Instagram para empresas: o que você deve fazer para conseguir seguidores interessados reais

Toni Campos Por Toni Campos em 21 abril, 2021 ~ 6 minutos de leitura
Instagram para empresas: o que você deve fazer para conseguir seguidores interessados reais

Está começando a se aventurar no mundo do Instagram para empresas e quer saber como conseguir seguidores realmente interessados no seu negócio?

Antes de tudo, saiba que você não está sozinho. Essa é a grande dificuldade de milhares de empreendedores que querem alavancar o negócio fazendo o gerenciamento das redes sociais.

Na internet, sem dúvidas, você encontra centenas de métodos que prometem aumentar a quantidade de seguidores de forma muito rápida. Mas é preciso ter cuidado, pois de nada adianta acumular seguidores se eles não têm interesse no produto ou serviço que sua empresa oferece.

Pensando nisso, preparamos as 7 principais ações que você deve colocar em prática para conquistar seguidores que vão trazer resultados para o seu negócio no Instagram para empresas, confira!

1 – Mude o perfil para profissional

O primeiro passo para conseguir seguidores no Instagram é alterar a sua conta para perfil profissional. Esse é um modelo de conta que oferece informações sobre a performance do seu perfil. Além disso, também oferece funcionalidades específicas para perfis empresariais que fazem toda a diferença para o negócio.

Para fazer a mudança, basta ir até as configurações da conta e selecionar a opção “Mudar para conta profissional”. Assim que você confirma a alteração já passa a ter acesso aos recursos e informações disponibilizados. Alguns deles são:

  • Métricas relacionadas aos conteúdos publicados, inclusive stories;
  • Botões de contato e endereço do seu negócio;
  • Informações sobre o comportamento do seu público; 
  • Quantidade de cliques no link da bio.

Ao aproveitar todas as oportunidades que o perfil profissional oferece, você consegue identificar oportunidades de conteúdos que geram maior engajamento pelo seu público, além de facilitar o contato deles com sua marca, que é o que realmente importa no fim das contas.

2 – Faça um planejamento de conteúdo

Muito se engana quem pensa que basta publicar conteúdos todos os dias para conquistar mais seguidores no Instagram para empresas. Está se perguntando o porquê?

Bem, publicar conteúdos aleatórios, feitos de última hora, dificilmente vai trazer o público que você busca para o seu perfil empresarial. Isso porque eles não foram planejados para alcançar os seus objetivos.

Ao elaborar um planejamento dos conteúdos que serão publicados no seu perfil profissional, você garante que terá publicações constantes e condizentes com a sua estratégia.

3 – Crie conteúdos ricos e compartilháveis

As pessoas estão nas redes sociais para consumirem conteúdos interessantes. Por isso, é preciso investir tempo para criar conteúdos que tragam informações úteis a elas e que elas queiram mostrar para outras pessoas, para que você alcance um público cada vez maior.

Muitas empresas caem no erro de publicarem produtos e serviços massivamente. Isso faz com que as pessoas percam o interesse no seu perfil.

Por isso, é fundamental explorar temas pelos quais o seu público se interessa e abordá-los nos seus conteúdos de maneira criativa. Só assim você conquistará o engajamento deles, o que faz com que o seu perfil apareça para cada vez mais pessoas.

4 – Interaja com o seu público

Se você quer conquistar mais seguidores para o perfil do Instagram da sua empresa, é preciso se mostrar como membro ativo da rede social. Para isso, é fundamental interagir, tanto com os seus seguidores, quanto com as pessoas que você deseja alcançar.

No primeiro caso, é importante dar atenção aos seus seguidores. Responder a comentários, a mensagens no direct e republicar quando eles marcarem o seu perfil em alguma publicação são formas de fazer isso. Assim, você aproxima os seus seguidores da sua marca e fortalece cada vez mais a relação entre vocês.

Agora, se tratando de alcançar pessoas que ainda não seguem o seu perfil no Instagram para empresas é preciso se fazer presente nos locais onde elas estão. Para isso, você deve se engajar com conteúdos que o seu possível público esteja consumindo.

Uma forma de fazer isso é comentar em publicações tanto dos seus seguidores, quanto de outras marcas, inclusive concorrentes. Assim, você aparecerá para pessoas com maior potencial de interesse na sua marca.

Atenção: os comentários precisam ser relevantes para trazerem resultados. Nada de comentar pedindo para seguirem o seu perfil. Faça comentários interessantes para a discussão em questão e, naturalmente, as pessoas vão querer saber mais sobre a sua empresa.

5 – Explore os diversos formatos de conteúdos

O Instagram é uma rede que está em plena expansão. Por isso, não é surpresa que ele traga inovações constantes, principalmente no que diz respeito aos conteúdos, que são seu carro chefe.

Então, é preciso estar atento a cada novidade e explorar as possibilidades que a ferramenta oferece para que os seus seguidores se mantenham interessados nos seus conteúdos e você não fique para trás.

Alguns dos formatos de conteúdos disponibilizados pelo Instagram para empresas, são:

  • Publicações de imagens únicas ou carrossel (até 10 imagens)
  • Stories – imagens ou vídeos de até 15 segundos que ficam disponíveis por 24 horas
  • Reels – vídeos curtos, de até 30 segundos que ficam salvos no seu perfil
  • IGTV – vídeos maiores, de 1 a 15 minutos que também ficam salvos no perfil

Cada formato de conteúdo tem suas particularidades e não há um que seja melhor que os outros (apesar dos vídeos apresentarem maior engajamento, quando bem feitos). O segredo está na união deles em uma estratégia bem elaborada.

6 – Escolha hashtags de forma estratégica

As hashtags, sem dúvidas, são uma forma de alcançar mais pessoas com os seus conteúdos no Instagram. Porém, não basta apenas escolher as mais populares. Elas precisam estar relacionadas com o seu conteúdo e com o público que você deseja alcançar.

Se o tema da sua publicação for “Sapatos confortáveis para trabalhar”, por exemplo, você deve escolher hashtags relacionadas, como #calçadosconfortáveis. 

Assim, seu conteúdo vai aparecer para pessoas que o algoritmo do Instagram identificou que tem interesse nesse assunto.  

Dica: não use hashtags genéricas apenas com o objetivo de alcançar mais pessoas, independentemente de quem sejam, como #instalike e #likeforlike. Ao fazer isso, você não traz um público que está realmente interessado no seu nicho.

7 – Fique de olho na concorrência

Por fim, mas tão importante quanto as dicas acima, é preciso estar de olho na concorrência. Não para imitá-la, mas para identificar oportunidades de temas e conteúdos que performaram bem para eles.

Além disso, como dissemos acima, também é importante seguir os concorrentes e interagir com os conteúdos que eles publicam. Dessa forma, você tem chances de alcançar ainda mais seguidores com interesse no seu produto ou serviço.

Conclusão

Como você pôde ver, conseguir seguidores que estejam realmente interessados no seu negócio é algo totalmente possível, mas que exige certa dedicação.

Crie um planejamento bem estruturado, focado no objetivo, produza conteúdos relevantes, se faça presente na rede e use as ferramentas a seu favor. Assim, certamente você alcançará um público com real potencial de se tornarem seus clientes.

Precisa de ajuda para traçar uma estratégia de sucesso no Instagram para empresas e para criar conteúdos que realmente engajam os seguidores? Nós da Cia Websites contamos com profissionais experientes para te ajudar!

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