Linkagem Interna: O que é e Como Fazer
Aprenda o que é Linkagem Interna e Como Aplicá-la em seu Site
Se você trabalha com internet ou desenvolvimento de sites, provavelmente já ouviu falar da linkagem interna. Mas, você sabe exatamente o que ela é, para que serve e como utilizá-la? Então para começar, vamos explicar o que é a linkagem interna…O que é Linkagem Interna?
Linkagem interna é um recurso utilizado pelos profissionais de SEO, tanto para ajudar a impulsionar o rankeamento de determinadas páginas de um site, como para indicar ao usuário onde ele pode clicar para encontrar conteúdos que sejam de seu interesse ou relacionados ao assunto da página em que ele está navegando atualmente. A linkagem interna consiste, basicamente, em se criar links entre as páginas do seu próprio site, que podem ser aplicados no decorrer do próprio conteúdo, em imagens ou em locais específicos para a inserção de links, como no rodapé ou no menu lateral do site, por exemplo.
Bom, agora que você já sabe o que é linkagem interna, fica mais fácil entender como ela pode te ajudar. Confira esta informação no tópico a seguir.Benefícios da Linkagem Interna
Veja alguns dos benefícios que a linkagem interna pode trazer às suas páginas e ao seu site como um todo:- Melhoria no rankeamento das páginas nos mecanismos de busca.
- Aumento da visibilidade das páginas nos mecanismos de busca.
- Diminuição da taxa de rejeição da página.
- Ganho de autoridade e relevância para o site.
Como fazer Linkagem Interna
O primeiro passo para um bom trabalho de linkagem interna é avaliar o conteúdo existente na página a qual você deseja aplicar o recurso e verificar se existem outros textos relacionados a este assunto em seu site.A partir disto, é pensar em como cruzar estes dois conteúdos, preferencialmente, de forma o mais natural possível, como no decorrer do seu texto, por exemplo.Caso ainda não exista texto para a nova página, você deve produzir o conteúdo já pensando nas possibilidades de linkagem, focando, principalmente, nas necessidades de melhoria de rankeamento do seu site.Acompanhe o raciocínio:Se você quer melhorar o rankeamento de uma página do seu site que fale sobre técnicas de SEO para sites, você pode desenvolver um outro conteúdo também relacionado a SEO e criar nele um link para o primeiro artigo, por exemplo.Você pode criar, tanto um link do texto anterior no conteúdo novo, como também o contrário. E a outro detalhe interessante: a linkagem interna pode ser aplicada no seu texto e também em imagens contidas em suas páginas.Agora, é importante atentar-se a um detalhe: não saia criando links descontroladamente e sem um planejamento prévio. Uma linkagem interna feita de forma despreparada pode, não só ser ineficiente, como pode até prejudicar o seu site nos mecanismos de busca.E, não se engane, pois o Google não é bobo e, uma hora ou outra, vai acabar percebendo e penalizando o seu abuso!Além disto, também não é recomendado que você “enfie goela abaixo” os links internos, pois irá parecer muito forçado aos olhos do internauta, o que, provavelmente, irá interferir no julgamento dele sobre o seu conteúdo ser bom ou não.Bons exemplos de Linkagem Interna
Aqui, na Cia Web Sites, por exemplo, utilizamos frequentemente o recurso da linkagem interna, principalmente para proporcionar uma experiência mais rica e agradável aos usuários.Ao clicar nos links, o nosso público é direcionado a outras páginas do site, dando a eles a possibilidade de ler outros artigos interessantes ou entender melhor sobre o trabalho de marketing digital que desenvolvemos, como a construção de sites, a criação de loja virtual, a criação de sites responsivos, entre outros.Veja a seguir um exemplo de como utilizamos a linkagem interna: