíveis no mercado. 

Por esse motivo, se você está lutando para fazer o seu negócio crescer, continue a leitura e confira algumas dicas de marketing digital para aumentar (e muito!) o faturamento de seu e-commerce.

Existem algumas estratégias de marketing digital que precisam estar alinhadas e rodando de forma perfeita para que você alcance os resultados almejados, entre elas, um site otimizado para seo, blog, redes sociais… A seguir, detalharemos um pouco mais cada uma delas.

Blog para e-commerce

Um dos maiores desafios quando se trata de crescimento de um e-commerce é conseguir tráfego suficiente para o site.

Muitas empresas de comércio eletrônico dependem de anúncios pagos para gerar vendas, mas isso é caro e reduz as margens de lucro.

Por esse motivo, recomendo focar em uma estratégia de conteúdo, para que você possa melhorar as classificações de sua loja nos resultados de pesquisa orgânica. Criar um blog é uma das principais estratégias de SEO para gerar conversões.

Isso vai levar mais tempo do que investir em geração de tráfego pago, mas a recompensa é ótima.

Vale dizer que um blog faz parte de um funil de Inbound Marketing – estratégia com o objetivo de conquistar leads e torná-los clientes.

Portanto, crie um blog para o seu negócio. É muito importante que o conteúdo que será publicado seja relevante e totalmente relacionado ao seu nicho para atingir o seu público-alvo.

SEO para e-commerce

Search Engine Optimization – otimização em mecanismos de buscas.

Sempre que alguém necessita buscar alguma informação, ela costuma ir ao site mais famoso de buscas – Google. Já repararam que ao digitar uma palavra, iPhone, por exemplo, aparecerão vários sites de lojas? Aparecerão dezenas de páginas, mas geralmente as pessoas não saem da primeira, ou seja, estas terão mais visitantes que as demais e assim maiores oportunidades de conversão. Mas porque isso acontece? Por que algumas páginas são as primeiras a aparecerem? Aí que entra o SEO.

SEO é o processo de melhoria do site para que ele apareça no topo dos sites de busca. Uma dessas técnicas importantes é chamada de Palavra-chave. Por exemplo, ao vender um iPhone, a palavra chave não pode ser celular, pois a maioria, ou todas, as pessoas que procuram por iPhone escrevem iPhone e não celular. Ou seja, o segredo do ranqueamento está na escolha correta das palavras chaves do texto.

E é importante pensar não só no Google, mas no possível cliente e em quais palavras que ele utilizaria para buscar eese serviço ou produto. Eis aqui alguns mecanismos importantes que o Google leva em consideração:

  • Título;
  • URL – curtas, funcionais e de preferência domínio único;
  • Palavra-chave;
  • Heading Tag – códigos HTML utilizados na construção de textos e páginas (separam em títulos e subtítulos);
  • Qualidade do texto

Tráfego pago para e-commerce

Não é porque você deve focar em tráfego orgânico (SEO) que você não deve investir em tráfego pago, principalmente se você acabou de abrir o seu e-commerce ou está próximo de fazer isso.

Obter vendas desde o início é vital para o seu crescimento a longo prazo como empresa de e-commerce. Uma das melhores maneiras de obter vendas o mais rápido possível é criando anúncios para atingir seu público-alvo e gerar tráfego para o seu site.

O tráfego pago pode ser gerado por diferentes plataformas, porém, as mais conhecidas são: Google Ads e Facebook Ads (Instagram).

No caso do Facebook Ads, além de anúncios na própria rede social, você também pode criar campanhas para o Instagram.

Já o Google Ads é uma ferramenta do Google, que oferece diferentes opções de redes para direcionar os seus anúncios. Você pode criar campanhas para a rede de pesquisa, Google Shopping, bem como anúncios de remarketing.

As opções de segmentação dessas ferramentas são enormes, o que te ajudam a atingir pessoas que realmente tem interesse em comprar o que você oferece. Portanto, se possível, separe uma verba para investir em tráfego pago.

E-mail Marketing para e-commerce

Envio de mensagens para um grupo de contato com fins comerciais. Podem ser e-mails de vendas, informações, nutrição (influenciam a tomar decisões), transacionais ou educacionais.

É importante que esses emails tenham conteúdo interessante e não somente propagandas. Envie material informativo e até pequenos e-books ou pequenos vídeos. Isso serve para manter a comunicação com esses clientes em potencial.

Redes sociais para e-commerce

Antes de qualquer coisa é preciso entender qual a rede ou as redes sociais que seu público utiliza. Por exemplo, se um empreendedor percebe que o seu público, em sua maioria, não possui Instagram. Logo, não há porque perder tempo e dinheiro com esta ferramenta. Agora se o público utiliza Facebook e Instagram, vale a pena investir nas duas redes.

Não faça da plataforma digital apenas um balcão de vendas, não a utilize somente para realizar propagandas, agregue mais com conteúdo de valor.

Investindo numa boa estratégia de redes sociais para seu e-commerce, considere

Fortalecer sua marca diante do público

O principal papel dos meios de comunicação social no e-commerce é promover a conscientização da marca. Esta é a chave para os consumidores que estão fazendo uma compra em um site pela primeira vez e para as empresas menores. O consumidor quer sentir que a empresa é estabelecida e popular o suficiente para fazer uma compra. A mídia social ajuda com isso passivamente, mostrando que a marca interage com seus clientes e é facilmente acessível.

Entender o propósito de cada mídia social

Também é importante entender o propósito das redes sociais, saber o que seus concorrentes estão postando e qual melhor maneira de postar. Aos empresários, cabe a compreensão de que os consumidores não querem ver anúncios em redes sociais, e sim, informações interessantes para eles.

A contribuição dos meios de comunicação social para o e-commerce é enorme, que não pode ser marginalizada ou negligenciada. Veja algumas dicas sobre os principais sites de mídia social que podem contribuir para seu e-commerce:

Facebook:

Com o Facebook, você pode construir a consciência de sua marca por postar e compartilhar conteúdo valioso. Além disso, você deve sempre responder às perguntas de clientes.

Leia mais sobre: Facebook para empresas

Twitter:

No Twitter, você pode aumentar seus fãs e clientes twitando um monte de coisase captando fãs. Dê-lhes algo interessante e atraente.

Pinterest:

O Pinterest irá ajudá-lo a fornecer produtos exclusivos. Organize os previews nele.

Leia mais sobre: Porque anunciar no Pinterest

Instagram:

A rede social que mais cresce no Brasil têm investido pesado em comércio digital. As atualizações mais recentes transformaram a plataforma em praticamente uma loja completa. Vale a pena se informar acerca dos novos recursos e alinhá-los à sua estratégia de marketing digital.

Leia mais sobre: Instagram para empresas

Youtube:

O Youtube é uma grande plataforma para aumentar o seu negócio. Crie alguns vídeos curtos e peculiares e envie-os. Dê uma identidade, um rosto à sua marca.

É muito importante que você monitore suas redes sociais diariamente. Isso permitirá que você responda a quaisquer perguntas rapidamente, a fim de garantir a seus clientes que eles não estão sendo evitados. Isso também oferece a oportunidade de esclarecer quaisquer equívocos ou feedback negativo antes de potenciais consumidores verem.

Para alcançar um maior número de vendas e receitas usando a mídia social para o seu e-commerce, a Cia Web Sites é uma parceira perfeita. Contate-nos!

Toni Campos
Toni Campos
ciaweb

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E-Commerce
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