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Como Gerar Tráfego Orgânico para o seu Site

Como Gerar Tráfego Orgânico para o seu Site

Postado em: 28 de agosto de 2017
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O que é Tráfego Orgânico?

Tráfego orgânico são todos os acessos de usuários que entram em seu site através de uma pesquisa realizada nos mecanismos de buscas, como Google, Bing e Yahoo, excetuando-se as visitas provenientes de cliques em links patrocinados.

Neste artigo iremos considerar o Google como o mecanismo de busca principal, pois ele é o mais utilizado no Brasil e no mundo.

A Importância do Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico é muito importante para qualquer site, pois é o principal gerador de visitas, além de ser totalmente gratuito.

De quase nada adianta ter um site, se o mesmo não está indexado (incluso) nos mecanismos de buscas, pois o usuário não irá encontrá-lo ao fazer suas pesquisas.

Esta situação seria o mesmo que se você confeccionasse vários cartões de visitas e não os entregasse aos clientes. Ou seja, os cartões existem, mas não serão apreciados ou consultados, e não exercerão sua função.

Mas, para resolver este problema, existem alguns passos imprescindíveis que farão com que o seu site seja encontrado no Google pelos usuários, aumentando, assim, o seu tráfego orgânico:

  • Keywords
  • Conteúdo
  • Autoridade

Keywords

A utilização de keywords ou palavras-chaves é muito importante para que o usuário encontre o seu site. É através das keywords no título, na descrição e no conteúdo que o Google e outros buscadores irão entender que aquela página trata do assunto que o usuário está buscando.

Todavia, fazer o uso excessivo da keyword, ou seja, ter uma alta densidade da palavra-chave escolhida, pode ser prejudicial. O ideal é que a densidade da keyword esteja entre 1 e 3%.

Além da densidade, outro fator importante para melhorar o seu tráfego orgânico é a análise da relevância da palavra-chave definida e a utilização correta da mesma. Não adianta incluir uma determinada keyword em todo o seu conteúdo, sem que haja um planejamento bem pensado previamente de SEO.

Conteúdo

O conteúdo de um site é fundamental para que o mesmo seja encontrado nos buscadores, fazendo com que o seu tráfego orgânico aumente.

Por exemplo, se você tem um artigo sobre máquinas pesadas e o seu site está indexado no Google, quem pesquisar por este assunto certamente irá encontrar o seu artigo, mesmo que ele não esteja nas primeiras posições.

Para que ele conquiste um melhor posicionamento, é importante que seja realizado um check list de SEO para otimização de sites.

As palavras-chaves escolhidas para o artigo devem estar distribuídas ao longo do texto, bem como no título e, se possível, pelo menos uma vez em cada subtítulo utilizado (H2, H3, H4, etc.). Desta forma, a importância da palavra chave será alta.

Mas isto não é tudo! Leia um pouco mais a respeito de estruturação de conteúdo para web neste artigo Hierarquia do Site para Planejamento de SEO.

Autoridade

Existem dois fatores de autoridade trazidos pelo MOZ:

  • DA (Domain Authority – Autoridade de Domínio)
  • PA (Page Authority – Autoridade da Página)

Backlinks

Um fator muito importante para subir, tanto o DA quanto o PA são os backlinks, sobre os quais você pode saber mais no texto Técnicas de SEO para Sites.

Links Internos

Os links internos trabalham da mesma forma que os backlinks. Porém, a diferença é que os backlinks são links externos, e os links internos (como o próprio nome já diz) são links em seu site que apontam para outras páginas dele próprio.

Através dos links internos, você indica aos buscadores onde está o conteúdo do seu site relacionado a determinada palavra-chave, e isto faz com que o seu tráfego orgânico ganhe mais força.

Conteúdos Autorais

De nada adianta aplicar tudo o que foi ensinado acima, se você posta em sua página um conteúdo plagiado de outros autores. Para que tudo o que foi dito funcione de forma realmente eficiente, o seu conteúdo deve ser autoral e exclusivo.

Redes Sociais

O uso das redes sociais também é muito importante: uma dica para melhorar o seu tráfego orgânico através delas é fazer um post do seu artigo nas redes sociais com um link para o usuário ler o artigo completo. Isto, inclusive, irá facilitar a interação do usuário com você ou sua empresa.

Além disto, compartilhar o link do seu artigo em redes como o Facebook fará com que a sua página seja indexada mais rapidamente pelos mecanismos de busca. Isto se deve ao fato de que os robots dos buscadores fazem o crawl nas redes sociais com muito mais frequência do que no restante da web.

Conclusão

Este artigo foi escrito para servir de guia inicial para o seu trabalho de SEO. Nenhum dos tópicos mencionados estão aprofundados no tema, portanto, é necessário ler mais sobre cada assunto para que você possa aplicar com perfeição as técnicas em seus artigos e, assim, atingir os seus objetivos.

Para te ajudar nisto, selecionamos alguns conteúdos relacionados:

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Analista de sistemas, conheci a otimização de sites (SEO) em meados de 2009 e venho me aperfeiçoando desde então. Nas horas vagas me dedico a projetos pessoais de publicidade e desenvolvimento. São poucas as coisas que gosto e quase todas envolvem tecnologia.

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