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Técnicas de SEO para sites – Como se destacar da concorrência nos resultados de buscas da internet

Técnicas de SEO para sites – Como se destacar da concorrência nos resultados de buscas da internet

Postado em: 03 de agosto de 2017
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Destaque-se nos buscadores através das técnicas de SEO para sites

Em tempos de crescimento acelerado do marketing digital em nível mundial, as técnicas de SEO para sites têm sido utilizadas como importantes aliadas às estratégias de divulgação dos milhares de sites e blogs registrados a cada dia.

De acordo com reportagem do portal Globo.com, só no ano de 2016, foi identificado um crescimento superior a 30% nos negócios online, o que representa mais de 23 milhões de novos clientes. O crescimento de transações comerciais realizadas a partir de dispositivos móveis (celulares e tablets) também é um dado que chama a atenção.

No mês de junho, por exemplo, 23% das compras online foram feitas a partir de um smartphone ou similar. Estes são números que, certamente, farão com que qualquer empresa repense suas estratégias de marketing para se inserir ou se destacar nesta nova modalidade de negócio.

O que é SEO

A sigla SEO tornou-se conhecida dos webmasters a partir de 1997, um ano após o lançamento do Google, que é o site de buscas mais famoso do mundo. O termo SEO define técnicas utilizadas para otimizar sites perante os critérios de busca na internet.

No marketing convencional, a publicidade e a propaganda têm como objetivo divulgar as características do produto ou serviço, quase sempre através de recursos audiovisuais. E é exatamente o sucesso deste tipo de divulgação que faz com que o produto ou serviço anunciado se destaque em relação à concorrência.

Já no marketing digital, a dinâmica é totalmente diferente do convencional. Existem vários outros critérios que podem fazer com que seu site, blog, redes sociais ou e-mail marketing ganhem destaque. E é por esta razão que as técnicas de SEO para sites têm sido cada vez mais utilizadas.

Elas são capazes de trazer à luz alguns parâmetros específicos, além de indicadores e atributos. Estes, ao serem utilizados durante a criação do site, blog, etc. poderão dar mais visibilidade à presença da sua empresa na internet, em relação às demais.

Atributos Importantes das Técnicas de SEO para Sites

Conheça agora um pouco mais sobre alguns destes atributos importantes para o SEO:

Título

Conhecido como title tag, o título é considerado (de longe) o atributo de maior influência para as técnicas de SEO para sites, no que diz respeito ao posicionamento do site no ranking do Google. Isto se deve ao fato de que o algoritmo do buscador tem o propósito de destacar a relevância do tema digitado na caixa de busca com os conteúdos dos sites apresentados nos resultados. Assim, ele consegue oferecer ao usuário uma melhor experiência no processo de busca.

Para se otimizar a title tag, podem ser usados parâmetros importantes como:

  • Não ultrapassar o limite de 65 caracteres;
  • Estabelecer um padrão para os títulos;
  • Utilizar o nome da página em todas as title tags, porém, alterando-a de acordo com seu conteúdo;
  • Usar palavras-chaves que estejam dentro do contexto abordado e que façam sentido;
  • Repetir o título no conteúdo da página.

Link Building

Se o atributo anterior é considerado o mais importante, este é, sem dúvidas, o que exige mais cuidado e critério em sua elaboração. Em contrapartida, é o que traz mais resultados.

Elaborar um link eficiente é quase uma arte. Assim como o título, ele também é um responsável direto pelo posicionamento do site no ranking, destacando a relevância e a popularidade de um site. E, para que um link seja realmente eficiente, é necessário ter cuidado, não apenas com o link propriamente dito, mas também com fatores como a palavra-chave do texto âncora.

A qualidade e a quantidade são outras duas características necessárias para se obter um perfil funcional de link. Conheça mais sobre estes dois itens:

Qualidade dos Links

O nível de qualidade de um link pode ser medido através de vários fatores, sendo que o texto âncora é um dos principais. É ele quem define o assunto principal da página à qual o link se refere. Os melhores links são aqueles naturais, ou que soam de forma mais natural possível. Os mecanismos de busca possuem recursos para identificar os links que atingem métricas altas.

Quantidade de Links

Ter quantidade de links consiste em diversidade de tipos de domínio de links e de domínios que linkam para o site. O importante é combinar a quantidade de links com a diversidade de conteúdos, todos dentro de um mesmo contexto, ou seja, de conteúdos relacionados.

Search Console do Google

Anteriormente conhecido como Webmasters Tools, o Search Console, além de mudar de nome, recebeu vários outros recursos e opções de relatórios, como:

Search Appearance ou Aspecto de Pesquisa

Consiste em um grupo de relatórios que auxilia o usuário a obter marcações mais bem estruturadas a serem exibidas nos resultados das buscas. Além disto, oferece dicas sobre descrições e títulos mal escritos, indicando, com exatidão, a página onde o problema se encontra, para que o usuário possa realizar a correção.

Google Index ou Índice do Google

Dentre os relatórios que este recurso permite gerar, o mais pertinente oferece ao usuário a possibilidade de acompanhar, através de um gráfico, a quantidade de páginas do site que estiveram indexadas no Google no decorrer do tempo de registro.

Security Issues ou Problemas de Segurança

Este relatório tem o objetivo de manter o usuário informado sobre eventuais problemas com malwares ou similares. Além disto, o Google pode avisar o usuário sobre quaisquer tentativas de hacking.

Messages ou Mensagens

Através desta opção, o usuário pode receber várias mensagens. Elas podem ser notificações simples ou, ainda, mensagens de alertas sobre problemas encontrados pelo Google que podem comprometer a presença do site do usuário nos resultados de buscas.

Dashboard ou Painel

Apresenta relatório com informações relevantes do Search Console, além de gráficos que ajudam a analisar os principais erros de rastreamento, mensagens que ainda não foram lidas, sitemaps e Search Analytics, permitindo ao usuário identificar a eventual necessidade de tomada de ações corretivas para garantir a “boa saúde” de seu site.

Search Trafic

Fornece um relatório ao usuário com o número de vezes que o seu site foi exibido nas buscas, identificando o posicionamento médio, as palavras mais relevantes e os backlinks (link building) do site. Isto permite que sejam identificados quais são os “bons” e os “maus” links. Além disto, apresenta as eventuais penalizações que o site possa ter recebido, bem como algumas dicas para melhorar a visualização do site em dispositivos móveis.

Crawl ou Rastreamento

Oferece relatório com ações críticas e apontando os erros encontrados pelo Google durante a tentativa de acessar o site. Isto permite que o usuário possa corrigir tais erros. Ele poderá também fazer testes para verificar a forma como o Google recebe as informações do seu site, bem como enviar sitemaps, testar robots.txt e receber informações sobre o tempo de carregamento do site.

Utilizando estas técnicas de SEO para sites, você terá mais condições de seu site se destacar perante a concorrência.

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Co-Fundador da Cia Web Sites, trabalha com otimização de sites desde 2009. Apaixonado pelo que faz, dedicado e extremamente preocupado com a satisfação dos clientes. Louco por futebol (assiste até jogos da Série D), relaxa nos fins de semana tomando uma cervejinha, porque ninguém é de ferro.

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